Superprevisões

Superprevisões Philip E. Tetlock...

Resenhas -

Christofaro 29/07/2020

Reflexivo e revelador
O maior mérito do livro é nos confrontar com a verdade de quão pouco nós sabemos sobre algo que supomos capazes de prever.
Mais do que verdadeiramente ensinar a fazer previsões, aprendemos como se deve ter humildade sobre o futuro e na hora de emitir opiniões.
Uma leitura muito necessária num mundo que cobra cada vez mais opiniões rápidas sobre todos os assuntos.

Carla.Zuqueti 30/03/2019

Opinião
O que faz com que pessoas acertem muitas previsões? Pessoas das mais variadas profissões conseguem prever eventos de geopolítica, quem vencerá as próximas eleições dos EUA, resultado do Brexit, superando algumas vezes os próprios algoritmos?

É a pergunta que os autores pretendem responder em ?Superprevisões?. A partir de uma série de estudos baseados em estatísticas de previsões principalmente da IARP e The Good Judgment Project, oferecem uma análise e características que fazem de pessoas comuns boas previsoras. Entre elas, ressaltam a boa habilidade lógica, matemática e a maneira como pensam: mente aberta, cuidado, curiosidade, foco e autocrítica.

Para ter um relativo sucesso com previsões é preciso muita pesquisa, e a capacidade de prever da forma mais específica possível, checar, afinar a previsão e começar novamente. É um ciclo.

Tendo em vista que todo líder precisa ser um pouco previsor, achei o livro bem interessante, fora do ?lugar comum? dos livros de gestão.

Pontos importantes:
1. Humildade não significa duvidar de si mesmo, mas uma humildade intelectual, reconhecimento que a realidade é profundamente complexa e que ver as coisas claramente é uma luta constante pois o juízo humano é crivado de equívocos.
2. Crenças são hipóteses a serem testadas, não tesouros a serem guardados.
3. Encontrar o equilíbrio entre carecer de confiança e superconfiante. Entre prudência e firmeza de decisão. Compreender riscos de fazer um julgamento apressado ou rápido demais.

Boa leitura!

Vinicius.Pedrosa 19/05/2020

Interessante
Gosto de livros onde o autor usa de diversos conhecimentos para explicar os seus estudos, e este livro é mais um exemplo disto, você lê um livro e aprende diversas outras coisas interessantes.

Paulo Henrique 24/09/2016

“Quando os fatos mudam, eu mudo de opinião” - J.M. Keynes. Essa frase é um resumo perfeito do livro de Tetlock, pois procura explicar do que trata a narrativa apresentada. O livro foi todo escrito tendo por base os resultados de um experimento bancado pela IARPA (Intelligence Advanced Research Projects Activity) sobre a capacidade das pessoas de preverem o que nos guarda o futuro. Não pense que o estudo foi algo onde os candidatos davam suas previsões com base em visões, mas ao contrário, perguntas objetivas eram feitas aos candidatos que respondiam sim ou não e então seus dados eram tabulados (e.g. A Coreia do Norte irá realizar um novo teste Nuclear antes de 2015?). Detalhe é que havia tempo para corrigir a opinião dada anteriormente, de forma a deixar que os candidatos estudassem os assuntos e também para lerem os jornais, caso quisessem claro, por isso a frase de Keynes inicia essa resenha.
A pesquisa mostrou que há sim pessoas no mundo capazes de prever muito do que vai ocorrer no futuro, utilizando apenas a razão. E sim, esses desconhecidos são muito superiores aos “especialistas” que dão entrevista na televisão ou escrevem em jornais. Por sinal, esse ditos especialistas em geral deixam seus prognósticos para o futuro um tanto quanto dúbios, para que caso venham a errar possam escrever ou dizer “Não foi bem isso o que eu disse”.
O livro traz uma receita de como ser um superprevisor, o que irá requerer de você caso queira ser um, muitíssimo treinamento. Uma das qualidades dos superprevisores é de que os palpites deles não sofrem de um viés ideológico, e portanto podem não vender jornal nem dar audiência, ou até mesmo não ter espaço na mídia devido a posição ideológica. Um exemplo citado no livro é o caso da gerente do banco Santander no Brasil que foi demitida por prever que a vitória da Dilma levaria a um colapso da economia brasileira, o que hoje sabemos ela estava 100% correta, mas que na época não podia ser dito, pois a ideologia dominante não aceitava.
Não é um livro de fácil leitura e muito menos que prende você. Se você gosta de polêmica vale a leitura.
Cledson13 24/01/2017minha estante
Então a gerente não é um exemplo a ser citado, já que a Dilma não foi a causadora 100% do colapso econômico atual. Mas sim, algo que veio de outros governos anteriores aos dela. É só aprofundar no assunto que está tudo lá.

Paulo Henrique 24/01/2017minha estante
Não sei se você leu o livro, mas caso não concorde com o autor escreva para ele discordando da tese.

Valdirene.Alecksandro 02/09/2018

Le Livros
Superprevisões, lançado no Brasil em 2016, nos conta como é possível fazer previsões de forma mais certeira, seja para a vida pessoal ou profissional. O livro é baseado em anos de pesquisa sobre o assunto e em uma competição de previsões que foi patrocinada pelo governo americano.

Recomendo a leitura ele nos mostra no livro A arte de prever o futuro intriga e fascina a humanidade desde sempre. São fartos os exemplos de rituais de sacrifícios, magias e jogos místicos em busca de respostas para o que está por vir. Afinal, todos nós tomamos decisões com base no que acreditamos em relação ao futuro. Comprar uma casa, mudar de emprego, ter um filho; quase todas as decisões dependem de uma expectativa sobre o que vai acontecer.

Baixe o livro em pdf no site abaixo

site: http://le-livros.com/baixar-livros-superprevisoes-dan-gardner/

skuser02844 18/02/2022

Impressionante
Já tinha assistido um vídeo do Nerdologia falando sobre o livro.
É um livro claro nas ideias. Que cumpre o propósito de mostrar como boas previsões podem ser formuladas, e mais, como alguns superprevisores pensam. E ainda fala sobre vieses cognitivos.

Reina0 06/08/2022

Por mais objetividade
Excelente para entender como tomar decisões baseadas em dados.
As estórias sobre agências de inteligência e seus procesos subjetivos foram muito interessantes.