Antes de começar o namoro

Antes de começar o namoro Hayley Dimarco...

Resenhas - Antes de começar o namoro

Paulo 24/03/2021

Um livro que cumpre o que promete
É interessante quando um livro que você não colocava tantas expectativas no final te surpreende positivamente. É lamentável como as vezes por simples preconceito deixamos de lado boas leituras. Este foi um desses casos, pelo fato de o livro ser indicado para adolescentes eu achava que ele não iria me acrescentar muita coisa e eu ia ler mesmo só para cumprir meta, mas me enganei amargamente “Antes de começar o namoro” é uma obra muito boa com ótimos conselhos para cristãos que desejam namorar ou já estão namorando. Se eu tivesse contato com essa literatura tempos atrás possivelmente teria evitado me envolver em muitos relacionamentos problemáticos. Mas nunca é tarde pra recomeçar, não é verdade? E ainda bem que eu reparei esse erro na minha vida, rs.

Como o subtítulo do livro já deixa claro, os autores colocam 7 coisas que precisamos saber antes de nos comprometermos com outra pessoa. Irei pontuar cada uma delas e comentar um pouco sobre cada argumento.

1. Namore com o propósito de encontrar a pessoas certa: Como cristãos não podemos namorar alguém apenas com o proposito de se divertir e nem muito menos para se tornar popular, buscando a nossa ascensão em cima da imagem do outro. Além de ser muito errado usar as pessoas e brincar com seus sentimentos, não honramos a Deus quando praticamos ações antagônicas a sua vontade.
2. cuide de seu corpo (Lembrando que ele é o templo do Espirito Santo): Um grave erro que cometemos é dizer para a nós mesmos que encontraremos alguém que vai nos amar do jeito que nós somos, contudo, nos vestimos de qualquer jeito, não cuidamos de nossa aparência, e nem mesmo fazemos os cuidados mais básicos como tomar banho, passar perfume e desodorante, cortar as unhas. Se coloque no lugar de sua pretendente, será que você vai se sentir à vontade em um lugar sujo, velho e mal cuidado? Quanto mais nossa aparência. Com relação a parte interior, não podemos esquecer de guardar nosso coração, mente e espírito, fugindo de toda imoralidade sexual e buscando viver em santidade.
3. Namoro não é casamento: Não podemos nos relacionarmos sem entender esses dois estados. Namoro é um meio para um fim, ele é temporário, não é uma situação eterna para duas pessoas se amar, o seu objetivo é o casamento, por isso só há dois resultados romper ou casar. Sua função é identificar se duas pessoas se dão tão bem a ponto quererem estar juntas. O casamento é diferente do namoro, ele é o fim, ele é para o resto de nossas vidas. Quando duas pessoas se casam se inicia uma nova família, o homem recebe o nome de marido e a mulher recebe o nome de esposa e eles se tornam uma só carne e isso abrange o campo físico, emocional e financeiro. Deus fez o casamento com uma finalidade específica, e a menos que você seja casado, não deve agir como se fosse. Se tornar uma só carne com alguém que não é sua esposa ou seu marido é fornicação. Sem falar que quando namoramos como se fossemos casados, em caso de rompimentos (caso isso seja uma prática comum), você estar treinando seu subconsciente a aceitar o divórcio com mais facilidade, porque basta não estarmos mais feliz na relação que podemos romper a qualquer momento e sair em busca de uma nova parceira e nos acostumarmos com o sofrimento que isso traz.
4. Tenha vida própria: Precisamos entender que quando namoramos não fazemos parte da mesma família, não moramos na mesma casa, não dormirmos juntos, cada um tem a sua própria renda, família e amigos. Estes integrantes são essenciais e fazem parte da vida de cada um e não podemos abandoná-los e viver somente em função e de uma única pessoa. Porque a partir do momento em que negligenciamos nossos amigos pode ocorrer o risco de eles nos deixar e quando precisarmos deles ficarmos sozinhos, porque afinal não queremos mais saber deles. Não podemos controlar a vida de nossa namorada(o) e nem pedir autorização para fazer algo como se ela(e) fosse nossa responsável ou nosso dono, temos que dar espaço e liberdade ao outro para ele fazer as coisas que gosta, sair com seus amigos e ficar com sua família. Somos um somente quando estamos casados.
5.Identifique os principais alertas de perigo no seu relacionamento: Para não se envolver com pessoas que irão te prejudicar e trazer infelicidade no seu futuro. Comportamentos abusivos, imorais, falta de caráter, falta de maturidade e outros são alertas para serem analisados em um relacionamento. Significam problemas e precisam ser rompidos em casos de falta de arrependimento. Outra forma de identificar esses sinais é falando com nosso Pastor, familiares e amigos eles são ótimo para avaliar nossos pretendentes e nos alertar.
6. Aprenda a aceitar a rejeição: Se por um lado é ruim ser rejeitado, por outro lado ela nos liberta. Imagine o caso de uma pessoa solteira, quando ela é rejeitada isso mostra que quem a rejeitou não é a pessoa certa e ela ainda pode continuar procurando, ou seja, ela não se prende a alguém que não quer ficar com ela. Já no caso de uma pessoa que está namorando à liberta de um relacionamento com problemas, porque uma ruptura é sempre antecedida de vários sinais ruins como por exemplo: a falta de interesse de um dos membros do casal, mentiras, traições e outros sinais, manter um relacionamento maculado é doloroso. Então temos que entender como receber a rejeição, como se comportar durante e até mesmo como fazer uma rejeição se for o caso, os autores dão ótimas dicas de como passamos por cada situação.
7. Não namore um ídolo: Não projete sobre a outra pessoa qualidades que somente Jesus pode nos oferecer. Somente Ele é a razão da nossa vida, somente Ele é o nosso consolo, somente Ele é perfeito e somente Ele pode nos salvar. Quando idolatramos outra pessoa a colocamos em lugar que somente Jesus pode ocupar, e isso é frustrante porque uma pessoa é falha e imperfeita e jamais vai conseguir nos satisfazer em tudo.

