O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Pengó 13/01/2024

Dor
Simplesmente incrível, estou destruída depois de terminar esse livro.
A demonstração de amor do Erik pela Christine no final foi única, nunca antes tinha lido algo tão forte.
Pobre do conde no final rsrsr coitado foi atrás do irmão e se lascou, ainda ficaram com essa fama póstuma de que tinham destruído um ao outro no fim de tudo.
Esse livro é simplesmente um sentimento.

Arthur.AmbrAsio 13/01/2024

Houdini se fosse um pouco incoveniente demais
Comecei a leitura desse livro sem pretensão nenhuma, e acabei me surpreendendo. A maneira como foi construída a história é capaz de te prender, seja pelo mistério ao qual se direciona a natureza do Fantasma, ou como os outros seriam capazes de lidar com suas artimanhas.

Devo dizer, a narrativa estava tão boa, que fiquei preocupado de como seria finalizado, pois isso tinha, para mim, a capacidade de estragar todo esse clímax produzido, principalmente nos últimos dois atos, que foram os melhores. Não teve a repercussão que eu imaginava, mas também não foi ruim, ficou numa zona morna, e por isso não darei uma nota superior a 4 estrelas.

**SPOILER**

Pra quem leu frankstein, já está familiarizado com toda a questão de como a nossa aparência é usada para nos prejulgar, e a estória de Érik, nosso fantasma, tem tudo a ver com isso, sendo que o mesmo fala "Tem medo de mim? No fundo, não sou mau. Ame-me e verá, Só faltou que me amassem para que eu fosse bom!". Não tem um quê tão filosófico quanto o livro citado, mas podemos tirar praticamente as mesmas reflexões, de como a sociedade define o bonito e belo como bom, e o feio e horrendo como ruim, e, por esse preconceito, perdem a capacidade de amar um algo ou alguém, motivo inicial e principal do porquê o indivíduo se vê sozinho e desprezado, acabando por concordar com os outros, julgando-se um monstro sem esperanças, mesmo com todos os dons e habilidades que possuía, que, num outro caso, poderiam ter contribuído enormemente para com essa mesma sociedade.

Jennifer 12/01/2024

A história até que é bem interessante, mas é bem monótona. O filme acaba sendo mais interessante e prende mais o espectador.

Pâmella 11/01/2024

É magnífico como a descrição desde dos cenários à personalidade dos personagens envolvem e seduz o leitor nesse livro incrível. A forma como o amor e a solidão, dor e rejeição impactam seriamente a apresentação e manifestação das atitudes e decisões humanas são exploradas magnificamente pelo autor.

Kallya.Carli 11/01/2024

Simplesmente hoje em dia eu leio outros livros procurando a chama que eu senti lendo esse aqui. Erik eu passo pano pra cada um dos seus crimes, foi por amor??

Nezuminos0 10/01/2024

Gótico de mistério e obsessão incríveis!
Muito bom! Erik dava pena, mas era um grande obcecado homem genial. Quando assisti o filme, lembro de ter gostado muito dele, mas agora tenho minhas dúvidas. Ele falando que precisava se amar através do amor dos outros é tão triste. Mas, achei romântico ele falando que ia aumentar o caixão para que Christine fosse enterrada junto dele quando o amor chegasse ao fim, bem gótico da parte dele. Leitura bem gostosa e divertida, quando começa a aparecer os mistérios e a ópera indo à loucura é incrível.

Maria19642 08/01/2024

"Se Erik fosse bonito, haveria de me amar, Christine?"
Eu ouvi uma vez, em algum lugar que eu não me lembro, que os franceses eram um povo seco que mal demonstravam emoção, além de desprezo. E eu não duvidei disso até ir às lágrimas com essa teia de infortúnios e de tristezas, a qual é chamada de O fantasma da ópera. Eu tenho muitas opiniões sobre esse livro e também sobre o musical, até fiz uma teoria que chamei de “Teoria da beleza”, mas eu só gostaria de enfatizar um ponto tão gritante no livro que chega a ser polêmico.
Nenhum, eu repito, nenhum dos protagonistas tem completa inocência sobre o que aconteceu. Erik, mesmo que toda a sua personalidade tenha sido afetada pela sua infância e juventude difícil, ainda é culpado de várias mortes e sequestros durante (e antes) toda a história. Raoul é basicamente uma criança e o mais inocente entre os três, mas ainda tomou muitas decisões erradas, como insinuar que a Christine era prostituta, afastando ela, e a briga com o Conde. A Christine é um amor e eu gostei de suas partes e da sua decisão, bem como o final dela, mas ela deveria ter contado toda a história do Fantasma para o Raoul ou para a M. Valerius, assim que ela descobriu o “segredo de Erik”. (Mesmo que eu passe pano pra ela porque ela estava com um medo terrível.)
Eu falei dos três aqui, como alguém falaria de um triângulo amoroso, mas o livro não é um romance romântico, mas um romance investigativo (Desculpe, tive que fazer essa piada). Eu encaixaria em uma seção de filosofia facilmente, por causa das reflexões que ele me trouxe sobre beleza, sociedade, verdade e, até mesmo, o amor.
Será que amamos alguém pelo que ela é realmente ou pela sua aparência? Será que amamos alguém de verdade ou somente pelo que ela tem a oferecer? Será que amamos outro alguém de verdade quando não amamos nem mesmo a nós mesmos?
É, eu viajei muito.
De qualquer maneira, eu adorei esse livro. Recomendo para todos os leitores que se interessarem (o musical também!!!) por qualquer ponto dito aqui ou que foi visto em outro lugar. É muito bom ver que a qualidade da escrita do Leroux, o “atormentado pelo demônio da literatura”, não cai em nenhuma parte do romance, ao contrário, vai melhorando.
Ah, e não levem em consideração os meus comentários sobre os protagonistas acima, eu passo pano para todos eles, mesmo que não tenha perdoado o Erik por ter ************* o Daroga e ******** a Christine!

maria 08/01/2024

A maneira como esse livro é formado e a história apresentada é emocionante com a mistura de investigação, romance dentro do gótico é muito bonito achei super interessante a história abordada a visão do funcionários, diretores e espectadores sobre o fantasma e todo o mito do fantasma e os acontecimentos da ópera tudo se encaixou muito bem, só na questão de primeiro momento entre raoul e christine que não gostei no começo mas fora isso foi chegando no final não conseguia parar

Suh Oliveira 06/01/2024

Livro físico: A edição da PandorgA é perfeita. Capa dura, simplesmente linda, folhas amareladas e mais grossas, diagramação perfeita. Irretocável.

