O Chefão

O Chefão Mario Puzo

Resenhas - O Chefão

Marcal4 11/12/2021

Maravilhoso
Bom pra ***** , livro incrível, a história te prende demais. É aquele tipo de livro que você pensa, porque não li ele antes?, e quando acaba ele da saudade.

Negres 12/10/2021

A Violenta e Poética História da Sicília nos Estados Unidos
Talvez Mário Puzzo não tivesse a dimensão do sucesso que se tornaria seu incrível romance "O Chefão", mas além de um Best Seller que deu origem ao premiado, belo e histórico filme "O Poderoso Chefão" de Francis Ford Coppola, "O Chefão" impressiona pela forma poética de contar a história da Máfia Italiana nos Estados Unidos mas não contar apenas uma história de violência, mas sim como era a Itália com seus costumes dentro dos Estados Unidos no auge dos anos 30 e 40.
Eu assisti o filme primeiro, porém posso dar a dica de que vale muito a pena ler esta obra prima, pois há diferenças e explicações de acontecimentos no filme.
O modo único de colocar a vida Italiana e suas famílias mafiosas por Mário Puzo nos faz entender porque o Poderoso Chefão fez tanto sucesso. Para os amantes de um bom romance este livro é imperdível, uma história regada a azeite, vinho e muitos tiros.

Boa leitura
Sinopse por Ricardo Maia 11/10/2021

Gui Mendes 02/08/2021

Melhor que o filme
Assisti o filme do Poderoso Chefão há alguns anos, e de cara se tornou um dos meus favoritos, simplesmente tudo no filme é incrível e surpreendente.
Mês passado minha vó achou alguns livros antigos de uma coleção em um baú, e graças a Deus, esse era um deles. Nunca fui muito fã daquele papo de que todo livro é melhor que o filme, mas é inacreditável como uma história que já era boa, ficou melhor ainda, tentei assistir o filme quando tava no meio do livro e parecia que tava na velocidade 2 de tão rápido que aconteciam as coisas. Enfim, baita livro.

Ricardo.Borges 11/06/2021

O livro e o filme
Foi um desafio pessoal ver aquele livrão exposto na prateleira: vou ler! Eu era novinho mas fiquei tão impressionado que, tempos depois, quando vi o filme - que, pasmem, é ótimo também! - parecia q estava com um álbum de figurinhas em mãos: eu reconhecia todos os personagens, toda a trama, tudo! Por isso, e por outras coisas, considero este um dia melhores livros que já li!

André 22/05/2021

Excelente! Até o momento é o melhor romance americano que já li. Tática e estratégica, a família Corleone mostra porque se tornou a mais poderosa dos Estados Unidos. Um livro sobre máfia, sobre o lado B da legislação tributária e social.

Lucas.Rocha 16/05/2021

Vou fazer uma proposta que ele não irá recusar.
Finalmente li esta obra, gostaria de ter lido antes de ver os filmes, o romance retratado nas telas do cinema. É quase impossível desassociar as obras. Enquanto lia vinha na mente as cenas clássicas do tão aclamado filme de Coppola, perdi um pouco da imaginação criativa, que a leitura nos dá, de criar a imagem e a aparências dos personagens que os autores nos descrevem nas páginas, porque estava gravada na minha mente, as imagens dos atores brilhantes que deram vida aos personagens de Mario puzo. Falando um pouco do filme Na Primeira vez que tive contato com a obra, supunha que seria mais um clichê sobre a máfia! Estava eu redondamente enganado, já perdi as contas de quantas vezes vi e revir esta grande obra, se não, a mais brilhante retratação e romantização da vida no crime. A trama se mostra fidedigna ao livro do Gênio Mario Puzo, nas mãos de Coppola outro Gênio, esta obra foi eternizada sobre as telas. A trilha sonora é esplendida e melancólica, a música de Nino rota toca o fundo da alma. Aquela atuação de Marlon Brando, para mim, é, a mais perfeita da Sétima arte, o personagem que o ator retrata é cativante, se não o mais célebre personagem do cinema. Lendo o livro após ver e rever várias vezes o filme, fica claro que esta é uma adaptação quase que perfeita, a quem diga que o filme seja superior ao Romance. Voltando ao livro, a maneira que o autor nos conta a história é cativante, ele nos dá uma linha do tempo depois nos mostra acontecimentos, voltando no passado ou nos mostrando o desenrolar da trama futuramente, no ponto de vista dos personagens. A maneira que ele descreve as pessoas da história, cada detalhe dos aspectos físicos e na personalidade dos indivíduos, os lugares e a riqueza de detalhes torna a leitura muito agradável. Sinceramente não sei falar qual das obras é melhor, por amar o cinema fico com o filme, mas não dispenso o livro, na verdade, fico com os dois. O Chefão é uma romantização da vida no crime, na verdade, da vida mafiosa, da máfia siciliana, nos mostra que até personagens cruéis podem amar e serem amados. Esse livro é um clássico que todos deviam conhecer.

