O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Aline Maia 09/02/2011

"Para mim, é impossível continuar a viver assim, no fundo da terra, num buraco, como uma toupeira! Don Juan triunfante está terminado, agora eu quero viver como toda gente.
Você está chorando? Tem medo de mim?
No fundo, entretanto, eu não sou mau! Ame-me e verá! Só me faltou ser amado para ser bom! Se você me amasse, eu seria doce como um cordeiro e você faria de mim o que quisesse!"

"Christine já não estava mais chorando... só eu estava chorando... daroga, daroga... Se Christine cumprir o juramento, voltará logo!"

O Fantasma da Ópera é um título que carrega grande fama, já vimos muuuitas adaptações para ele, tanto em peças, como em filmes.Eu particularmente sou apaixonada pela versão musical do livro (tanto em filme quanto em peça), mas o que me chamou mais atenção no livro é a dor e a solidão do Fantasma.

Erik é mais velho no livro, e suas falas são encantadoras e te passam toda a complexidade e tristeza que ele sente. Ele tem a voz maravilhosa, é o Anjo da Música de Christine. No princípio o vimos como um monstro que rapta a cantora de ópera Christine Daaé, mas ao decorrer do livro nós descobrimos seu lado humano. Ele era um gênio! Um gênio que teve que se esconder e aplicar golpes pra exercer seu grande talento; apenas porque era feio, deformado. A Ópera era seu mundo, e ele tinha controle sobre isso. Por ser desfigurado, Erik se mantém escondido nos fundos de uma ópera. Foi enlouquecendo, e oscila entre monstro e figura fascinante... apenas lhe faltou ser amado. A paixão que chega a ser obsessiva e o ciúme doentio que ele tem por Christine chegam a fascinar. Ela sente compaixão por ele e significa amor pra ele.

Comparo Raoul com nós leitores. Ele está perdido, não entende quem é Erik, mas principalmente não consegue entender o que acontece com Christine. Ela está sempre em constante medo, desespero e tristeza. Gaston Leuroux consegue passar muito bem isso. As falas e a ações de Christine mostram como o medo e compaixão que ela sente por Erik a consumem. Parece que ela está se definhando.

A forma que o livro é escrito passa a impressão de ser uma história real. É uma história de mistério e paixão, muito envolvente. Uma história imortal.
Camila 07/12/2011minha estante
Resenha perfeita.

Ana Luiza Silva 31/08/2012minha estante
Realmente, descreveu o que sinto. Essa é a terceira vez que releio o clássico e nunca me sinto entendiada. Eu sempre pego algum detalhe que não tinha visto antes, alguma emoção que me passou esquecida... Sempre vou relê-lo... Perfeito! ^^

karina 13/09/2013minha estante
um livro magnifico. uma historia inesquecível que tem muito a nos ensinar... sinto uma tremenda pena do fantasma.

Rayanne 09/12/2014minha estante
*---------* Também adoro as adaptações dessa obra, principalmente a do filme musical de 2004! As músicas são perfeitas e o Fantasma da Ópera mais perfeito ainda! *-------* Não sei você, mas toda vez que eu leio, ou assisto, me dá uma incontrolável vontade de matar a Christine. Mas ao mesmo tempo adoro ela! ^^ Vai entender né? Hehehehe

Júlia Machado 09/02/2021minha estante
Adorei a comparação dos leitores com o Raoul! Excelente

clara 08/01/2023minha estante
Meus sentimentos com o Erik são os mesmo que os da Christine ,mas eu só tenho esses sentimentos pq eu conheço toda a história,se eu fosse um Raoul da vida sem or ,mas sério o Raoul ama muito ela ,quem enfrentaria tudo aquilo ? EU NÃO

Pedro.Lauret 19/05/2023minha estante
Erik é o melhor personagem! Você vê a complexidade de um adulto e a alma e os desejos de uma criança nesse personagem! O final do livro para mim foi a melhor parte !

William LGZ 04/07/2022

Perdido entre gêneros mas ainda assim uma boa experiência
Embora eu tenha sentido que o autor se perdeu ao ficar entre relato histórico ou ficção de terror, além de uns descabidos momentos descontraídos que divergiam muito do contexto, o livro tem seus méritos por trazer uma atmosfera realmente única e momentos bem marcantes ao longo de toda sua ação.

O fantasma da Ópera é um personagem fascinante e teve muito bons momentos durante a narrativa, acredito que seja o ponto forte da obra mesmo tendo me decepcionado um pouco com o seu background quando revelado.

Apesar de tudo, é um livro que eu recomendo. Foi bom o suficiente para marcar minha memória e acredito que alguns dos defeitos citados por mim não irritarão tanto outras pessoas quanto comigo.

