Grandes Contos de H. P. Lovecraft

Grandes Contos de H. P. Lovecraft H. P. Lovecraft

Resenhas - Grandes Contos

Henry 14/04/2024

Um livro que não esperava muita coisa, porém me surpreendeu muito até demais................................

Mandy.Guiraldi 10/03/2024

Não muito do que se esperar
É complicado escrever sobre Lovecraft. Um livro longo, com muitos contos e, depois de certo tempo, cansativo pelas repetições de temas: Necronomicon, Ulthar, Nyarlathotep, Arkhan... quase todos contendo esses nomes. A parte mais difícil? Lovecraft odeia quase todo mundo. A todo momento, seus vilões são sempre os mesmos: negros, latinos, orientais, árabes. Sempre. Isso torna tudo bem chato de ler. No mais, alguns contos realmente nos pretendem a atenção enquanto outros nos fazem dormir no meio da leitura, de tantos dados técnicos desnecessários fornecidos. Se um dia tornarei a ler Lovecraft? Duvido muito. Mas indico para quem tem paciência para ler.

Pablitoz 13/02/2024

Inspiração e decepção
Tenho que deixar meus comentários sobre Lovecraft. Cresci sendo um amante de contos de terror e mistério, Lovecraft esteve muito presente no começo da minha adolescência. Comecei a amar o universo criado por ele e tirar muitas inspirações do mesmo, mas quando reli, em meados de 2021, foi muito difícil não ser distraído pela quantidade enorme de racismo, às vezes completamente do nada. Hoje eu não consigo ler Lovecraft, mas ainda aprecio o universo criado por ele e os mitos e criaturas dele.

Felipe1503 07/02/2024

A Brilhante (na verdade obscura) mente de H.P Lovecraft
Essa é uma coletânea de contos populares de Lovecraft. Seu objetivo é mostrar para os leitores a essência das obras do autor: O incompreensível é interessante.

Lovecraft lançava suas histórias em revistas periódicas nos EUA, o que garantiu ao autor um acervo enorme de contos sobre o chamado horror cósmico, onde o autor é considerado a maior influência do gênero.

Até hoje, as obras de H.P Lovecraft inspiram diversas obras da arte e do entretenimento. Da mesma forma que Tolkien criou a alta fantasia, Lovecraft criou a fantasia do cosmico-obscuro.

Uma pena o autor não colher em vida o sucesso de seu trabalho.

Predo21 03/01/2024

O cthulhu da mediocridade
Não é que lovecraft só tenha contos ruins, nesse livro por exemplo tem uns quatro que são uma obra prima! Mas tirando eles tem um almagama bizarro de racismo, xenofobia e todo tipo de preconceito com uma repetição de "coisas incompreensíveis" que mais parece um jeito de achar um caminho fácil pra resolver uma história. Foi meu primeiro contato com horror cósmico e eu esperava mais, muuuito mais!

Camila Alexandrino 29/12/2023

Comecei o livro empolgada, até pesquisar um pouco mais sobre o autor e me decepcionar. Pra piorar, os contos são extremamente rebuscados e difíceis de compreender (pelo menos pra mim). Achei uma perda de tempo não só comprar o livro mas a leitura como um todo, tanto que levei anos pra concluir. Não recomendo, a não ser que você seja fã de Lovecraft

Amadeus bibliotecário 05/07/2023

Uma obra completa, um livro espetacular.
Um compilado que reúne, absolutamente, todos os contos do maior mestre do horror de todos os tempos.

Uma das principais contribuições de Lovecraft foi a criação de uma mitologia única e complexa, na qual seres cósmicos antigos e poderosos habitam o universo.
Seus contos exploram a ideia de que o conhecimento dos seres humanos é insignificante e que há horrores indescritíveis além da compreensão humana.

Não é a tôa que a influência de Lovecraft, pode ser vista em uma ampla gama de mídias, desde a literatura até o cinema, os videogames e a música.

Clio0 05/07/2023

Ajoelhe-se perante Cthulhu!

Se você nunca leu nada de Lovecraft, saiba que a maioria das produções de ficção científica ou de terror fazem algum tipo de menção a esse escritor e o motivo é bem simples - tudo começou como uma piada entre o autor e seu bando de amigos escritores de revistas pulp fazendo menções ao Necronomicon (o livro dos mortos) e aos deuses antigos. Os leitores começaram a se interessar por esse universo expandido e o autor, que nunca teve o reconhecimento merecido em vida, é hoje o criador do maior universo de terror já escrito.

