Os 10 pecados mortais do marketing

Os 10 pecados mortais do marketing Kotler

Resenhas - Os 10 Pecados Mortais do Marketing

Vic 01/05/2021

Esse livro é sensacional!!!! Para quem está pensando em abrir uma empresa, até mesmo, um ótimo manual para se deixar na mesa dos gerentes de Marketing das grandes empresas.

Coloca pontos que muitas vezes deixamos passar em nossas estratégias, e o mais legal?Fala sobre o verdadeiro, PRIMEIRO CLIENTE! Os funcionários da empresa.

Eles são de longe uma fonte riquíssima de ideias, melhorias e inovações.

Mirian 29/04/2022

O livro é muito bom e tem boas referências pra quem quer aprender sobre marketing e como desenvolver cada situação.

Glauber Rosendo 30/09/2022

Promete a cura do câncer e entrega aspirina.
Honestamente, não muito o que dizer porque o livro carece de conteúdo relevante.

Esses "10 PECADOS MORTAIS DO MARKETING" é só um flato ao vento. Normalmente, quando vejo títulos como esse já viro a cara. No entanto, por ter lido Marketing 5.0 do mesmo autor e achado satisfatório, resolvi dar uma chance. A lição que fica é: nunca traia suas convicções. Haha!

Bom, pra não dizer que é inútil, ele reforça de forma breve a importância do marketing como ciência, a atuação do profissional sobre os 4p's, o modelo STP (segmentação, targeting e posicionamento), a verticalização do time de venda, além dos elementos "PESTA" de avaliação de negócio (Político, Econômico, Social, Tecnológico e Ambiental).

Contudo, não se empolgue. Passa de forma muito breve por tudo isso. No geral é só um livro para reflexão sobre conteúdos já estudados em outros materiais. Procure outra coisa pra ler.

Varga 29/12/2010

Escrito em 2004, “Os 10 Pecados Mortais do Marketing” traz as primeiras análises e conclusões que o prof. Philip Kotler – considerado o “pai do Marketing Moderno” – fez ao diagnosticar que o Marketing estava mudando no inicio do novo milênio. Ou melhor, que o mundo e o Mercado estavam mudando e, portanto as práticas “de então” do Marketing necessitavam mudanças. Muitas Empresas se julgavam “fazendo Marketing” da forma correta, quando na verdade não estavam ou mesmo estando para os paradigmas de então, precisavam se abrir para monitorar novos conceitos por vir.

Esse estudo do prof. Kotler, analisando esses “pecados”, culminou mais recentemente (2010) com o seu novo conceito e livro, o “Marketing 3.0”, cuja leitura é altamente recomendada.

Seus “10 pecados” ainda são muito reais e vivos nas Empresas de hoje:

1. Sua Empresa não é suficientemente focada no marketing e orientada para o cliente.
2. Sua Empresa não tem entendimento completo dos seus públicos-alvo.
3. Sua Empresa precisa definir melhor e monitorar os concorrentes.
4. Sua Empresa não tem administrado adequadamente o relacionamento com os stakeholders.
5. Sua Empresa não é boa em encontrar novas oportunidades.
6. O processo de planejamento de marketing de sua Empresa é deficiente.
7. As políticas de produtos e serviços de sua Empresa precisam de ajustes.
8. A capacitação de construção de marcas e de comunicação de sua Empresa é deficiente.
9. Sua Empresa não está bem organizada para a prática eficiente e eficaz do marketing.
10. Sua Empresa não usou ao máximo a tecnologia disponível.

Sob a ótica do novo Marketing 3.0, talvez o único pecado que merece ou merecerá uma pequena nova grafia é o 1º: “Empresa não é suficientemente focada no Cliente.” Sem dúvida o foco no Cliente faz TODO o sentido no agora chamado “Marketing 2.0” e sempre será essencial, mas num panorama de Marketing 3.0, esse foco, gradativamente se amplia do Cliente para o Planeta. Em médio prazo, o real Valor das Empresas vai estar não no que elas “entregam” para o Cliente, mas no que elas “entregam” e fazem para o Planeta, para a Humanidade como um todo.

Como preâmbulo de “Marketing 3.0”, ou para as Empresas ainda se estabelecendo entre o 1.0 e o 2.0, “Os 10 Pecados Mortais do Marketing” é leitura recomendada.

