Freud (1893-1895)

Freud (1893-1895) Sigmund Freud
Josef Breuer

Resenhas - Freud (1893-1895)

Adeilson Melo 23/07/2022

Um Freud e um Breuer
Para compreender esse livro é necessário entender primeiro que ele parte de um cotidiano do século XIX (19). Logo, é preciso ter caltela nos pensamentos, pois estamos falando de uma sociedade extremamente machista, branca e européia. E isso é necessário para que se tenha em mente que os dois autores que escreveram tais pensamentos, são homens da sua época, ou seja, são homens que viveram nesse tipo de sociedade e portanto carregam suas características. Esse pensamento primário é importante para garantir uma boa leitura, sem julgamentos ou conceitos pré definidos.

Estudos sobre Histeria é um dos primeiros pensamentos Freudianos - em parceria com Josef Breuer - que vem dando início ao pensamentos psicanalítico. Nele, Freud vai explicar o que está por trás dos sintomas das pessoas histéricas. Levando em consideração as pressões e as regras sociais, esses fenômenos psíquicos quando não analisados/vivenciados tendem a deixar marcas físicas nos indivíduos.

O livro é muito bem organizado, nos primeiros capítulos é feita uma bela introdução do que seria a histeria, logo em seguida é abordado alguns casos clínicos de Freud e Breuer e ao finalzinho de cada caso existe uma explicação clínica da história pessoal de cada paciente para cada um deles. Um desses casos, o mais famoso inclusive, o de Anna O. Ao final, é feita uma explicação técnica e clínica sobre os fenômenos histéricos. Vale lembrar que o livro precisa ser lido com calma, afinal tem uma linguagem bastante técnica realmente, principalmente nos capítulos escritos por Breuer (ele é super concreto), e isso não tem absolutamente nada a ver com a edição, pelo contrário, ela está belíssima. Mas sim, com a própria escrita e significado daquilo na época, pois precisamos partir do pressuposto de que naquele tempo (no início da construção da psicanálise), Freud ainda queria que esses conhecimentos se tornassem ciência, por isso essa visão técnica nos seus escritos.

Obs: mais precisamente até "A interpretação dos Sonhos 1 e 2" Freud ainda tenta fazer da psicanálise uma ciência. Eu particularmente acho que quando ele "desiste" desse pensamento, os pensamentos e contribuições psicanalíticos fluem bem melhor.

Estudos sobre histeria é uma obra magnífica, está próximo a toda a introdução da construção psicanalítica. Essa versão da Cia das Letras está impecável e com toda certeza é uma das melhores que ja ví. É nesse livro também que Freud dá os primeiros passos para o entendimento das fantasias, e como elas se formam através do nosso inconsciente e afetam a nossa vida, ou seja, os estudos Freudianos eles precisam estar bem articulados, pois cada um deles tem um detalhe que pode acompanhar o resto de sua obra inteira.

Vale muito a leitura, recomendo lindamente.

"Recordar sem afeto é quase sempre ineficaz; o processo psíquico que ocorreu originalmente deve ser repetido da maneira mais viva possível, levando ao status nascendi e então expresso".

♥♥♥♥♥

anaclarbastos 19/05/2022

O livro apresenta estudos de Freud sobre a histeria. Apresenta alguns relatos de casos de pacientes atendidos por ele , e como seu método catártico foi aplicado.

júlia 05/04/2022

primeiros raios da psicanálise
foi minha primeira leitura de freud. achei muito interessante a forma que ele descreve os casos, que descreve a utilização da hipnose e as limitações da mesma.
achei muito interessante perceber a transição de saída de freud do método embasado na hipnose, e o início da descoberta da cura pela fala.
freud tem uma escrita e uma clínica tocante, senti uma admiração por ele, pela forma que ele descreve o tratamento com cada paciente, e ainda no final após iniciar um afastamento da hipnose, ele colocar o paciente num lugar de certa autonomia pelo próprio tratamento.
sobre breuer, a escrita dele é bem técnica e por isso muitas vezes maçante.

Ramalho 19/08/2021

O livro é um pouco técnico, com vários termos que são necessários ser explicados ou revisados. Acontece que quando falamos sobre Histeria em geral, muito do que aqui havia já fora revisitado e sofreu alterações no ramo científico. No mais, quando falamos de modo psicanalítico, é lindo de ver de onde surgiu as ideias de Freud e a gênese das ideias do inconsciente, do recalcamento sexual. É quase como um romance, uma história épica os casos clinico em que Freud substitui a hipnose pelo seu método catártico.
A edição é simplesmente perfeita: resistente. Linda. Ótimo papel. Ótima tradução e bem explicada e adoro como eles explicam cada data de cada texto. Organizado ao extremo. Recomendo.

tosty 20/06/2021

PERFEITO
Como estudante de psicologia, afirmo tranquilamente que foi um ótimo livro introdutório para todos os livros de Freud. Acredito que para poder absorver e ter uma boa compreensão, é bom ter em mente o contexto da época, o que se sabia naquela época e o que não e etc. Recomendo bastante!!!!

tosty 20/06/2021

PERFEITO

Paulo Silas 24/01/2021

Publicado em coautoria com Josef Brauer, "Estudos Sobre a Histeria", segundo volume das "Obras Completas" de Freud, traz alguns casos clínicos e considerações teóricas sobre o que até então era considerado como sendo a histeria, estando aqui algumas das ideias gerais da gênese da ainda em formação psicanálise de Freud. Os autores analisam o fenômeno histérico a partir do nexo causal existente entre esse e o trauma psíquico que o motivava ou provocava, estabelecendo a partir dessa ligação encontrada uma forma de fazer cessar os sintomas da histeria mediante o relembrar com ênfase do acontecimento que seria o motivo responsável pelo fenômeno. O que a obra propõe é demonstrar todo o mecanismo psíquico nesse sentido como era até então entendido, expondo inclusive alguns casos clínicos dos autores para ilustrar a questão do proposta tratamento da histeria.