Luara 19/03/2021

Bença padrinho
Esse livro me causou um misto de sentimentos. Pensei por várias vezes abandonar, não estava engatando, mas que bom que insisti.

A trama é bem montada, os personagens são incríveis, inclusive queria conhecer mais sobre alguns, como o médico Jules.

Uma das minhas partes favoritas foi saber mais sobre Don Corleone, a história dele é muito interessante.

Recomendo a leitura, e recomendo também um pouco de paciência, é um bom livro, mas acredito que muita gente vai ter dificuldade em ler tudo de uma vez só.

Lívia Galvão 12/02/2021

O Fabuloso comércio de azeite
Simplesmente sensacional! Um livro fluído e com uma história que te prende até a última página. Uma história bem fechada e amarrada que mostra pessoas muito inteligentes conduzindo um lucrativo negócio de azeite. Entre nós s revesses e conquistas do negócio o livro conta também a história da família Corleone.

Leonardo.Fattore 12/01/2021

Sou suspeito de falar
Eu amo o filme, o livro, a história, tudo que esse livro contém me encanta. Como disse, sou suspeito por falar.

Joao.Vitor 08/12/2020

História envolvente
A história é bem envolvente e te coloca em um estado de ansiedade para saber qual é o fim da máfia.
O livro registra aspectos machistas da sociedade na época em que a história é relatada e serve como ponto de observação para conhecimento de elementos de um machismos estrutural de uma sociedade.

@carletogabriel 11/06/2020

Envolvente
Meu primeiro livro lido, nem lembro qndo li.
Envolvente do inicio ao fim. Me senti ligado a "Cosa Nostra", impressionante a honra e a intelogencia q foram necessarias para construir e manter um legado.

Flavio.Gabriel 11/05/2019

Como um wisky
Esse é o tipo de livro que não deve ser lido, deve ser bebido como um wisky ao longo dos dias. Algumas horas com intensidade e volume, outras horas bebericando e degustando. Mas invariavelmente depois de algumas páginas lidas, você sente a sensação enebriante chegando.
A história parece ter sido tirada de histórias de mafiosos de verdade, onde há a construção de reputações, a confiança na palavra e a pura desconfiança e traição, o amor a lá italiana e toda a genialidade do enredo que se já é boa no filme, no livro é ainda mais impactante. Perfeito.

Samuel.Nonoka 19/04/2019

Fantástico
O Chefão é um clássico. Uma obra extraordinária de Mario Puzo.

Victor.Sadi 31/03/2019

The GodFather
Sinceramente eu ficava receoso quanto ao filme/livro mas depois que li o livro achei fantástico apesar de ter pontos fracos como algumas tramas secundárias que achei até certo ponto desnecessário em algumas na outras são totalmente necessarias tanto que quando vi o filme achei que faltou certas coisas e o livro te inseri na história de uma forma tão grande e espetacular que vc acha que aquilo realmente aconteceu que são fatos reais simplesmente fantástico e um livro que julgo que todos deveriam ler pelo menos uma vez