Os contos desse volume seguem uma certa ordem cronológica, mas pode-se lê-los à escolha que não diminuirá em nada seu entendimento. São todos relatos que sempre levam em consideração alguns pressupostos básicos do estilo lovecraftiano: o personagem está ou vai estar insandecido, os seres humanos são incapazes de assimilar a grandiosidade dos deuses antigos, vamos todos morrer.

Lovecraft não era um autor de dar sustos, sua ideia era transmitir a pequenez do ser humano e um horror enlouquecedor. Suas descrições extendem-se por páginas tentando explicar o calor de uma cor, por exemplo, ou terminar com uma simples palavra, "indescrítivel". Como o narrador é quase sempre em primeira pessoa, mas não onisciente, muitas histórias terminam abruptamente.

Essa edição de luxo da Martin Claret foi uma óbvia tentativa de cativar os leitores habitais da Darkside. A capa é dura e as páginas internas são levemente esverdeadas. Ainda há um capítulo final do próprio autor falando sobre a tradição do terror na literatura.

O trabalho de tradução foi muito bom, assim como a revisão. Algo raro nas publicações atuais e que merece palmas.

Recomendo.
Lelouch_ph 07/07/2023minha estante
Já pretendia comprar, agora que vou mesmo.

Tiago 19/12/2022

Enorme...
Essa leitura foi difícil, demorei para concluir. Em alguns contos fiquei um pouco cansado e em alguns momento sem paciência, não por que os contos são ruins, pelo contrário, mas pelo excesso de informações e narração. Mas há contos que até hoje me deixaram apreensivos, como o conto: Entre as paredes. O quanto desejei que aquela saída fosse encontrada não tá escrito. Aqui está um obra pra quem aprecia o horror clássico...

Michele Alberton 04/09/2022

Não é ruim, mas não é tudo o que esperava...
Difícil falar de um livro cujo autor é idolatrado por uns e detestado por outros, mas vou tentar...

O livro em questão é uma coletânea de diversos contos de H. P. Lovecraft. Pelo que pesquisei, é um livro bem "completo" com os contos mais importantes dele.

E quanto à leitura... Bom, é legal. E só.

Acho que existe um hype em cima do nome de H. P. Lovecraft tão alto que eu esperava de verdade sentir medo durante a leitura. Pois bem, eu lia antes de dormir, meio que pra pegar no sono. E não, não tive pesadelos!

Ao ler os contos ficou claro pra mim a influência dele em vários autores e até mesmo no cinema. Nada me parecia "novo". Achei isso bem legal. Mas medo mesmo não senti e era o que eu esperava do famoso Lovecraft! Só que medo é algo bem subjetivo: eu temo umas coisas, outras pessoas temem outras.

Quanto à linguagem, deu uma preguiça danada: em alguns contos ele usa umas expressões que parece que está cuspindo ódio à toa! Principalmente para falar de negros, estrangeiros e aquilo que ele não julga o "ideal". Não pude deixar de rir: hoje talvez ele também estaria bem longe de ser "ideal"... Enfim... Se teve censura como li por aí, teve é pouca: peguei o livro pra ler sobre horror cósmico, não sobre o horror do preconceituoso que nem escreve lá tão bem... Se me pouparam, agradeço!

Alguns textos são bons, outros chatinhos e confesso que alguns nem entendi.

Destaque para "O Caso de Charles Dexter Ward": esse sim eu adorei!

No mais, nota 4 pelo peso da influência da sua escrita sobre aquilo que leio e assisto hoje, quase 100 anos depois de seus textos...

Miguel 03/09/2022

I felt myself on the edge of the world; peering over the rim into a fathomless chaos of eternal night.

Malle 11/07/2022

Lula Molusco versão verde-neon.
Recomendo que não compre se é seu primeiro contato com Lovecraft. Esse tijolão é mais indicado para quem já conhece o autor e já está acostumado com sua escrita. Contém vários contos, desde os mais conhecidos até os mais desconhecidos ? e ainda assim, falta coisa. Boa edição, boa diagramação, capa linda mas as páginas tingidas de verde me cansaram os olhos.

Acredito que um verdadeiro fã de Lovecraft é capaz de admitir várias coisas: 1) ele era um cretino racista, xenófobo e antisemita; 2) muito disso reflete em sua escrita; 3) chega uma hora que você cansa de ler sobre a lua leitosa do brejo escuro dos tempos imemoriais do povo antigo e enfadonho da... Definitivamente uma coletânea que demanda paciência e leituras intercaladas.

