O Céu Noturno em Minha Mente Sarah Hammond

Resenhas - O Céu Noturno em Minha Mente

Kétrin 21/04/2016

Mikey Baxter é um garoto de 14 anos que tem uma vida bastante conturbada. Primeiro, seu pai está preso há muitos anos, então ele vive apenas com sua mãe que nunca toca no assunto sobre o pai. Segundo, ele tem uma cicatriz na cabeça que foi resultado de um acidente de quando ele era muito novo, a qual ele imagina que tem haver com a prisão do pai, e o deixou com uma certa dificuldade para o entendimento. Terceiro, essa cicatriz em sua cabeça deu resultado à certas visões que Mikey tem de vez em quando, são flashbacks que acontece quando ele está em um lugar específico e ele consegue ver o passado de muitas pessoas, então ele deu o nome de "Para trás" a esse fenômeno.

Por conta dessas visões de Mikey, ele acabou chegando na cena de um assassinato que ocorreu na cidade. Agora, Mikey precisa desvendar o mistério da morte de um morador de rua e investigar o passado do seu pai, no qual ele tem certeza que saiu da prisão e está perambulando pela cidade.

O céu noturno em minha mente é um livro com uma carga emocional extremamente forte. Já começa pelo fato de Mikey ter dificuldade para entender as coisas ao seu redor, devido ao acidente que ele sofreu há alguns anos. Então, Mikey é muito inocente e não vê maldade nas pessoas, nem mesmo nos garotos que ficam o tempo todo zombando dele. Ele enxerga o mundo com muita bondade e sem más intenções, ele não tem aquela malícia que todo ser humano acaba criando no decorrer do tempo. Tem também o fato do pai estar preso e eles não terem nenhum tipo de contato, sua mãe sempre começa a chorar quando tocam no assunto, e Mikey tenta ser forte em relação a tudo isso e dar um conforto para a mãe.

Além de ser um livro forte e triste, ele também tem um mistério e um suspense muito bom. Eu particularmente adoro um bom suspense, e fiquei super envolvida com a trama. Eu entrei junto com Mikey e fiquei tentando desvendar todo aquele mistério do assassinato, imaginando hipóteses de quem seria a maior suspeita.

Apesar de Mikey ter essa vida conturbada, ele é um menino muito forte. Ele tem essas visões que nem sempre são felizes, muitas vezes trazem lembranças tristes e que Mikey não gostaria de relembrar. Por isso, ele aprendeu a controlar o Para Trás e perceber quando ele terá visões boas ou ruins. Por isso acredito que essa é uma leitura obrigatória para quem gosta de um bom livro juvenil, com uma carga emocional forte e um bom mistério envolvido.

site: http://www.oteoremadaleitura.com/2016/04/o-ceu-noturno-em-minha-mente-de-sarah.html

Sofia Trindade 26/04/2016

Mikey é um garoto quieto e um tanto solitário, que vive passeando por lugares que só ele e seu cachorro, Timmy, costumam ir. Com uma cicatriz atrás de sua cabeça, que ele não sabe como adquiriu, um pai preso e parte de seu passado "apagado", Mikey busca coragem para embarcar nas sombras do "Para trás" para finalmente entender o que realmente destruiu sua família e como tudo isso envolve um mistério que aparentemente ninguém consegue lhe explicar.

A história é narrada por Mikey, um garoto de 14 anos, e em alguns trechos pode-se ver a conexão que ele tem com seu cachorro e como tudo para ele parece confuso em determinados momentos de sua vida. Mesmo beirando seus 14 anos Mikey pode ser facilmente confundido com uma criança de 7/8 anos e isso esta conectado a cicatriz que possuí na cabeça.

Mesmo sendo um livro mais puxado para o público infantil a forma como a autora decidiu conduzir a história é muito confusa e as vezes cansativa. Intercalando o passado e o presente Sarah tenta mostrar ao leitor um dom que Mikey acabou ganhando quando também ganhou a cicatriz, mas essa relação acabou ficando um pouco estranha de se ler e algumas vezes precisava reler algumas partes para entender o que se passava.

