O Céu Noturno em Minha Mente Sarah Hammond

Resenhas - O Céu Noturno em Minha Mente

luvmoonsh 22/08/2023

Fofo
Amei demais ler esse livro e achei bem fofo alguns momentos, principalmente a relação do Mikey com os animais. Tirando isso, achei um livro um pouco lento, mas em alguns momentos você fica preso na leitura.

thaizzinha 12/01/2022

Gostei porém me deixou muito confusa e angustiada
Gostaria de ter mais informações e explicações também e um tempo de resolução mais curto, as coisas foram acontecendo muito rápido e sinto que não aproveitei todos os pequenos pontos da história.

Vivi 08/09/2021

Uma ótica diferente
Um livro diferente com um personagem que aos poucos a gente descobre se tratar de um adolescente "atípico" vivenciando situações como qualquer outro adolescente. Somando a isso ele ter um poder especial. O livro poderia ter continuação.

Marlonbsan 07/09/2021

O Céu Noturno em Minha Mente
Mikey Baxter possui algumas características que o diferencia de outros garotos, seu pai está na prisão e sua mãe evita tocar no assunto. Há também uma cicatriz em sua cabeça que pode estar ligada ao fato de não compreender bem alguns assuntos. Ainda mais quando ocorre um assassinato em sua cidade e ele é o primeiro a chegar no local.

O livro é narrado em primeira pessoa e utiliza muitas repetições de palavras em sequência, apesar da explicação dada, foi algo que me incomodou durante a leitura. Mas, de forma geral, flui bem.

Como não leio sinopse, não sabia do que se tratava a história e fui descobrindo ao longo da leitura, a forma como Mikey pensa me causou estranheza de início, assim como achava que era alguém mais novo, porém há explicações para isso um pouco na sinopse e durante a leitura.

O livro é voltado para um público mais jovem, mas entrar na mente de Mikey e seguir a sua condução, se torna enfadonho por conta das repetições de palavras que ocorre com muita frequência. Mikey tem uma personalidade bem peculiar, assim como uma condição de aprendizagem que o torna bem inocente, o que corrobora para a condução dos fatos narrados.

A trama é interessante, já que envolve algo fantasioso, mas que pode ter explicações mais reais se analisar como parte da memória em si. E a construção desenvolve essa busca através da mente para encontrar respostas. No geral a história é bem interligada, sendo uma leitura tranquila.

Tita 20/06/2021

?Pequeno Mikey?
Eu gostei muito da história de Mikey e do seu amigo Timmer (seu cachorro). Mikey é um menino de 14 anos meio solitário e com dificuldade de aprendizagem. Ele tem um dom muito diferente. Uma criança meiga e com muito amor no coração, não consegue encharcar maldade nas pessoas. Gostei muito da leitura e do ?Pequeno Mikey?

Myca2 26/01/2021

Potencial não explorado.
Mikey não é um menino de 14 anos normal, ele tem uma habilidade de ver coisas que já aconteceram. Não é uma habilidade controlada, e nem sempre é boa, mas ele decide usá-la para investigar acontecimentos que não lhe foram explicados no passado.

Achei uma história interessante e com potencial, mas que infelizmente não foi completamente explorado. Acho que a autora podia ter explorado mais os personagens, mas especialmente essa habilidade do protagonista que fica sem uma verdadeira explicação.

Na realidade, senti falta de uma explicação para motivação da maioria dos personagens. Tipo, tudo bem fulano de tal (sem citar, para não dar spoiler rs) fez isso, mas por quê? Tem um buraco que simplesmente não foi preenchido nos personagens mais importantes.

Também tem esse vai e vem de passado e presente que torna a história confusa em alguns momentos, e até mesmo cansativa.

A história em si não é ruim, mas poderia ser melhor.

