Da Divisao Do Trabalho

Da Divisao Do Trabalho Emile Durkheim




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


@bibliotecagrimoria 24/03/2024

Foi difícil ler a quantidade absurda de analogias fisiológicas pra compreender a sociedade. Mas no geral foi um livro que gerou grandes reflexões sobre a organização social e o papel da divisão do trabalho na geração de redes de solidariedade orgânica. Conceitos centrais na obra do autor.

O livro tem uma linguagem fácil, e em nenhum momento chega a ser uma leitura arrastada. A disposição dos assuntos é muito bem estruturada e cada parte se conecta a outra muito bem. Você entende fácil o começo, o meio e o fim dos argumentos do autor. Primeiro a que serve essa divisão do trabalho e sua consequente solidariedade orgânica (bem como os tipos desta); segundo, quais suas causas; terceiro, suas anomalias.

Tudo isso é perpassa o tema do Direito. Que para o autor, na medida em que as sociedades evoluem, é possível identificar a transformação do tipo social através do processo de complexidade das leis; em sociedades primitivas o Direito tende a ter predominância do caráter penal, à medida que elas evoluem e se dá a divisão do trabalho e, consequentemente, as relações entre indivíduos se diversificam, as leis assumem caráter cooperativo, mediadoras de interesses visando a manutenção da solidariedade orgânica intrínseca a uma sociedade onde o trabalho é cada vez mais especializado.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR