PSI-Q

PSI-Q Ben Ambridge

Resenhas - PSI-Q

Monique 28/10/2020

Perfeito
Achei o livro incrível, tem uma linguagem bem clara e envolvente, tem diversos experimentos ao longo do livro que o próprio leitor pode fazer. Recomendaria esse livro a todos.

Ana Luiza 06/04/2016

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
A PROPOSTA DO LIVRO

Ben Ambridge, autor de Psi-Q, é um professor de Psicologia que também escreve artigos e cria testes para o jornal The Guardian. E, usando sua experiência nos dois ofícios ele criou Psi-Q, uma obra interativa cujo objetivo é mostrar para o leitor como a Psicologia faz parte de tudo na nossa vida. Através de testes, questionários, jogos, charadas, perguntas e muito mais, Ambridge desafia o leitor, colocando-o em várias situações, e o levando a aprender e entender vários conceitos e descobertas da Psicologia, especialmente aquelas relacionadas ao nosso dia a dia. A obra transforma os sofisticados testes e experiências dos pesquisadores da área de psicologia em testes e jogos simples que devem ser feitos ao longo da leitura do livro e que também mostram o que a psicologia pode dizer sobre o próprio leitor.

A LEITURA

Assim que recebi as informações sobre os lançamentos da Editora Sextante e que vi esse livro, sabia que precisava lê-lo. Primeiramente, tudo o que envolve Psicologia já chama a minha atenção, contudo, o que mais me cativou a primeira vista foi o livro ter vários testes (semelhantes a quizzes de internet), algo no qual sou simplesmente viciada! E, assim que comecei a obra, me apaixonei.

Psi-Q é um livro interativo e desafiador. Cada atividade é mais interessante que a outra e, quando eu percebia, já tinha passado horas e horas com a obra em mãos. Por não ser uma ficção, Psi-Q não foi criado para ser lido como os outros livros e o melhor é devorá-lo aos poucos. Os capítulos são curtinhos e cada um deles traz um teste, jogo, charada, pergunta ou algo assim, que tenha a ver com o assunto da vez. As atividades do livro são simples e muito divertidas, e facilitam a nossa compreensão quando, depois de nos dar a resposta, o autor explica sobre as experiências e conclusões científicas que os pesquisadores de psicologia alcançaram sobre o assunto.

Sonhos, relacionamentos, atração, percepção visual, inteligência, personalidade, temperamento, emoções, o modo como pensamos e nos comportamos, como vemos o mundo Psi-Q fala de tudo isso e muito mais! Alguns mitos e boatos que tanto circulam por aí são esclarecidos no livro e eu adorei saber a resposta para questionamentos como:

- videogames deixam crianças mais violentas?
- o que o seu QI pode dizer sobre você e seu sucesso profissional e
- os testes de QI são realmente confiáveis?
- o que é e qual é o seu QI emocional?
- O que o seu estilo favorito de música pode dizer sobre sua personalidade?
- realmente existem pessoas melhores em descobrir quando o outro está mentindo?
- somos todos, no fundo, um pouco racistas?
- e, o meu preferido de todo, como identificar um psicopata?

CONCLUSÕES FINAIS

Uma leitura muito gostosa e divertida, Psi-Q entrou para os meus favoritos. A obra é bastante enriquecedora e consegue nos ensinar muito sobre descobertas e experimentos da Psicologia de forma simples e rápida, em que o leitor consegue entreter-se ao mesmo tempo em que aprende sobre si mesmo também. Algo que amei é que o livro também indica vários links interessantes, especialmente de testes online, para o leitor que deseja ir além das páginas. Definitivamente a melhor obra interativa que já vi, recomendo Psi-Q para todos que não resistem a um teste, jogo ou desafio, assim como para quem curte ler sobre Psicologia. O livro é garantia de diversão e conhecimento!

