Mentira Perfeita

Mentira Perfeita Carina Rissi

Resenhas - Mentira Perfeita

Aione 15/05/2016

Não tenho dúvidas: ter um livro de Carina Rissi em mãos é ter a garantia de uma leitura divertida, extremamente envolvente e completamente apaixonante. Por já me considerar fã de carteirinha da autora, a rainha dos chick-lits nacionais em minha opinião, é claro que eu estava curiosíssima para conhecer a história de Júlia e Marcus, protagonistas de Mentira Perfeita, mais recente lançamento da autora e spin-off de Procura-se um marido.

Júlia é genial. Sempre a melhor em tudo o que costuma fazer e extremamente devotada a sua tia Berê - uma mãe, mais do que uma tia -, ela se vê em uma bela confusão: praticamente obrigada a contar uma mentira para sua tia a fim de alegrá-la em seu leito de morte, acaba não sabendo o que fazer para lidar com ela quando tia Berê tem uma súbita e repentina melhora. Tudo fica ainda pior quando ela conhece Marcus Cassani e vê sua vida virar de cabeça para baixo do tia para a noite.

A narrativa, sempre em primeira pessoa, se intercala entre as perspectivas de Júlia, principalmente, e de Marcus, de forma a acompanharmos os dois lados da situação e termos um panorama mais completo de toda a trama. Ainda, esse recurso nos permite compreender mais a fundo cada um dos personagens, além de termos duas visões da evolução do romance, o que tornou o livro ainda mais agradável. Também, é ótimo ver como a escrita de Carina se adapta aos personagens, assumindo suas personalidades e sendo, de certa forma, diferente quando dá voz a cada um deles.

Mais uma vez, ficou claro o domínio da autora não apenas para desenvolver o enredo, mas em, principalmente, ser capaz de envolver o leitor durante a leitura. Além de ter dado gargalhadas em muitas passagens do livro - eu literalmente ri alto, inclusive em lugares públicos -, foi impossível não torcer pelas personagens e me apaixonar juntamente delas. Enquanto vemos brotar os sentimentos de um pelo outro, nós desfrutamos das mesmas sensações e dos muitos frios na barriga, e suspiramos a cada passagem repleta de romance. E, é claro, também sentimos todas as dores de cabeça que elas sentem ao enfrentarem os muitos obstáculos que acabam por aparecer. Não apenas pela evolução do romance, também me encantei pela maneira de como tanto Júlia quanto Marcus precisam enfrentar seus próprios fantasmas e superarem as dificuldades encontradas em suas vidas - e que são expostas justamente a partir do relacionamento que acabam por desenvolver. Também, vale dizer como Carina Rissi inseriu a problemática referente à inclusão de cadeirantes na sociedade, considerando-se que Marcus é um: ainda que de forma sutil e leve, não deixou de abordar as dificuldades encontradas, proporcionando, assim, a reflexão necessária à conscientização, questão de extrema importância social.

E, mais do que me apaixonar pelos protagonistas e pelo romance nascido entre eles, eu me apaixonei pelo contexto familiar que Carina deu a eles. Achei incrível a relação de Marcus com Max, seu irmão e protagonista de Procura-se um marido, ao mesmo tempo em que quis conhecer dona Berê para poder abraçá-la, de tão querida essa romântica incorrigível, apaixonada por seus filmes antigos e romances clássicos da literatura. É simplesmente emocionante ver a interação de Júlia com ela, além do próprio destino que Carina reservou para dona Berê. Porém, ainda dentro do espectro familiar, a única questão do livro que, para mim, poderia ter sido abordada de outra maneira foi a complicada relação de Júlia com sua mãe biológica. Ainda que seja completamente compreensível o sentimento que Júlia tem por ela, esperei encontrar, talvez, um outro lado da história que, mesmo não justificando as atitudes de sua mãe, permitisse uma compreensão maior dela, a fim de que não fosse vista com toda negatividade com que é apresentada, inclusive por esse já ser um problema social bastante considerável. Por piores que tenham sido suas escolhas, acredito que haja toda uma teia maior de problemas relacionados a sua situação e seria bonito, também, ver Júlia descobrindo sua mãe além de seus erros.

