A Jovem Alessia

A Jovem Alessia Louise Bennett

Resenhas - A Jovem Alessia

Malucas Por Romances 30/09/2016

A Jovem Alessia
Esse livro foi um novo desafio pra mim, nunca tinha lido um livro de época e comecei por esse livro. Conheci a autora na Bienal e fiquei empolgada em embarcar nesse novo desafio literário.

O livro nos leva até o século XVIII e lá encontramos:

Alessia - uma menina de 16 anos.Ela é isolada do mundo e tem um pai conde amargurado que a despreza desde a morte de sua mãe, essa que morreu após o nascimento da filha e que teve uma criação pelas criadas da casa. Mesmo com toda essa criação ela conviveu ainda vários anos com a família do REI e foi somente após a morte de sua esposa que eles se afastaram, mas isso seria mudado, já que a Anna a filha mimada do REI não aguentava mais ficar longe de sua melhor amiga e iria fazer de tudo pra ficar perto dela.

"Alessia sorriu. Quase sempre séria, não havia quem não se encantasse com um sorriso seu. Todos os mortais com certeza reunir-se-iam e marchariam em defesa de uma Alessia sempre sorridente, tal a beleza da moça nessas raras ocasiões."
Marcus é o Capitão da Realeza, após a morte de seus pais o Rei logo o acolheu e o tem como um filho dentro do castelo. Um homem bonito, inteligente, e que deixava várias mulheres babando e que as “donzelas” mais desinibidas faziam de tudo pra chamar sua atenção, e além de todo esses atributos ele era um médico e que como já tinha a função de segurança do rei, usava essa profissão pra ajudar os enfermos pobres e sem cobrar nada por isso.

"...Marcus estava enfeitiçado. Nunca tinha se apaixonado por ninguém. Muitas moças já tinham tentado tudo para roubar-lhe o coração, mas todas ficavam frustadas depois de um certo tempo, pois o rapaz não se interessava verdadeiramente por nenhuma. Ah, sim, agora ele se interessava. Justamente por uma nobre, filha de um conde!"

O amor entre eles é praticamente imediato, após ver a Jovem Alessia pelo mercado Marcus logo se encanta por ela. Após algumas semanas desse encontro inesperado, onde ambos vivem pensando um no outro, mesmo sem nem ter conversado. Alessia recebe o convite de sua grande amiga Anna filha do Rei e também padrinho de Alessia para participar de um baile para comemorar seu aniversário. A vida a partir desse momento, tanto de Alessia como de Marcus começa a mudar.

Ambos são novos ainda, e Marcus com um pouco mais de experiência que Alessia, porém um romântico incurável. Eles se vêem em várias batalhas do destino pra tentar muitas vezes separá-los ou destruí-los. Achei os protagonistas perfeitos demais, um amor perfeito, um casal perfeito, ambos muito perfeito e acredito que por isso me identifiquei mais com alguns personagens secundários.

" ...Dizem que amores vêm e vão. Mas não o verdadeiro amor, não o amor que Alessia e eu sentimos um pelo outro, isso vos posso assegurar."

O livro foi dividido em duas partes e na primeira parte teve tanto romance que eu estava a beira de verificar minha glicemia pra ver se toda essa doçura não tava me deixando louca kkkk. Alguns momentos achei que os dramas poderiam ser melhores explorados, quando chegava aquele momento dramático eu pensava: "Opa! Agora chegou a sofrência" logo esse drama era contornado, e tudo virava amor novamente.

Na parte 2 teve um drama um pouco diferente e não foi realmente o que eu tava afoita esperando, e por mais que eu entenda Marcus eu quis entrar no livro e dar um sacolejo nele pra ele parar de mimimi. Talvez eu tenha uma mente distorcida, senti falta de algo um pouco mais grave pra me prender.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: https://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/09/resenha-jovem-alessia.html

Kelly 24/05/2016

Um Romance mais que completo
Olá
pessoal!
Hoje vamos de parceria e resenha, vou lhes contar um pouco sobre esse Romance de Época fascinante, e no final lhes apresento a diva escritora e mais nova parceira do cantinho, vamos lá?

