A Cura Invisível

A Cura Invisível Andrew Smith

Resenhas - A Cura Invisível

Christiane.Sérgio 21/05/2021

O que seria a cura invisível?
Para cada pessoa ela vem de uma forma diferente. Cada um enxerga de acordo com suas vivenvias e convicções.

E assim é a cura invisível de Troy e de todos os que fazem parte de sua vida como Tom e Gabe, seus melhores amigos, para Luz que é a sua paixão, para seu pai e para Rose uma senhora que vive sozinha em suas terras.

A vida dessas pessoas estão entrelaçadas nas alegrias e tristezas, nos amores, na vida e na morte.

Foi difícil me apegar a leitura, mas consegui me conectar a proposta do autor e ver a beleza desta história.

O que posso mais dizer... três garotos subiram a montanha, mas nenhum deles voltou...

Hebert Braz 22/12/2020

Não foi dessa vez
Eu amo o Andrew Smith. Meu livro favorito é Minha Metade Silenciosa, escrito por ele. Gosto um pouco menos de Selva de Gafanhotos, mas ainda é um bom livro.
Infelizmente não posso dizer o mesmo quanto a esse aqui.
O enredo gira em torno do Troy e seus amigos, todos moradores de uma zona rural, onde passam seus dias das férias de verão trabalhando nos ranchos de suas famílias.
Teoricamente, esse é um romance amadurecimento, mas problema dessa história, para mim, é que ela não possui um norte. As coisas vão acontecendo meio aleatoriamente e acabam não tendo propósitos narrativos nenhum. O "vilão" da trama também não colabora, pois mais genérico impossível.
No fim dá pra perceber que houve um amadurecimento dos personagens, e essa parte até que é legal (principalmente do Tom, reizinho do livro), mas no geral, os personagens são muito fracos e pouco cativantes.

nicorobin 18/11/2020

Esse livro é incrível demais. No início não é muito atraente, mas, depois de 50 páginas, você acaba se afeiçoando aos personagens. Sabe a sensação de sentir nostalgia por uma época que não viveu? É exatamente essa a experiência que esse livro me proporcionou. Abençoado seja meu amigo, que não curtiu o livro de início e o deu para mim, sou eternamente grata.

Thalita Branco 10/07/2017

Resenha ~ A Cura Invisível - Andrew Smith
Tanto na sinopse quanto no primeiro capítulo do livro sabemos que “Três garotos subiram a montanha, mas nenhum deles voltou…”. Conhecemos então Troy, Gabi e Tom, três grandes amigos criados em meio a cavalos. Troy sofre com o recente falecimento da mãe e encontra alento na companhia de seus amigos e do seu simpático cavalo Reno. Gabi é filho do grande rancheiro local, um rapaz amável que se ressente da falta de confiança do pai, que o acha mole e considera a filha Luz mais apta a lidar com a fazenda. Por fim Tom, filho de um alcoólatra que trabalha no rancho, dedicado ao serviço e amigo divertido e fiel.

Troy é apaixonado por Luz desde a infância. Todos os quatro se dão muitíssimo bem e quando não estão na escola passam o tempo trabalhando e andando a cavalo. A menos que Chase, o mimado filho do xerife local, entre em seus caminhos. Também preciso mencionar Rose, uma senhora que vive sozinha em suas terras em meio a cavalos selvagens e que faz amizade com Troy e Tom.

Pela sinopse imaginei algo totalmente diferente, uma história um pouquinho mais voltada para um thriller. Esperava agitação e cheguei até a página cem pensando “Quando é que algo vai acontecer nesse livro?”. Enfim percebi que o “algo” já estava acontecendo e passei a realmente apreciar a leitura.

Narrado em primeira pessoa por Troy, A Cura Invisível segue tranquilamente como os passos leves de um cavalo manso, mas não é por que ele está devagar que a jornada é menos interessante. A leitura flui muito bem, ainda mais pois fica-se na curiosidade sobre os tais três garotos que subiram a montanha e não voltaram.

A amizade dos meninos é cativante e sua construção de personagem torna-os facilmente memoráveis. Gostaria de ter visto mais sobre Luz, mas aí reside um pequeno problema dos livros em primeira pessoa. Troy não passava o tempo todo com ela, então é compreensível ficar na curiosidade sobre suas ações. O relacionamento dos meninos com Rose também é bacana, com seus diálogos escritos como se ela fosse uma pessoa sem instrução, conferindo-lhe um charme especial.

