Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Pri 13/08/2017

Harry Potter é para adolescentes?
Comecei a ler a saga Harry Potter meio despretensiosamente, sempre gostei do filmes, já os assisti milhares de vezes. Mas apesar de ter a coleção desde 2015, não tinha "parado" para ler ainda.
Às vezes pra quem está de fora é difícil compreender como uma mulher, mãe e professora, de 29 anos pode estar lendo Harry Potter e amando cada livro.
Mas ao ler "O Enigma do Príncipe", qualquer resquício de dúvida se essa saga é adolescente ou não desapareceu. Ao fim do livro fui literamente às lágrimas.
Só posso dizer a quem faz cara feia quando digo que estou lendo Harry Potter que não sabe o que está perdendo. Que essa história que parece ser tão bobinha a quem está de fora encerra uma riqueza de aprendizado incrível.
Sim, sou mais uma apaixonada pela saga Harry Potter! Pretendo ler e reler, além de apresentá-la ao meu filho quando tiver idade.
E se posso dar uma conselho... Leia sem preconceito. É surpreendente.
P.s. Sim, os livros são melhores que os filmes!

Raquel 23/07/2017

Fortes emoções e uma perda irreparável.

O sexto livro inicia com um panorama de como anda o mundo da magia após a volta de Voldemort. O encontro entre o Primeiro-Ministro dos Trouxas e o novo Ministro da Magia, Rufo Scrimgeour é a prova que nem mesmo o ministério tem conseguido se sobressair ao caos. Pessoas têm desaparecido, ataques sucessivos são frequentes e até mesmo o Beco Diagonal mudou seu alegre cenário para ruas quase desertas. O ambiente sóbrio ganha uma nova tonalidade quando acompanhamos uma conversa intrigante na Rua da Fiação entre Belatriz Lestrange, Narcisa Malfoy e Snape, que realiza o voto perpétuo, um juramento inquebrável, no qual o professor se propõe a ajudar Malfoy numa missão em favor do Lorde das Trevas. Tudo é suficiente para deixar o leitor com a pulga atrás da orelha.

Somos levados ainda à residência dos Dursley, onde Harry é convidado por Dumbledore para passar o restante das férias na “Toca”. O diretor aproveita a ocasião para uma conversa séria com os tios do garoto, esclarecendo inclusive o motivo porque ao longo dos anos ele tem voltado para casa. No caminho para a residência dos Weasley, o diretor e o bruxinho visitam um antigo professor de Hogwarts, Horácio Slughorn, no qual Harry é usado como atrativo para convencê-lo a retornar ao cargo. Ainda no final das férias o garoto, Rony e Hermione recebem os resultados dos N.O.M.s e a novidade esse a o é que Harry será responsável pela equipe de Quadribol da Grifinória. As mudanças não param por aí, e s sur presa não é menor quando é anunciado que finalmente Snape tornou-se professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
Rony e Gina passam a serem integrantes no time de Quadribol, e é claro acompanhamos o despertar dos sentimentos de Harry pela garota. Outro fato que tem causado alvoroço é o sucesso de Harry nas aulas de poções; o responsável na verdade é um antigo livro, cujo usuário misterioso se intitulava “Príncipe Mestiço”. O Sucesso de Harry tem incomodado não apenas os colegas, mas especialmente Mione que acha trapaça o que o amigo faz. Além de instruções inusitadas, o livro apresenta vários feitiços e encantamentos em forma de anotações criados pelo dono. Ao ser premiado na primeira aula de poções, Harry ganha uma poção da sorte (Félix Felicis), a qual será muito bem utilizada para conseguir desvendar uma memória alterada do professor Slughorn.

Se estamos falando de bruxinhos adolescentes, aqui também temos um Harry mais introspectivo e apaixonado, um Rony que namora Lilá Brow mas que não tira os olhos de Mione, que por sinal anda pelos cantos abatida com as atitudes do ruivo. Além dos desvaneios amorosos, Harry anda paranoico com as tramas de Malfoy, acreditando que ele seja o responsável pelos acidentes como o colar enfeitiçado; outra coisa alimenta a paranoia de Harry é o sumiço misterioso detectado no Mapa do Maroto, quando Draco não sai do território da escola. A parte sentimental livro é alimentada no vinculo paternal entre Dumbledore e Harry; o diretor se propõe a dar aulas particulares, utilizando a penseira para mostrar fragmentos de memórias relacionadas a origem e a busca pela imortalidade utilizando as Horcruxes por Voldemort.