Como já citado na sinopse, Alessia é uma jovem de 16 anos, dona de um alto nível na corte, já que seu temeroso e horrendo pai é um conde. Ela nasceu e foi criada na fazenda de sua família, mas possui pouco contato com o pai, já que o mesmo a odeia. A jovem entende esse ódio como sendo pela perda da esposa com seu nascimento. Sendo criada e educada pelos criados da casa e supostamente seus vizinhos, Alessia possui uma educação simples e precária, mas uma simplicidade e delicadeza encantadoras.

"Alessia era uma mulher incomum. Em nada lembrava as fúteis, bajuladas e sofisticadas damas da corte. Ela era uma moça delicada, porém de temperamento forte."

Mas Alessia não esta sozinha no mundo, além de sua dama de companhia, que a protege e a acompanha em tudo, também existe seu padrinho Henry, o rei das terras onde vivem e Ana sua filha, a princesa, que considera Alessia como uma irmã, e que desde sempre quis levá-la para morar no castelo, para que pudesse ser bem tratada e ter a educação que merecia uma condessa, mas seu pai nunca permitiu que ela saísse das terras da venícola, até aquele momento.

Uma tarde passeando pela cidade em busca de novas vestimentas, Alessia se depara com Marcus, o jovem capitão da guarda real, mas eis que Alessia no ápice de sua timidez, foge do rapaz deixando apenas a troca de olhares no ar.

Alguns dias se passam e Alessia recebe na fazenda a visita do mensageiro do Rei, e eis que seus dias se tornam mais felizes, é chegado o aniversário de sua irmãzinha, e depois de ter sido acuado pelo mensageiro, o conde não tem outra opção, senão liberar a jovem para passar alguns dias no castelo.

Durante esses dias a vida de Alessia será bem mais feliz, na companhia de pessoas que a amam de verdade e a querem bem, além claro, de ter próximo aos olhos Marcus, o jovem que roubou sua atenção no fatídico dia na praça. O sentimento é recíproco, Marcus esta tão encantado pela jovem, como ela por ele, mas a classe social do rapaz o impede de cortejá-la como mandam as tradições, e talvez esse amor seja impossível, mas será que eles vão se render as condutas sociais e deixar de viver essa grande paixão? Isso você só vai descobrir lendo, porque óbvio que não vou contar kkkkkkk.

"Penso que o verdadeiro amor nos bate à porta apenas uma vez em nossas vidas. Às vezes precisamos ser impulsivos e abandonar tudo por esse amor, senão corremos o risco de passar o resto de nossos dias lamentando-nos."

Um romance de época, com uma escrita leve, e aparentemente comum, a mocinha que se apaixona pelo cavalheiro e ambos são impedidos de ficar juntos por sua classe social, lutam, vencem as diferenças e.... E é nesse ponto que Louise nos surpreende.

Todos que estão acostumados com leituras de romances de época, sabem que no momento felizes para sempre, a história é encerrada e tudo acaba com um suspiro, mas não aqui, pois mesmo quando achamos que tudo acabou, Lou nos presenteia com mais histórias, idas e vindas, vida pós matrimônio, segredos que se revelam e juntam aquelas pontas que acreditamos que ficariam soltas e não podia ser mais perfeito.

Quem nunca se apaixonou pelos protagonistas e quis que o livro tivesse mais algumas páginas para que pudêssemos nos deliciar com o pós final felizes? Aqui nós temos isso e muito mais. Temos uma história madura, com narrativa contemporânea, que nos leva nessa longa viagem à séculos atrás com suas culturas. É notável a pesquisa da autora para que o contexto fosse o mais verossímil possível, tornando tudo ainda mais maravilhoso.

Esse é o primeiro romance de época nacional que leio, e confesso que a autora não deixou a desejar em nada. Foi impecável em sua premissa, escrita, enredo e narrativa, se igualando a muitos internacionais que li e me apaixonei.

