Menos é Mais

Menos é Mais Francine Jay

Resenhas - Menos é mais

Cassandra 09/07/2020

Excelente escolha para quem está começando no Minimalismo
A autora tem sutileza, senso de humor e carinho ao guiar durante cada etapa. Traz reflexões sobre nosso consumismo, redução, reutilização e reciclagem. Ensina a considerarmos a vida útil, os materiais, as pessoas e a distância envolvidas no processo de fabricação antes de trazer algo para casa. Nos mostra como ao tornarmo-nos minimalistas as mudanças positivas afetam todo o planeta, deixando o ar um pouco mais limpo, a água um pouco mais pura, as florestas um pouco mais cheias e aterros um pouco mais vazios. Alerta ao dizer que haverão pessoas que nos dirão que somos mal sucedidos e que é impossível viver sem carro, televisão ou aquele aparelho eletrônico moderno que acabou de ser lançado, mas nos reconforta lembrando que qualidade de vida não tem nada a ver com bens de consumo e que coisas não são medida de sucesso. Deixo esse livro me sentindo leve, feliz, mais produtiva, levando comigo somente o essencial. Àqueles que acabam de ingressar nessa jornada recomendo também o documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)

Adrian.Daniel 06/07/2020

Livro bem prático
Todos os ensinamentos do livro, podem ser aplicados a vida prática, na qual podemos tirar proveito de uma vida mais simples e organizada

Janaína Martins 27/05/2020

Bom
Encantada com a filosofia do minimalismo, esse livro explica muito bem.

Sthe 18/05/2020

Minimalismo
Ótimo livro para quem está começando a se interessar pela filosofia do Minimalismo e tem dicas muito boas e fáceis de como começar a colocar em prática vários de seus conceitos.

Sérgey 15/04/2020

SEJA UMA BORBOLETA
"Quando consumimos demais, somos como elefantes correndo por uma loja de cristais: deixamos um rastro destrutivo de florestas derrubadas, águas contaminadas e aterros transbordantes atrás de nós. Na busca por mais bens e crescimento desenfreado, quebramos os frágeis ecossistemas da Terra e deixamos para as gerações futuras a tarefa de limpar a bagunça."

Gabriella Vaz 19/03/2020

Inspirador
Me inspirou em alguns aspectos bem bacanas. Bom livro.

Gill.Santos 25/02/2020

Organização.
Esse livro é mais sobre organização do que minimalismo em si, ele da dicas de como organizar e limpar sua casa e se livrar de tudo que não se usa.
Achei que teria outro foco e não gostei muito porque nesta pegada de organização já havia lido o livro da Marie Kondo.

Biahhy 28/11/2019

Refletindo sobre Menos sendo mais
Ao ler livros com a temática do minimalismo eu já me preparo para ler temas que eu já li ou vi em vídeos e documentários; mas o que é sempre legal nessa experiência é descobrir a maneira com a qual o autor (a) desenvolve uma linha de raciocínio que chega no mesmo propósito menos é mais, viva com o que te faz feliz, que faz sentido para você e nesse processo podemos ajudar não apenas nos mesmos e o ambiente em que vivemos mas o meio ambiente; produzindo menos lixo e tendo uma atitude mais consciente a respeito de tudo que fazemos.

Esse livro bate muito nessa tecla sobre ser consciente a respeito de tudo que fazemos e ao longo da leitura percebemos mais ainda isso quando a autora subdivide o livro em categorias e espaços da casa para abordar mais o assunto, depois fala a respeito de reciclagem, de reutilizar o que temos e por fim traz o conceito do conscientizar no final das contas.

Eu achei um livro acolhedor e principalmente indico para quem está começando agora a entender o minimalismo e tentando ter uma vida com menos coisas e mais significado.

Martins 16/10/2019

Esse livro tem um conteúdo incrível. Recomendo para todos que já pararam pra pensar a respeito do cosumismo imposto a nós. Ele mostra que as melhoras coisas da vida, realmente não são coisas.

Beatriz Gosmin 20/06/2019

Incrível
Este livro é ótimo para quem está embarcando numa vida mais minimalista, para quem questiona o consumismo desemfreado e o status quo. Para quem já percebeu que a felicidade não está nas coisas, por mais que nos vendam que sim.

