Para Apreciar a Arte: Roteiro Didático

Para Apreciar a Arte: Roteiro Didático Antonio F. Costella

Resenhas - Para apreciar a arte - Roteiro Didático

Pablo Paz 24/10/2021

Breve roteiro para apreciar obras de arte
Como sugere o título, é um roteiro para a apreciação de obras de arte. Segundo o autor, em toda apreciação (interpretação) de determinada obra, não temos como fugir de 10 pontos de vista envolvidos no processo. São eles os pontos de vista 1-) factual, 2-) expressional, 3-) técnico, 4-) convencional, 5-) estilístico, 6-) atualizado, 7-) institucional, 8-) comercial, 9-) neofactual e 10-) estético.

É claro que todos esses pontos são relativamente independentes, as pós-graduações aliás, são em sua maioria especializadas num ou noutro, mas a analogia do autor é muito boa: "se imaginarmos a obra como uma sala dotada de dez lustres, parece-me óbvio que a cena estará mais iluminada quando as dez fontes luminosas estiverem acesas" (p. 15). Alfim, embora sejam independentes, é na sua interdependência que o indivíduo conseguirá fruir a obra de modo muito mais rico. É um livro que serve tanto para a formação de repertório de quem frui ou consome arte, como para quem direta ou indiretamente trabalha na área ou com formação de público, como educadores de todos os tipos.

Não explicarei cada ponto porque é exatamente a proposta desta obra curtinha e meu objetivo é atiçar a curiosidade ao invés de dar spoilers. Adorei o livro e o resenhei porque me acrescentou o repertório.

Viquituhpm 26/07/2021

O famoso "li pra faculdade e amei". Achei que acrescentou coisa a beça no meu ponto de vista, mesmo que dois dos 10 tópicos abordados eu tenha achado inconclusivos... Mas arte não tem conclusão então fodase :)
Ele tem uma linguagem bem fácil, então foi bem gostosinho de ler. Recomendo brabo!

Yuririn 16/12/2022

adorei o livro, as imagens, embora pudessem ter sido coloridas, foram bem legais e ilustrou bem os pontos abordados durante a leitura. Tem umas palavras no meio que não são tão leigas assim, mas por ter lido antes o "introdução à história da arte", da Dana Arnold, entendi o que elas significavam. Gostei da escrita, é envolvente, explica de bom modo os "critérios para avaliar arte" e as análises feitas-- tipo quando mostra os pontos positivos, principalmente, e negativos da massificação das artes-- foram interessantes. No geral gostei bastante apesar de abordar o assunto de forma mais simplificada.