< / >.

Rafael Augustto 25/04/2020

Muito abrangente
Embora seja um conteudo bom, cada tema é abordado de forma muito abrangente

Marceli 27/05/2020

Adorei!
Não é à toa que o Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Ele consegue explicar conceitos fundamentais do marketing de forma simples e objetiva. Torna um assunto técnico em uma leitura interessantíssima e adaptável para realidade de empresas dos mais diversos segmentos.

Guilherme Amaro 12/02/2021

Os 10 pecados mortais do marketing
Outro excelente livro de Philip Kotler, editora Sextante, 2019, capa dura com 141 páginas.

Funcionários não devem ser contratados até que a alta direção defina com clareza quais são os valores, a visão, a missão, o posicionamento e os clientes-alvo da empresa. Assim poderá procurar as pessoas certas, treinar de modo adequado. " Empresas inspiradoras chegam a mudar a forma de tratamento - em vez de funcionários ou empregados, dirigem-se ao seu pessoal como associados ou parceiros. Pg 58.

" Todos os comerciantes oferecem serviços. O desafio é conduzir o cliente por uma experiência memorável. " pg 110

Heloisa 17/07/2021

Extremamente raso
Amo a objetividade atrelada à super didática do Kotler, mas esse livro deixou a desejar.
Extremamente raso, me passou a impressão de ter sido feito por fazer, por lançar, não por um inspiração por trás.
Além disso, as orientações são muito mais aplicáveis à alta gestão do que a analista/gestores de marketing em si. Também foi escrito há muitos anos, com muita coisa desatualizada (por exemplo, quando se fala do uso da internet).
Se quer ler Kotler, leia o Marketing 4.0 que é o melhor da vida. Marketing de A a Z é bem superficial também, mais ainda é bem melhor que esse.

Daniele.Assis 04/01/2022

Os 10 pecados mortais de Marketing
O livro descreve detalhadamente cada um dos 10 erros que o marketing pode cometer.
É interessante para que trabalha com marketing sempre tê-lo a mão.

Fernanda.Mosconi 28/03/2022

Kotler sendo Kotler, né mores
Todo profissional de marketing deveria ser obrigado a ler esse livro uma vez por ano. É completamente indispensável pra carreira de qualquer pessoa.

Sophia.Mariana 20/07/2022

Que nota é essa, Skoob?
Me espanta que nao seja um livro 5 estrelas aqui no app.
Certamente trazer problema e solução de forma tão organizada me permitiu conhecer ainda mais sobre o marketing e ver, de formas diferentes, como posso aplicar no meu dia a dia.
Encantada.

Nila 10/02/2021

Depois de ler marketing 4.0, eu esperava mais dele livro. Talvez para aqueles que buscam respostas rápidas e amplas esse livro seja bom, mas não curti justamente por ser muito amplo generalista. Em minha opinião, não senti que trouxe como solucionar nada. Acho que o ponto legal do livro é utilizá-lo como uma ferramenta para diagnóstico, mas não necessariamente para solução.

Breno Vasconcelos 21/02/2024

Os 10 pecados mortais do Marketing
Ao longo do livro, Kotler identifica e analisa esses pecados, oferecendo insights valiosos e conselhos práticos sobre como evitá-los. Alguns dos pecados destacados incluem a negligência em entender o mercado-alvo, a falta de inovação, a ausência de diferenciação da concorrência, a má gestão do relacionamento com os clientes e a falha em medir o retorno sobre o investimento em marketing.

Com exemplos reais e estudos de caso, Kotler ilustra as consequências desses pecados e oferece orientações para os profissionais de marketing desenvolverem estratégias mais eficazes. No geral, o livro é uma leitura essencial para qualquer pessoa envolvida no mundo do marketing, fornecendo insights valiosos para evitar armadilhas comuns e alcançar o sucesso

Lua 21/02/2022

o autor propõe vários insights referente aos maiores erros cometidos pelas empresas, bem como exemplifica a estratégia de várias empresas bem sucedidas.

Jaciel 05/10/2022

Ótimo livro! Os amantes de Marketing agradecem!
Seja qual for o nível do seu negócio, as orientações dadas nesse livro vão te ajudar.

Leitura objetiva e satisfatória! Durante o estudo, obtive muitos insights para aplicar na minha empresa. Tenho certeza que você terá também.