O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Gi Santos 06/05/2022

É um dos meus livros favoritos, sem dúvidas. Adoro o jeito que é construída a imagem do fantasma, obscuro, misterioso, por vezes até impiedoso, mas que no fundo, era só alguém que precisava de amor e nunca o teve. Como o próprio Érik diz "No fundo, não sou mau. Ame-me e verá. Só faltou que me amassem para que eu fosse bom."

Cristiane 05/07/2023

O fantasma da Ópera
Um misterioso ocupante das passagens subterrâneas do Palais Garnier explora os diretores desse teatro fazendo exigências monetárias e a exclusividade do camarote cinco. Quando ele conhece a jovem soprano Christine Daaé apaixona-se por ela e decide ajudá-la a aperfeiçoar seu talento.
A jovem acredita ser protegida pelo Anjo da Música, lenda que seu pai, um pobre violinista contava para ela.
Christine porém está apaixonada pelo jovem Raoul e isso transformará o "Anjo da Música" em um terror.
A história é narrada por uma pessoa que resolve investigar a lenda do "Fantasma da Ópera" e levantará documentos antigos, entrevistará pessoas que testemunharam os eventos ocorridos naquele teatro.
O romance é bem diferente do roteiro cinematográfico, especialmente o desfecho.

Ri :) 01/05/2021

Não fiquei emocionada, não chorei com o desfecho. Fiquei bastante aborrecida com o fantasma, na verdade. O livro inteiro! A história é muito interessante, mas algumas partes me deixaram sem paciência. Adorei o persa e a lanterninha. Christine é muito abestalhada! Sem conduções.
Ri :) 01/05/2021minha estante
Condições *

Magasoares 13/10/2020

Maravilhada!
Nem sei o que dizer dessa estória. No princípio é meio confuso, mas o final vale tudo. Fiquei embasbacada com a narrativa do autor, e imaginando, será que Paris é mágica por isso, porque há aquela ilusão de que realmente existiu um fantasma da Ópera?
Recomendo muito.

Naimica 21/07/2023

Achei que era uma linda história de amor...
Mas não era.
Algumas adaptações fizeram msm parecer.
É uma história triste sobre um homem que queria ser amado e ter uma vida normal, porém era "feio demais" pra isso.
O pobre fantasma fez atrocidades, mas sabe-se que ele mal tinha noção do bem e do mal.

Tenho pena dele, tenho pena da Christine.

O livro é bom, amei conhecer a história, principalmente por causa do formato que ela tem. Algo como uma investigação/documentário.

Carous 11/06/2022

Nota: 3,5
-Leitura coletiva organizada pelo canal Pronome Interrogativo-

Adorei a forma que o autor escolheu escrever a história, como se fosse um acontecimento verídico. Nunca tive dúvidas de que se tratava de ficção antes da leitura, mas acho que se esta edição da Zahar não trouxesse uma apresentação esclarecendo o fato, eu terminaria a obra com dúvidas.

Ao longo do livro, minha maior curiosidade era sobre a origem do Fantasma. Nem seus truques ou como os realizava nem como se movimentava tão habilmente pelo teatro atiçaram tanto meu interesse. Queria saber a história dele - e estava receosa de que o autor não iria abordar isso.

Senti pena do Fantasma quando obtive minhas respostas. Reprovo seu comportamento com Christine e os assassinatos que cometeu, mas o próprio texto deixa subentendido que ele não era um vilão ou mau caráter. Porém ignorava o certo e o errado. Talvez por só ter recebido crueza e grosseria das pessoas por causa de sua aparência.
É bem difícil acreditar na bondade do ser humano quando você só recebe reações de horror e nojo das pessoas.

Christine estava melhor arranjada sozinha. Não gostei de Raoul e o personagem nunca se redimiu para mim. O Fantasma tinha suas falhas, ok, mas Raoul não ficava atrás.
Ele é um boy lixo, se quer saber minha opinião curta e grossa. Uma coisa é se preocupar com Christine, mas no caso dele, a motivação era ciúmes e orgulho ferido de garoto rico e mimado por uma atriz, veja só, recusar um visconde. Ainda mais quando o rival era um homem feio. Não comprei o amor dele por Christine em momento algum.

Chamou minha atenção como as emoções masculinas foram colocadas sem puder ou medo de que eles parecessem menos viris ou fracos.

Tenho a impressão de que situações pessoais que passei durante a leitura me impediram de curtir o livro a ponto dele ser tornar um favorito. Vou manter minha edição, não só porque é linda tampouco porque rabisquei e marquei ela toda, mas porque pretendo reler e tirar a prova.
De toda forma, foi uma experiência muito reconfortante ler em conjunto com a Thaís do Pronome Interrogativo e seus seguidores e trocar ideias durante as lives na Twitch.

Este livro estava na minha TBR ano passado, mas eu desisti logo nas primeiras páginas porque achei meio maçante. Quando outra oportunidade de leitura surgiu, eu aproveitei, mas receosa de que fosse achar tão chato quanto achei Os Miseráveis (perdão, mundo) e teria que sorrir amarelo e fingir profunda admiração quando alguém falasse desse livro perto de mim (bem como faço com Os Miseráveis)

Mas a história é fantástica, envolvente e fluída, acredite se quiser! Pela época que foi escrita, o último me surpreendeu. Assim como ser uma obra com nível baixo de racismo, machismo e xenofobia. Eu bem sei que há livros contemporâneos que falham muito mais nesses quesitos.