Os personagens não são tão aprofundados, tirando o Mikey, claro, porque alguns o garoto só passou a conhecer em determinado ponto da história. A relação de Mikey e sua mãe é um pouco distante, por conta de tudo que aconteceu e isso foi um pouco decepcionante pois um laço forte entre os dois seria muito lindo de se ver.

Ao mesmo tempo que o mistério que envolve a trama é previsível ele também é muito bom e faz com que nossa curiosidade aumente para descobrir o desfecho da história. Por ser uma leitura rápida, mas cansativa o livro não é daqueles que se deve ir com sede ao pote esperando algo surpreendente que mude sua vida, mas é uma leitura interessante que pode agradar determinado público.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-ceu-noturno-em-minha-mente.html

Driely Meira 27/04/2016

O céu noturno em minha mente
O céu do Pra Trás é escuro como a noite. página 139

Desde um acidente que mandou seu pai embora, é só Mikey, Timmer, seu fiel companheiro, e sua mãe. Ele é um garoto diferente, não é tão rápido quanto as outras crianças e é dono de uma inocência extrema, de forma que é usado pelas pessoas mais espertas e mais velhas. Mas Mikey tem um bom coração, e, mais vezes do que pode contar, viu o Pra Trás.

Papai fez alguma coisa tão errada que não podemos falar sobre ela. página 80

O Para Trás é algo surreal que somente Mikey vê, sendo assim, só ele acredita nisso. E Timmer, é claro. No Pra Trás, Mikey vê cenas e situações envolvendo outras pessoas quando ele não estava por perto, e essas cenas são, na maioria das vezes, assustadoras e pesadas, de forma que ele odeia quando isso acontece. Numa dessas vezes, ele tem vislumbres de um assassinato, e acaba encontrando o corpo de um homem no rio. Como Mikey sabia que o corpo estava lá? E quem o matou?

Mikey é um garoto especial, e não digo isso apenas por causa do dom que ele possui. Mikey é um garoto doce, gosta de ajudar as pessoas e odeia ver sua mãe triste, principalmente por causa de seu pai, que está na prisão. A autora mantém mistério sobre o por que do pai de Mikey estar preso, assim como libera lentamente as pistas sobre o assassino do homem encontrado no rio, mas ela não foi muito boa nisso, e esses mistérios acabaram sendo mais previsíveis do que eu imaginei.

Infelizmente o livro tem algumas partes cansativas, mas o personagem principal conquistou minha afeição rapidamente, então eu queria chegar logo no final para ver o que iria acontecer, e como ele descobriria as coisas. Confesso que me senti irritada com Mikey algumas vezes, entendo que ele era um tanto diferente dos outros garotos, mas sua inocência era tamanha que ele não percebia os outros o usando, judiando dele e fazendo-o agir como um bobo. Toda vez que isso acontecia, torcia para que Timmer o protegesse e mordesse quem quer que fosse, mas Mikey o mantinha em rédea curta, então isso acabava não acontecendo.

Ele está aqui. Ele está atrás de mim. Fui longe demais no Pra Trás. página 19

Gostei de a história ser contada pelo ponto de vista de Mikey, assim o leitor fica a par dos sentimentos do garoto, de sua confusão em relação ao Pra Trás e sua irritação por ser diferente e demorar para entender as coisas. Também vemos como ele se sente em relação às pessoas, como confia em todos antecipadamente e seu anseio de fazer amigos, e de que as pessoas gostem dele. Também vemos o quanto ele gosta de Timmer e da mãe, com quem mantém uma relação carinhosa, que poderia ter sido melhor explorada.

Não quero olhar o Pra Trás ruim. Não quero ver coisas ruins. página 236

O livro contém uma carga emocional muito grande, mesmo sendo um livro mais para infanto-juvenil. Gostei especialmente da capa, que mostra muito bem quem Mikey é e como se sente. Também gostei de alguns personagens secundários que fizeram toda a diferença na vida do protagonista, mas não sei se devo mencioná-los ou vou acabar contando demais.