A EDIÇÃO

A edição de Psi-Q está perfeita. A tradução está muito boa e a diagramação é ao mesmo tempo simples e rica, já que encontramos vários gráficos, quadros e imagens que complementam os testes e jogos da obra. Eu adorei a capa do livro! O tom de amarelo usado é muito bonito e a imagem que ilustra a capa de Psi-Q é criativa e divertida, como o próprio livro, além de bastante chamativa.

VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2016/04/resenha-psi-q-ben-ambridge.html

Mari Siqueira 02/05/2016

Um livro interativo diferente de tudo o que você já viu, PSI-Q nos leva a uma viagem consciente pelo nosso inconsciente. Com testes incríveis, Ben Ambridge nos mostra o quanto o nosso cérebro é fascinante e como podemos nos conhecer melhor a partir desses experimentos. O leitor encontra em suas mais de duzentas páginas: questionários, piadas, histórias, estudos, diagramas, ilusões de ótica e muito mais.

Uma proposta tão descontraída quanto científica faz com a leitura seja agradável e interessante. Discutindo padrões de comportamento e tendências psicológicas, o livro nos ensina a observar que pequenas decisões ou hábitos podem ser examinadas e revelar muito sobre nosso psicológico.

Temas complexos como estímulo, motivação, padrões comportamentais, racismo, entre outros, são dissecados e expostos de uma maneira inovadora. Sob a luz de pesquisas conceituadas pela ciência, Ambridge traz uma infinidade de teorias a serem discutidas e, se for o caso, aplicadas. O autor também desconstrói alguns mitos impregnados em nossa sociedade e nos desafia a romper paradigmas estabelecidos há séculos.

Com uma análise detalhada do comportamento humano podemos perceber os padrões para os quais nos encaminhamos de maneira automática e, assim, tentar modificá-los. Um dos livros mais desafiadores e esclarecedores sobre psicologia - para leigos -, PSI-Q deveria ser lido, discutido e aplicado por todos, afinal, se nos conhecêssemos um pouco melhor poderíamos evitar muitos dos nossos problemas.

"Na verdade, o paradoxo é uma ferramenta bem útil não apenas para entendermos o comportamento humano, mas para podermos criar ideias de como mudá-lo para melhor." (p. 242)

site: http://sobreamorelivros.blogspot.com

Paulo Henrique 06/07/2016

Empreste, não compre!
Esse livro se propõe a apresentar testes psicológicos utilizados para mapear sua personalidade. Há testes que realmente te levam a pensar, outros que medem realmente alguns traços. Pro outro lado há testes que são uma falta de respeito de estarem em um livro desse valor. Quer um exemplo: Como você prefere o papel higiênico em seu banheiro? Com as abas por baixo ou por cima? Convenhamos que isso não mede absolutamente a personalidade de ninguém e que o próprio autor não respeita o teste, mas o coloca. Enfim, se tiver curiosidade pegue emprestado de alguém, ou compre via e-book que é mais em conta.
*Rô Bernas 23/08/2016minha estante
Paulo Henrique, as vezes você pode achar que algo é irrelevante, mas pode falar muito da personalidade da pessoa...mas o que acho mesmo é que o autor quis dar um pouco de leveza ao tema. :)

Sofia Trindade 11/04/2016

PSI-Q é o primeiro livro interativo que tenho, se é que posso chama-lo assim, e é um dos livros que mais gostei de adquirir. A proposta é bem simples, levar aos leitores Quiz, jogos e perguntas que ajudam a avaliar nossa inteligência psicológica. O autor expõe a liberdade do leitor no início do livro, o que torna tudo mais fácil do que já é. O próprio diz que não existe uma ordem exata para resolver as atividades.

Depois de resolver as atividades e verificar as respostas eu me sentia mais burra, mas Ben sempre acalma quem faz o teste dizendo que ele não é 100% correto ao ponto de ter uma única resposta (ufa!).

Os testes realizados são muito interessantes e estranhamente batem com sua personalidade. O livro vai desde perguntas simples a perguntas um pouco mais complicadinhas. A única coisa que me incomodou no livro todo foi as explicações que o autor dava para as respostas. As vezes elas não eram tão compreensíveis para mim e por isso acredito que poderiam ser explicações mais simplificadas que fizesse com que o público de uma forma geral entendesse.

