Mistborn: Secret History

Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: Secret History

1 | 2 | 3 | 4

joao 17/03/2024

Leitura interessante, ela responde algumas questões, faz revelações interessantíssimas, mas a palavra certa pra descrever isso tudo é " confusa" essa história é muito confusa, e isso num é limitação do autor, ela é propositalmente confusa.

Bruna.Schleder 23/05/2021

Secret History
Chorar com o final de Mistborn não era o bastante, então Brandon Sanderson resolveu recontar a história e eu chorei de novo

Moringan 03/11/2023

Because it's not over. Not even close.
Terminei O Herói das Eras sem saber como me sentir, entrei no mais puro e mudo estado de choque.
Este livro, por sua vez, terminei me debulhando em lágrimas.

Esta obra é uma adição canônica à série Mistborn e fornece muitas respostas para algumas lacunas na trilogia, que, ao que tudo indica, foram cuidadosamente planejadas. É importante destacar que essas lacunas são tão sutis que passam despercebidas, já que a trilogia é perfeita e concluída com graça e maestria. No entanto, só com a ajuda deste livro, podemos realmente perceber esses momentos.

"Há sempre mais um segredo", como diria Kelsier. E este livro fervilha com eles.

Os capítulos finais me destruíram, mas foi impossível não encontrar um momento de humor no meio das lágrimas. Foi uma experiência verdadeiramente satisfatória! Estou extremamente empolgada para seguir em frente com a leitura da Segunda Era de Mistborn e ansiosa pela prometida Terceira Era que está por vir.
Como diz Brandon no posfácio:
"[...] it's not over yet. Not even close."

Mistborn é marcante, singular, inigualável. É, sem dúvida, o tipo de conteúdo que se desejaria esquecer apenas para poder experimentá-lo novamente, só pelo prazer de ser introduzido e tragado por ele como se fosse a primeira vez.
Moringan 03/11/2023minha estante
Uma observação importante: Esta foi minha estreia na leitura de um livro de Sanderson em sua língua original, em sua própria escrita, e devo dizer que os responsáveis pela tradução de seus livros para o português são notáveis por capturar tão fielmente a essência da narrativa de Brandon.
Obrigada a todos os tradutores de livros deste país.

Moringan 03/11/2023minha estante
Uma observação importante: Esta foi minha estreia na leitura de um livro de Sanderson em sua língua original, em sua própria escrita, e devo dizer que os responsáveis pela tradução de seus livros para o português são notáveis por  capturar tão fielmente a essência da narrativa de Brandon.

Obrigada a todos os tradutores de livros deste país.

Henrique 09/09/2022

Mistborn Secrety History
Um livro que explode sua cabeça sobre o universo de mistborn e narrado na primeira era por um ponto de vista diferente do que a gente acompanhou e traz novas revelações quando eu achava que o Brandon não podia me surpreender mais ela vem e mostra que eu tô errado muito bom o livro vale a pena ler e recomendo ler depois ter todos os livros da segunda era pra não pegar spoiler mais tenho certeza que sua cabeça vai explodir.

Ana Carolina 24/11/2022

Favoritei?
Eu não tenho a mínima condição de lidar com o que o Brandon Sanderson faz. O tanto que eu dei risada, surtei e chorei com essa novela? não é normal!! Amei aprender mais sobre a cosmere e ver algumas conexões sendo feitas!! Essa história trouxe um quentinho no meu coração que o fim da Primeira Era deixou, ao mesmo tempo que me deixou desesperada pra ler as próximas histórias nesse mundo e descobrir mais!!

Inácio 22/03/2023

Aprofundando na cosmere
Se BS fez algo primordial em Mistborn primeira era, ele repetiu nesta estória. Sensacional ver o que se desenrolava nos "bastidores" de mistborn e como esta novela nos aprofunda dando conceito e estrutura a grandiosidade que é a cosmere.

L D 09/11/2020

''Sempre há outro segredo'' - Kelsier.
SPOILERS: livros principais e the secret history! Prossiga sob seu próprio risco de estragar a experiência.

Como alguém que já leu as duas eras de Mistborn eu recomendo a leitura deste entre As Sombras de Si Mesmo e Os Braceletes da Perdição* ou somente depois de Os Braceletes da Perdição* por motivos de: você vai ver, rs.

Este livro não é exatamente um spin off, seria o mesmo que dizer que os livros da Cosmere são spin-offs uns dos outros, tudo está interligado, tudo é importante, nada é ''off''.

É uma leitura obrigatória para quem amou Mistborn. Mais elementos da Cosmere foram introduzidos que se interligam nos outros planetas e personagens chave nesse universo, algumas coisas que aconteceram no Reino Físico são explicadas através do Reino Cognitivo com Kelsier no seu pós-morte tendo uma aventura tentando impedir Ruína enquanto entende as estranhezas e novidades que acontecem no Reino Cognitivo.

É recomendado ler ainda antes do quarto livro da segunda era que ainda está para ser lançado de acordo com tudo oque a gente já sabe e viu. The Secret History é apenas o primeiro de 3 livros previstos por Brandon que vão contar os bastidores dos acontecimentos de Mistborn até a quarta era, é bom ter isso em mente também.

É uma leitura bem curta mas muito interessante que ajuda até mesmo a lembrar de pontos importantes que aconteceram na primeira era. Não se esqueçam que nada que o Brandon escreve é por acaso.

* O título original desse livro é The Bands Of Mourning.

Duda 05/09/2022

Resumo da minha leitura: já comecei chorando por que estava com saudade do meu querido Kelsier. Em cada capítulo tinha uma revelação em que eu tinha que parar para poder processar o que tinha acabo de ler. Além dessas pausas, parei para me recuperar de certos encontros e situações que quebraram meu coração incontáveis vezes. Ao longo disso tudo, continuei chorando.

Mas como valeu a pena ler esse livro, não consigo expressar no momento. Amei demais e é mais uma razão para eu amar tanto essa saga.

obs: recomendo ler esse volume depois de Bands of Mourning, pois tem um spoiler importante do final desse livro.

Matheus Ferreira 01/05/2021

Respostas e mais perguntas
Difícil fazer uma resenha sobre essa novel sem dar spoiler, pois acho que sua sinopse já é spoiler se você ainda não leu a primeira trilogia E a segunda trilogia (leia as duas antes de ler essa novel)

Vou simplesmente dizer que é uma história importantíssima pro universo de Cosmere, principalmente como complemento para a primeira trilogia de Mistborn e a segunda trilogia, então leia ambas ntes de se aventurar aqui

A leitura, além de ser muito informativa e cheia de insights importantes, é fácil e bem gostosa.

Bru | @serialivros 07/11/2020

Genial
Eu não sou muito adepta de ler spin off, novels ou seja la o que for fora da sequencia principal da história. Mas aqui, fez toda a diferença. Houveram coisas que aconteceram em mistborn que me deixaram de orelha em pé, e com essa novel eu pude ficar mais de orelha em pé ainda mas com muitas respostas as questões que me intrigavam. Mas como é a cara do Brandon Sanderson, fiquei com novas questões a serem respondidas

1 | 2 | 3 | 4