Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné

Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné Helena Gomes...

Resenhas - DRAGÕES, MAÇÃS E UMA PITADA DE CAFUNÉ

Nicole939 23/12/2023

Princesas, compaixão e uma pitada de romance
Um livro muito fofo com diversos contos de fantasia. Eu nunca me vi muito fã de fantasia por gostar de coisas mais concretas, mas lendo o livro vi uma nova paixão.
Muito fofo e sucinto no que diz, com morais de história importantes e carinhosas, mostrando bem que cada ação tem sua consequência e o quão ruim ela pode ser.

Paulo.Diniz 17/11/2023

Eu gosto de ler livros de contos, já que são compostos de várias estórias curtas e possuem uma leveza para se realizar a leitura. Além disso, esse livro apresenta uma reflexão ética sobre seus contos.

Lidiane.Ozano 15/02/2023

Um livrinho infantojuvenil para distrair
Livros nesse estilo me lembra a época da escola, ele é muito gostoso de se ler, é uma leitura para uma tarde que você se encontra cansada, ajuda a distrair a mente e é bem divertido e com certos pontos de vista que te faz pensar um pouquinho, mas nada exagerando, bem gostosinho

Fernanda 16/12/2022

O bem e o mal podem causar muita confusão na nossa cabeça. É difícil saber o que é certo e o que é errado, pois algo que é considerado errado hoje pode ser certo amanhã. Viu como é complicado?

Tábata 15/07/2022

Contos para refletir sobre nosso entendimento quanto à etica
Ótimos contos, tanto para crianças como para adultos. Gosto muito dessa coleção e como classificaram suas temáticas. Super vale a leitura

Nicole868 02/05/2022

Dragões, Maçãs e uma pitada de Cafuné.
Histórias muito bem escritas que te prendem até o final.
Fiquei completamente obcecada com esse livro, passei a madrugada inteira lendo, porém a ressaca literária bateu.
Todos os personagens são maravilhosos e não se enganem pela capa pq e um livro perfeito.

Nat. 26/04/2022

Mais ou menos
Li esse livro pra escola, não tenho muito oque falar sobre ele só que eu achei um pouco legal, a minha historia favorita do livro foi " o resgate das princesinhas"

Luizaaa 15/08/2021

Contos de fadas para pensar sobre ética
Eu achei a ideia simplesmente incrível, mas esse livro, definitivamente, não é para minha idade.

Esse livro é voltado para crianças, com certeza, seria interessante para crianças que estão iniciando nesse mundo literário.

Fernanda.Avila 19/03/2021

Fofinho
O tipo de livro que quero ler com minhas filhas mais tarde. Cada conto é bem bonitinho e realmente nos faz pensar sobre ética. Tem um ou outro personagem macabro, mas no geral eu gostei muitão. Recomendo. Para quem tem filhos e quer umas histórias para contar antes de dormir recomendo mais. Boa inspiração

angeskoober 17/02/2021

Eu amo contos de fadas e coleciono livros com esse tipo de conto. O que mais gostei nesse livro lindo da Editora Biruta foi que eu não conhecia nenhum dos contos (acreditem, muitas editoras lançam livros com contos que já existem em várias edições).⁣
⁣Além disso, a escolha dos contos foi muito satisfatória. Gostei de todos.⁣
⁣Alguns são engraçados, outros são medonhos - mais ao estilo de contos de fadas originais, apesar de que todos são nesse estilo -, alguns têm um final mais "normal", mas não espere um final feliz tradicional.⁣
Ah, e são recontos, ou seja, as autoras contam à sua maneira. Mas eu não tenho do que reclamar, as histórias mantém a narrativa rica e com escrita elegante, mas com linguagem fácil e tranquila.⁣
Os contos muitas vezes têm finais que são, de certa forma, felizes, mas fogem do clichê princesa+príncipe+felizes para sempre. O que é bem interessante.⁣
Ao final do livro, temos um texto falando um pouco sobre as questões abordadas em cada conto.⁣
Alguns contos de fadas presentes nesse livro têm semelhança com outros que já li. Por exemplo, o primeiro, dos dragões, onde há tarefas para o herói, e elas vão ficando mais difíceis.⁣
E também o do lenhador, onde o caçula terá que provar seu valor.⁣
Essa é uma questão recorrente nos contos de fadas, e sendo irmã caçula, eu entendo um pouco o que o irmão caçula dos contos de fadas sente kkkk⁣
O resgate das princesinhas foi um dos que mais gostei, um conto muito bonito. Enfim, recomendo muito esse livro. São três, já li o segundo e gostei ainda mais. Depois vou pegar o terceiro.⁣
A edição é linda - todas são -, possui ilustrações que dão mais ar de livro de contos de fadas.