Enfim, o livro é incrível, mas tem alguns pontos negativos que me impediram de dar nota máxima a ele, mas é uma história que vale muito a pena conhecer, principalmente para quem gosta de obras um pouquinho mais pesadas e diferentes.

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Luhran 19/08/2019

?Achei. É esse que vou escolher. Esse é o meu cachorrinho. Ele pode ir para casa cuidar de nós agora que Papai se foi?
O céu noturno em minha mente - Sarah Hammond - 2,5/5?

Mikey é um garoto de catorze anos que já nos primeiros capítulos nos mostra sua diversidade em relação às outras pessoas. Com uma cicatriz nova em sua cabeça, o menino e seu cachorro precisam contar muita coisa.

Com memórias que vivem nas sombras se revelando ao seu consciente devido a um dom que ele nomeou como ?para trás?. Mikey revive cenas de um episódio drástico na vida de sua família, que levou seu pai a cadeia. E vai descobrindo junto com o leitor, o que realmente aconteceu quando encontrou na água um corpo boiando.

Junto de seu fiel companheiro Timmer (o cachorro), o menino deslocado começará a lutar contra seu próprio consciente e contra seu próprio presente. Para por fim silenciar as sombras que insistem em falar com ele.

Este é um livro previsível. Que cria um mistério no começo, mas tudo é muito fácil de se descobrir. Além de ter cenas e partes desnecessárias que só foram implementadas para adquirir quantidade de páginas a mais.

A maioria dos personagens são vazios e não consegui criar um elo de ligação com nenhum deles, para que pudesse lutar por uma satisfação ao findar este livro.

A autora tentou fazer algo que confundisse o leitor e no final o surpreendesse. Mas na verdade é uma baita confusão que eu já sabia que estava sendo criada para tentar impressionar.

A única coisa que gostei, é que realmente eu estava desejando muito que Mikey descobrisse tudo logo. Porque foi agonizante ver um menino de catorze anos lutando com tudo sozinho.

Aventura de aprender 06/11/2018

A história do livro é legal, mas meio cansativa em alguns momentos. Além disso, ainda tem um “quê” de místico e sobrenatural que não ficou bem explicado. Achei apenas uma explicação da autora. Ela diz que crianças como o protagonista e sempre são taxados de atrasados e ficam “pra trás” resolveu fazer disso um dom especial.

O que mais me fascinou é que enquanto lia me identifiquei com vários dos comportamentos do protagonista tais como a ingenuidade e não entender certas coisas que seriam óbvias. Por exemplo: quando os colegas riam do Mikey e ele dizia que amava isso porque queria ser feliz como eles. Na verdade, os tais estavam debochando. Eu no lugar dele também ficaria feliz por intensas demonstrações de alegria.

Demorou para eu entender o que realmente estava acontecendo. No meu caso descobri que sou autista. No caso dele, parece ter sido um trauma que só é explicado no final.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46029896-livros-infanto-juvenis-lidos-em-2017

De Cara Nas Letras 01/05/2016

O Céu Noturno em Minha Mente
Mikey é um jovem de 14 anos de idade, filho único e dono de um cachorrinho chamado Timmer. Ele sofreu um trauma quando era menor, porém, a única coisa que ele sabe sobre esse incidente é que deixou em sua nunca uma cicatriz que às vezes dói. Além da cicatriz, o Mikey passou a ter dificuldades em se relacionar com outras pessoa. A insegurança tomou conta dele, o que o tornou um garoto solitário e fechado em si mesmo.

No entanto, Mikey busca tentar mudar esse quadro solitário e nisso ele acaba confiando demais nas pessoas que se mostram ser "parceiras", a partir de um momento forte, de encontro com a morte, ele vai conhecer Ralph, um homem que mostra ser bem amigo do garoto. Fora esse homem, Mikey conhece a jovem Meg e o seu avô fazendeiro.