Por ser um livro interativo você pode escrever nele sem aquela dó no coração que alguns leitores tem. É recomendável fazer alguns testes com amigos ou a família, pois assim o livro fica bem mais divertido ao comparar as respostas de cada um e ver o quão diferente somos um dos outros.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/04/resenha-psi-q.html

Ana Lícia 20/04/2016

Interativo, divertido e inteligente.
Olá!

Você gosta de psicologia? Ou é uma pessoa curiosa? Ansiosa? Quieta? Extrovertida? Tem boa memória? Ok. Então com certeza irá gostar deste livro. O livro Psi-Q, de Ben Ambridge é um livro divertido e inteligente que nos traz a psicologia de maneira prática, mostrando seu valor na nossa vida. Ajudando a nos conhecer mais, nossos traços psicológicos.

O livro possui jogos, questionários, piadas, informação, tudo voltado para psicologia e nossa vida, com uma linguagem simples e que nos deixa bem envolvido. Começamos as atividades com o teste de Rorschach, que achei muito interessante, onde temos uma imagem e devemos dizer o que vemos, e claro, que as respostas são sempre surpreendentes.

Teremos um teste onde avaliaremos nossa personalidade, falaremos de psicopatas profissionais, mentira, caráter, inteligência, par perfeito, interpretação de sonhos, preferências musicais, facebook, jogo da memória, e muito mais.

São vários jogos e testes muitos interessantes, desde alguns simples a uns mais complexos, que testará sua inteligência psicológica. E o melhor, você se diverte e aprende. Adorei dois testes em especial, Missão para Marte e O Fantasma evanescente.

Além dos jogos, teremos alguns fatos curiosos, que com certeza será muito bom para seu conhecimento. Sendo você da área ou não da psicologia.

A edição está maravilhosa, capa com orelhas e textura gostosa, além de ser muito bonita. Folhas amarelas e macias, com ilustração e letras no tamanho agradável. Então fica a dica de ótimo livro para descontrair, mas muito inteligente, onde você pode voltar a ser criança e aprender de maneira lúdica.

O livro é seu, o cérebro é seu e o que é mais importante esta viagem de descoberta é sua. Portanto, levantar âncora: vamos para sua própria odisseia psicológica.

Imagens do livro no Blog

site: http://chalecult.blogspot.com.br/2016/04/resenha-psi-q-de-ben-ambridge.html

Raffafust 20/06/2016

Eu trabalho com diversos psicólogos, na verdade metade do pessoal que trabalho é formado na área. Quando caí de para-quedas em Recursos Humanos sabia que muitos eram psicólogos e tantos outros eram administradores. Mas jornalista, só eu. Até hoje não conheci ninguém que tenha feito Comunicação Social e Marketing e trabalhe com o que trabalho. No meio de pareceres, de análises comportamentais, de testes psicológicos...vivo eu, e sempre que posso leio tudo na área. Não, não aplico testes diretamente, mas posso dizer que aprendi a identificar muitos perfis por modos de agir nas inúmeras entrevistas e dinâmicas para vagas de trabalho que estava - e estou- lá analisando.
Por essa razão ler Psi-Q foi uma delícia, e talvez eu não consiga descrever nessa resenha tudo que senti lendo essa obra, aplicando testes em mim mesma e me reconhecendo nas respostas deles.
Muitos testes podem ser aplicados para descobrirmos o perfil comportamental de uma pessoa, no livro aprendemos a utilizar vários deles. Mesclando com piadas e jogos o autor nos leva ao mundo do auto conhecimento, terreno que achamos ter domínio mas nos espantamos com os resultados de quem entende como nos reconhecer em cada perfil.
Como agimos diante de determinadas situações? Como lidamos com o inesperado? Cada qual trabalha de uma forma mas o comportamento nem sempre é igual, e nem pode ser, somos diferentes por mais que sejamos irmãos, cada um age de uma forma distinta.
Então como não se deliciar com um livro que tem teste para avaliar nossa própria felicidade? E o formato com que vemos borrões e o que identificamos neles quer dizer muito de nós.

