Menos é Mais

Menos é Mais Francine Jay

Resenhas - Menos é mais

Andre16 07/10/2021

Livro com Norte prático
Este livro mostra a importância da cultura minimalista, abordando com ações, toda as áreas que o indivíduo é afetado, por consumir ou manter excesso de utilidades ou inutilidades.

Thay 21/08/2021

Esperava mais
O livro.serve para pessoas que possuem muitas coisas, ele dá dicas de como diminuir a quatidade de pertences. Para mim que já possuo poucas coisas, não fez muito sentido. Achei até exagerado em algumas dicas. Não gostei

Morales 06/08/2021

Aprendendo a viver com menos.
É um livro especial, que vai te ensinar a organizar a casa, tirar todo o excesso e aprender a viver com o básico.
Me fez lembrar as ferramentas que aprendi quando estava trabalhando na Embraer, ferramentas como 5'S e Kaizen.
Se funciona na empresa funciona em casa também!!

Dai Boza 26/07/2021

Leitura obrigatória para quem está iniciando no Minimalismo
Menos é Mais traz várias reflexões e atividades práticas para destralhar todos os cômodos da casa e ter uma vida mais leve e intencional. Vale a pena cada página! Francine Jay é um grande exemplo de desapego e intencionalidade, transportando tudo isso para os ensinamentos do livro.

@mundomagicodadani 25/07/2021

Não faz muito tempo que eu comecei a pensar em consumo consciente, não me considero minimalista, mas, agora estou mais desperta e mais preocupada com o meio ambiente e em como minhas atitudes podem ajudá-lo ou prejudicá-lo ainda mais. Esse livro me trouxe ótimas reflexões e eu acho que ele cumpriu bem o papel de ser um guia minimalista. Um dos pontos negativos que notei, mas, que pode ser positivo para algumas pessoas foi o fato do livro focar em como você pode organizar a sua casa inteira e como eu sou uma pessoa que ainda não tem sua casa própria, acabou que algumas instruções que adquiri com ele só serão usadas no futuro, mas, se você tem o seu próprio espaço, a sua experiência com ele será mais completa, a autora não esqueceu de citar nenhum cômodo.
O livro também me fez pensar sobre a economia local da minha cidade e em como consumir o que é vendido por aqui pode poupar os recursos naturais que são gastos em longas viagens trazendo por exemplo um objeto de outro país e que eu poderia encontrar no Brasil.
Também me fez questionar sobre as pessoas que estão por trás daquilo que compro, se o salário que elas recebem é justo e me despertou para a realidade de alguns países que tem mão de obra escrava e que às vezes comprar algo muito barato está contribuindo ainda mais com a exploração dessas pessoas.
A linguagem do livro é de fácil entendimento e ele tem cerca de 212 páginas e quero finalizar essa resenha dizendo que acredito que toda mudança (mesmo que pequena) que a gente faz é importante para o mundo e penso que seria muito bom se a gente pensasse mais no próximo e no nosso planeta.

ricardo.garcial 07/07/2021

Serei "mínimo" nos detalhes
Um manual pessoal e empírico sobre como tornar a vida minimalista, há dicas boas de como desapegar e seguir esta filosofia de vida, alguns capítulos são repetitivos mas em geral pode-se extrair boas técnicas para diminuir o conteúdo e tamanho de tralha dentro de casa e também da vida, consumir menos viver mais.

Jess 04/07/2021

Vida mais leve
Um livro sobre o estilo de vida minimalista, uma visão de que "menos coisas = liberdade". A autora Francine Jay, apresenta técnicas e reflexões sobre organização e consumo consciente.

É uma leitura bem simples, faz você pensar sobre a quantidade de coisas que se tem sem necessidade e que vai se acumulando, gerando estresse perda de tempo e dinheiro.

Mostra que ter o que essencial e importante para nós é ter mais espaço, mais tempo fazendo o que gosta, com a família ao invés de estar limpando ou comprando coisas sem necessidade.

Além de nos ajudar a ter uma vida mais simples e leve, ajudamos os outros também.

Vale a pena ler 😉

Go vegan 05/06/2021

Leitura obrigatória
É uma obra que devemos ler e considerar por em prática, o mundo e as futuras gerações agradecerão. Leiam.

Isabela 02/06/2021

Interessante pra quem não é minimalista
O livro explica bastante sobre como ser minimalista, dá dicas de como aplica-lo na sua vida, mas, em muitos momentos ele é repetitivo algumas dicas aparecem em mais de um capítulo seguido quando poderiam ter sido resumidas em um único momento.
Apesar disso, achei uma boa leitura, fácil de ler e leve.

Estelia 29/05/2021

Um estilo de vida
Resolvi ler esse livro para ampliar mais os conhecimentos sobre o minimalismo. Sou adepta do minimalismo, com exceção dos livros, há alguns anos. E foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Assim damos maos valor as pessoas e momentos do que a coisas. O livro é muito bom, mas é para quem está começando ou pensa em entrar no mundo minimalista. Não para quem já é adepto. Super recomendo se tem interesse no tema.

Andrea 17/05/2021

Sensacional
Livro muito bom para quem quer entender o que significa adotar o estilo minimalista em sua vida. Vai muito além da organização. Você sendo minimalista, estará adquirindo para sua vida: mais paz, tranquilidade, mais momentos de descanso, menos trabalho, um estilo de vida mais ecológico, econômico e organizado. Gostei muito do livro, nos faz querer organizar a vida, a sua casa, e seus pertences na mesma hora. Recomendo.

Vandy 30/04/2021

Reorganizando-se
Não só pra pessoas que estão com intenção de ter uma vida minimalista, mas se sua vida está corrida, quase não sobra tempo pra nada, se suas gavetas estão lotadas, seu quarto uma bagunça e seu guarda-roupa está ?cuspindo? roupas para fora, vale a pena as dicas deste livro. Tornar se mais leve, mais livre, com menos apego, e menos consumista e ver a vida de outra forma, senão aquela forma de vida tão capitalista e padronizada, eis a porta.
Reduzir, reutilizar e reciclar, ser mais ecológico.

Alda 21/03/2021

Menos é mais.. sim!!
Sigo na tentativa de viver o estilo de vida minimalista já a uns 3 anos. Nesse tempo fiz um bom progresso, mas tive sérios e desestimulante retrocessos. Menos é mais da Francine Jay, por trazer dicas práticas e simples de organizarmos nossas casas e vidas a partir do minimalismo me deu um novo gás para continuar nessa busca saudável de ter no minimalismo uma forma mais simples e humana de se viver. Leitura simples, agradável e muito, muito inspiradora.

Piatti 11/03/2021

É um livro que não nos traz muitas novidades, só que apenas nao pomos em prática, ease livro meio que acorda a gente e faz com que observemos melhor as coisas de nossa casa.