Em suma eu gostei da leitura e consegui reter algo positivo de cada argumento exporto pelos autores. O livro é bem escrito e contém uma linguagem bem descontraída e traz um estudo relevante que pode ser utilizado tanto por adolescentes como pessoas mais velhas que trabalham que trabalham com aconselhamento. Os únicos pontos negativos que eu encontrei no livro foram os diálogos dos autores destacados dentro de balões na cor cinza no meio dos capítulos, em minha opinião isso quebra o ritmo de leitura de quem esta lendo. Outra coisa que eu também não gostei foi que no final de cada capítulo tem uma pergunta de alguém e os autores respondendo, também achei desnecessário. Tirando esses excesso o livro é excelente.

Wesley - @quemleganhamais 27/06/2020

Quer namorar? Leia esse livro!
O livro é voltado para aqueles que querem dar o passo no relacionamento e começar a namorar!
É o guia prático do que precisa ter e fazer para conseguir ter um bom namoro!

Karol 21/01/2022

LEIA
Este livro é extremamente necessário principalmente se você esta pensando em entrar num relacionamento e se você é evangélico ( como eu ) , ele te ajuda a pensar muito sobre

Bruna.Liandra 16/02/2021

Nada de brincar de casinha
Um livro bom, que conceteza ajuda muitos jovens e adolescentes sobre namoro, sobre o que Deus quer de nós
Em sete passos aprendemos muito sobre namoro e relacionamentos

Ju =) 28/12/2021

Nesse livro eu pude aprender e refletir sobre assuntos que as vezes eu martelava. Muito bom, trouxe ensinamentos para mim e está me ajudando nesta área. Vale a pena ler ?

Aninha 29/04/2016

Indispensável!
Confira a Resenha no blog > http://www.byanak.com.br/2016/04/livro-thomas-nelson-antes-de-comecar-o.html#comment-form
Antes de começar o namoro é um livro que te faz pensar no propósito do namoro, em como seu coração deve estar antes de começar a namorar, ele vem também para abrir os olhos de quem já está namorando dizendo: Ei! namoro não é casamento! tem diferença, vamos conversar!

