Trabalho, Sexo, Dinheiro

Trabalho, Sexo, Dinheiro Chögyam Trungpa

Resenhas -

Herley 10/04/2023

Por uma espiritualidade imanente
Nesse compilado de ensinamentos do mestre de meditação na tradição do budismo tibetano Chögyam Trungpa Rinpoche, encontramos um caminho para praticantes do Dharma que procura evitar o perigo de transformar a prática espiritual em outra coisa senão a vida. O lama desenvolve a ideia de que não há caminho espiritual sem um relacionamento genuíno com a Terra e de que não há porto seguro ou meta de felicidade ou beatitude a procurar. Assim, uma atitude implicada em quaisquer dimensões da vida (e aqui em detalhe o trabalho, o sexo e o dinheiro) podem engendrar o trabalho espiritual por meio de sua simples efetuação, sem necessidade de recorrer, nas palavras do autor, a uma filosofia de apoio, e, agora nas minhas, a uma instância transcendente ou a um alhures. Há aqui uma confiança básica de que todos os fenômenos expressam uma sabedoria fundamental que tudo permeia, e que nos atrapalhamos quando nossa atitude de autopreservação e nossos conceitos se interpõem. Aqui somos convidados a exercer uma espiritualidade do abismo, mas esse abismo não está lá, é já agora, sempre, em qualquer lugar, e sem fundo, sem referências, pura e feroz imanência.
Dito isso, reconheço que a leitura pode ser um pouco infamiliar àqueles e àquelas que não estiverem habituados ao vocabulário e ao pensamento budista (especialmente ao vajrayana). Ainda assim, acredito que todes possam se beneficiar dessa obra.

Fabio.Ferreira 28/03/2021

Baita livro. Com uma linguagem como de uma palestra, este livro nos faz refletir sobre questões básicas do cotidiano e principalmente sobre a aplicação dos ensinamentos budistas no dia-a-dia.