Na Nossa Estante 25/11/2016

Poucas coisas no mundo da literatura possuem tanta empatia e capacidade encantar quanto contos de fadas, talvez por isso Dragões, maçãs e um uma pitada de cafuné salte tanto aos meus olhos. Nele vamos encontrar um conjunto de oito contos de fadas deliciosos e contemporâneos nos quais os personagens vivem aventuras e amores em terras mágicas com dragões, florestas mágicas, desigualdades e magia que pode ser usada para o bem e para o mal.

Apesar de originais, os contos construidos por Susana Ventura e Helena Gomes são inspirados nos clássicos infantis publicados pelos Irmãos Grimm, Perrault e Andersen. As figuras clássicas das princesas, do Pequeno Polegar, das bruxas más e magos poderosos estão ali presentes, mas de uma forma muito orignal e todos possuem um convite claro e inteligente para refletir sobre valores como amizade, lealdade, preservação ambiental, trabalho, responsabilidade e liberdade.

Os personagens e situações narradas nos contos da Helena Gomes e Susana Ventura são verdadeiras provocações para que leitores e leitoras se coloquem a pensar e relativizem as situações nas quais a vida pode nos colocar diariamente. Apesar de ter um fim didático já anunciado na capa do livro e contar com um pósfacil explicativo, me impressionou como os contos não são pedagogizantes. O tempo todo as autoras conseguiram manter o tom lúdico de suas narrativas e eu me diveti muito lendo do primeiro ao último conto.

Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné é um livro muito divetido de se ler, seu contos são envolventes e o trabalho de Alexandre Camanho nas ilustrações o eleva a posição confortável de um dos mais lindos livros da minha coleção de livros infantis. Acredito que as ilustrações de Camanho dialogaram lindamente com o trabalho clássico em hachuras feito pelo Gustave Doré para as histórias infantis de Perrault e não poderia ter ficado melhores do que ficaram.

Gostei de todos os contos, mas o meu preferido sem dúvida foi Os trigêmeos em que se conta como trigemeos humanos roubam os filhotes trigemeos de uma loba e os treinam para ser seus ajudantes em suas bravatas por glória, riqueza e honra... No entanto, a Mãe Loba não esquece de seus filhos e bem, é preciso ler para saber.

Mais uma vez a Editora Biruta entrega aos leitores um livro lindo, muito bem editado e escrito, capaz de encantar adultos e crianças de forma definitiva. Não tem como deixar de indicar tanto a quem ama um bom conto de fadas quanto para quem está atrás de um livro para presentear uma criança querida.

Jaci Clemente

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/11/dragoes-macas-e-uma-pitada-de-cafune.html

Pandora 21/11/2016

Fêh Zenatto 16/07/2016

RESENHA - BLOG COISA E TAL
Fiquei completamente encantada pelo projeto gráfico do livro que, em todo momento - seja pelas ilustrações, seja pelas histórias - me fez voltar ao passado e reviver livros de contos que tinha em casa e reli mil vezes.

Quando falamos em contos de fadas, sempre lembramos dos clássicos regravados pela Disney e esquecemos que cada cultura possui contos diferentes, cada um com sua particularidade. Fiquei completamente encantada por cada um dos oito contos desse livro, alguns completamente surpreendentes e outros que poderiam até ser adotados em nosso país.

Os contos de fadas do livro, assim como os com que estamos acostumados, se formos parar para observar, trazem sempre algum elemento de maldade, por vezes, até bem explícito mas, ao final, a mensagem passada é de que fazer o certo, por mais que seja sinônimo de fazer o difícil, é o que devemos fazer.

O livro é destinado ao público infanto-juvenil e, por isso, tem uma leitura leve e fluida, ideal para quem está começando a ler - as 103 páginas passam rápido! Além, é claro, das ilustrações rebuscadas e, por vezes, até sombrias que aguçam a imaginação.

Os meus contos preferidos foram O Resgate das Princesinhas, O Avarento e O Menino e o Candelabro justamente por ter achado a história desses três contos completamente diferente do que eu esperaria para um conto de fadas; terminei a leitura surpreendida e precisando de alguns minutos para refletir.

site: http://www.blogcoisaetal.com/2016/07/dragoesmacaseumapitadadecafune.html

Debyh 05/06/2016

Neste livro encontramos vários contos de fadas que abordam questões sobre ética que vai, com certeza, te fazer pensar independente da idade. E se tratando de contos de fadas é claro que já temos meio caminho andado para eu gostar né? Amei conhecer novos contos de fadas e, lógico, acompanhados de ilustrações tudo ficou bem mais mágico.

(continua no link - com resenha em áudio)

site: http://euinsisto.com.br/dragoes-macas-e-uma-pitada-de-cafune-helena-gomes-susana-ventura/