A partir daí, o ritmo da narrativa é frenético. Os acontecimentos serão como peças de dominó. O desfecho é de derramar lágrimas e causar um aperto no coração: a missão de Harry e Dumbledore para recuperar uma das Horcruxes, a invasão dos comensais da morte em Hogwarts, a atitude de Snape ao fugir, a descoberta da falsa Horcruxes e a inutilidade do perigo enfrentado, o sentimento de luto e tragédia que impregna as páginas finais e a tristeza de Harry são fatos tão palpáveis que é impossível não se emocionar. É como se aqui, finalmente houvesse o rompimento do vinculo entre a doce inocência e a chegada na fase adulta, onde Harry provavelmente deverá enfrentar o futuro sozinho; todos aqueles que poderiam enfrentar suas batalhas ficaram pelo caminho.

"É o desconhecido que receamos quando olhamos para a morte e a escuridão, nada mais.” (p.410)

Muitas interrogações serão respondidas no próximo livro, enquanto isso, estamos em processo de superação pelos acontecimentos desse volume da série. Incrivelmente triste e fantástica a sexta leitura de Harry Potter!

Douglas.Braga 19/07/2017

Novos horizontes
Nunca, sequer por um segundo, pensei que fosse redescobrir o significado das palavras vida, amor, amizade e coragem à essa altura, pelos livros de Harry. E excepcionalmente esse consegue, muito que pelas palavras de um personagem, fazer isso com maestria. Mais do que um livro com leitura tão fluida e agradável, este é uma beleza da literatura que toca perfeitamente o coração do fã da saga. Muitas pessoas no mundo precisavam de uma ajudinha desse livro para reverem seus conceitos de vida. Saio dessa leitura como uma pessoa mais compreendida de tudo que pensava saber, mais humilde de tudo que pensava ter capacidade; a vida vale, e enquanto valer sempre deveremos lutar, e lutar...

Fernanda.Granzotto 13/07/2017

Meu livro favorito do harry potter
Meu livro favorito do harry potter

GabyhCL 08/07/2017

Resenha: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Resenha no blog:

site: http://www.geeklegend.com.br/2017/04/resenha-harry-potter-e-o-enigma-do.html

Aninha 30/06/2017

Caiu um cisco no meu olho...
Nesse sexto livro, a J. K. Rowling compensou a falta de contato entre Harry e Dumbledore que aconteceu no quinto livro. Nesse, eles estiveram bastante próximos. O que foi muuuito bom e bastante doloroso em determinado momento.
Na matéria de Poções, Harry fez uso de um livro que havia pertencido ao Príncipe Mestiço e que vinha com umas dicas que facilitaram bastante a vida de Harry fazendo dele um aluno melhor que a Hermione nessa matéria. O que não deixou a colega muito feliz.
Fomos apresentados ao passado de Tom Riddle e pudemos ver como começou o seu fascínio pelas artes das trevas.
Apesar dos tempos difíceis, ainda tivemos muita pegação e ciúmes entre os alunos. E Harry, que passou o livro todo de olho em Draco Malfoy, entre todas as atividades, ainda conseguiu desencantar com Gina. Ah, os alunos começam a receber aulas de aparatação, muito legal.
Voldemort não apareceu nesse livro, mas seus comensais seguiram suas ordens e tocaram o terror.
Partiu de Snape o Avada Kedavra mais doloroso de toda saga. Ricochetiando um pouquinho da Maldição Imperdoável no coração de cada fã da saga.
Uma das cenas mais bonitas e emocionantes aconteceu na homenagem para Alvo Dumbledore e reuniu muita gente e muitos seres que figuraram por toda a saga...
Hogwarts vai fechar e talvez não volte a abrir.
Agora, é tomar um pouco da Felix Felicis e se preparar para a leitura do sétimo e "último" livro da saga.

rafael.greicius 26/06/2017

Melhor da série até agora.
Não sou fã dos livros de Harry Potter. Gostava dos filmes, eram divertidos e rápidos, sem muitos detalhes e aprofundamentos. Comecei a ler os livros por curiosidade e por aquele "dever" de ler algo tão impactante para uma geração (que não é a minha).