Gabriel.Chiquito 15/05/2023

"Eu não o reconheci pela feiura da cabeça, pois todos os homens são feios quando estão mortos há tanto tempo, mas sim pela aliança de ouro que usava..."
Esse foi mais um clássico que me foi um grata surpresa. Além dessa edição espetacularmente LINDA da editora Pandorga, a história não decepcionou nem um pouco.

Desde o começo, a narrativa é envolta em uma aura de mistério que, mesmo na parte de conhecer os personagens e se situar, já dá uma boa prendida na leitura. E conforme a história se desenvolve, boatos são contados, excentricidades dos bastidores aparecem e eventos trágicos começam a acontecer, o fantasma entra em cena e, junto com ele, há a adição do sobrenatural nessa aura de mistério. Como essas tragédias impossíveis aconteceram? É um um homem, um fantasma, um anjo ou um monstro esse ser misterioso que vive nos bastidores da ópera? E tudo isso, permeado por um triângulo amoroso que cresce em tensão e tragédia, fazem desse livro um mix de emoções muito bom e muito difícil de parar de ler. Ótima leitura e super recomendo.

milenagemir 11/08/2023

Um clássico
Eu particularmente não tinha ideia de como era esse livro, porque nunca vi o filme e nem a peça de teatro. me surpreendi ao ter gostado. tem algumas questões de tradução que são chatinhas e acho que numa próxima tiragem dessa edição precisam ser revistas, mas a história é muito bem contada! consegui ter muita empatia pelo Erik e achei muito engenhoso todo o percurso dele. gostei bastante.

Bruna 20/05/2023

Li pela primeira vez antes dos 10 anos de idade e agora percebo muitas nuances na história que na época me fugiram. Continua sendo uma bela história, mas agora, tenho mais piedade pelo pobre Erik do que na época, percebendo que ele também é uma vítima, como muitos foram na história. Espero assistir também o musical em breve, que sempre me encanta.

Newi 12/12/2020

Romance incrível com significado profundo.
Um clássico incrível que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida. O livro dá margem para várias interpretações (não me arrisco aqui a desenvolvê-las, pois são complexas. Para isso, recomendo várias aulas disponíveis sobre esse tema). Existe sempre aquele contraste entre a "Paris superficial" e a "Paris subterrânea", que vai ser o pano de fundo ao longo de todo o romance. Para mim a leitura foi fácil e rápida, não senti dificuldade. Talvez releia no futuro para entender melhor o que o autor quis passar, pois é uma obra densa e, como citei antes, com várias interpretações possíveis. Enfim, obra mais do que recomendada.

LadyAnaC 17/05/2021

Eu compreendo tudo...
Essa leitura foi uma vontade louca que tive , sabe aquele tipo de vontade que aparece do nada e vc não sabe de onde isso saiu da sua cabeça mas vc tá aí então aqui estou fazendo a resenha.
Foi diferente do meu habitual até a como ela é contada.. porque história é contada através de um historiador-reporter que é próprio autor, então senti espectadora de um espetáculo .
A leitura,eu fazia com calma , até o próprio livro me exegia isso de mim, porque lia dois ou três capítulos sentia uma necessidade de parar( sendo que estabeleço metas para alcançar)... então será necessária paciência .
Eu me surpreendi com final, meio que compreendo o Erik ,exegia algo que queria anos mesmo com todo seu conhecimento extraordinário ...ele queria algo que não possuía e todos tinham , gente vou acabar dando spoiler.
Vou ser sincera não tenho muita lembrança dos filmes então tudo foi uma novidade.

natasha133 19/06/2022

fantasma de milhões
o fantasma da ópera foi uma leitura de altos e baixos para mim, mas nunca deixou de me intrigar. a escolha estética de trazer um historiador-jornalista torna tudo mais interessante, pois faz parecer que é uma história real! amei, também, a conexão do erik com a construção da ópera de paris. meu único porém é que eu não poderia me importar menos com a christine e com o raoul. no mais, adorei o livro.

Clara A. D. Cassani 04/07/2023

O Fantasma da Ópera - um clássico gótico
Com um amor possessivo e tóxico, acompanhamos os mistérios do Fantasma que assombrou o Teatro francês no início de seculo XX.

Christine Daè é uma jovem que criada nos bastidores da Ópera que começou a aprender cantar divinamente por meio do Anjo da música - o Fantasma.
Esse livro apresenta um triângulo amoroso vivido pela jovem, por seu amigo de infância (o visconde de Chagny) e o fantasma. Com muita confusão, correria e medo os protagonistas acabam com o mistério do teatro, mas tudo tem um preço.

Acho que por ser uma obra mais antiga eu tenho que pegar mais leve por dar varios spoiler com relação ao final do livro.
Esta também é uma obra que ou você ama ou odeia, ela é muito extrema, ainda mais tratando de um ser sobrenatural.

O Fantasma era possessivo mas é justificável, o visconde era protetor mas era tudo em nome do amor, e Christine foi ingênua mas passou a vida toda acreditando nas fantasias de seu pai morto.

Enfim, ela pode ser uma obra um pouco polêmica, mas acho que vale muito apena ler (porém o filme e o musical são bem diferentes do livro).