A Procura de Vida Inteligente

A Procura de Vida Inteligente Victor Allenspach

Resenhas - A Procura de Vida Inteligente

Andresa 08/11/2016

Fascinante!
Antes de mais nada, o que mais me chamou atenção foi a criatividade imensamente rica do autor e as sacadas humorísticas inteligentes usadas ao longo de “A Procura de Vida Inteligente”. Victor escreve muito bem e a forma como relata cada aventura, planeta, asteroide ou criatura é feita de uma forma tão segura que por pouco não consideramos tudo aquilo real.
A história se passa em um período em que a civilização humana já possui conhecimento avançado acerca do universo, sendo capaz de percorrer a galáxia em viagens interplanetárias a bordo de grandes cruzadores.
Apesar disso, creio que o ponto central do livro não é necessariamente esse, mas sim uma abordagem mais profunda da inteligência artificial em um mundo onde as máquinas são super presentes no dia a dia das pessoas como meros serviçais. Mas será mesmo que elas vivem subservientes? Será que elas são mesmo artificiais? Quem garante que, quando todos os humanos não estão por perto, os circuitos não ficam ali arquitetando uma revolução das máquinas?
Impossível não relacionar o humor diferente e, em partes, carregados com críticas ao nosso modo atual de vida, ao nosso querido Douglas Adams em "O guia do mochileiro das galáxias". Ou associar a insubordinação de Boris ao livro "Eu, robô", de Asimov. Mas, aos poucos, acabamos deixando todas as comparações de lado para contemplar a forma própria de escrita do autor.
Outro ponto que me chamou a atenção foi a presença constante da realidade virtual na vida dos humanos do livro, que muitas vezes reclamam da presença dos robôs, mas permitem que o universo virtual e ilusório tome conta de suas vidas e elimine aos poucos suas relações com outros humanos. A reunião de todas essas situações nos levam a refletir sobre uma realidade que, talvez, não esteja tão distante assim do nosso mundo real, onde a tecnologia já impera e, aos poucos, nos transforma em escravos dependentes.
Os contos não seguem um ordem temporal linear, por isso confesso que, à princípio, fiquei um pouco perdida e demorei para avançar na leitura. Mas, a cada conto, ia ficando cada vez mais instigada a seguir em frente, mais fascinada pelo livro todo e por Boris... Algumas cenas são realmente desconfortáveis e trazem até um leve clima de tensão, mas, ao fim, queria ler tudo de novo só ter o prazer de ver todas as peças encaixadas nos seus devidos lugares!
Sobre a edição, não podia ser mais adorável. Feita exclusivamente para book tours, há instruções a seguir e um espacinho especial para que possamos gravar nossas impressões para futuros leitores. As páginas recicladas são um chame a mais, com fontes de bom tamanho e uma capa simples, mas de muito bom gosto que combina maravilhosamente bem com o conteúdo.
Para finalizar, recomendo imensamente o livro para quem adora um livro nacional de qualidade! Mas se você se refere a ficção científica, melhor ainda: esse livro é pra você (entendedores entenderão!).

site: http://www.umdiamelivro.com.br/2016/11/livro-procura-de-vida-inteligente.html
Renata Mofatti 08/11/2016minha estante
Então estou mais do que recomendada porque adoro um livro (e incluo também filme) nacionais de qualidade!

Andresa 08/11/2016minha estante
Ai, eu tbm Renata. Amo conhecer nacionais. Acho importante valorizar também o que é da nossa terra...

Aelita Lear 20/01/2020

Vale a pena ler!
O livro é muito bem escrito e tem uma narrativa inteligente. Tudo o que você espera encontrar em um livro de ficção científica, você acha em A Procura de Vida Inteligente: Robôs, naves, tecnologia... É interessante como o autor faz uma liga entre os contos, usando de um mesmo personagem para uni-los.