A Cura Invisível se mostrou uma bonita história de amizade com seus toques engraçadinhos, mas na maior parte do tempo bastante triste. Aquele tipo de livro que nos faz pensar sobre as perdas em nossas vidas. Quando percebi que ele não tomava o rumo que inicialmente imaginei, pensei que que não fosse gostar da história, mas muito pelo contrário. Ele me tocou e me fez refletir, tornando-se uma boa e sensível leitura.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Aninha 12/05/2016

Uma boa experiência
Leia a resenha no blog com fotos e editada > http://www.byanak.com.br/2016/05/livro-editora-gutemberg-cura-invisivel.html

Em a Cura invisível conhecemos 3 adolescentes Troy, Tom e Gabe, cada um deles tem uma história para contar. Troy perdeu o irmão e em consequência a mãe acabou morrendo de tristeza (depressão). Com essas duas perdas ele e o pai mal se falam, apenas o necessário. Tom tem um pai alcoólatra e a mãe os deixou. Gabe tem uma irmã chamada Luz que é mais durona que ele e por isso ganha o respeito do pai no lugar do irmão. Troy e Tom conhecem uma senhora chamada Rose, dona de algumas terras onde vivem cavalos selvagens que ninguém conseguiu domar e começa uma bela amizade.

Troy, Tom e Gabe tem um inimigo na cidade, Chase Rutledge, filho do xerife, um garoto que faz o que quer e nunca vê as consequências, até o dia em que ele tenta mexer com Luz, irmã de Gabe e namorada do Troy, Gabe para defender a irmã atira em Chase. A Partir daí Chase quer se vingar dos três amigos mais isso pode ser perigoso para todos, todos podem sair feridos ou/e mortos.

O livro é bem tranquilo, a maior parte é sobre a vida dos garotos, como foi a vida deles, o drama de cada um. Mesclando também o namoro do Troy e da Luz, a amizade dele com dona Rose e a morte de 3 garotos no final - Não é Spolier! porque na sinopse do livro fala que 3 garotos subiram a montanha e não voltaram.
E eu confesso que interpretei errado quem seria os três que morreriam (graças a Deus!) e acho que todo mundo que ler vai na mesma linha de pensamento que eu e fica ansiosa pra saber como eles morrerão e o porque. Isso foi o que mais me motivou na leitura, não é uma leitura instigante, como já falei ela é tranquila mais não é chata. Não é um gênero literário que eu tenho cortumes de ler ou tenha lido. Foi algo novo pra mim, nunca li drama adolescente, mas foi uma boa experiência. Para quem gosta do estilo é um prato cheio. Se eu indico? sim! é muito bom ler de tudo um pouco para saber o que realmente gostamos, achei uma boa experiência.

site: http://www.byanak.com.br/2016/05/livro-editora-gutemberg-cura-invisivel.html

Hsc_Aju 04/04/2016

A Cura Invisível - Andrew Smith - Gutemberg - 2016
Andrew Smith nos apresenta mais uma drama juvenil, que nos pega pela alma e pela simplicidade. Frente a outros dramas dele como Minha Metade Silenciosa, ele está mais atrás, mas não deixa de ter seu valor e muito bem representado pelo crescimento pessoal em meio a amizades e intrigas. Se prepare para um livro que uma página lhe deixa nas nuvens, e outra página lhe faz ficar apreensivo pelo que vem a frente.

Restante da resenha no link:

site: http://www.papeletas.com.br/2016/04/a-cura-invisivel-andrew-smith-gutemberg.html

@marcosmelhado 24/07/2017

Sinopse Enganadora
A sinopse oficial do livro começa assim: “Três garotos subiram a montanha, mas nenhum deles voltou…”. Toda a descrição nos remete então a algum tipo de Thriller. Conforme a leitura avança eu fiquei pensando "Quando será que vai acontecer alguma coisa?". Me senti enganado. Faltou cuidado da editora. Por conta disso achei que terminaria a leitura meio frustrado, mas não foi o que aconteceu. O livro é narrado em primeira pessoa, por Troy, contando o dia a dia dele e a relação com os amigos. Demora até vc entender que se trata de um drama. É bonito acompanhar o laço formado entre eles e o romance , que pra mim é uma problemática em livros YA, foi sutil e muito realista. Me deu muita vontade de ter um cavalo e acampar em volta de uma fogueira. Esse é aquele tipo de historia em que os personagens vão fazendo escolhas e você sabe que vai dar ruim mas não pode fazer nada. A sensação é de que as coisas tinham que ser daquele jeito. Fiquei satisfeito com o triste final.

