Varga 29/12/2010
http://andrevarga.blogspot.com/2010/12/os-10-pecados-mortais-do-marketing.html
Escrito em 2004, “Os 10 Pecados Mortais do Marketing” traz as primeiras análises e conclusões que o prof. Philip Kotler – considerado o “pai do Marketing Moderno” – fez ao diagnosticar que o Marketing estava mudando no inicio do novo milênio. Ou melhor, que o mundo e o Mercado estavam mudando e, portanto as práticas “de então” do Marketing necessitavam mudanças. Muitas Empresas se julgavam “fazendo Marketing” da forma correta, quando na verdade não estavam ou mesmo estando para os paradigmas de então, precisavam se abrir para monitorar novos conceitos por vir.
Esse estudo do prof. Kotler, analisando esses “pecados”, culminou mais recentemente (2010) com o seu novo conceito e livro, o “Marketing 3.0”, cuja leitura é altamente recomendada.
Seus “10 pecados” ainda são muito reais e vivos nas Empresas de hoje:
1. Sua Empresa não é suficientemente focada no marketing e orientada para o cliente.
2. Sua Empresa não tem entendimento completo dos seus públicos-alvo.
3. Sua Empresa precisa definir melhor e monitorar os concorrentes.
4. Sua Empresa não tem administrado adequadamente o relacionamento com os stakeholders.
5. Sua Empresa não é boa em encontrar novas oportunidades.
6. O processo de planejamento de marketing de sua Empresa é deficiente.
7. As políticas de produtos e serviços de sua Empresa precisam de ajustes.
8. A capacitação de construção de marcas e de comunicação de sua Empresa é deficiente.
9. Sua Empresa não está bem organizada para a prática eficiente e eficaz do marketing.
10. Sua Empresa não usou ao máximo a tecnologia disponível.
Sob a ótica do novo Marketing 3.0, talvez o único pecado que merece ou merecerá uma pequena nova grafia é o 1º: “Empresa não é suficientemente focada no Cliente.” Sem dúvida o foco no Cliente faz TODO o sentido no agora chamado “Marketing 2.0” e sempre será essencial, mas num panorama de Marketing 3.0, esse foco, gradativamente se amplia do Cliente para o Planeta. Em médio prazo, o real Valor das Empresas vai estar não no que elas “entregam” para o Cliente, mas no que elas “entregam” e fazem para o Planeta, para a Humanidade como um todo.
Como preâmbulo de “Marketing 3.0”, ou para as Empresas ainda se estabelecendo entre o 1.0 e o 2.0, “Os 10 Pecados Mortais do Marketing” é leitura recomendada.
:)
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