Alguns contos são tão grandes em sua influência na literatura e mídia em geral que transcederam Lovecraft; outros nunca saíram de sua sombra por bons motivos. Gostei da leitura em geral, mas não vejo muito propósito em ter essa edição que não seja por um ponto de vista de colecionador (que é o meu caso), pois há muitas outras coleções que tem uma curadoria mais ampla com os maiores sucessos do autor, em preços beeeem acessíveis e de mesma qualidade em tradução.

Dear_poirot 09/05/2022

Prazer, horror cósmico!
Livro: Grandes contos
Escritor: H. P. Lovecraft
Nota: 4 de 5
Leitura: 14 de 51 em 2022

1) História:

O livro é composto de uma coletânea de contos do autor, a edição da Martin Claret foi a que encontrei com maior quantidade de contos, 45 ao todo e ainda 1 estudo dele sobre o horror na literatura. Este tomo oscila entre obras bem escritas, mas desinteressantes e obras primas do horror. Nele vemos Lovecraft transitando entre 3 tipos diferentes de horror.

Um horror mais clássico, muito inspirado em Edgar Allan Poe, que possui uma atmosfera tensa, geralmente em lugares escuros como uma cripta, um castelo abandonado, uma caverna e o gerador desse horror é um ser palatável para o humano, é algo com sua estrutura com formas definidas seja um lobo demoníaco, um homem deformado e involuído ou mago ocultista que viveu séculos. Este tema está presente em contos como: "A fera na caverna", primeiro conto que o autor escreveu, "A tumba", "O caso de Charles Dexter Ward" que considero seu melhor conto ou melhor, novela (são 130 páginas), entre outros.

O outro horror de Lovecraft é o horror cósmico e por este tipo que ele ficou conhecido e influenciou totalmente a cultura pop dos últimos 40 anos. Ele descreve o horror cósmico assim:

"O verdadeiro medo cósmico traz algo mais do que um assassino misterioso, ossos cobertos de sangue ou uma aparição amortalhada que faz retinir correntes segundo regras estabelecidas. Precisa estar presente certa atmosfera sufocante e um terror inexplicável de forças desconhecidas e exteriores..."

Mesclando ficção cientifica com horror, H.G. Welss com Poe e sempre antenado nas recentes descobertas da ciência (foi nesta época que Einstein discorreu sobre a relatividade e nasceu a física moderna e a mecânica quântica). Lovecraft criou seu próprio gênero de horror e sua mitologia, ele foi apresentando um a um os seres, objetos e cidades que seriam seus pilares como Dagon, necronomicon, a cidade de Kadath, o mundo onírico, Cthulhu, Azatoth, Nyarlathotep, entre outros. E depois os uniu em um crossover criando o Lovecraftverso do horror. Tudo isso feito de forma bem sutil e quando lido na ordem cronológica certa, traz um algo a mais a sua obra. Algo muito parecido com a fórmula de sucesso da Marvel nos cinemas.

A grande fonte de medo nos contos de Lovecraft, vem de sua hábil narração sempre feita em primeira pessoa, seja na forma de relato de um sobrevivente ou na forma de diários encontrados após ocorrer o evento. Passamos juntos pelo desespero que o personagem enfrentou com uma riqueza imensa de detalhes de seu horror clássico e sentimos o quão pequenos e impotentes somos frente aos seres do seu horror cósmico.

O último horror que Lovecraft infelizmente passeia e é o que derruba sua nota em minha avaliação é seu racismo e xenofobia disfarçados de horror. O problema destes temas é que eles não são utilizados com um propósito ou um pano de fundo por exemplo: alguma história que se passa em uma sociedade que escravizava negros, ou algum personagem que era racista e isso era importante para a trama como um todo. Não, aqui ele destila seus preconceitos de forma gratuita.

O termo muitas vezes usado por ele "pessoas de pele escura" quase sempre vem acompanhado dos adjetivos "horríveis", "mal cheirosas", "repulsivas" entre outros. O conto "A rua" é o auge do seu racismo e foi uma leitura para se esquecer. Para mim isto torna boa parte da leitura ruim e datada. Lovecraft foi um gênio que até hoje influencia a nossa cultura pop, mas, desde que, você leia seus contos com uma lupa no que é relevante, deixando de lado esses episódios preconceituosos, algo que eu não consegui fazer inteiramente.

