Memória por correspondência

Memória por correspondência Emma Reyes

Resenhas - Memória por correspondência

Vinder 05/04/2024

Livro muito bom contando a história de Emma Reyes, artista colombiana que, durante sua infância, morou num convento e conseguiu fugir; peregrinou por diversos países e se instalou na França. Infância triste, isolada e privada de afeto.

jujubah15 08/06/2022

Abusos, pecado e o diabo
Realmente não sei descrever o que foi ler esse livro. Foi agonizante? Emocionante? Angustiante? Provavelmente tudo isso junto. Apesar dos acontecimentos serem muito gráficos, fortes, eles são introduzidos na trama de maneira leve. Em vários momentos Emma relata abusos de maneira cotidiana, como se estivesse contando que foi comprar pão.

É impressionante, um choque de realidade. Ao mesmo tempo, é um deleite ver como essa mulher foi forte, como ela passou por isso e trouxe a público, registrou as mais terríveis das experiências que uma criança pode ter. Uma contadora de histórias nata, que conseguiu contar sobre sua infância conturbada, roubada pelo dogmatismo, pela sociedade que falhou com essa e várias outras crianças, e pela herança sombria da pobreza e da ausência de afeto.

maria 23/06/2021

Que grata surpresa! Esse livro estava parado na estante fazia 6 anos, e perdi muito não lendo ele antes.

Fabrício Fabs 15/04/2018

Impressionante Emma, que jornada!
Emma conta sua infância com enriquecidoa fatoa, detalhea de tirar o chapéu Não recai no piegas, nem sentimentalismo, muito menos a nostalgia. Aqui recordar é despertar as pessoas, as lembranças positivas e negativas (muitas!). É sentir compaixão com surpresa de tudo lge passou. É voltar a ser criança com suas inocência. É crescer e ir conhecer o mundo "lá fora".
De brilhante surpresa no final temos o cunho investigado e detalhado doa fatoa de vida dela pós cartas e muitas perguntas respondidas. Tudo soma a consagrada vida e obra desta grandiosa pessoa.

Vitória 26/08/2017

Recomendo
"Foi nessa época que aprendemos o que era a profunda solidão e a ausência de qualquer afeto. Fazíamos esforços terríveis para entender o que, na linguagem moderna, chamam de incomunicação absoluta"
Comi minhas próprias lágrimas como Emma, além de querer protege-lá!
Emma relata sua infância de maneira muito clara, todos os episódio são lembrados e escritos com riqueza nos detalhes. Foram passagens tão marcantes que mesmo quando criança recorda das diversas penúrias, trancorrendo todos os relatos até a vida adulta, quando aprende a ler e se volta ao sucesso profissional.