Ainda que Mentira Perfeita em alguns aspectos tenha semelhanças com Procura-se um marido, inclusive no que se refere à estrutura do enredo, suas particularidades fazem dele um livro único, com suas próprias características. É, sem dúvida alguma, uma excelente opção de entretenimento, sendo capaz de divertir, emocionar e provocar suspiros nos corações mais românticos! Vale lembrar, também, que a leitura prévia de Procura-se um marido não se faz necessária para a de Mentira Perfeita no sentido de as tramas serem independentes; contudo, se você deseja conhecer a história de Alícia e Max, o ideal é que os livros sejam lidos em ordem, considerando-se que Mentira Perfeita traz spoilers de Procura-se um marido.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/05/15/resenha-mentira-perfeita-carina-rissi/

Izabela 16/05/2016

Nem preciso lembrar vocês que quando o assunto é Carina Rissi eu dou alok não é mesmo? Sério, sou apaixonada por tudo que ela escreve e, atualmente, ela é uma das minhas autoras favoritas (isso se não for A favorita). Enfim, vamos focar, não é mesmo? rs Eu já sabia que ia gostar do livro, afinal, estamos falando de uma continuação (com um gostinho de spin-off) de Procura-se uma Marido. Um livro ultra-mega divertido cheio de personagens marcantes e é exatamente por isso que a certeza era tão grande. Eu já conhecia o mais novo protagonista e estava maluca para conhecê-lo ainda mais de perto (e em detalhes!). Você consegue, sem problemas, ler esse livro sem ter lido o primeiro, mas isso acaba tirando toda a graça do primeiro e como eu sei que você vai ficar com muita vontade de lê-lo, bom, leia na ordem certa, porque os dois livros valem mais que muito a pena. O livro, como já era de se esperar, ganhou cinco lindas estrelas lá no skoob e um coração de favorito. Agora vamos focar na resenha (e é legal lembrar que, caso não tenha lido o outro livro, pode considerar uma coisa ou outra como spoiler aqui).

Júlia e uma garota brilhante com um QI assustadoramente alto. Sempre se esforçou muito para deixar sua tia Berê, que foi quem a criou, orgulhosa e decidiu que sua vida pessoal podia muito bem ficar em segundo plano, afinal, sua carreira e sua família viriam sempre na frente de tudo. O que ela não esperava e, muito menos, imaginava era que sua tia estava muito doente e que poderia estar passando pelos seus últimos dias de vida. Só tinha uma coisa que Berê queria antes de partir, ver sua sobrinha, que criou como filha, se casando. E é aí que Júlia, com a ajuda de um melhor amigo maluco, o Dênis, conta para sua tia que ela está namorando e que acredita que muito em breve seria até mesmo pedida em casamento. O fato (problema) era que história romântica era a força que Berê precisava e, milagrosamente, o quadro dela melhora de uma hora para outra. Ela ainda corria um risco sério de saúde, mas podia voltar para casa e viver quase normalmente. Ela só queria uma coisa, conhecer o namorado perfeito da sobrinha. Sim, o que não existe.

E é aí que entra Marcus, o irmão cínico, mulherengo e ridiculamente lindo de Max (o protagonista do primeiro livro). Ele precisava urgentemente de alguém para se passar de ajudante na casa dele, para mostrar aos pais que podia sim se virar sozinho, e viu nessa loucura que Júlia estava passando uma oportunidade. Ela seria a pessoa que ele precisava e ele seria o namorado perfeito, no final das contas eles tinham uma mentira perfeita, ou quase isso. Afinal, Júlia sabia que se aproximar de Marcus era burrice, todo aquele QI dela apontava para correr para as colinas sem nem olhar para trás, mas ela precisava dele e ele, dela. Entre novas mentiras que vão aparecendo e um casamento que já foi até mesmo marcado, os dois precisam lidar com tudo isso e ainda vários outros problemas na vida e no trabalho. Ninguém disse que era fácil seguir com uma mentira, por mais perfeita que ela seja.

