Caminho das Sombras

Caminho das Sombras Brent Weeks

Resenhas - Caminhos Das Sombras

1 | 2 | 3 | 4

Renata 05/04/2016minha estante
Oi! Poe aviso de Spoiler na resenha.

Ghoulbot 07/04/2016minha estante
Spoiler? Foi o que eu falei sobre o final da trilogia? Bom, é só minha opinião. Eu acredito que muita gente vai concordar comigo e muita gente vai discordar. Mas pensando melhor... depois me ocorreu que falar nessa resenha sobre os outros livros pode não ter sido uma boa idéia. :(

Su 14/10/2020

Não julgue o livro pela capa
Meus amigos, jamais julguem um livro pela capa. Aprendi isso por essa leitura.
Juro que achei que pela capa ele seria uma leitura adolescente chata estilo o livro O inverno das fadas.
Mas não. Não mesmo!!! Um livro cheio de sangue, violência, tragédia e romance para dar aquele tempero gostoso.
Não que eu esteja comparando as obras, mas o estilo dessa história é parecida com Game Of Thrones. Foi de fato a melhor leitura desse ano.
A história é a seguinte 📓, Azoth, uma criança de 11 anos, vive numa guilda que as crianças sofrem os piores pesadelos, ele e seus amigos Menina Boneca e Jar sobrevivem unidos. Esperança não é algo que as pessoas desse reino conheçam, muito menos os pobres das Tocas. Acontecem vários eventos trágicos que fazem Azoth ansiar por se tornar Derramador, uma espécie de assassino com Talentos/magia. Logo, ele consegue convencer Durzo, o maior e mais perigoso Derramador de Cenária a ensina-lo tudo o que sabe.
O livro te prende constantemente, vc não consegue respirar enquanto lê.
Enfim, leiam, juro que será uma das melhores leitura
Alice 28/10/2020minha estante
O romance aconte entre quem?

Os: li poucos caps, mas estou curiosa sobre a trama. Quero spoiler's haha

Su 09/11/2020minha estante
AUHAUHAUU, acho que vc já deve ter lido e descoberto entre quem é o romance UUAHUAH, me perdoa, não entro sempre, só para fazer as resenhas e atualizar as leituras

Vanessa.Liandro 13/08/2021

Intrigas, traições, mortes, reviravoltas, política, magia...
Terminei agora a pouco o primeiro livro da trilogia Anjos da Noite e estou extasiada. Que fantasia bem construída! Quero ir para o próximo livro logo! Comecei essa obra com algumas ressalvas, pois no começo tive alguns gatilhos pela violência sexual apresentada no início. Não é nada gráfico e não tem muitas descrições, mas só de saber o que estava acontecendo me incomodaram muito. Passado o mal-estar continuei, afinal estava interessada demais nos acontecimentos.
Como mencionado no título da resenha o livro tem todos esses aspectos e são muito bem trabalhados pelo autor. Senti que se aproximou bastante das Crônicas de Gelo e Fogo que sou fã incondicional e apaixonada por histórias assim.
Há um problema nisso tudo: o terceiro livro dessa trilogia não tem tradução. Já estou pensando em como vou resolver isso!
Deixo essa recomendação para quem gosta de história com essas características somente cuidado com os gatilhos que falei anteriormente.
Laura 21/08/2021minha estante
Oba! Fiquei curiosa, vou dar uma olhada.

Vanessa.Liandro 21/08/2021minha estante
É muito bom esse livro!

Bia 28/03/2021

Anjo da Noite
Peguei pra ler sem saber do que se tratava, só sabia que era sobre um assassino ( Por que ter na capa) e acabei gostando. Até o meio do livro tava um pouco perdida não sabia quem era quem e nem o que tava acontecendo, mais mesmo assim tava gostando da leitura. Depois começou a ação e não tive tempo pra respirar.

Só sei que esse livro seria perfeito como filme.
Sissy 26/01/2022minha estante
Eu também bia . Comprei esse livro no final do ano e confesso que a leitura no começo é meio complicada . Espero que ele seja reconhecido porque esse livro ele é digno de um filme .