A jovem Alessia é um romance para quem gosta de fazer uma viagem ao passado, se deliciar com as descobertas femininas e se sentir cortejada por aquele galante rapaz apaixonante. Um romance leve, cheio de drama e aventura, com uma grande pitada de comédia. Possui personagens bem construídos, com protagonistas fortes e coadjuvantes de suma importância para o desenrolar da história, e melhor do que isso nos permite acompanhar a história de todos os personagens que nos encantaram.

Com certeza super indico as apaixonadas como eu, e as que também não o são, já que existe uma enorme possibilidade de se apaixonar! Deixe se encantar pelas palavras de Lou e venha passear no Século passado.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2016/04/resenhaparceria-jovem-alessia-louise.html

Paraíso das Ideias 30/04/2016

Olá pessoal!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

helmalu 26/04/2016

A jovem Alessia
A jovem Alessia é um romance de época que se passa em um local fictício, em meados do século XVIII, na França.
Alessia, a protagonista, é uma jovem de dezesseis anos que mora com o pai viúvo na vinícola La Vignette. O pai dela, o Conde Duchamp, odeia a filha com todas as forças, fazendo de tudo para que Alessia não tenha acesso à educação e a uma vida social. Alessia acreditava que tal tratamento se devia ao fato de a mãe ter morrido depois de dar à luz a ela, fazendo com que o pai a visse como a responsável pela morte da amada esposa. Contudo, Alessia é amada pelo rei Henri, seu padrinho, e pela princesa Anna, que a considera sua irmã.
Certo dia, Emilie, criada de Alessia, insiste que a jovem precisa sair e comprar tecidos para encomendar vestidos novos, o que sua ama aceita mediante os argumentos de que seus vestidos já estão curtos e ultrapassados. Ao chegarem ao mercado da cidade, a atenção de Alessia é logo captada pela visão de um jovem cavalheiro, o capitão da guarda real e fiel escudeiro do rei, Marcus de Lanpré. Concomitantemente, ele também se atrai pela jovem que nunca havia visto tão bela pelas redondezas e tenta se aproximar dela, mesmo com as advertências do amigo Louis, que lhe diz que ela jamais lhe aceitará a corte, pois se trata de uma nobre e ele, um plebeu. Ao perceber que Marcus se aproxima, Alessia, ingênua, sai correndo, mas pensando no belo rapaz que vira no mercado. Foi amor à primeira vista.

"Ora, a mocinha vira um rapaz atraente e se interessara por ele, e ele obviamente também se interessara por ela, a ponto de ter tentado vir cumprimentá-la. Mas ela era tão inocente, tão bobinha, que em vez de permitir ser galanteada, como o faria a maioria das jovens aristocratas da corte, resolveu sair correndo."

Por ocasião do aniversário da princesa, Alessia é convidada a passar uma temporada na corte, o que seu pai só permite diante da autoridade do rei, assim, a jovem se encaminha para lá. Ao chegar, é recepcionada por ninguém menos que Marcus, que já havia se informado que a moça que tinha visto no mercado era amiga da princesa e afilhada do rei. Logo, ele dá um jeito de se aproximar dela e confessar seu amor, não sem a ajuda de seu amigo Louis.
Os dois, confessos apaixonados, porém, sabem que jamais poderiam casar-se porque o pai de Alessia jamais permitiria que ela se casasse com um plebeu. Sendo assim, o rei Henri, que sempre considerou Marcus como um filho, dá a este o título de Conde de Lanpré, só assim, e mediante muita chantagem, é que o pai de Alessia aceita.
Mas essa foi só a primeira das muitas dificuldades que Marcus e Alessia encontram durante seu caminho; eles precisam lidar com os caprichos da princesa Anna, que esconde um segredo por trás de suas longas caminhadas até a fronteira. Também enfrentam muitos conflitos familiares e a cruel corrida ao trono do rei Henri, que já está velho e vê-se rodeado por um bando de víboras. Além disso, há o surgimento de um misterioso personagem que acabará por definir o destino de Alessia para sempre.
***