Giulipédia 18/12/2020

Relacionamento abusivo que vós fala?
Grande clássico da literatura francesa, e uma ótima releitura feita, o Fantasma da ópera me trouxe muitas reflexões e a maioria delas não é boa, então meus caros, vocês podem até não gostar, mas Giulipédia vai falar...!

A história faz alusão a uma espécie de fantasma que assombra o ópera de Paris, com a troca de diretores do local, o fantasma faz suas exigências aos novos senhorios, assim como já havia feito aos antigos e estes, depois de aprendida a lição de não contrariar o fantasma, cumpriam-nás fielmente. Porém esses novos senhores Richard e Moncharmin não acreditam nessa história de "fantasma da ópera" e então que o fantasma começará a ensinar suas "lições". Nesse meio período, temos Christine Daaé, uma jovem cantora em ascenção, com uma voz lírica e emocionante, porém com um segredo enorme, envolvendo seu estrondoso sucesso. Aqui temos um romance sendo apresentado, logo que surge o Conde Raoul de Chagny, amigo de infância e perdidamente apaixonado por Christine, porém essa é impedida de consumar seu amor com o amado, devido ao grande "segredo" em questão.

Nessa releitura, talvez por estar mais velha e com outra percepção do mundo, vi uma problemática muito grande nessa espécie de "triângulo amoroso". Aqui meus caros e minhas caras, temos uma obra que explana muito bem o que é um relacionamento abusivo, onde o psicológico da vítima é levado ao extremo dos extremos para entregar aquilo que as partes abusadoras almejam.

Temos uma "entidade" acostumada a ter o que deseja, sempre que solicita algo, essa entidade deseja uma certa pessoa e usa de artifícios familiares de tal para domina-lá ao extremo, a ponto da vítima se doar de corpo e alma para esse ser em questão, para evitar futuras "tragédias", vemos o medo desta até mesmo ao sair, pois se sente perseguida, pois a presença do outro é opressora.

Do outro lado temos um homem "apaixonado" que também está acostumado a ter tudo que quer e quando quer, e não aceita um possível "amor" do objeto amado que não seja direcionado para si, pois este acredita piamente ser merecedor de tal amor, sem ao menos levar em consideração a situação da qual essa pessoa, que é o objeto de desejo desse homem se encontra. Minha dúvida em questão a esse senhor é: será que ele ajudaria nossa querida amiga, se esta não tivesse o mínimo interesse no cavalheiro? Alguns diriam que sim, outros que não e mais alguns poderiam optar pelo talvez, e é justamente essa questão que eu queria levantar. Porque por mais "nobre" que o cavalheiro em questão seja, ele também é um abusador. ( É claro que levamos em consideração a época em que o livro foi escrito) Mas a intenção é de trazer esse comportamento para a atualidade também, pois enganam-se meus caros e caras ao achar que esse comportamento não existe nos tempos atuais.

O que a ausência ou carência do amor pode fazer com o ser humano é bem retratada nessa obra, observar seus personagens e a escolhas destes, perante situações de aflição da muito para se refletir, muitos podem não concordar com a minha reflexão exposta aqui, mas jamais desejei concordância cega, quero o questionamento, pois os clássicos estão aí para isso mesmo. Então meus caros leitores e leitoras, o que posso dizer do livro fantasma da ópera é que ele reproduz muito bem situações de um relacionamento abusivo, suas causas e consequência, leiam e tirem suas próxima conclusões, boa leitura a todos!

annacsfraccaro 23/02/2023

Clássico é clássico
Não nego que em alguns momentos eu fiquei bem confusa pela história, não sabia muito bem o que estava acontecendo ou quem estava contando a história.
É um livro bem denso, com bastante informação.
Achei que o final foi aberto, mas gostei da maneira como o autor terminou a história.
E essa edição do livro é maravilhosa, estou totalmente apaixonada.

Lenas 24/08/2022

Realmente não sei como me sentir e não quero criticar MAIS UM clássico (porque talvez eu só não seja uma pessoa de clássicos).

Vou dizer apenas que achei o Erik um chato de galocha.

Dou 2,5 pela edição, que é maravilhosa.

Aline Oliveira 30/06/2023

Gostei, fiquei super curiosa com todo o mistério da ópera em si (construção do edifício, dificuldades, criação do "lago" subterrâneo) e com esse enigma em torno do fantasma, achei a leitura fluida.

Cinara... 06/10/2020

"Satanás vem dos porões, assim como nele adentra. Dele escapam as luzes do inferno, nele instalam -se os coros dos demônios. "

A decepção foi que o fantasma da ópera que existia na minha cabeça criada com muitos fragmentos que colhi ao longo do tempo, não existe no livro! ?