Bia 28/01/2022minha estante
É sim. É uma pena que não é muito conhecido

"Ana Paula" 16/06/2016

Quando solicitei este livro para a editora, confesso que a capa e sinopse me deixaram intrigada, sem saber o que pensar sobre a obra.
Comecei minha leitura despretensiosamente, esperando que o livro me pegasse de jeito. Qual foi minha surpresa quando não consegui desgrudar das páginas e a cada virada de folha, meu coração batia mais acelerado, clamando por mais!

"Nas Tocas, a crueldade andava de mãos dadas com a pobreza e a raiva."

Caminho das Sombras é o primeiro livro do autor, este é o primeiro volume da série Anjo da Noite e nele, vamos conhecer Durzo Blint que, como a sinopse diz, é um assassino, mas não qualquer assassino, Blint é o melhor de todos.
Blint não sente culpa pelos assassinatos que cometeu e ainda comete: ele tem um lema de vida um tanto duvidoso. Mas não deixa de ser uma boa pessoa por isso.
A vida não é justa com ele e o mesmo acontece com Azoth, um garoto órfão que vive nas ruas, apanhando e fazendo o possível para sobreviver.

Azoth é um garoto inteligente, que tem um enorme coração. Vive no limite da existência e quer a todo custo parar de ter medo: não quer sentir medo de Rato, o chefe da guilda onde ele "mora", não quer temer ninguém, e para isso acontecer, Azoth tentará a todo custo, ser aceito como aprendiz por Durzo. O que não será fácil, já que seu primeiro teste é matar quem lhe põe mais medo.

"No início eram só palavrões e surras. Azoth não conseguia fazer nada direito. Mas palavrões eram apenas ar, e surras apenas dores passageiras. Blint jamais o deixaria aleijado. Caso decidisse matá-lo, entretanto, não haveria nada que o menino pudesse fazer para impedir."

Apesar de ser uma fantasia, com magia, bruxos e magos, Caminho das Sombras também trás uma realidade abrasadora: a situação política cheia de traições e mentiras, um governo que só pensa em si mesmo, pessoas que fazem de tudo para conseguir seu sustento e uma parte da vida das crianças que moram nas ruas. Azoth cresceu pelos becos escuros, sempre desejou uma realidade diferente, mas nunca conseguiu conquistá-la. Depois que passa a ser aprendiz de Durzo, ficamos fascinados junto com ele com todas as coisas que ele descobre e aprende. É uma parte significativa da história, que abre nossos olhos e nos deixam com vontade de saber se toda a inocência desse garoto, continuará assim, depois que ele se tornar um derramador.

A cronologia do enredo é rápida. Durante poucas páginas, vemos Azoth se desenvolver e se adaptar à nobreza de que agora faz parte. Chamado agora de Kylar Stern, Azoth largou tudo e todos que conhecia para entrar para um mundo novo. Blint ameaça matá-lo de todas as formas, mas Kylar é forte e aprende rápido. A única pessoa que não consegue deixar de ver é Menina-Boneca, uma antiga amiga que ganha pouco a pouco, espaço no coração sombrio do nosso anti-herói.

"Kylar agora era um derramador no sentido pleno da palavra. Perguntou-se o que Blint diria se o visse. Havia alcançado seu sonho da vida inteira e não poderia estar mais infeliz."

Durante toda minha leitura, me peguei imaginando todos os finais possíveis para este livro, mas confesso que mesmo com minhas ideias mirabolantes, o enredo conseguiu me surpreender e me deixar animada para ler os demais livros. A escrita do autor é gostosa, descritiva e cheia de ação. Adoro livros assim, com sangue parecendo espirrar das páginas! Adorei a forma como o autor descreveu as lutas e as mortes!
O que me incomodou um pouco foi a falta de explicação sobre a realidade em que os personagens vivem. Me senti lendo um fantasia urbana com traços medievais. Cenária, que é o reino onde a história se passa é pouco descrita e isso só me deixou mais curiosa.

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha todos os personagens essenciais para a trama se desenvolver. A capa é linda e condiz com o enredo apresentado, nos deixando com a sensação de que podemos ver Kylar e Blint se esgueirando pelas sombras. Também gostei muito dos personagens secundários que trouxeram uma grande carga emocional e atrativa para o enredo, devo mencionar aqui uma das personagens que mais gostei: Mama K.