Um detalhe permeia a vida do garoto e que a mãe sempre evita falar: o sumiço do seu pai. Mikey sabe que ele está na cadeia, mas não entende quais motivos o levaram até lá. Sombras do passado assombram o jovem e serão elas que retornaram a atormentá-lo em sua busca por respostas. Será mesmo que Mikey deve confiar em todo mundo? Essas sombras e lapsos de memória são reais?

Em uma narrativa ágil e de fácil compreensão, Sarah Hammond traz uma história simples com um toque especial de sobrenatural. Ela constrói seu livro de uma forma linear, porém, esses lapsos de memória se interligam com a narrativa que se segue. O que pode desagradar um pouco são as frases muito curtas e que truncam um pouco a narrativa pela quantidade em demasia de pontos em um único parágrafo.

Um livro juvenil, mas que engana um pouco pela idade do personagem, de 14 anos que aparenta ter 10. Ela, a autora, poderia muito bem ter posto uma idade menor. Mas ao analisar bem o enredo, entendemos os traumas do Mikey e o que fica é um garoto com dificuldades em ser aceito, com medo de não ter amigos, que se deixa influência por qualquer resquício de amizade que possa surgir (se submetendo até a situações constrangedoras) e principalmente com sede de companhia. Ele é muito minucioso na hora de falar sobre seu interior e sabe ser impulsivo quando é desnecessário.

Outro ponto é que a mãe do garoto em grande parte do livro é bem ausente, ela pouco aparece e sempre se mostrar mais como uma amiga do que propriamente mãe. Ela trata ele como uma criança, e em outro momento fica de boa quando ele fala ter ingerido bebida alcoólica.

O Céu Noturno em Minha Mente é um bom juvenil e recomendo a leitura para leitores de todas as idades que estejam abertos a uma história de entretenimento com um pouco suspense no ar e um leve toque de sobrenatural.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2016/04/resenha-158-o-ceu-noturno-em-minha.html

Naoko | @nanaestante 02/05/2017

Apaixonada
Não tenho palavras para dizer o quanto esse livro me cativou. Seria mentira se eu disse que não passou pela minha cabeça abandonar a leitura, mas resisti e por fim terminei (depois de dias tentando o ler!!). A história é linda, Mikey é um fofo e a autora também (ela até respondeu meu e-mail)

Rodrigues_Raquel 15/04/2017

O céu Noturno em Minha Mente – Sarah Hammond
Autor: Sarah Hammond
Páginas: 288
Ano: 2016
Editora: Galera Junior
Adicione: Skoob

Livro cedido pela Editora
Sinopse: Mikey Baxter tem 14 anos, mas muitas coisas o diferenciam dos outros garotos da sua idade. Para começar, o pai está na prisão e a mãe se recusa a falar sobre o assunto. Ele sabe que, de alguma forma, isso está ligado à cicatriz em sua cabeça e ao fato de ele parecer ter mais dificuldade em entender certos assuntos do que os outros. Quando um misterioso assassinato ocorre em sua cidade e Mikey é o primeiro a chegar à cena do crime, ele não sabe o que pensar. O que o levou até ali? Quem teria matado o morador de rua da cidade, que parecia nunca ter feito mal a ninguém? E quem era o homem caipira que estava nos arredores?
Resenha:

"A lua é um olho branco e brilhante no céu esta noite.
As janelas são coo televisores mudos no escuro.
O gelo se esgueirou por todo o teto do galpão; Cintila como estrelas no céu da noite. Nunca o vi tão bonito."
"A melhor coisa do mar é que ele vai e vai e vai. Não tem paredes nem portas fechadas - só silêncio e água até onde dá para enxergar."

Comecei a ler esse livro e dei de cara com o Michael, ou melhor, Mikey. Um garoto de quatorze anos que mostra a nós leitores, seu mundo, ou seja, como ele vê o mundo. Conhecemos a mãe dele Lisa, porém seu pai está preso e ele não entende o porquê, pois sua mãe não conversa com ele sobre o pai.
Mikey é um gentil rapaz que tem certa dificuldade em transmitir o que sente, em entender algumas coisas, ou tentar falar sobre essas coias. Até que um assassinato ocorre e ele sem querer encontra o corpo. Talvez eu esteja errada, mas me pareceu que Mikey é autista, pela maneira que a história é narrada por ele, também porque ele gosta de lugares se muita informação, bem como lugares com água, rio, praia e afins nada de lojas, shoppings.