2) Principais contos

2.1) O chamado de Cthulhu

Rapaz investigando falecimento do tio e se depara com um ídolo bizarro com cabeça de polvo, asas de dragão e corpo humanoide. Isso o leva a cultos ritualísticos antigos, R'lyeh e Cthulhu.
- O conto mais conhecido de Lovecraft.
- Seitas, rituais ocultistas, sacrifícios humanos, esculturas horríveis.
- Ressurgimento de um terror há muito adormecido.
- Início do horror cósmico
- Alicerce para o Lovecraftverso

2.2) A busca onírica da desconhecida Kadath

Temos a saga de Randolph Carter tentando encontrar a cidade dos deuses Kadath no mundo onírico viajando por diversas cidades e reinos.
- Conto de fantasia com pitadas de terror
- Lembra muito o estilo de história do Tolkien
- Aqui ele começa a unir todas as criaturas apresentadas em um único universo
- Protagonista Randolph Carter é seu alter ego

2.3) O caso de Charles Dexter Ward

Conta a decadência do personagem título quando começa a investigar um ancestral seu de dois séculos atrás que havia fugido de Salem por ter ligações com o ocultismo.
- Maior e melhor conto do livro
- Ocultismo e necromancia
- Últimas 50 páginas são tensão e desespero em forma de escrita.

2.4) A cor que veio do espaço

Um meteoro com uma cor inexplicável cai em uma fazenda em Arkham envenenando o solo, plantações e o poço d´água vindo a enlouquecer e consumir as pessoas que ali moravam.
- Um dos contos preferidos do próprio Lovecraft
- Dose perfeita de horror com ficção científica
- Pode-se fazer um belo paralelo com o uso irresponsável de agrotóxicos

2.5) A história do Necronomicon

Após ser citado em diversas outras histórias, aqui temos toda a origem do livro dos mortos explicada aumentando sua relevância no Lovecraftverso.
- Conto de 3 páginas
- História tão bem criada que até hoje pensam existir o Necronomicon

2.6) Nas montanhas da loucura

Uma expedição vai à Antártica para estudar a região e o solo e durante escavações encontram corpos de seres congelados que nunca haviam visto e não sabem dizer se são animais ou vegetais.
- Acompanhamos a autópsia de uma criatura demoníaca
- Depois a criatura faz uma autópsia no ser humano
- Humanos descobrem portal para o mundo onírico

2.7) A sombra sobre Innsmouth

Cidade portuária próxima a Boston sofrendo por anos com a falta de peixe até que alguns de seus moradores resolvem fazer um pacto com o grotesco Dagon, em troca de ouro e peixes.
- Segundo melhor conto do livro
- Sacrifício humano e hibridização
- Desesperador
- Tem um plot twist que eu não esperava

3) Escritor:

Howard Philips Lovecraft, viveu de 20/08/1890 a 15/03/1937, muito inspirado por Edgar Allan Poe começou a escrever na adolescência e ficou conhecido por criar o gênero de horror cósmico com obras como "O chamado de Cthulhu", "A cor que veio do espaço", "A história do necronomicon" e "A sombra sobre Innsmouth" inspirando até hoje a nossa cultura pop.

4) Mitologia de Lovecraft

4.1) Nyarlathotep

Conhecido por muitos nomes como o caos rastejante, Ahtu, o Deus sem rosto, Faraó da escuridão entre outros, é filho de Azatoth.
É possivelmente o mais humano dos seres frequentemente caminha pela terra em sua forma humana, angaria seguidores, manipula pessoas e as engana buscando, sempre, seu sofrimento.
Contos com sua presença: Nyarlathotep; A busca onírica da desconhecida Kadath; Os sonhos na casa das bruxas.

4.2) Azathoth

A entidade mais poderosa do Lovecraftverso. É criador e governante dos deuses, pai de Nyarlathotep e avô de Yog-Sothoth. Ele está adormecido no mundo onírico e reza a lenda que se acordar nada mais existiria nem Deus, nem mundo nem homem. Todos seriam Azathoth
Contos com sua presença: Azathoth; Sussurros na escuridão; A busca onírica da desconhecida Kadath.

4.3) Yog-Sothoth

Entidade cósmica onisciente com diversas formas é frequentemente procurado pelos humanos para ressuscitar os mortos e para conceber seus filhos meio humanos.
Contos com sua presença: O caso de Charles Dexter Ward; O horror em Dunwich; Através dos portais da chave de prata.

4.4) Cthulhu

O mais famoso dos Deuses antigos, Cthulhu é um ser gigantesco com corpo humanoide, tentáculos de polvo na face, escamas e asas de morcego. Consegue se comunicar com humanos através de sonhos e sua mera visualização leva humanos à loucura.
Contos com sua presença: O chamado de Cthulhu; Os outros deuses.

4.4) Dagon

O único dessa lista que não é um Deus antigo ele é um misto de humano com peixe que vive no fundo dos oceanos e seduz humanos a pactuar com ele em troca de tudo o que o mar pode oferecer.
Contos com sua presença: Dagon, A sombra sobre Innsmouth.