Maravilhoso!

Rafa P. 17/03/2019

Menos é mais
Esse livro é aquele tipo de livro que muda completamente a sua perspectiva sobre a vida. Foi uma experiência muito positiva , pois me despertou para diversas questões sobre consumo, excessos, organização e também como levar uma vida mais leve.
A leitura é fácil e fluída passando por vários pontos que podemos mudar e aplicar em nossas vida. Entretanto, pra mim a leitura em certo ponto se tornou cansativa, pois autora é bem repetitiva , principalmente nos capítulos sobre organização dos cômodo. Pra mim o livro poderia ter fácil umas 50 paginas a menos.
Eu gostei muito das reflexões dos capitulo finais, a autora faz um panorama sobre as consequências do consumismo desenfreado e o mal que esses excessos traz para o meio ambiente.
Eu não sou minimalista, porém é um estilo de vida que trazer pra minha vida, e vejo que esse é um excelente livro de entrada para quem está interessado em conhecer um pouco sobre o minimalista.
Bela resenha. Parabéns!!
Olha,tive opinião igual nesse. Acaso já leu Marie kondo??
Eu a li antes dessa fama toda e me tornei minimalista e outra pessoa rsrsrs

Rafa P. 17/03/2019minha estante
Alcione eu li ano passado, e gostei muito ! Eu achei a Marie muio radical, mas a maior parte de seus ensinados dá pra aplicar na prática ! Que bacana vc ter se tornado minimalista, eu estou no caminho e tem sido um aprendizado maravilhoso. É olhar o mundo por outro prisma... por uma perspectiva totalmente nova ! Eu estou cada dia mais empolgada! Eu li ate agora esses livros, se tiver mais alguma dica eu agradeço!

Alcione 17/03/2019minha estante
Abracei a ideia no geral e trago até hj. Paz interior e folga,pois não preciso de tanto ou consumir exageradamente.
Deletei tudo até mídias sociais. Talvez eu fique só por aqui rsrsrs

Alcione 17/03/2019minha estante
Quanto a livros estou absorvendo os dois da Marie. Vou reler e aí procuro outros!! Já leu ambos??

Rafa P. 20/03/2019minha estante
Nossa Alcione você está num outro nível de libertação !! Eu li ate agora a Magica da arrumação e um que chama Essencialismo. Esse último vai nessa linha de minimalismo, ele aborda exatamente isso, deixar hábitos como mídias sociais e fala bastante sobre o tempo que o trabalho e algumas pessoas (desnecessárias) ocupam em nossa vida. Eu curti muito.

Alcione 20/03/2019minha estante
Concordo. Saí de mil grupos e sairei de mais. Estou mais que leve e consigo responder aos amigos.
É muito menos informações para filtrar.

krambola 27/09/2018

meio drámatico mas no geral excelente pra quem quer entrar nesse mundo mais minimalista, as ideias são práticas e interessantes (no entanto algumas repetidas o que poderia ter economizado algumas páginas)e me fez perceber ainda mais o tanto de tralha que eu guardava sem nenhum motivo. eu já tava me livrando de bastante coisa antes de ler, agora eu me livrei de muito mais. chega a animar.
o mais legal de tudo é o olhar crítico para o consumo desenfreado e o que isso gera e a vida últil de cada produto até o dia em que nos livramos dele.

Naia 27/08/2018

Interessante, mas radical
Em um mundo que tem se tornado muito polarizado, seja política, social, religiosa, ambiental ou financeiramente esse livro, apesar de trazer ideias e um método de organização muito interessante, focado num conceito já bem antigo (li sobre
ele nos anos 90), que é o minimalismo, aponta para um radicalismo que a meu ver pode desestimular muitas pessoas a tentarem adotá-lo.

Mas vale a pena conferir, desde com espírito crítico, vendo aquilo que é compatível e viável para o seu próprio estilo de vida.

Inaldo Filho 17/05/2018

Minimalismo na prática.

Raquel.Camoleze 02/03/2018

- "A beleza exige certo vazio para ser apreciada."
- "A vida é o espaço entre as nossas coisas."
- "Você deixou de ser um cidadão para ser um consumidor e hoje você é um pagador de impostos" (Toni Morrison)