Camila1856 15/03/2021

Razoável
Eu esperava mais desta história, eu já conhecia e amava entrei com muitas espectativas e me decepcionei um pouco...o livro por ser clássico a escrita e um pouco difícil de entendimento o que fez com que eu entrasse em uma baita ressaca literária que durou um mês, mas não desisti dele, o livro enrola demais pra falar sobre o triângulo amoroso principalmente sobre o fantasma da ópera só fala mesmo sobre ele no final, o resto e só de vez enquando, o visconde raoul e um chato e a Christine tbm kkk, mas isso não atrapalha totalmente a história ...só acho que o autor devia chegar logo no ponto ao invés de encher linguiça ...pretendo reler brevemente as vezes minha opinião muda...

Mayara945 06/06/2020

Só me faltou ser amado para ser bom!
Influenciado por nomes célebres como Edgar Alan Poe e Arthur Conan Doyle, Leroux deu a sua história um clima de mistério e horror que intriga o leitor desde as primeiras páginas.

A história do triângulo amoroso entre uma cantora da ópera, um jovem visconde e um fantasma que assombra os recônditos mais escuros da ópera de Paris, nos mostra que mais aterrorizante do que seres sobrenaturais, são as atitudes egoistas humanas.

mirianbezerra 08/11/2023

Sem dúvidas, um dos melhores clássicos que já tive o prazer de ler
Este livro é baseado em uma história real, escrita por Gaston Leroux em 1909.
Foi uma leitura incrível! Me transportou para Paris do século XIX, durante a era da ópera.
O romance, o suspense e toda a dramaticidade do ambiente tornaram a leitura muito fluida e envolvente.
O livro conta a história de amor de Erik, Raoul e Christine e o desenrolar deste drama.
A narrativa me prendeu até a metade do livro, e confesso que pensei em abandonar a leitura, mas valeu muito a pena continuar! Aos poucos o escritor retomou o ritmo e a narrativa voltou a ficar intrigante.
O fantasma da ópera é um homem que foi julgado por sua aparência durante toda a vida devido a sua feiura, mas ele possuía um talento genial para a música e ansiava ser amado por meio dela.
O dom musical de Erik tornou a história ainda mais cativante. Eu sou apaixonada por música, e adorei a forma como ela foi retratada neste livro! As descrições de como o fantasma da ópera cantava e tocava me arrepiaram. Tenho certeza que ele tinha uma voz angelical, como o anjo da música.
Além da história fascinante, esta edição do livro é lindíssima. Li a versão e-book no Kindle, e pretendo comprar a versão física.
Recomendo a leitura!
mirianbezerra 09/11/2023minha estante
Sou do time que ama o Erik e odeia o Raoul

lareS2 10/11/2023minha estante
@mirianbezerra o Raoul é um dos piores mocinhos dos filmes de terror que eu já vi, péssimo kkkkk

lareS2 10/11/2023minha estante
@mirianbezerra, tbm sou, o Raoul é simplesmente o pior mocinho de livros de terror

mirianbezerra 10/11/2023minha estante
nossa sim!! temos bom gosto amg ?

trizisreading 13/11/2023minha estante
coloquei na lista

mirianbezerra 14/11/2023minha estante
@beatrizreads vc vai amar amg, esse livro é maravilhoso!!

Jozy.Cristiani 10/02/2021

O que salvou foi o final
Sinceramente este livro não funcionou para minha pessoa, o final é emocionante, mas li arrastada. Prefiro o filme.

- giu 30/05/2022

legalzinho
É uma boa história, porém a escrita não ajudou muito, não me prendeu e se tornou algo arrastado e maçante.
É uma mistura de mistério e "romance" que tinha tudo pra ser uma leitura incrível mas infelizmente a escrita atrapalhou.

VivianRayna 13/12/2023

Tocante
Surpreendente a forma como as coisas foram construídas, amei a proximidade do autor com os leitores. Amei o relacionamento das personagens e sobretudo quando estava na iminência do final, o clima de tensão, como tudo foi descrito, consegui imaginar bem as cenas. Fiquei muito impressionada com as atitudes do fantasma e com o que ele se mostrou ser no final. Maravilhoso!!!

Fenrir 27/09/2022

Bom apenas ?
Talvez não seja meu tipo de literatura preferida mas, achei cansativo a leitura e pouco me surpreendeu ? uma leitura que fiz por curiosidade para conhecer a obra apenas ? pode ser o último livro da minha estante .

lu_nasc05 01/01/2023

Ameii
Conseguir entender de onde tantas versões de séries, filmes, minisséries surgiram e como alguns pontos da história vão mudando foi muito interessante.

As versões acabam mudando, tirando ou até acrescentando detalhes que quem nn teve a oportunidade de ler o libro não percebe é é fantástico conseguir comparar elas.
Silvana 01/01/2023minha estante
Li o livro e assisti alguns filmes e realmente pra entender toa a essência da estoria só com o livro.