O livro também dá uma explanada na nossa vida espiritual, nos mostra que o amor da nossa vida deve ser Deus e no futuro o segundo lugar fica para seu cônjuge. Também temos uma conversa sobre vida própria, em ser uma pessoa independente emocionalmente, o que achei MEGA IMPORTANTE!

O livro também fala sobre aceitação e rejeição, você se aceitar como é e sobre ser rejeitado no relacionamento (quando alguém termina com você) muitas pessoas se sentem um lixo nessas ocasiões e o livro vem para te explicar que isso é normal e acontece com a maioria das pessoas.

Minha Opinião
Eu adorei o livro, além do conhecimento me diverti bastante com os autores, ao lado de algumas páginas tinha uma caixa de bate papo, onde eles comentavam sobre o assunto abordado e na maioria das vezes eles falavam de suas próprias experiências, o que nos faz sentir que estamos no meio de uma conversa animada com eles, uma coisa que esse livro nos ensina é a sermos mais fortes e melhores antes de começar o relacionamento, mas também ouve duas coisas que não concordei

1. Namorados não orarem juntos - Sim! eles falam para eles não orarem juntos!! Como não? não é algo bom para o casal que querem ter um namoro e possível casamento bem alicerçado?

2. Passar dias sem ligar ou falar com o(a) namorado(a) - Para alguns (principalmente homens) é até normal passar alguns dias sem falar com a namorada, mas, para a grande maioria das mulheres se o namorado passa o dia todo sem ligar, na nossa cabeça se passa o seguinte:"como alguém que fala que gosta, que ama, passa o dia todo e não lembra que a namorada existe?!" Sou só eu que penso isso? ou sou louca? kkk'

No livro eles explicam essas duas questões, pode ser que você seja convencida por elas, mas eu não fui! mais de todo o livro é muito legal, divertido de ler, eu li eles aos poucos para pensar e absorver ao máximo cada ensinamento, acho que vocês irão curtir bastante!

site: http://www.byanak.com.br/2016/04/livro-thomas-nelson-antes-de-comecar-o.html#comment-form

Alexia | @livrosdalex 16/01/2017

Resenha (Flores no Outono)
O livro é escrito não só pela Hayley, mas também por seu marido. Porém, não tem como saber quando um está escrevendo ou quando é o outro. A escrita é descontraída, leve e bem dinâmica. Os capítulos são divididos em curtos tópicos onde são abordados de maneira clara e objetiva coisas que todo cristão considera ou ao menos deve considerar como importantes antes de iniciar um relacionamento.

Antes de começar o namoro é dividido em 7 capítulos, cada capitulo é um ponto especial e os tópicos dentro dele abordam o tema principal e até mesmo alguns outros. Os DiMarco começam falando sobre os diversos objetivos que um namoro pode ter, continuam no segundo capitulo debatendo sobre nosso santuário, nosso corpo onde habita o Espirito Santo e como devemos cuidar dele.

O terceiro, quarto e quinto capitulo falam sobre como namoro não é um casamento, como é importante se ter vida própria e as bandeiras vermelhas que aparecem em um relacionamento, respectivamente. O sexto capitulo trata de um tema diferente e inesperado que eu nunca vi abordado assim: a rejeição, e como devemos aceitá-la. O último foi meu preferido: não namoro seu ídolo.

Confesso que no começo eu achei que o livro seria muito juvenil, para quem ainda está em seus 12 anos e que não teria grandes coisas a me acrescentar, especialmente para mim, que sempre gostei de estudar sobre relacionamentos e namoro cristão. Mas com o passar das páginas acabou que fui aprendendo muito e vendo coisas erradas que fiz, fazia ou ainda faço. A leitura nunca fica tediosa e, pelo contrário, dá aquela curiosidade de saber o que os autores fala sobre tal assunto ou qual será o próximo tema.