Marcus é meu amorzinho. Sério, eu já tinha me apaixonado pelo personagem quando ele apareceu no livro do irmão (e até cheguei a comentar isso na resenha), ou seja, estava maluca para conhecê-lo melhor. Por de baixo de toda a loucura e cara de forte dele, na verdade, temos um personagem delicado que faz você se apaixonar mais e mais a cada página. Júlia é fantástica. Ela é muito inteligente quando o assunto é lógico, mas ela é totalmente lerda na vida e isso deixa o livro ainda mais gostoso, principalmente porque me identifiquei com ela em muitas das burradas, rs. Adorei rever os personagens antigos e amei conhecer os novos. Principalmente o Dênis e a Tia Berê. Já quero mais uns cinco livros se passando no universo dessa história, ok? Ok.

O livro é um chick-lit bem leve, divertido e apaixonante. A tia da personagem principal é louca por filmes clássicos de romance e é isso que vamos vivendo durante a leitura, o que sentimos com esse tipo de filme. Torcemos pelos personagens, sofremos com eles e comemoramos o felizes para sempre (do jeito deles). Eu ri de passar mal e, realmente, fiquei com medo de ter algum vizinho vindo reclamar das minhas risadas. No começo estava com um pouco de medo do livro ser apenas uma cópia do primeiro, afinal, a história segue o mesmo caminho, mas é algo completamente novo e fantástico. Como sempre, Carina entregou bem mais que o esperado, que já era muito.

site: http://www.brincandodeescritora.com/
Laracma_ 18/01/2022minha estante
Dá pra ler mentira perfeita sem ler procura-se um marido?

NT Books 21/03/2021

Mentira perfeita
Eu estou completamente apaixonada nesse livro, se tornou um dos meus favoritos sem sombra de dúvidas, eu não dava nada para esse livro, mas me surpreendeu absurdamente.
Achei incrível a forma como a Carina escreveu esse livro, e como ela abordou assuntos super importantes. Trouxe uma crítica enorme sobre a falta de recursos nos lugares para pessoas cadeirantes, sobre assédio, e descreveu a realidade de muitos.
Achei esse livro encantador, e super necessário. Leiam, vocês não vão se arrepender.

Patricia 12/07/2021

Clichê com quentinho no coração
Um romance bem clichê, daqueles que a gente já sabe mais ou menos o final, mesmo quando estamos no comecinho, mas isso não tira a grandeza dele.
Possui muitos altos e baixos, muita emoção, muita vontade de dar um soco em Marcus, muito quentinho no coração.
Recomendo!

Ariany38 09/08/2020

Piiinnnn
Eu adorei tanto o jeito que a história andou, achei que ia ficar um tanto maçante, mas acho que não existe isso não quando se trata da Carina. O jeito que ela planejou a historia e desenvoltura dos dois me prendeu bastante, o assunto do Marcus tratado com tanta importância, muito bonito.

Tive tantas cenas favoritas nesse livro, significa muito, principalmente relacionado a alguns acontecimentos com a Julia.

Tia berenice a melhor personagem do livro junto com o Denis!

Manu 13/05/2023

2,5
Personagens caricatos, e que todos parecem iguais, tramas mal desenvolvidas, a cena em que o Marcus engana a Júlia fez eu perder o único encanto do livro, que era a conexão do casal. O plot simplesmente forçado e sem pé nem cabeça. Meu primeiro e último livro desta autora.

Mozinho 05/10/2020

Simplesmente maravilhoso
Esse livro é inesquecível, amei o desenrolar da estória. Preciso ler o outro urgente

july 29/06/2021

Eles e somente eles!!!
Quando eu li o livro de Max e Alicia e vi o jeitinho do Marcus, eu sabia que ele não iria me decepcionar no livro dele. Dito e feito. QUE LIVRO B O M!
Eu basicamente engoli esse livro e não me arrependo. A história dos dois é linda demais, mesmo que tenha sido um pouco parecida com os outros casos (envolvendo mentiras e etc), talvez esse tenha sido o jeito da Carina de lidar com os 3 livros, já que o livro de Nick e Mel também seguem nesse fluxo de casal de mentira que acabou dando certo no final.