"Quem era Kylar para matar um lenda?"

Do mais, só tenho a indicar a obra, gostei muito de conhecer essa história e estou bem curiosa para os próximos volumes; muitas pontas ficaram soltas e perguntas sem serem respondidas. A edição está maravilhosa como é típico da editora, sem erros aparentes e letras em tamanho confortável para a leitura.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/06/resenha-caminho-das-sombras-anjo-da.html#.V2KQN_nR_Dc
Pâm 17/06/2016minha estante
o que achou?

"Ana Paula" 17/06/2016minha estante
Gostei muito!

Bea 12/05/2021

Bem melhor do que eu esperava
O livro é surpreendente. Acontecem muitas coisas.
Primeiro temos Azoth um menino de rua em uma cidade totalmente cheia de bandidos, assassinos, prostitutas, pobres, órfãos, famintos e escravos.
Ele faz parte de uma gangue de crianças comanda por um adolescente sem escrúpulos.
Seu mundo vira do avesso quando tornar-se aprendiz de derramador (algo muito pior que um mero assassino). E daí são muitas reviravoltas.

O triste é que o terceiro livro parece que não vão traduzir.
E o triste também é que o capa é meio feia. Se você for só olhar para capa não vai dá nada. Eu comprei só porque estava muito barato, comprei logo os dois e posso dizer que não me arrependo mesmo. O livro é ótimo.

Léazinha 04/06/2020

Ameeii, sem comentários!! Já estou louca para ler o resto dessa trama maravilhosa!!

Vhaz 18/04/2020

Lido novamente
Muito bom... Gosto muito do universo criado pelo autor, além de que o Kylar é muito daora véi... Uma pena que o terceiro não sai nem ferrando.

(â-â) 08/11/2022

"O assassino perfeito não tem vínculos, apenas vítimas"
Eu não vejo muitas pessoas falando dele, mas eu vou falar.
Esse livro me marcou muito tanto pelos personagens quanto pela história.
Um garoto órfão que mora nas ruas que busca ser forte ou um filho de alguém muito importante na sociedade e rico, o melhor é lendário assassino da cidade ou um cara qualquer com um passado triste e nada mais, reis ou camponeses, uma menina aparentemente muda ou uma menina de boa família e que fala bastante, uma cortesã que sabe mais do que aparenta ou uma mulher normal que não sabe de nada,um ou dois casais ou até mesmo três com alguns problemas,uma criança que ele não sabia que existia ou fingia ignorar sua existência.
Só lendo para saber?.
Julia.Ollie 06/02/2023minha estante
Me falaram desse livro e eu tenho duas perguntas: tem romance? E que gatilhos devo esperar?

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Sabe aqueles livros que te deixam fascinada e presa a cada página?
Sabe aqueles livros que te deixam fascinada e presa a cada página? Pois então, Caminho das Sombras é esse livro e você precisa ler pra entender melhor o que estou dizendo...
Azoth é um garoto pobre, que sempre sofreu por causa da pobreza e dos inescrupuloso Rato, um cara de sua guilda que sempre o espancava. Para fugir de tudo isso ele decide que quer ser treinando por Duzo Blint, o mais perigoso, cruel e respeitado derramador da cidade. O Derramador é um assassino cruel e frio, sempre aposto para algum tipo de serviço sangrento. Porém para se tornar um real aprendiz de Duzo, ele precisa deixar para trás tudo que já foi, sua personalidade, sua vida e seus amigos para então se tornar Kylar.
Caminho das Sombras tem uma história peculiar contada de um modo bem original, o enredo não é a maior novidade porque muitos já leram fantasias com assassinos, mas talvez pelos nomes diferentes, por Azoth decidir trilhar um caminho “diferente” sabendo que não é o mais “correto”, a história tenha lá sua originalidade. E está ai outro ponto interessante de toda a história, é tudo tão normal e comum que você não consegue julga-lo por sua escolha e a maior ironia de todas é que talvez justamente por isso, por essa sintonia e empatia eu tenha me apaixonado justamente por Duzo, o assassino.
Temos o prazer de conhecer um mundo cheio de magia e temas comuns a todos nós: amizade, amor, preconceito e traição escritos com maestria e muita realidade. Os personagens são fascinantes e é difícil dizer qual seria “desnecessário” pro enredo porque todos tem seu crescimento e seu potencial dentro da história.
O livro é o primeiro da trilogia Anjos da Noite e já estou ansiosa e curiosa pelos próximos.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2016/07/caminho-das-sombras-de-brent-weeks.html