Além disso, nas laterais de muitas páginas encontramos comentários em estilo conversas de chat da Hayley e Michael, com experiências pessoais ou piadinhas que ajuda naquela quebra de texto. O livro conta com uma diagramação, inserem-se imagens e tudo isso faz a leitura fluir muito e torna-a um pouco mais divertida. Sendo assim, o livro é muito bom até mesmo para quem não tem ainda o hábito da leitura.

Embora não seja um livro de histórias, com um caráter mais "didático", a Hayley e o Michael fala de diversas histórias, pessoais ou de pessoas que conhecem, o que ajuda a "visualizar" melhor as situações que eles estão falando. O livro todo funciona mais como uma conversa com o leitor, que nos faz pensar, propõe reavaliações e até alguns testes para serem respondidos.

No final de cada capitulo temos algum e-mail sobre o tema do capitulo, de uma pessoa real com um problema do que foi abordado naquela parte do livro e então segue-se a resposta da Hayley e do Michael, separado. Isso é muito interessante pois mostra como eles se basearam em problemas reais, de pessoas reais para dar seus conselhos e não estão apenas ditando regras.

O livro é enriquecedor. Embora trate somente coisas a se fazer antes de começar o namoro, serve para pessoas que nunca namoraram, estão em um relacionamento (como eu) ou que terminaram já. serve para todo mundo que deseja entender mais sobre como deve funcionar um namoro cristão, como é a melhor maneira de agir diante de algumas situações e as coisas que agradam a Deus. Não é para ditar um molde e um padrão, mas é para mostrar uma conduta que devemos ter como pessoas escolhidas por Cristo, como devemos ser diferentes do mundo e como isso influencia nossa vida amorosa.

site: http://flornooutono.blogspot.com/2017/01/resenha-antes-de-comecar-o-namoro-de.html

Pri 27/12/2020

Recomendo a leitura se busca mais conhecimento acerca de relacionamento no meio evangélico, tanto para conhecimento próprio quanto para líderes.

Kethelyn 25/01/2022

Gostei bastante, apresenta ótimas dicas de relacionamento amoroso cristão, mas acredito que algumas partes ficarão superficial (até pelo curto tamanho do livro). É de fácil entendimento e leve, consegui ler em 2 dias dias em pouquíssimas horas.
Kethelyn 25/01/2022minha estante
Ficaram*

carolliss 08/12/2023

é um livro bom, com bons ensinamentos e base bíblica, mas às vezes se torna um pouco radical, talvez porque a autora é um pouco mais velha, ou porque é uma questão cultural...
enfim, algumas coisas eu discordo e não indicaria pra um novo convertido, porque iria confundir muito a cabeça dele em questão de relacionamentos.
mas pra alguém que já está na igreja há anos e conhece muitas coisas, é interessante ler e se aprofundar mais nesse quesito

Ministério Teen 19/03/2017

Curso para adolescentes e jovens.
Todos deveriam ler este livro antes de se relacionar, cada capitulo contem um assunto riquíssimo.
Os capítulos que mais me identifiquei foram o 3 e 4 (se quer saber do que se trata leia).
Pode - se dizer tranquilamente que é um curso para adolescentes e jovens solteiros que tem a intenção de encontrar alguém para passar o resto da vida junto.
Super recomendo a leitura.

Thamiê Carvalho

Gleyton0 03/01/2019

Um bom livro!
Conceitos muito interessantes, me levou a pensar no assunto de uma forma diferente. Que mais me chamou atenção foi a questão da idolatria no relacionamento! Recomendo.

Monique70 11/05/2020

Bom para aconselhamento
Para quem é líder ou trabalha com adolescentes é um livro muito didático e leve para trabalhar com eles, dentro de uma temática. Fala de assuntos indispensáveis dentro de uma perspectiva cristocêntrica.

Lucas.Vinicius 22/02/2021

Independência emocional
O Capítulo de Independência Emocional foi o que eu li mais de 5 vezes kkkk, recomendo ??