Jessica.Lima 28/10/2020

Uma leitura diferente e até que gostosinha, mas algumas partes foram meio arrastadas, chatas e previsíveis. Interessante ver o ponto de vista do Mikey e maneira ingênua dele de entender as coisas.

emilybarbosa 13/08/2020

Esse livro foi uma decepção, porque eu achava que ele seria MUITO bom, mas não foi. O livro despertou curiosidade e é criativo, mas a escrita me irritou por causa do tanto de ?parceiro? que saiu e nas repetições como ?a grama verde verde verde? ou ?meu pai pai pai?.
Não gostei dos personagens também. Primeiro: a mãe tem um filho cuja mente não condiz com a idade e deixa ele por aí fazendo o que quer sem companhia e, pior do que isso, ela fica um tempão fora de casa. Quem faz isso?
O pai deu pra ver que é descontrolado e descompensado e a prisão dele foi mais que merecida.
Foi um livro mais ou menos. Da pra ler, mas não é nada demais.

Luhran 19/08/2019

?Achei. É esse que vou escolher. Esse é o meu cachorrinho. Ele pode ir para casa cuidar de nós agora que Papai se foi?
O céu noturno em minha mente - Sarah Hammond - 2,5/5?

Mikey é um garoto de catorze anos que já nos primeiros capítulos nos mostra sua diversidade em relação às outras pessoas. Com uma cicatriz nova em sua cabeça, o menino e seu cachorro precisam contar muita coisa.

Com memórias que vivem nas sombras se revelando ao seu consciente devido a um dom que ele nomeou como ?para trás?. Mikey revive cenas de um episódio drástico na vida de sua família, que levou seu pai a cadeia. E vai descobrindo junto com o leitor, o que realmente aconteceu quando encontrou na água um corpo boiando.

Junto de seu fiel companheiro Timmer (o cachorro), o menino deslocado começará a lutar contra seu próprio consciente e contra seu próprio presente. Para por fim silenciar as sombras que insistem em falar com ele.

Este é um livro previsível. Que cria um mistério no começo, mas tudo é muito fácil de se descobrir. Além de ter cenas e partes desnecessárias que só foram implementadas para adquirir quantidade de páginas a mais.

A maioria dos personagens são vazios e não consegui criar um elo de ligação com nenhum deles, para que pudesse lutar por uma satisfação ao findar este livro.

A autora tentou fazer algo que confundisse o leitor e no final o surpreendesse. Mas na verdade é uma baita confusão que eu já sabia que estava sendo criada para tentar impressionar.

A única coisa que gostei, é que realmente eu estava desejando muito que Mikey descobrisse tudo logo. Porque foi agonizante ver um menino de catorze anos lutando com tudo sozinho.

Aventura de aprender 06/11/2018

A história do livro é legal, mas meio cansativa em alguns momentos. Além disso, ainda tem um “quê” de místico e sobrenatural que não ficou bem explicado. Achei apenas uma explicação da autora. Ela diz que crianças como o protagonista e sempre são taxados de atrasados e ficam “pra trás” resolveu fazer disso um dom especial.

O que mais me fascinou é que enquanto lia me identifiquei com vários dos comportamentos do protagonista tais como a ingenuidade e não entender certas coisas que seriam óbvias. Por exemplo: quando os colegas riam do Mikey e ele dizia que amava isso porque queria ser feliz como eles. Na verdade, os tais estavam debochando. Eu no lugar dele também ficaria feliz por intensas demonstrações de alegria.

Demorou para eu entender o que realmente estava acontecendo. No meu caso descobri que sou autista. No caso dele, parece ter sido um trauma que só é explicado no final.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

O Céu Noturno em Minha Mente
Por ser um livro com o selo da Galera Júnior, apesar do nome e temática, achei que seria algo leve, mas não. O céu noturno em minha mente é denso, em vários pontos pesados e nos proporciona uma série de reflexões sobre as formas de ver as coisas do ponto de vista infantil e até adulto.

Um mesmo fato pode ter várias versões, dependendo dos olhos de quem o conta, mas normalmente a verdade é só uma, apesar de por vezes demorar a chegar. Mikey tem o poder de revisitar o passado e ver o que aconteceu com uma visão privilegiada, porém ele nem sempre compreende o “dom” que tem ou vê tudo o que precisa logo de cara.

“Como observo o Pra Trás, Timmer? O que acontece? […] O mundo rodopia e então começa. As pessoas do Pra Trás chegam. Elas só chegam.”