Conhecemos e vemos tudo através de Mikey. É fascinante como ele entende e vê as coisas, pessoas, ações a sua volta. Com certeza não vou conseguir externar toda a beleza da história e tudo que vemos através desse jovem inocente e gentil.

A narrativa como eu escrevi é pelo Mikey e no começo é um pouco difícil entender o que ele quer dizer, mas nada que uma releitura ou boa atenção não nos faça entender.

Espero ter deixado vocês com vontade de lê-lo. Vou indicar a todos. Amei e amo esse livro. Não tinha lido nenhum livro que me mostrasse através dos olhos da própria criança como ela vê e entende tudo que se passa com ela e com as pessoas a sua volta. Se você estuda a área de psicologia ou pedagogia recomendo, com toda a certeza você vai se apaixonar pelo garoto, Mikey.

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2016/07/resenha-o-ceu-noturno-em-minha-mente.html

Marcos 14/10/2016

Mikey Baxter é um garoto de 14 anos que vive com a sua mãe numa cidade do interior dos Estados Unidos. Ele não é como todos os garotos de sua idade. Seu pai está na prisão e ninguém de sua família conversa com ele sobre isso. A única coisa que ele acha que sabe é que a cicatriz que carrega em sua testa tem a ver com o crime que o pai praticou. Ele também tem um pouco de dificuldade de acompanhar o raciocínio dos outros. Sempre acha que sua mente é um pouco mais lenta que as do demais. Além disso, ele cria algumas histórias do passado, como se sua mente tivesse uma tecla de retroceder, em que ele consegue observar tudo o que se passou e, por consequência, consegue entender o que acontece agora, no presente.

Quando está no galpão ao lado de sua casa, que era usado como oficina, ele se surpreende e percebe que seu pai também está lá. Ao conversar com ele, Mikey descobre que ele escapou da prisão. Quando conta para a sua mãe, ela nega e acredita que essa é apenas mais uma impressão que ele teve.

Porém, um dia, ao ir ao lago principal da cidade, ele percebe um objeto negro, boiando na água. Logo ele observa que é um corpo do morador de rua do local e fica com medo. Em seguida, um homem caipira, com feições sinistras aparece e conversa com ele sobre o acontecido. Um pacto entre os dois é feito e Mikey começa a querer investigar tudo o que aconteceu.

Confesso que estava com boas expectativas para esse livro. Adoro temas fortes contados sob perspectivas de crianças e adolescentes o que, quando o autor sabe dosar a narrativa, acaba por fazer coisas interessantíssimas. Confesso que isso não aconteceu de todo com esse livro.

O Céu Noturno em Minha Mente é um infanto-juvenil que abordará algumas temáticas recorrentes em alguns sick-lits contemporâneos como o bullying, doenças psiquiátricas e psicológicas, dentre outros. A narrativa da autora é ágil e usa da primeira pessoa como um bom artifício para mostrar essas características do protagonista.

No entanto, ache que a história trouxe apenas mais do mesmo. Esperava que a autora se aprofundasse mais em Mikey, uma vez que estávamos dentro de sua mente, mas ela não trouxe muitas camadas do personagem à tona. A relação dele com a mãe também foi um plot tratado com muita superficialidade, podendo ser melhor abordado. Também achei que a temática abordada como principal, o assassinato, não serviu nem para dar um status de suspense à história, nem teve um bom desenvolvimento ao longo do livro. Percebe-se claramente a faceta de todos os personagens logo nos primeiros capítulos, o que faz com que todo o resto seja previsível.