Ana Paula 26/08/2016

O livro faz parte de uma trilogia e conta a história de como Azoth, um menino de guilda que mora nas Tocas, se torna Kylar Stern, um derramador. O livro é bastante descritivo e logo de cara percebemos que o autor bebeu na fonte de Tolkien e, principalmente, de George Martin. A forma como ele vai jogando as informações no início me fez ficar encucada com a história pensando o que estava acontecendo e como ele iria ligar tantas pontas no final.

Nesse ponto fui surpreendida, pois lá pelo meio do livro, depois de algumas passagens de tempo, ele começa a juntar as peças do quebra cabeça que ele jogou na mesa até ali e consegue apresentar o sentido da história. Apesar disso algumas coisas são um pouco confusas no enredo, por isso dei uma nota mediana ao livro.

Não consegui entender muito bem a parte que ele apresenta o Sakagé e a relação com Khalidor e Cenária. No fim ficou um pouco mais claro, mas mesmo assim fiquei com a sensação de que ele podia ter sido um pouco mais didático... Mas como sempre digo, a leitura é uma coisa bem pessoal, pode ser que ao ler você não sinta a mesma dificuldade que eu, então não se desanime por isso ;)

Os personagens mais complexos são Azoth, Menina-Boneca, Mama K, Durzo Blint, Aleine IX e Logan Gyre, tem muitos outros, mas toda a trama gira em torno deles. Achei interessante a forma como ele trabalhou os personagens e a forma como ele deixou a sombra de Khalidor sempre viva na história. Cenária é uma cidade e Khalidor é outra, o Sakagé é como se fosse o PCC dentro de Cenária e dentro dele estão os Nove, que controlam tudo o que acontece na região das Tocas e às vezes até mesmo o que acontece com os nobres na parte rica da cidade.

Cada um dos Nove é dono de um ramo de negócios, Mama K é a Senhora dos Prazeres, dona de todos os bordeis da cidade. Eles não explicam muito o que fazem e nem quem são os outros, mas tem um que lida com a parte financeira e um que cuida das guildas. Essa parte do Sakagé contribuiu para me deixar intrigada, para que ele criou uma organização com nove decisores, sendo que você não sabe quem são e nem o que fazem?

Como o livro é parte de uma série pode ser que ele trabalhe isso melhor nos próximos ou talvez realmente não faça diferença para a história e eu que estou encrencando com coisa que não interessa. A minha experiência com o livro foi boa, só não li mais rápido por falta de tempo mesmo.

site: http://www.leitorasempre.com/2016/07/resenha-caminho-das-sombras-brent-weeks.html#more

Karini.Couto 02/04/2016

"O assassino perfeito não tem vínculos, apenas vítimas."

Caminho das Sombras começou trazendo um mundo completamente novo e a forma como a trama se desenrola me deixou por diversas vezes louca de curiosidade.

A trama é muito bem descrita e os personagens, tanto secundários como principais são fantásticos e curiosos em alguns pontos. A história traz um misto de magia e uma sociedade corrupta formada por aqueles que detém o poder e corrompem tudo por onde passam! Matar é apenas um "detalhe" para alguns e outros apenas fazem o que precisa ser feito!

"A escuridão estava tão próxima e fria quanto o abraço de um morto."