O livro é um quebra cabeças e, ao mesmo tempo em que se torce para que o garoto consiga as respostas para os enigmas e para a solução do assassinato, vemos ele se meter em diversas situações duvidosas, com pessoas más, que se aproveitam da sua ingenuidade. Ele não tem amigos e portanto aceita as mãos que lhes são estendidas sem questionar. Assim, aos poucos, vamos descobrindo que ele pode estar seguindo por um caminho parecido aquele que levou o pai à cadeia, pela mão de pessoas que também estavam lá quando isso aconteceu.

É agoniante ver que ninguém olha para o garoto com atenção para entender o que se passa com ele, de como sua ingenuidade é usada e nunca questionada. De como ele vive solto, sem atenção de um adulto e isso é visto como algo normal pela mãe negligente que não vê o filho especial. Ao mesmo tempo em que apenas sabemos que ele tem esse dom diferente, o qual não é explicado exatamente de onde vem. É um elemento da narrativa pra compor uma outra história e ele não vai se justificar pra você ou querer designar os porquês.

Ir descobrindo o que aconteceu no presente e também os fatos do passado junto com Mikey foi super interessante. O livro, que possui menos de 300 páginas, vai e volta no tempo na cabeça do garoto para nos dar pistas e revelar no fim como tudo aconteceu. Apesar disso, achei um pouco simples demais a construção dos demais personagens, o que me levou a decifrar rapidamente a partir do meio do livro qual seria o desfecho principal, ficando a surpresa para realmente a parte do pai do garoto. Mesmo assim, é um livro interessante pra quem gosta de acompanhar histórias de mistério pelo ponto de vista de uma criança especial :)

site: http://resenhandosonhos.com/o-ceu-noturno-em-minha-mente-sarah-hammond/

Naoko | @nanaestante 02/05/2017

Apaixonada
Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me cativou. Seria mentira se eu disse que não passou pela minha cabeça abandonar a leitura, mas resisti e por fim terminei (depois de dias tentando o ler!!). A história é linda, Mikey é um fofo e a autora também (ela até respondeu meu e-mail)

Rodrigues_Raquel 15/04/2017

O céu Noturno em Minha Mente – Sarah Hammond
Autor: Sarah Hammond
Páginas: 288
Ano: 2016
Editora: Galera Junior
Adicione: Skoob

Livro cedido pela Editora
Sinopse: Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?
Resenha:

"A lua é um olho branco e brilhante no céu esta noite.
As janelas são coo televisores mudos no escuro.
O gelo se esgueirou por todo o teto do galpão; Cintila como estrelas no céu da noite. Nunca o vi tão bonito."
"A melhor coisa do mar é que ele vai e vai e vai. Não tem paredes nem portas fechadas - só silêncio e água até onde dá para enxergar."

Comecei a ler esse livro e dei de cara com o Michael, ou melhor, Mikey. Um garoto de quatorze anos que mostra a nós leitores, seu mundo, ou seja, como ele vê o mundo. Conhecemos a mãe dele Lisa, porém seu pai está preso e ele não entende o porquê, pois sua mãe não conversa com ele sobre o pai.
Mikey é um gentil rapaz que tem certa dificuldade em transmitir o que sente, em entender algumas coisas, ou tentar falar sobre essas coias. Até que um assassinato ocorre e ele sem querer encontra o corpo. Talvez eu esteja errada, mas me pareceu que Mikey é autista, pela maneira que a história é narrada por ele, também porque ele gosta de lugares se muita informação, bem como lugares com água, rio, praia e afins nada de lojas, shoppings.

Conhecemos e vemos tudo através de Mikey. É fascinante como ele entende e vê as coisas, pessoas, ações a sua volta. Com certeza não vou conseguir externar toda a beleza da história e tudo que vemos através desse jovem inocente e gentil.

A narrativa como eu escrevi é pelo Mikey e no começo é um pouco difícil entender o que ele quer dizer, mas nada que uma releitura ou boa atenção não nos faça entender.

Espero ter deixado vocês com vontade de lê-lo. Vou indicar a todos. Amei e amo esse livro. Não tinha lido nenhum livro que me mostrasse através dos olhos da própria criança como ela vê e entende tudo que se passa com ela e com as pessoas a sua volta. Se você estuda a área de psicologia ou pedagogia recomendo, com toda a certeza você vai se apaixonar pelo garoto, Mikey.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/07/resenha-o-ceu-noturno-em-minha-mente.html