Joy 02/08/2016

Psicologia interativa
O livro de hoje é um pouco diferente do que eu estou acostumada mas que me interessei muito, pois é bem humorado na forma de abordar o tema psicologia.

"Você já ouviu falar de QI, que mede sua inteligência geral. Mas qual é o seu Psi-Q? Quanto sabe e entende sobre as coisas que motivam você? E com que frequência costuma prever com sucesso o comportamento dos outros... ou o seu próprio?"

O autor é um professor de psicologia da Universidade de Liverpool, que desenvolve pesquisas sobre crianças e letramento, além de escrever e elaborar artigos e testes para o jornal inglês The Guardian. Pelo resumo do autor você imagina que o tom da leitura se manterá na seriedade, mas não se engane, ele é muito bem humorado!

Há inúmeros testes interessantes neste livro, alguns são mais antigos, que todos nós já ouvimos falar, e outros são mais recentes e autor nos explica brevemente sobre a evolução da psicologia durante os questionários.
"...embora gostemos de nos ver como seres dotados de pensamento racional, na verdade a maioria de nós é incapaz de realizar os raciocínios lógicos mais básicos. Então nos viramos contando com nossos atalhos e palpites."
Alguns questionários achei estranhos, outros o autor estava brincando com a minha cara, já estava parecendo um amigo hahahah Essa intimidade que o autor parece ter com o leitor é através da narrativa em 2ª pessoa, o que realmente é raro, mas está presente em quase toda a leitura.

O teste que mais gostei, foi um dos primeiros, "O Perfil de Personalidade", que traça a abertura às experiências, a atenção às responsabilidades, a extroversão, a amabilidade e o nível de neurose com cinquenta afirmações que temos que concordar ou discordar. Adorei este questionário! Inclusive, meu irmão o fez também e depois comparamos os resultados, é muito legal! Eu adoro estes tipos de questionários que falam sobre personalidade. Sou a louca destes tipos de teste hahahah

Há testes confusos, com ilusão de óptica; que temos que desenhar; que precisa do auxilio de outra pessoa e outros mais peculiares. Houve um que tive que escutar Mozart durante dez minutos antes de responder um questionário e posteriormente escutar 10 minutos de um vídeo de relaxamento para fazer outra parte. Esquisito, não? lol

É um livro com muita interação, e eu nunca li algo deste gênero. E o mais interessante é que ele é interativo e ao mesmo tempo você está descobrindo sobre uma área importante do ser humano, conseguindo abranger o conhecimento e diversão com facilidade.

Se você gosta de psicologia ou leitura interativa eu recomendo este livro. Se você gosta dos dois, nem preciso falar né? hahah Lembrando que a bibliografia e os créditos são grandes, então se você sentir mais interesse pode achar muitos assuntos legais por lá também. :)

Gostou da resenha? Visite o blog?

Rose 19/08/2016

Que tal separar um pouco do seu tempo para se conhecer um pouco mais? Desvendar mistérios de sua personalidade, valores morais, comportamento e porquê não inteligência?
E se eu te disser que você pode fazer isso de uma forma mais descontraída? Pois está é a proposta e a intenção do livro Psi-Q.
Com jogos questionários, experiências e até piadas, Ben Ambridge convida a todos para um mergulho dentro de si mesmo.
Ao longo dos testes, temos também a oportunidade de conhecer e entender a evolução da psicologia.
Encontramos tanto testes antigos, como testes bem mais atuais. Alguns bem interessantes, e outros bem toscos. Em vários momentos me peguei rindo e pensando "sério isso?". Em algumas partes me sentia conversando com o autor e ele fazendo piadinhas bestas para mim.
Não li este livro de uma vez, fui caminhando em doses homeopáticas, não por ser chato ou desinteressante, mas porque optei em fazer assim, para melhor refletir e analisar o que estava lendo e fazendo.
Eu gostei do livro, achei interessante a forma como o autor desenvolveu sua ideia. Acredito que não é para ser lido rapidamente e creio que muitos vão se surpreender com algumas descobertas feitas a cerca de si mesmo.
Não é o tipo de livro ao qual estou habituada, apesar de adorar fazer testes de raciocínio. Aliás, foram os testes que existiam que me fizeram encarar a leitura. Mas os testes do livro não são meras brincadeiras. Não posso afirmar que todos gostariam deste livro, mas posso dizer que com certeza é uma leitura diferente e interessante para um mergulho em nós mesmo.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Irene Moreira 18/03/2017