Azoth e seus amigos Jarl e Menina-Boneca, fazem parte de uma das guildas de ladrões que atuam nas Tocas em Cenaria; essas guildas de ladrões são regidas por Sakagé, uma organização secreta responsável por todos os roubos e demais movimentos obscuros em torno das Tocas e de toda a Cenaria. Foi nesse mundo que Azoth foi criado e as coisas andam ficando complicadas para o lado de Azoth, pois o líder de sua guilda está morrendo e infelizmente quem assumirá o controle será Rato, um homem cruel e disposto a tudo para dizimar qualquer um que seja contra suas diretrizes e Azoth acaba cruzado seu caminho o que faz com que a promessa de destruição seja explícita e clara; fazendo Azoth pensar e repensar no que poderia fazer para evitar a crueldade de Rato com Menina-Boneca e evitar a própria destruição.

"Destruição. Era a isso que a situação se resumia. Rato iria destrui-lo de maneira espetacular. Iria saciar a própria crueldade e aumentar seu poder."

Azoth cruza com um conhecido e temido derramador, Durzo Blint, que é um assassino com poderes, e vê nisso uma oportunidade de resolver sua situação atual que é se livrar das garras de Rato e proteger aqueles que gosta, deixar de ser refém dos próprios medos e do terror imposto por Nosso Punho, Rato. Quando Azoth vai até Blint seu desespero é palpável e o assassino não parece disposto a perder seu tempo, porém após ouvir a história de Azurth, estipula que para ele se tornar aprendiz, precisará fazer algo que o faça merecer sem tempo e ensinamentos; algo que o derramador acredite que Azoth jamais seria capaz de realizar.

"- Você está quase lá, garoto. Mas eu nunca aceitei aprendizes e você não será exceção. - Ele fez uma pausa e ficou girando a navalha preguiçosamente entre os dedos. - Bem, a menos que faça uma coisa que não consegue fazer.
A esperança explodiu dentro do peito de Azoth. Pela primeira vez em meses.
- Qualquer coisa."

Estando entre a cruz e a espada Azoth consegue se tornar aprendiz do derramador e a partir dali teria de mudar de nome e de vida. Ser sozinho e dar o melhor de si para se tornar um derramador.

"Sabia o que significava se tornar um derramador. Tudo iria mudar. Derramadores eram facas no escuro. Azoth aprenderia a lutar, a matar. Mas do que aprender, iria executar."

Azoth passa a se chamar Kylar e inicia seu treinamento com Blint aprendendo a matar de maneiras diversas, além de ser treinado para sobreviver em qualquer ambiente, o que inclui ter lições de etiqueta, história e etc., tudo com a ajuda de conde Drake (responsável pelas lições capaz de introduzir Kylar em meio aos nobres). Isso o levará a tornar-se um derramador como Durzo Blint, porém não como um ladrão qualquer, mas alguém que será temido e respeitado.

Na história temos outros personagens bem interessantes, como Logan, herdeiro do duque Gyre, um jovem forte, destemido e muito altruísta que consegue mover multidões por onde passa, é interessante ver esse contraste de caráter de Logan e do mundo em que ele vive, e perceber como/e se toda bondade e generosidade que ele possui serão capazes de mudar algo em um povo tão massacrado pela maldade, corrupção e sagacidade daqueles que parecem dispostos a tudo pelo poder! Temos também Solon tutor de Logan e alguém com muitos mistérios.

Elene é uma jovem que também terá destaque na trama, já que Kylar a conhece de seu passado como Azoth e ela ainda está bastante presente em sua nova vida.

Um personagem que me intrigou bastante foi à cortesã que apesar de parecer uma coisa, percebemos que tem muito mais por detrás de sua fachada.

Eu virei fã de Durzo Blint de carteirinha, o cara é foda!

Para os amantes de fantasia como eu, vocês não podem deixar de ler esse livro que trás um misto de tudo que gostamos para nos prender às suas páginas e deixar aquele gostinho de quero mais!

Louca pela continuação, pois tem muita coisa ainda para acontecer e essa série promete!

Cath´s 26/04/2016

Resenha Caminho das Sombras.
Demorei para ler esse livro (dentro dos meus padrões), foram aproximadamente treze dias. Isso não quer dizer que o livro é ruim (ele é ótimo), mas sim que é cheio dos detalhes, como o autor te introduz em um novo universo tem que te ambientar nele, e para não ter que voltar páginas para saber do que estão falando, tem que prestar atenção aos detalhes.