Todos os livros tem na sua estória aquele fator Deus ex Machina que surge na trama e resolve todos os problemas dos personagens, finalizando a obra. Todas as tentativas da autora em se aprofundar na estória não me pegavam. Entretanto, em 'O enigma do príncipe' finalmente a autora conseguiu que eu me prende-se a algo que já não estivesse retratado nos filmes. É de longe o melhor livro da série Harry Potter.

Apesar de tudo, gosto da série e, sei que não sou o público alvo da série, creio que é uma obra de muito valor para a literatura infanto-juvenil e tem nesse volume o ápice do desenrolar do seu enredo.

ThieMari 19/06/2017

O melhor da saga por enquanto...
Até aqui o melhor livro da saga. Mais uma resenha (sobre a saga) tinha que ser logo após essa incrível história, ainda não me recuperei, estou literalmente de coração partido após o fim do livro.
Me impressiona a imaginação da J.K. Rowling, estou fascinado como essa mulher é criativa ao extremo, gênio!

Maryojonas 14/06/2017

ESTOU COM MEU CORAÇÃO EM FRANGALHOS!!!
Oi pessoal!

Hoje trago mais uma leitura concluída do meu projeto, #LendoHarryPotter.

Terminei de ler agora a pouco Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e estou com o coração em franfalhos. Esse sexto volume trouxe em toda a sua narrativa, diversas revelações e muitas surpresas, que iram nos ajudar a entender o antes, agora e depois, de tudo que rodeia os mistérios do mundo bruxo.

Neste livro, segredos são revelados e novas faces do confronto vem a tona, mostrando quem é quem.

Confesso que esse filme é um dos que menos me atraem na série, mas a magia do livro me conquistou, pelos diversos aspectos não representados na adaptação. A Rowling mostrou novamente sua grande capacidade de escrita, tombando com o meu pobre coração.

Enfim... foi uma leitura incrível, emocionante, impactante e admiravelmente reveladora, me deixando é claro, super ansioso pelo último volume, ao mesmo tempo que lamento que esteja terminando de ler a série.

OBS: Falarei mais das próximas leituras da série aqui no Instagram e no meu canal nos vídeos de leituras. Inclusive já tem um vídeo lá onde falo das 4 primeiras leituras e o que achei de cada uma!

INSTAGRAM LITERÁRIO @MARYOJONAS

HL Castro 07/06/2017

Ótimo livro
Mais uma vez J.K Rowling mostrando que tem bagagem para nos passar uma história na continuação desta saga sem se tornar repetitiva ou entediante. A história flui com novidades e alguns acontecimentos chocantes nas últimas páginas, deixando um belo de um gancho para a continuação e conclusão no próximo livro. Recomendo!
Ninna 29/07/2017minha estante
undefined

Kellbet 30/05/2017

Eu simplesmente amei todos os livros, então já nem sei mais o que dizer sobre eles. (Risos)
Harry Potter é famoso desde seu nascimento e a cada livro ele fica mais famoso no mundo da magia. E por esse motivo não podemos esperar menos que um ótimo enredo para o enigma de quem é o tal príncipe.
E é claro que sempre temos teorias e no fundo é sempre alguém que talvez a gente já saiba e só não quer admitir.
Harry Potter é envolvente, emocionante e empolgante.

;)

site: https://kellbet.blogspot.com.br/2017/05/jk-rowling-harry-potter-e-o-enigma-do.html?spref=fb

Maitê 28/05/2017

Mais um excelente livro
Gosto muito da relação entre Dumbledore e Harry nesse livro, o que só dar tornar o fim ainda mais doloroso. O Harry passa a maior parte do tempo obcecado pelo Malfoy, e ocasionalmente lembra que está "apaixonado" pela Ginny. Não entendi esse relacionamento na primeira vez que li e agora anos depois vejo claramente que o Harry tem uma grande necessidade de se sentir parte de uma família e inconscientemente ele transfere esse desejo para a única irmã da sua família escolhida. E ela, que sempre teve uma paixão conto de fadas por ele, acaba só reforçando esse sentimento quando ele salva ela é vira seu herói de fato, na realidade sãos duas pessoas que não se conhecem mas amam um ideal.

Melvis 25/04/2017

Quase imortal
Quem imaginaria um final tão bem bolado , revelador e assim mesmo triste.