Surpreendente
Tem momentos na vida que nos deparamos com situações que levam a questionar nossas atitudes e pensamentos como ser humano. Como se manter em equilíbrio quando enfrentamos um estado doloroso que nos torna dependente, que nos leva a beira de nossos limites? Precisamos saber "sobre nós mesmos" e é importante um passeio pelo mundo da psicologia para entender sobre essa dança da vida.

No livro PSI-Q o professor de psicologia inglês Ben Ambridge compartilha seus conhecimentos no objetivo de explicar "como e por que fazemos as coisas" de forma clara, divertida e de fácil compreensão.

"Mas qual é o seu PSI-Q? Quanto sabe e entende sobre as coisas que motivam você? E com que frequência costuma prever com sucesso o comportamento dos outros... ou o seu próprio?"

Recebi esse livro da editora Sextante no encontro de blogueiros/livreiros do ano passado. Li a introdução e até tinha visto alguns testes que me deixaram curiosa já que durante a minha vida o que mais fiz e apliquei foram testes de QI, mas acabou ficando adormecido.

Acho que na vida tudo tem seu tempo e que maravilhoso foi chegar na estante e rever o PSI-Q e poder desfrutar de seu aprendizado - conhecer melhor aos outros e a si mesmo.
Ben Ambridge utiliza uma série de testes interativos, questionários, quebra-cabeças, piadas e jogos "mostrando na prática o que a psicologia pode lhe ensinar sobre você mesmo e sua vida."

Temos vários testes de diferentes tipos e apesar de terem sido colocados pelo autor em uma ordem lógica pode ser feito livremente na ordem que preferir. Já fiz alguns testes e separei muitos para ir fazendo aos poucos.
Mostro alguns dos testes que fiz com temas muito interessantes e divertidos.
-----Veja detalhes no post no blog Saleta de Leitura -----

PSI-Q é o livro para você que quer avaliar sua personalidade, sua inteligência, seus valores morais e conhecer melhor a si mesmo. Além de aumentar a sua inteligência psicológica, vai ampliar seus conhecimentos com testes interessantes que vai querer passar para seus amigos e familiares.

Ben Ambridge é professor de psicologia da Universidade de Liverpool, onde desenvolve sua pesquisa sobre crianças e letramento. Ben escreve artigos e elabora testes para o jornal inglês The Guardian.
"Espero também que não veja isto como o fim de sua jornada, mas como o início - que este livro o tenha inspirado a buscar respostas para as questões que a vida nos apresenta diariamente, das mais profundas às mais triviais."

O livro está com uma excelente edição, desde os detalhes e cores da capa como da apresentação do texto, figuras e ilustrações. Um livro inteligente, divertido e descontraído que indico a todos que queiram embarcar nessa viagem para "sua própria odisseia psicológica."

Saleitura 18/03/2017

Surpreendente e divertido

Mostro alguns dos testes que fiz com temas muito interessantes e divertidos.
-----Veja detalhes no post no blog Saleta de Leitura -----

Resenhado por Irene Moreira

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/03/resenha-psi-q-de-ben-ambridge.html

Eduardo.Tatsch 22/01/2023

Surpreendente
Não consigo deixar de refletir sobre quanto de "livre-arbítrio" nós dispomos enquanto ser humano. Muito do que me parecem escolhas conscientes na minha vida se revelaram, por meio desse livro, meras escolhas, de alguma forma, já programadas.