No mais, acredito que, se você gosta de livros sick-lit juvenis, deva gostar desse também. Mas ressalto que não se deve ir com muitas expectativas por ser um livro que trate as temáticas citadas.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/05/resenha-o-ceu-noturno-em-minha-mente-de.html

Jully @juliannevituri 18/07/2016

Inocente e encantador
Um livro infanto-juvenil sobre bullying, inocência e problemas familiares.
O tipo de narrativa é diferente, te tira totalmente da sua zona de conforto, mas é uma leitura que prende. É um leve mistério, tão leve que chega a ser previsível, mas o foco do livro não é o mistério.

Mickey tem 14 anos, seu melhor amigo é Timmer (seu fiel cachorro). Mickey sofreu um acidente que deixou uma cicatriz em sua cabeça, e essa cicatriz deu um dom à ele. Ele consegue ter visões do passado, não só da vida dele, mas de qualquer ser vivo, coisas boas e coisas ruins. Mas por causa da essa cicatriz, Mickey é um garoto lerdo, tão lerdo que ele parece ter 8 anos e não 14, ele tem dificuldade para entender as coisas ao redor, e é por causa dessa lerdeza que seus "vizinhos" zombam dele.

Seu pai foi preso, sua mãe não fala sobre o assunto nem sobre a cicatriz. E um homem da cidade foi assassinado. Tudo é interligado, cada personagem, cada momento. E para descobrir o que está acontecendo, Mickey precisa enfrentar suas visões do passado, ele tem muito medo do que vai ver, mas ele precisa. São elas que vão explicar como aquela cicatriz apareceu, e o que aconteceu com sua família e amigos.

Muito bem escrito, com narrativa leve e momentos de tensão, a autora soube me colocar na mente dessa criança tão especial, e fez com que eu tivesse vontade de entrar no livro e ir ajudar o Mickey.

Para ver minhas fotos literárias, vão lá no instagram: @juliannevituri

site: https://www.instagram.com/p/BIBI03qgT53/?taken-by=juliannevituri

Dressa Oficial 04/07/2016

Olá, tudo bem com você?

Mickey é um garoto de 14 anos, ele sofreu um incidente que ainda não sabemos o que é, mas faz com que ele fique com os pensamentos confusos, ele tem uma cicatriz na sua cabeça, e começa a ter flash do passado, ele chama esses flash de "Para Trás".

Toda vez que Mickey tem uma visão do "Para Trás" ele parece viver aquela situação novamente, mas apenas como observador, e fica bastante confuso, pois fica na dúvida se é verdade ou não o que aconteceu em sua vida.

Seu pai está preso, e sua mãe não conversa com ele sobre isso, toda vez que Mickey toca no assunto do pai, a mãe fica estranha, ou triste e distante, mas ele não consegue controlar esses pensamentos e nem a sua curiosidade.

Para se distrair ele sempre sai com o seu cachorro e melhor amigo chamado Timmer, Mickey passeia pela vizinhança e também costuma ficar bastante tempo na garagem de sua casa onde sua mãe guarda o carro e nesta garagem que lhe vem muitas lembranças do "Para Trás".

O livro no começo me deixou um pouco confusa com essa história do passado, mas aos poucos vai parecendo ser um suspense porque não sabemos o que houve para o pai do Mickey ser preso e ele tem imagens justamente desse passado, e o motivo vai sendo revelado aos poucos.

Os capítulos são curtos, mas demorei bastante tempo para concluir a leitura, o livro tem poucas páginas e achei a história um pouco devagar e confusa, eu esperava mais emoção e foi morna do começo ao fim, algumas vezes foi necessário ler mais de uma vez para entender o que acontecia.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Mickey e achei o tempo inteiro que ele era muito mais novo, talvez pelo jeito de narrativa ou devido a perca da memória depois do incidente que ocorreu em sua vida.

Mickey nessas suas saídas, acaba achando o corpo de um morador de rua, e ao mesmo tempo o vizinho chamado Ralph que vê a mesma cena acaba se aproximando de Mickey.