O enredo se passa em Paris, mais precisamente dentro da Ópera de Paris.
Christine Daae é uma jovem cantora e bailarina que com sua voz suave e seu jeito dócil e meigo conquista o coração de um jovem Conde e do Fantasma da Ópera. Graças a estes dois homens, Christine viverá momentos de medo, de terror, de aprendizado e de um esplendor incomum no palco.
Até onde dois homens apaixonados irão para provar seu amor? Será que o jovem Conde conseguirá vencer o Fantasma da Ópera e todas as suas artimanhas?

Helô 06/01/2024

Muito divertido, mas o final deixou a desejar bastante. Três estrelas porque a história e o jeito do autor moldar o livro (com uma pegada jornalismo investigativo folhetim) me interessaram muito

Isabela1858 04/01/2024

O Fantasma da Ópera
Eu amei esse livro, a história é maravilhosa e os personagens também. Fiz muitas reflexões sobre o livro, e por causa disso acabei me apaixonando ainda mais por ele. Na minha opinião, todo mundo que gosta de livros clássicos deveria dar uma chance à "O Fantasma da Ópera". E se você gostar do livro, recomendo que veja as adaptações cinematográficas e faça uma comparação (amo fazer isso). Bom, essa é minha resenha sobre esse livro.

Otavio.Franco 03/01/2024

Esperava mais dessa leitura.
Só não falo mais dela pois SIM, IREI RELER ELE AINDA EM JANEIRO.
Eu adoro o musical, então me sinto culpado por não ter gostado do livro.

Mariana 01/01/2024

Que clássico, senhores.
Eu comecei esse livro após ver o filme, e tenho que dizer que fiquei impressionada com o tanto de informação a mais que eu li. Foi um dos meus primeiros livros depois de muito tempo sem ler, e pra quem tá na mesma situação que eu, recomendo ler outros antes desse, pq a linguagem de vez em quando é beeem chatinha de entender, por ser mais antigo.
Sinceramente, eu achei um ótimo livro em geral. Achei meio confusa as decisões que os personagens tomam em algumas passagens, mas sinceramente, acho que grande parte delas podem ser justificáveis visto a situação que eles se encontravam e visto que todo mundo é MALUCO nessa história (não culpo eles).
O Fantasma era um gênio, isso não é mais dúvida pra ninguém, eu espero. O Don Juan Triunfante dele é claramente uma evidência disso.
No final, Christine realmente não amava Erik, só sentia pena e admiração por ele, e foi por isso que o beijou e o enterrou no final. O único problema dessa diva foi ser escrita em uma época onde mulher tinha a obrigação de ser descrita como frágil (???), porque ela é um ótimo personagem em geral.
Agora o Raoul... Me perdoem, mas que personagem IN SU POR TA VEL. Eu mesma preferiria mil vezes que o Erik ficasse com a Christine no lugar dele, e olha que o Erik é um LOUCO!!! Mas pô, pelo menos ele tem algum talento. O único talento do Raoul é ser insuportável e ser gado da Christine (e ele consegue fazer esse último ser PIOR que o do Erik, ainda).
Assim como o Persa e Christine, sinto muita dó do fantasma. Pobre Erik!?
Sim, ele foi um louco, assassino, doido e etc, mas já vou adiantando que passo pano SIM e inclusive quase fui às LÁGRIMAS quando ele contou pro Persa a sensação da Christine beijando ele. Acho ele um ótimo personagem, apesar de ser um homem completamente lelé da cuca, e ele foi um dos meus maiores motivos pra rir durante a história, por incrível que pareça (principalmente no rolê dos 20.000 francos).
No final, ele só queria ser uma pessoa comum, depois de tanto sofrimento.
Achei um bom livro. Não perfeito, mas bom. Pra quem gosta de arte, recomendo DEMAIS ver o filme/musical, porque as músicas são simplesmente impecáveis.
Pra quem gosta de ler, sofrer e rir um pouco, e quer ver a história do fantasma mais a fundo, recomendo esse livro.

Gabriel1994 01/01/2024

Suspense e paixão
O fantasma da ópera é, indubitavelmente, uma leitura clássica e muito homenageada, contudo, a impressão que tive é de um romance que não envelheceu tão bem. Me soou como se as integrações fossem quase que cafonas, teatrais quase ao ponto de serem caricatas o que, claro, não tira o brilho da obra de forma alguma. Há diversas passagens muito memoráveis da narrativa das quais, ouso dizer, não esquecerei tão cedo; há também informações no mínimo curiosas acerca da Casa de Ópera de Paris e do universo que rodeia a construção, mitos, boatos, mas isso, na verdade, já era esperado. O autor, também jornalista, incorpora um aspecto investigativo para a narrativa de modo que não se sabe, ao certo, se o que se lê é fato ou mito, ficando assim, a crença na veracidade ou não do que é apresentado, a critério do leitor. Uma obra impecável! Recomendo altamente aos amantes de romances e suspense.