4.5) Locais

R'lyeh - Cidade submersa onde Cthulhu está adormecido, fica no pacífico sul próximo a ilha de páscoa.
Kadath - Cidade dos deuses no universo paralelo de Lovecraft, o mundo onírico.
Arkham - Cidade ao lado de Boston, amaldiçoada por heranças de Salem.
Innsmouth - Cidade litorânea onde há o culto de Dagon.
Universidade Miskatonic - Universidade em Boston que abriga uma cópia do Necronomicon.

4.6) Necronomicon

Livro escrito pelo árabe louco que além de rituais diversos também revela a existências dos Deuses Antigos e do mundo onírico. Citado amplamente em seus contos.
Cronologia
- 730 A.C Al Azif escrito em Damascus por Abdul Alhazred;
- 950 A.C Traduzido para o grego como Necronomicon por Theodorus Philetas;
- 1050 Queimado pelo Patriarca Miguel (i.e., texto grego) Texto árabe é perdido;
- 1228 Olaus Wormius traduz do grego para o latim;
- 1232... Edição latina (e grega). Proibida pelo Papa Gregório IX;
- 14... Edição impressa em letras góticas (Alemanha);
-15... Texto grego impresso na Itália;
- 16... Impressão hispânica do texto latino.

5) Influências na cultura pop

5.1) Influência na música

O gênero mais influenciado por Lovecraft foi sem dúvidas o Rock'n'Roll especialmente o Heavy metal, temos as bandas mais conhecidas abaixo:
- Black Sabath escrevendo a música "Behind the wall of sleep" de seu primeiro álbum baseada no conto "Para além da barreira do sono"
- Metallica escrevendo duas músicas - "The call of ktulu" ("O chamado de Cthullhu") e "The thing that should not be" (inspirado no excelente "A sombra sobre Innsmouth")
- Dream Theater usou do conto "Nyarlathotep" para escrever "The dark eternal light"

5.2) Influência em livros

Basicamente tudo que cheira a horror cósmico publicado após Lovecraft é influencia dele. Vejam abaixo alguns exemplos:
Robert Bloch (escritor de Psicose)
Clive Barker (escritor de Hellraiser)
Neil Gaiman (HQs e livros)
George R. R. Martin (acho que vocês conhecem)
Stephen King (Idem)

5.3) Influência nas HQs

Alan Moore talvez seja o roteirista de HQs que mais bebeu na fonte de Lovecraft, lançando ao menos três histórias totalmente baseadas nele "Neonomicon", "Providence" e "O pátio".
Outro exemplo é a série Locke and Key de Joe Hill, Hellboy também bebeu desta fonte, assim como Neil Gaiman e, da mesma forma nosso querido homem morcego que teve um vilão (Senhor Frio) e seu famoso hospício (Arkham) inspirado em Lovecraft.

5.4) Influencia em séries

Além da série óbvia "Lovecraft Country" temos em "Stranger Things" uma das séries que mais tiveram influência do autor, desde o mundo invertido, passando por monstros gigantescos, pela atmosfera de horror e por plantações de abóboras apodrecendo, tudo lovecraftiniano. Outras séries com forte inspiração são "Love, death and robots", "Ash vs evil dead" e até "Ricky and Morty".

5.5) Influencia nos filmes

Além dos filmes homônimos, claramente baseados em suas obras, outros filmes que entram nessa lista seriam os clássicos oitentistas de terror "Evil dead" e "Re-animator".
A trilogia do apocalipse de John Carpenter, composta pelos filmes "O enigma do outro mundo","Principe das trevas" e "Á beira da loucura" são Lovecraft em sua mais pura forma.
Mas talvez os mais conhecidos desta lista de referências sejam "Alien o oitavo passageiro" e "It a coisa".

6) Referências:

site: https://www.sitelovecraft.com/mithos.php https://www.legiaodosherois.com.br/lista/h-p-lovecraft-monstros-cosmicos-aterrorizantes.html#list-item-2 https://primeiraimpressaonline.wordpress.com/2020/12/09/as-influencias-de-h-p-lovecraft-na-cultura-popular/ h

Diogo Santos 12/06/2021

Curando uma ressaca
Adoro voltar a ler alguns contos quando me deparo com uma ressaca literária; alguns escritores possuem uma escrita mais corrida e lasciva

Brenner 30/04/2021

Mestre do horror
Não é atoa que ele tem esse título, é digno de usá-lo, muitos bons contos e todos surpreendem.