Mickey é fechado e muito solitário então aceita algumas amizades, e sua mãe diz estar indisposta para ele e começa a ficar afastada, ele então começa a experimentar coisas diferentes e erradas.

O "Para trás" entra de vez em sua vida, dando algumas pistas do que realmente aconteceu, porém a relação que Mickey tem com sua mãe não é muito explorada no livro e ela aparece muitas vezes apenas repreendendo Mickey, pois ela acredita que tudo isso é criação da imaginação de Mickey.

Ou seja ficamos na dúvida o tempo inteiro do que é real ou imaginação e em busca de respostas, e ao chegar ao final não consegui entender como um fechamento completo, achei que ficou faltando algumas explicações.

Porém vi muitos elogios ao livro, e o que pode não ter me agradado pode fazer você gostar mais!

Leia para saber ;)

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2016/05/resenha-o-ceu-noturno-em-minha-mente.html

Ana 14/05/2016

Sabe aqueles dias que você tá com a cabeça tão cheia que não quer ler nada que exija demais? Foi justamente por isso que escolhi O Céu Noturno em Minha Mente. O fato de ser um infantojuvenil chamou muito a minha atenção e o título então, nem se fala. Infelizmente, não consegui me conectar de forma alguma com a história, cheguei até a achá-la bobinha, o personagem principal ingênuo demais e a narrativa um pouco confusa.

O que eu mais gosto em livros desse gênero é que sempre carregam uma sensibilidade enorme, sabe? O Céu Noturno em Minha Mente tem muito disso, mas não é um daqueles livros que a gente guarda na memória. Mikey é um garotinho de 14 anos que viu sua vida virar de pernas para o ar quando o pai foi preso. Não que ele se lembre de muita coisa, mas não tem como não pensar no assunto quando ele sai com uma cicatriz na cabeça dessa confusão toda. Ah, a mãe de Mikey não gosta de falar sobre o Papai de jeito nenhum, então é basicamente como se ele nunca tivesse existido.

Mikey não é nem um pouco parecido com os garotos da sua idade, primeiro porque sempre acha a maioria das coisas confusas demais e, segundo, por causa da sua cicatriz, muitas vezes ele é tomado por sombras que sussurram coisas na sua cabeça. Mikey chama isso de Pra Trás, e é onde ele consegue visitar o passado. Num desses flashbacks, Mikey chega misteriosamente a uma cena de um assassinato, além de ter praticamente certeza de que seu pai está envolvido nessa história.

Sabe quando você lê um livro e não tem certeza se gostou ou não? Acho que é justamente isso o que eu sinto em relação à O Céu Noturno em Minha Mente, mais tombara para o lado do "não gostei". A verdade é que, para mim, a história teve mais pontos negativos que positivos, a começar pelo protagonista. Eu entendo muito bem que a criança passou por muitas coisas ruins no passado que acabaram afetando o seu psicológico, mas Sarah Hammond fez um personagem TÃO ingênuo que acabou ficando forçado. Além do mais, a história é super previsível. Eu já sabia o que ia acontecer antes mesmo de chegar na metade do livro e isso não me agradou nem um pouco. Também achei essa coisa do Pra Trás um tanto confusa, principalmente no início.

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo Mikey e é bastante arrastada, creio que principalmente pelo fato de o personagem ter bastante dificuldade em entender as coisas (mesmo elas sendo óbvias até demais). Ah, Timmer, o cachorrinho de estimação de Mikey merece um super destaque, já que ele é super fiel e sente quando coisas ruins estão por perto e até tenta avisar, mas seu amigo resolve não lhe dar ouvidos. No fim, acho que a única coisa que me agradou de verdade no livro foi a conexão que Mikey tem com os bichos no geral, ele até chega a usar o Pra Trás para ajudá-los em certos momentos da história.

Quem chegou até aqui não tem dúvidas de que eu não indico esse livro, mas se alguém ainda quiser arriscar, que seja por sua conta e risco. Não nego que a história é bastante original, mas faltou MUITA coisa para que eu a considerasse boa o suficiente.

site: http://www.roendolivros.com.br