"Talvez existam coisas neste mundo Que a gente simplesmente não tem que saber o que significam. E você fica tentando entendê-las, e acaba só ficando frustrado, quando na verdade deveria esquecer delas e pensar em outras coisas. Porque você nunca vai entender mesmo por qual razão é obrigado a ver pessoas que você ama irem embora e desaparecerem da sua vida."
Marcos Ogre 28/07/2017minha estante
Gutemberg tem cada sinopse... Nós livros do Smith elas são piores ainda!

@marcosmelhado 28/07/2017minha estante
Sim, totalmente destoante.

victor lopes 29/11/2017

Livrão da p*rra!
Eu sou suspeito pra falar, porque adoro o Andrew Smith e leria qualquer coisa que ele escrevesse. Mas esse livro é maravilhoso demais!
Não dá pra falar muito sobre a história sem dar spoiler, então digo apenas que o livro fala sobre amadurecimento, sobre crescer e se tornar adulto. Eu tenho uma paixão enorme pela narrativa do Andrew porque ele tem a capacidade de colocar sentimento em cada palavra, e esses sentimentos sempre me atingem com uma força bastante incomum. É muito difícil que um livro faça isso comigo, mas com os livros dele eu já sei que isso sempre vai acontecer.
Então, mesmo que o cenário da história esteja o mais longe possível da minha realidade, afinal o enredo se passa em meio a fazendas e caubóis e armas e animais, eu consigo me enxergar no que é contado. E acho sinceramente que não é difícil que isso aconteça com qualquer pessoa que o leia.
A narrativa de crescimento dos personagens, os quais são todos muito bem definidos em suas características, é bem crível e tocante. Torcer por eles e viver as angústias de todos é algo real durante a leitura.
Eu amei demais. Amei a velocidade da história, que é lenta, mas li em poucos dias. E amei cada pedacinho de aprendizado que tive com ela. Mais um livro pra eu ter certeza absoluta de que Andrew Smith é um dos meus autores favoritos e uma grande inspiração com seu estilo de escrita que é incomparável. Quero ser igual a ele quando crescer!

Tamy 27/01/2018

A cura Invisível
🐎 Resenha 🐎: Posso dizer que aprendi uma coisa muito importante com esse livro .
Que NUNCA devemos deixar nada pra próxima vez ,pois talvez não aja mais uma próxima vez ! Eu realmente AMEI 😍 o modo como o autor descreve os cenários por onde eles passam,as características que cada personagem nesse maravilhoso livro tem e o quanto ele fez com que eles (os personagens ,no caso ) amadurececem, mesmo que de um modo que me fez , chorar muito .Muito mesmo .
Eu posso dizer por experiência própria que esse livro é um daqueles que, quando a gente olha pra capa , pro título , lê a sinopse é se apaixona de cara .
Eu quero MUITO ler outros livros , desse autor . um que já tenho em mente, futuramente ler , é o livro "Minha Metade Silenciosa" . 🐎🐎🐎🐎.................................................... E aí gostaram da resenha😉 ? Já leram esse livro 🤔? Se sim me digam oque acharam dele 😎. Comenta aí em baixo oque você achou da resenha ! 😘

Shirley.Peixe 15/05/2020

Um Grato Acaso
Encontrei este livro em um saldão. Nunca tinha ouvido falar em Andrew Smith, mas a temática chamou a minha atenção de alguma forma.
A leitura de "A Cura Invisível" é fluida, bem descritiva do ambiente retratado, os personagens são agradáveis.
Como muitos mencionaram, a sinopse nos faz tomar conclusões propositalmente erradas acerca do desenrolar da história, mas talvez as "surpresas" tenham sido realmente o ponto alto da experiência.