A espiral da morte

A espiral da morte Claudio Angelo

Resenhas - A espiral da morte

Elias.Fernando 17/02/2020

É só a ponta do iceberg
Um livro necessário em tempos de tantas teorias da conspiração pautando as discussões públicas. O autor dá uma visão bem equilibrada dos efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas causadas pelo aumento de CO2 na atmosfera, além de contar muitas histórias das viagens que fez para buscar as informações que estão no livro. Tem diálogos com especialistas, análises das hipóteses e informações visuais para facilitar o entendimento dos dados. O livro é focado nos efeitos climáticos causados na Groenlândia e Antártida (nos extremos gelados), mas dá uma boa ideia da intensidade do problema global que a humanidade terá que enfrentar se quiser continuar habitando esse pálido ponto azul.

@APassional 10/08/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Esta magnífica obra que trata de mudanças climáticas até poderia ser considerada como uma não ficção voltada apenas para leitores técnicos, diante da temática científica e teórica que aborda, entretanto o brilhante Claudio Angelo, com uma indiscutível habilidade de contador de histórias nos guia a uma jornada de aventuras, trazendo a tona exploradores de ontem, de hoje, o confronto entre natureza selvagem, intocada e homens destemidos, e sobretudo as descobertas estarrecedoras frente a hipótese de um futuro desconhecido.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/07/resenha-espiral-da-morte.html

João Sales 07/02/2020

Espiral da Morte
O livro tem um foco específico no como o aquecimento global está afetando o Ártico e a Antártida. Achei muito interessante o livro. Recomendo pra quem quer entender um pouco mais sobre o assunto.

Ana Rabelo 17/04/2020

Um trabalho de jornalismo científico impecável
Obra essencial para quem quer saber mais sobre as consequências climáticas. O jornalista fez diversas viagens aos locais chave e entrevistou inúmeros especialistas para entender o que está acontecendo o planeta. Possui uma escrita impecável e um senso de humor elegante ao falar de um assunto meio apocalíptico. É primeiro de uma série de livros que lerei sobre as mudanças climáticas. Recomendo.

DarcioGeo 20/03/2021

Boa leitura.
O livro de Cláudio Ângelo é de longe um dos melhores quando o assunto é divulgação científica relacionada às mudanças climáticas. Sua escrita é fluida, engraçada na medida e, o mais importante, recheada de informações científicas confiáveis. Vale demais a leitura.

Wedson 23/07/2020

Bom, mas...
Tem muita informação valiosa mas poderia ser um livro bem melhor se fosse um pouco mais direto ao ponto.

Tai 09/04/2023

A espiral da morte
Ótima leitura para quem se interessa por assuntos relacionados a clima, aquecimento global, pesquisa relacionada a mudanças climáticas em geral. Escrito por um brasileiro, achei o livro de fácil entendimento para leigos como eu. Vou pesquisar mais obras do autor. Nota 4.5 apenas porque enrolei quase 3 anos para ler o livro, culpa minha que sempre começava a leitura mas não avançava por achar os primeiros capítulos ?lentos?.

livia156 08/11/2023

Mt bom aprendi bastante coisa porem em alguns momentos achei mt confuso e acabava me perdendo no raciocinio do autor

Marcelo 13/11/2023

A espiral da Morte
Apesar de relativamente antigo o livro é atual para descrever motivos de eventos climáticos que estão acontecendo, indico o livro para quem quer ter uma noção sem sensacionalismo acerca do aquecimento do planeta!

Elô 17/02/2023

"(...) não parece uma boa ideia manter o aquecedor ligado."
Quando escolhemos ler um livro sobre as mudanças climáticas, especialmente se tiver um título tão sugestivo, sabe-se que não será uma leitura fácil. Esse livro nos apresenta uma explicação detalhada da relação do aquecimento global e os polos, Cláudio Angelo narra de maneira objetiva como o derretimento do Ártico e Antárdida pode impactar e já impacta o planeta, discorre tanto sobre as consequências para o meio ambiente quanto as causas do aumento da temperatura média da Terra: explica a especulação de ser apenas uma das mudanças naturais amplificadas ou verdadeiramente responsabilidade humana. Adivinhem qual a resposta? Ou seja, para negacionistas ou céticos das mudanças climáticas é uma excelente leitura.
Apresentando uma pesquisa extensa, entrevistas com cientistas e riqueza de dados esclarece o cenário nos polos com uma linguagem compreensível e, por vezes, irônica. Durante a leitura tem muita informação para assimilar e uma quantidade fantástica de conhecimento, pois vamos com o autor para a Groenlândia conhecendo um pouco de sua cultura, economia e clima ameno e depois para a gigantesca Antárdida, suas plataformas congeladas e adoráveis habitantes (ênfase para os pinguins).
Por mais que os sentimentos de medo e choque persistam ao longo de todo o livro, conforme compreendemos melhor os pormenores das mudanças climáticas e quais os resultados disso na biosfera eles aumentam, afinal as implicações das ações humanas no clima são catástrofes ambientais.
O final do livro nos brinda com uma pequena chama de esperança citando o Acordo de Paris, mas também com o peso do que já está em curso nos polos.
É um livro espetacular, responsável e jornalístico (por óbvio).
Inclusive, a espiral da morte é uma metáfora que vale a pena entender.
Boa leitura.