Dhammapada  - Caminho da lei ; Atthaka - O livro das oitavas

Dhammapada - Caminho da lei ; Atthaka - O livro das oitavas Georges da Silva

Resenhas - Dhammapada - Caminho da lei ; Atthaka - O livro das oitavas

Lola 04/01/2024

Livro de cabeceira
Ano passado li mais livros do que pretendia e menos do que estava em minha lista.

Por um lado foi bom, descobri livros bons que me surpreenderam, e por outro frustrante, pois não segui o que tinha marcado como objetivo.

Este livro é a razão que me faz pensar que deveria seguir a tão proclamada lista. Essa que foi escrita pela professora Lúcia Helena Galvão, com indicações essências para uma boa formação filosófica. Quem sabe esse ano eu consiga.

Dhammapada, caminho da lei: é um livro de leitura cotidiana, com a necessidade de meditações em suas palavras, e para isso eu indico o que fiz; ver as aulas que estão no YouTube da Nova Acrópole, que trarão boas notas em conjunto com a leitura.

Deixo aqui algumas que me marcaram e que sirvam de essentivo para a leitura futura de vocês:
" Quem repara as faltas alheias, e sem descanso as evidência, além de aumentar suas faltas, aviva o fogo de suas próprias paixões."

" Não significa que eu não possa saborear as alegrias, nem sofrer com a dor, significa que nem uma nem outra me tira do caminho."

" proteja sua mente que ela protegerá você."

Pedro Medeiros 24/12/2023

Os caminhos do maior mestre
O Buda é, ao meu ver, o maior mestre espiritual do mundo. Ousou "pregar" sem vincular-se a deuses, e sem negá-los. O caminho do homem não deve ser de sofrimento, nem de exageros, mas sim de retidão, meio termo, o caminho sem excessos.
Max 24/12/2023minha estante

Laryssa.Bravo 01/01/2023

Para quem quer entender mais os preceitos budistas...
Sidarta Gautama, o grande Buda, ao experimentar os extremos do que um ser humano pode passar em sua existência, fartura e riqueza, falta e povreza, chegou ao Nirvana quando tomou entendimento do cerne do sofrimento humano e das muitas encarnações, e deixou o caminho pra ser seguido, e encerrar o sofrimento das muitas existenciais e alcançar a paz eterna, o Nirvana. São preceitos aparentemente simoles, mas ao analisar mais profundamente, vemos a dificuldade que se é segui-los, e desprendermos de nossos desejos e do mundo material.
Buda nos mostra que é possivel, desde que pratiquemos o desapego do mundo das ilusões.

gusthenrsil 16/11/2022

Ótima leitura
É um livro rápido de ser lido. Bem pequeno mesmo. No entanto, as aprendizagens são diversas... Recomendo grifar os pontos relevantes e, posteriormente, tentar colocar em prática os mais fáceis.

Drielli.Caroline 30/05/2022

Livro religioso, com versículos inteligentes e reflexivos, fiz a leitura em conjunto com a filosofa Lucia Helena Galvão, foi uma experiencia maravilhosa, tem ensinamentos para vida.

Nina 30/03/2022

Os ensinamentos do Iluminado Buda
Este livro reúne alguns dos ensinamentos de Buda.

Preciosidades se queremos ser humanos melhores.

Dominar a nós mesmos, a nossa mente.

Essencial!

Dan 20/07/2021

Agradável :)
Agradável e leitura fluida e rápida. Achei um pouco repetitivo, mas queira ou não, são versos do Dhammapada e do Atthaka, cumpre o objetivo do livro.
Recomendo :)

Junior 15/04/2021

Sonho de consumo
juro que não parei quieto até comprar este bendito livro, fazendo uma analogia o dhammapada seria um "proverbios de Salomão" e o Atthaka é o "sermão da montanha" só que budista oh que chique, compra aí gente que vale a pena, bora entrar todos juntos no Nirvana! Aleluia.

Carol 09/09/2019

Dammaphada e Atthaka
Palavras de sabedoria

Luciano.Ribeiro 22/08/2017

Dhammapada - Atthaka.
Estes dois, riquíssimos, livros, nos trazem uma síntese da ética budista; em uma linguagem simples e esclarecedora, trata-se sobre a ética budista, os preceitos, a metafisica, a transitoriedade das coisas, a ilusão do eu e toda visão existencial do budismo. O livro se divide em dois; sendo o primeiro Dhammapada (caminho da lei), que contém 423 versículos, dividos em 26 capítulos; o segundo Atthaka (livro das oitavadas), contém 16 sermões e conversas de buda, com discípulos e outros interlocutores. A simplicidade da linguagem, que torna este tesouro oriental, acessível e livre de obscuridades ou excessiva interpretação subjetiva, agrega um valor a mais ao livro, que já é valiosíssimo.