Azoth vive numa guilda de crianças que é comandada por Rato na cidade de Cenária. Todas as crianças dessa guilda tem que dar dinheiro para permanecer nela, ou seja, é horrível viver nesse lugar, pois eles tem que furtar para conseguir esse dinheiro, além do dinheiro para poderem comprar alimentos.

Acontece que um dia Azoth se recusa a fazer o que Rato manda e termina virando o arquirrival dele. Então Jarl, melhor amigo de Azoth, diz para ele tentar se tornar aprendiz de Durzo Blint, o melhor derramador da cidade (derramador é um assassino que tem Talento, o Talento é como magia). Quando finalmente Azoth convence Durzo a cogitar a hipótese, este lança um desafio, deixa Azoth ser seu aprendiz se ele matar Rato.

Como Azoth não era um assassino ele hesita por dias, mas isso tem um preço e Rato apronta uma com a Menina-Boneca (amiga de Azoth). Então, Azoth consegue matar Rato e vira aprendiz de Durzo.

Basicamente, quem manda na cidade é o Sakagé, uma organização criminosa para quem Durzo trabalha. O rei atual da cidadão é daqueles que seria melhor não existir, pois só sabe ordenar coisas ridículas que não deveriam fazer. Porém, tem um reino chamado Khalidor que deseja invadir Cenária e Azoth se pega sendo arrastado para o meio disso, visto que além de ser aprendiz do melhor derramador da cidade também é amigo de Logan Gyre, um nobre que por pouco não virou príncipe de Cenária (Logan é um homem daqueles que você deseja que seja rei, seus poros gritam que tem integridade).

Isso é só um pedacinho da história por alto, no começo vai ficar meio confuso para entender como tudo funciona, pois vai ir ganhando as informações aos poucos. Mas digamos que a vida de Azoth está totalmente ligada ao futuro da cidade, bem como as vidas dos personagens que vão te ser apresentado no decorrer da obra.

Azoth aprende tudo com Durzo, como matar, lutar, envenenar, não fazer ruídos quando caminhar e a se esconder, mas falta algo nele que é o Talento. Não vou adianta o que Azoth é exatamente para não estragar o momento de explicação do livro, mas foi muito bem bolado tudo.

Não é um livro leve, demanda atenção, tem muita maldade e frieza. Mas ao mesmo tempo demonstrar o lado profundo do ser humano que mesmo sofrendo horrores pode fazer algo bom.

Achei uma fantasia muito bem estruturada, a parte que ele inicia nesse livro tem final no mesmo volume, mas é claro que para saber como a totalidade da obra termina você terá que acompanhar os outros dois volumes da trilogia Anjo da noite que vão ser lançado no Brasil pela Editora Arqueiro.

Não vou enfeita para vocês: tem personagens que vocês vão odiar e querer entrar no livro para acabar com eles. Já tem outros que embora não sejam bons você vai gostar e esperar que se salve. O próprio Azoth e Durzo são exemplos de personagens cheios de luz e sombras.

Gostei muito da obra, ela demanda uma imensa atenção, mas faz isso valer a pena, o resultado é fantástico. Descobri do ano passado para cá que adoro fantasia e esse é um bom exemplo de um ótimo livro do gênero.

Por fim, saliento que adorei a capa do livro, consigo imaginar Azoth assim e ao mesmo tempo da um charme.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/04/resenha-caminho-das-sombras-de-brent-weeks.html

@APassional 28/04/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Magia, traição, conspiração, ação, amores passionais, confrontos sangrentos...

Brent Weeks nos conduz a uma realidade possível e cruel onde os fracos não tem a mínima chance, suas personagens travam conflitos homéricos entre a luz e a escuridão, num embate contínuo entre certo e o errado, o amor e o ódio, o bem e o mal.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/04/resenha-caminho-das-sombras.html

mushroom. 11/04/2024

Legal ??
O universo é bom e a proposta do livro é muito legal, livro bem escrito e personagens interessantes. O livro não me prendeu muito, não fiquei com aquela vontade de ler, não me deixou curiosa em relação a trama e muito provavelmente eu não vou ler a continuação.

1 | 2 | 3 | 4