Paixões proibidas, guerra, escândalos e mistérios - muitos mistérios - compõe esse envolvente e nada meloso romance de Louise Bennet.
Confesso que, no início, achei a narrativa muito semelhante à da rainha Jane Austen, porém, este livro tem um diferencial que me fez gostar: ele relata a vida do casal protagonista durante a vida de casados! Coisa que Jane Austen nunca fez e sempre nos deixou com aquele gostinho de quero mais (quem nunca quis saber se Mr. Darcy e Lizzie tiveram filhos etc. ?). Mas não pense que essa vida de casados de Alessia e Marcus foi uma rasgação de seda, não; morando na corte, eles precisam se esquivar dos comentários maldosos, das intrigas e segredos dos nobres.
Os personagens são muito bem construídos, de modo que nos afeiçoamos a alguns e odiamos outros. Posso dizer que Alessia foi uma personagem que eu gostei, apesar de em alguns momentos achar que ela era inocente e perfeita demais, isso dá um tom bucólico a ela que justifica a sua criação isolada do mundo. Apesar disso, ela se mostra sensível às injustiças que a rodeia: se indigna com os luxos da nobreza, as traições que assolam seu padrinho, o rei, e a futilidade das pessoas da corte. Mas a característica da personalidade de Alessia que me fez admirá-la foi sua independência. Algumas vezes, constatou o machismo que a rodeava e, ao invés de ficar parada, tratou de aprender a se defender sozinha; aprendeu esgrima, ajudava o marido em seu ofício e não se reclinava à opinião dos outros, sempre mantendo a educação apesar de suas inclinações políticas serem terminantemente contra as injustiças sociais que via ao seu redor.
A escrita de Louise é de uma estilística impecável, fazendo jus ao gênero, ela emprega formas verbais e palavras rebuscadas, muitas vezes lançando mão de próclises e mesóclises, embora seja perceptível que a narrativa tem um tom moderno, sem deixar a leitura difícil. Em alguns momentos, a narrativa se tornou um pouco parada, e isso me fez arrastar um pouco a leitura, contudo, nos últimos capítulos não conseguia parar de ler diante de tantas revelações e acontecimentos bombásticos.
Indico a leitura desse livro para aqueles que gostam de um bom romance de época, a escrita é rica, mas ao mesmo tempo fluída. O romance aparece em uma dose certa, sem enjoar o leitor (já deu para perceber que não gosto de romances melosos, né) e há aquele toque, ainda que pequeno, de crítica social que tanto admiro nos romances históricos.

site: http://leiturasegatices.blogspot.com.br/2016/02/resenha-jovem-alessia-louise-bennet.html

Arca Literária 06/04/2016

resenha disponivel no link a partir do dia 07/04

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-jovem-alessia-louise-bennett/

MdL 08/03/2016

Resenha do blog O Mago dos Livros
Muitos conflitos envolvem esse livro. São os clássicos como a corrida ao trono, a rejeição do pai, o amor proibido, competição pela mão da mocinha... Também temos o mistério que acabou dando muita dor de cabeça a todos no final: o que a princesa fazia quando ia a fronteira em seus longos passeios?
Nossa personagem principal é determinada, inteligente, bem posicionada com suas opiniões  e por vezes se mostra sensível as injustiças que a cercam.  Apesar de que por vezes achei demasiado forçada a tamanha inocência dela em certas situações, Alessia é uma pessoa justa e independente. É como se fosse a personificação da mulher perfeita nos tempos antigos.

(...)
A escrita da autora é super leve; ela empregou alguns termos rebuscados para dar mais autenticidade à trama. Ela também adicionou detalhes que às vezes nos passam despercebidos, mas que também contribuíram muito com a história.

Recomendo a leitura às pessoas que gostam de romances de época e também às que não gostam. É um livro fofo com o toque certo de romance, muito fluído e sem muita melação.

Confiram a resenha na íntegra: http://mdl-magodoslivros.blogspot.com.br/2016/03/resenha-jovem-alessia-louise-benett.html?m=1