História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar Luis Sepúlveda

Resenhas - História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Ricardo.Silvestre 08/08/2022

O gato Zorbas e a gaivota Ditosa
Lembro-me de ter lido este livro pela primeira vez nos meus tempos de faculdade. Foi me indicado por algum dos meus colegas da altura, não me recordo quem exactamente.
Passados 20 e poucos anos, continuo a achar o mesmo: que história bonita!

Luis Sepúlveda cria uma fábula adaptada aos tempos actuais que chama a atenção para questões muito pertinentes como os problemas ambientais e a aceitação daqueles considerandos como diferentes. Tudo isto de uma forma simples e muito doce.

Direcionado a um público mais jovem, não irá decepcionar os graúdos.

Lucivânia 16/04/2011

Ano passado, procurando livros sobre gatos, estava caçando um título interessante em um site e não queria aquele do gato que morava na biblioteca. Foi muito por acaso que encontrei esse título que, embora ENORME, me cativou.

A história começa com Kengah buscando comida em pleno mar, com um bando de gaivotas. Infelizmente, ela não consegue desviar de uma enorme mancha de petróleo, que praticamente a engole. Ao conseguir por milagre pousar na varanda da casa de Zorbas, ela o faz prometer que irá cuidar do ovo que está prestes a botar, como último esforço de vida. Zorbas acredita que a gaivota está delirando e faz a promessa de cuidar do ovo, criar o filhote e inclusive ensiná-lo a voar.

Quando se dá conta da morte da gaivota, Zorbas não vê outra escolha: afinal, uma promessa de um gato do porto tem que ser cumprida. Ele e seus amigos tomam conta do ovo, que logo choca. E eis que surge Felizarda.

A história é muito bonita e mostra a questão de honra de forma bem clara. Não importa o que aconteça, Zorbas quer cumprir sua promessa e cabe a ele fazer as concessões e quebrar os tabus necessários para tal.

Recomendo muito para quem gosta de ler para os filhos - ou com eles - ou mesmo sobrinhos ou irmãos mais novos.

Resenha completa em: http://www.naprateleira.com/2011/04/resenha-historia-de-uma-gaivota-e-do.html

Franklin Moreno 30/12/2020

Zorbas, um gato grande, preto e gordo
Aaa que história mais bonitinha. Kengah é uma gaivota que é apanhada por uma onda de petróleo e deixa um ovo para o Zorbas cuidar (uma gaivotinha). É uma das histórias mais perfeitinhas que eu li em 2020, por incrível que pareça. Os personagens (na maioria do tempo os gatos) têm seus traços únicos de personalidade, o que deixa a história muito rica. É interessante e engraçado como os gatos interagem um com os outros, com a gaivotinha, sempre com sotaques e manias como se fossem seres humanos mesmo (ou mais espertos). Eu não sei exatamente descrever a riquesa dessa história, mas é uma pena que eu fui saber dela tão tarde, já que a história é bem desconhecida. Uma das histórias mais perfeitinhas que eu já li até aqui, salvou um pouco meu 2020 kkkkkkkk

Paloma.Ferreira 11/01/2022

Este livro nos mostra de forma tão simples grande lições da vida. Nos apresenta a honra, a tolerância, a importância de se conviver com pessoas de outros círculos e muito fortemente a amizade, além de estimular a sair da zona de conforto, de teorias e partir para a ação. E não para por aí, trata de sustentabilidade, da preservação da natureza, aponta para as ações negativas humanas e seus efeitos sob o meio...
Um livro perfeito para a introdução da leitura com crianças, mas um livro que ensina adultos de forma muito leve.

""...só voa quem se atreve a fazê-lo."

coisinhaliteraria 22/02/2021

Luis Sepúlveda, chileno, autor de diversas obras de sucesso, um dia prometeu aos filhos escrever uma história sobre o mal que nós, humanos, fazemos ao nosso ambiente, prejudicando a natureza e a nós mesmos. Assim nasceu este livro, que conta as aventuras de Zorbas, um gato “grande, preto e gordo”, cujo elevado senso de honra faz com que se comprometa a criar um filhote de gaivota.

Kengah, uma bonita gaivota, é pega por uma mancha de petróleo no mar do Norte quando mergulha atrás de um cardume. Com a vida comprometida, ela ainda consegue voar até Hamburgo a tempo de botar um ovo, que deixa aos cuidados de Zorbas, pouco antes de morrer. Zorbas é um gato de palavra e cumprirá suas promessas: cuidar do ovo, criar o filhote e o ensinar a voar. Os amigos de Zorbas – Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello – o ajudarão numa missão que não é tão fácil quanto parece, menos ainda para uma turma de gatos mais acostumados a enfrentar a vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a servir de pais para um filhotinho de gaivota.

Uma obra apaixonante que fala sobre amizade, esperança, solidariedade e principalmente amor ao próximo independente das diferenças.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2020/05/28/historia-de-uma-gaivota-e-do-gato-que-a-ensinou-a-voar/

Lívi 22/03/2023

?????
Eu li esse livro por causa da escola, pela minha aula de português !! Li o livro em um dia, não é assim tão grande e tem uma leitura bem fácil, porém não é uma história que me prende muito e não faz meu gênero de livro, mas recomendo esse livro pras pessoas que gostam de aventura etc.. e recomendo para todas as idades !!!

Margarida.MagalhAe 10/01/2024

Um livro que nos faz refletir
Nunca ouvi falar deste livro. Vi na casa de um familiar e chamou me a atenção. Valeu a pena ler este livro, pois é interessante e por ter poucas páginas lesse rápido. A história em si tem umas críticas a certos atos que seres humanos fazem, para além de conter desafios no seu enredo, e momentos sentimentais. Amei ler este livro, voltaria a ler. ??????