O livro inicia com um texto escrito por Breuer e Freud juntos - o único feito a quatro mãos, já que os demais artigos presentes no livro foram escritos individualmente por cada autor -, "Sobre o mecanismo psíquico dos fenômenos histéricos", no qual explicam o método de investigação da histeria pela catarse, mediante o uso da hipnose, que propiciou bons resultados - práticos e teóricos - ao colocar dessa forma o afeto dos pacientes em palavras, já que "recordar sem afeto é quase sempre ineficaz; o processo psíquico que ocorreu originalmente deve ser repetido da maneira mais viva possível, levado ao status nascendi e então "expresso"". Na sequência, são apresentados alguns casos clínicos: Anna O. (Breuer), Emmy Von N (Freud), Lucy R (Freud), Katharina (Freud) e Elisabeth Von R (Freud). A terceira parte do livro, "Considerações teóricas", é escrita por Breur, em que o autor explica se todos os fenômenos histéricos seriam ideogênicos, além de abordar mais amiúde a questão dos afetos, da conversão histérica, dos estados hipnoides, da cisão da psique e do desenvolvimento da histeria. A última parte do livro é escrita por Freud, "A psicoterapia da histeria", onde o autor explica algumas questões mais detalhadas sobre o método então proposto.

Como apontam Breuer e Freud no prefácio à primeira edição da obra, "se em algumas passagens sustentam-se opiniões diversas, até mesmo contraditórias, não se veja aí uma oscilação nas concepções. Isso provém das naturais e legítimas diferenças de opinião de dois observadores que concordam no tocante aos fatos e pontos de vista básicos, mas cujas interpretações e suposições nem sempre coincidem". E assim de fato é. Hoje se sabe do afastamento que se deu entre os autores, o qual ocorreu justamente pela divergência sobre o que já haviam ali apontado. Durante as exposições de cada um, já é possível perceber, por exemplo, o aos poucos afastamento de Freud do método da hipnose, bem como sua inclinação para o fator sexual como o cerne das problemáticas tratadas que posteriormente afirmaria como sendo a causa de todas as neuroses. De todo modo, a contribuição do trabalho em conjunto de Breuer e Freud é evidente e reconhecida. É no caso de Anna O., por exemplo, que surgem as ideias em expressões da "cura pela fala" e "limpeza de chaminé" - bastante significativos para a psicanálise que dali a alguns anos se estabeleceria por Freud. O livro, portanto, é de importante leitura para se conhecer os primórdios das ideias que se desenvolveriam depois para a psicanálise, além das excelentes exposições práticas e teóricas que contém.

@vilmar_martins 06/03/2020

Uma obra introdutória
Os estudos de histeria auxiliam a situar a futura psicanálise freudiana, sendo assim é uma obra importante para compreender a totalidade do pensamento de Freud.

Tiago 25/06/2018

Lendo Freud
"Das camadas mais profundas da consciência", Freud escreve, na aventura apaixonada pelo desvendar de um mistério: o que havia por trás dos sintomas (hoje entendidos mais como respostas que nós damos para o outro, para o mundo em decorrencia de nossas neuroses, do que como exclusivamente signo de doença) das pessoas histéricas? Suely Rolnik diz que o sintoma histérico era à época de Freud o que a síndrome do pânico e a depressão são hoje para nossos tempos. Respostas sintomáticas de nossas estruturas psíquicas às condições de nossas estruturas sociais.

Não vou falar sobre o que é a histeria, ou a neurose, senão sobre o que se descobre para além disso com a leitura de Freud. Primeiro, que para se fazer uma boa crítica, é necessário não cair em anacronismos: de fato, até o século 19, caminhando até hoje, tem-se uma ciência psicológica de base machista, branca e europeia. Vê-se que os autores, e não autoras clássicos na formação de um curso composto por uma maioria de alunas mulheres, que falam sobre um desenvolvimento humano e psíquico que não acompanha completamente um curso igual em todo o mundo (os filhos de Piaget e o pequeno Hans não foram crianças que tiveram vivência em favelas e suas subjetividades e desenvolvimento são outros), etc. A soma desses fatores não era anulada no resultado das pesquisas e descobertas levantadas, portanto, embora sejam homens levantando sintomas que partem do desejo feminino, aqui pateticamente reprimido, Os Estudos Sobre a Histeria, de Freud, mais lança uma abertura e uma exposição sobre um corpo feminino que deseja, e que precisa desejar, do que uma restrição, uma limitação, uma patologização mesma.

Para uma de suas pacientes, Elizabeth bom R., que se recriminava fervorosa e inconscientemente por desejar o cunhado, Freud diz, objetivamente, que é normal que sintamos desejos que não aceitemos, mas que eles existem, e que nós os sentimos, e que isso é uma verdade.

Durante todo o curso do livro, das investigações sobre os sintomas que apresentamos devido às nossas pulsões reprimidas, recalcadas, Freud nos ensina que devemos dar bom curso ao caminho dos nossos afetos.