O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Agatha 01/10/2022

Li para a escola e admito ter sido surpreendida!
Este é um clássico que é muito conhecido pelo musical que foi inspirado neste livro, "O Fantasma da Ópera" é uma obra renomeada mundo a fora, e apesar disso nunca tive vontade me aventurar neste livro, mas vou ter que admitir não me arrependo nenhum pouco!
Confesso que a edição que li (não é a mesma da imagem) não favoreceu, justamente por ser uma tradução simplória em comparação com este enredo majestoso. A ambientação do livro é um dos pontos mais altos além de permitir que você tenha diversas opiniões e reflexões distintas sobre um mesmo acontecimento e personagem. Este livro fala sobre morte, relacionamentos abusivos, manipulação e ainda mais! Recomendo, com certeza é uma experiência que vale a pena!

Ferzitaaa 02/03/2023

O mistério do fantasma da ópera
Quando eu era mais jovem, ouvi falar de O fantasma da ópera como se fosse uma história de amor. Como acontece com a maioria dos clássicos, ele se provou ser muito diferente do que eu esperava. Longe de ser uma história de amor, O fantasma da ópera é um mistério viciante: acompanhamos uma série de eventos inexplicáveis que se desenrolam em uma casa de ópera, em Paris, na qual se apresenta Christine Daae, uma cantora assombrosamente talentosa.
No prefácio do livro, descobri que Leroux foi influenciado por escritores como Edgar Allan Poe, o que explica bastante do estilo de escrita do livro.
Trata-se de uma narração no estilo de reportagem; o que não nos permite criar uma relação muito profunda com os personagens, mas posteriormente a escolha narrativa passa a fazer todo o sentido, porque constrói a atmosfera de mistério e investigação que perpassa a obra.
Para além das resoluções mirabolantes de Leroux, a história apresenta uma análise muito interessante sobre a obsessão e a rejeição social. Os personagens, apesar de às vezes me parecerem personagens planos (isto é, sem aprofundamento psicológico), apresentam dilemas comuns a todos os seres humanos e o vilão é um dos personagens mais consistentes da obra, sendo de uma psicologia extremamente complexa.
Leia O fantasma da ópera se estiver a procura de um mistério muito bem construído e repleto de elementos góticos e de tensão psicológica.

Carolina221B 07/04/2022

Início complicado, fim inesperado.
No início confesso, não foi fácil. Estava completamente perdida com as ratinhas. Mas confesso, que do meio em diante, ficou bem interessante. Senti admiração, medo, pena, e amor pelo fantasma. Enfim, o livro é encantador e muito emocionante. Seu suspense me deixou "sem ar", e com muita vontade de conhecer a tão falada Ópera de Paris. Recomendo, uma boa e proveitosa leitura.
Karol 07/04/2022minha estante
Opa falou em suspense eu gostei kkkk mais um pra lista

jennibel 23/02/2023

10/10
O autor faz vc realmente acreditar que ele existiu, e vc no final não saber o que é real e o que não é, é concerta o charme do livro.

Em pensar que Erick tem uma mente brilhante, mas por vir enrolando em algo não agradável ele nunca poderia viver normal.

Erik não era um mostro, mas o trataram como um, e ele escolheu por causa disso viver como o mostro, bem triste.

(Mas agora tô me coçando pra saber se ele existiu de vdd)

Perfeição não tem o que falar desse livro, dramático, extremamente bem escrito, simplesmente perfeito!!!! Sem contar que foi inspirado em acontecimentos reais....

O mistério dele também é coisa de louco, não parei de ler enquanto não tinha descoberto tudo, quando vc vê já criou um milhão de teorias.

Thais Verdan 13/04/2023

Perfeito, maravilhoso e emocionante.
Um dos melhores livros que li em minha vida!!! Recomendo muito. Tem terror, mistério, suspense, ação, investigação, aventura, romance e reviravoltas incríveis. Tudo junto e misturado. Vai chegando nos últimos capítulos e o autor vai deixando a gente numa adrenalina sem fim ... Amei. Dei 5 estrelas mas merece 1.000

Amanda 02/07/2023

O livro é bem escrito, a história é fascinante (e esse foi o meu primeiro contato com a obra, não cheguei a ver as adaptações), os personagens são interessantes e o fato de ter toda uma história por trás que o autor utilizou para criar a narrativa é maravilhoso. Preciso comentar que não simpatizei em nenhum momento com o personagem do Erik e não consigo o ver como nada além de um vilão (de vdd, não entendo os defensores dele).