É difícil dizer quem eu gostei demais dos dois, mas acho que Marcus realmente acabou ganhando essa. Foi o primeiro livro que eu li com um personagem principal com as limitações de Marcus, e isso abriu uma nova porta para mim no futuro em relação aos livros.
Adorei demais ver Julia e Marcus ajudando um ao outro tanto com as mentiras quanto com os medos, inseguranças e afins.
Carina conseguiu transmitir exatamente a dor de Marcus em relação ao jeito dele com a cadeira de rodas e perdi as contas de quantas vezes chorei. Homem forte e que só queria mostrar para o mundo que podia ficar por conta própria, querendo crescer mas ao mesmo tempo enfrentando vários fantasmas juntos. Meu coração é todo seu a partir de agora, Marcus!

Julia, ah, o que falar de Julia? Garota forte e absurdamente incrível. A relação dela com a tia Berê foi algo lindo de se ver. Amei demais essas duas e ri várias vezes com o jeito delas. Tia Berê é uma figura e adorei saber que tudo terminou do jeito mais lindo com ela.

Amei cada parte desse livro. Ri, chorei, suspirei de amor e me apaixonei em cada capítulo. Diferente do livro de Max e Alicia, amei o desenvolvimento e não me senti entediada em momento nenhum. (Amo Max e Alicia porém senti que falou algo no livro deles, só não sei o quê).

Entrou para a lista de favoritos juntos com Amor Sob Encomenda e o Mundo da Luna! Irei ler outros da Carina em breve. A mulher sabe realmente o que faz.

Isa 10/04/2022

Mentira perfeita
?É engraçado como a vida muda em um segundo. Todo mundo diz isso, mas ninguém leva a sério de verdade. Não até que aconteça com você.? ?

Anna.Bettoni 20/09/2021

Eu sou apaixonada pela história da Júlia e do Marcus, amo como a autora constrói a personalidade deles. O desenvolvimento da história é bem divertido e eu gosto de como tudo termina. Já li esse livro umas 3 vezes e provavelmente vou ler de novo.

Edlane.Lins 14/04/2021

amei muitoo
Mais um livro incrível da Carina Rissi, uma leitura maravilhosa, rápida e que me prendeu do início ao fim. É mt interessante como a autora aborda a deficiência de Marcus (protagonista masculino), sua limitações e superações, além de dá destaque ao amor dele com Júlia, um romance lindo e apaixonante.

Luísa 27/03/2020

Que livro maravilhoso, que história encantadora, não consegui parar de ler até acabar

Monica.Prupst 23/11/2021

Perfeito
Perfeito como todos os outros livros que li da Carina Rissi
História completamente envolvente, não conseguia parar de ler
Apesar do fim previsível, não deixou de ser menos perfeito
Tem uma pegada meio Sophie Kinsella, outra autora que eu amo e não consigo parar de ler
Vale muito a pena

Rafaela Rezende 16/12/2020

Leitura que deixa o coração quentinho
Mais um livro da Carina Rissi que eu adorei demais, não é um mais favorito, mas foi uma ótima leitura!
Kauany.Uchoas 27/12/2020minha estante
Oiê! Tenho 14 anos, vc acha que dá tranquilo pra eu ler esse livro?

Rafaela Rezende 27/12/2020minha estante
Nossa, super! Na verdade, todos os livros da Carina você poderia ler tranquilamente, nenhum assunto é abordado de forma tão pesada.

Kauany.Uchoas 27/12/2020minha estante
Aaa, que bom!! Obrigada

Bibi 06/09/2022

De esquentar o coração
Leitura super fluida, com personagens muito cativantes e o casal fofíssimo! Gostei da construção da história, apesar de as vezes só querer dar um sacode naqueles dois. Recomendo super! Ansiosa para o terceiro livro dessa trilogia ??