*** Sobre essa edição: é lindíssima, mas não gostei da tradução, achei que simplificou demais o texto e preferi ler em outra versão ***

Bea Albuquerque 07/07/2023

Não sou de ler clássicos, mas resolvi da uma chance. E foi uma ótima ideia. Fiquei encantada com a história, apesar de ter visto algumas problemáticas. Mas tirando isso, eu amei.

Rafa 22/04/2022

Apaixonante
Amei o livro de muitas formas.
É uma mistura de romance e mistério, uma história realmente criativa, em que apesar de ter base na realidade, é cheia de ideias maravilhosas e o autor a faz parecer incrivelmente real, de um jeito muito bom e intrigante, trazendo múltiplos aprendizados e percepções sobre o amor, modo de vida, um grande reflexo de nós mesmos e da vida que levamos.

Ariel 16/02/2023

Quem nunca ouviu falar do fantasma da ópera? É uma obra que nós praticamente crescemos ouvindo, mesmo que nunca tendo visto. A figura do fantasma se personifica de maneiras diferentes em cada cabeça, mas é em Erik que ele está. Erik, extremamente inteligente e criativo, porém feio na mesma medida. Sem sombra de duvidas, um dos personagens mais incríveis que já tive o prazer de encontrar. Sua personalidade apaixonada e forte, ao mesmo tempo que ingênua. Seu estilo de vida que literalmente incorpora a arte e o drama. Uma caricatura perfeita. Até agora posso imaginar sua bela voz ressoando em meus ouvidos, que como Daaé, me encantaram e me assustaram. Vive o drama dela, senti sua compaixão. ?Pobre Erik?, nunca uma frase fez tanto sentido. Nunca senti tanta pena de um personagem que mais poderia ser um vilão, se visto apenas pelos olhos de quem não o compreendia. Privado das mais simples coisas, por uma sociedade que não poderia equilibrar a feiura externa a sua genialidade. Um clássico!

Hellen Caroline 25/03/2022

O fantasma da ópera
Comecei o livro sem expetativas, e me surpreendi.
A primeira parte e tão envolvente que você lê e nem percebe o tempo passar. Já a segunda não é tão boa assim,demorei um pouco para ler,mas chegando no final vai ficando bom novamente.
Indico para quem quer começar a ler clássicos.

Kelly @foinumlivro 22/07/2021

Se você gosta do musical nao leia esse livro
Sou completamente apaixonada pelo musical de O Fantasma da Opera, acho a história fantástica e fui atrás do livro para ter uma visão mais abrangente do todo. Queria saber mais sobre quem é O Fantasma, de onde surgiu sua fixação por Christine, dentre outras coisas, mas o que encontrei no livro não foi nada disso.

O livro é arrastado, com uma escrita de difícil leitura, e que fez com que eu ficasse com mais sono que motivada com a história.

Se você busca respostas, você não terá. O livro tem poucas cenas que expressam quem é o Fantasma, normalmente ele é citado quase como se fosse uma entidade e grande parte do livro é sobre os diretores da Ópera tentando descobrir se o Fantasma de fato existe.

Do triângulo amoro - Erik (fantasma), Raoul e Christine - o que mais aparece é PASMEM Raoul...

Então sim, amo o musical mas não gostei do livro. Pode ter sido excesso de expectativa? Talvez... Mas sigo não recomendando a leitura.

Cris 15/12/2021

Uma história intensa, cheia de mistérios, de humor, de tragédia, de curiosidades.
Um livro que vale a pena ser lido, até mesmo pela sua importância nas artes.

Marina.Anicet 08/12/2021

Belíssimo
Pra começar, esse box gente! Ele é divino. Uma obra de arte como esse livro é. Cada detalhe é maravilhoso. Além do extra dos bastidores com informações muito interessantes!
O livro tem pontos baixos. Sendo um pouco confuso as vezes e lento de vez em quando.
Mas é genial. Realmente maravilhoso e vou ter que ver de novo o filme e ir de novo assistir a ópera. De preferência na ópera de Paris no camarote 5.
Se cria um mundo de fantasia sobre o local. Ansiosa agora pra ir visitar.
Vale a pena ler. Valeu muito.