Menos é Mais

Menos é Mais Francine Jay

Resenhas - Menos é mais

Bruno Bulnes 09/05/2017

Me deu vontade de mudar
Sabe aqueles livros que nos fazem querer ser uma pessoa melhor? Então, esse é um desses livros. Sempre gostei do minimalismo e esse livro é um ótimo guia. Ele deve ser mantido por perto e ser sempre consultado. Recomendo para quem quer levar uma vida focada em aprender, viver e se divertir.

Fabíola 27/06/2016

O essencial
Um dos melhores livros que já li. Ele é instigante, a escritora mostra muito mais do que apenas diminuir seu armário. Através de seu método de 10 passos é possível ir muito além. No livro o minimalismo é abordado de uma forma local e global. Como tudo está interligado, desde nossas compras, até mesmo o que consumimos.

Guilherme.Caseri 06/04/2017

Recomendo
Muito bom livro, nos faz rever diversos conceitos e rotinas, só achei que o último capítulo do livro poderia ser mais explorado.
Rafa P. 17/03/2019minha estante
Guilherme eu adorei o livro, mas achei que a autora é bastante repetitiva em alguns, principalmente quando explora a organização nos cômodo da casa. Assim como vc também achei que o capitulo final poderia ter rendimento muito mais, foi muito interessante pois ela aponta os problemas do consumismo e as consequências para o meio ambiente. Queria ter lido mais sobre isso.

Raquel.Camoleze 02/03/2018

- "A beleza exige certo vazio para ser apreciada."
- "A vida é o espaço entre as nossas coisas."
- "Você deixou de ser um cidadão para ser um consumidor e hoje você é um pagador de impostos" (Toni Morrison)

Janaína Martins 27/05/2020

Bom
Encantada com a filosofia do minimalismo, esse livro explica muito bem.

Darty 13/07/2020

Minimalismo
Ótimo livro para quem quer começar, ensina todos os passos, mostra também como lidar com seus sentimentos em relação aos objetos.

Barbara.Andrade 24/01/2018

Que filosofia!
Esse livro é incrível demais. Completo e muito prático. Acabei de ler e estou me sentindo motivada e entusiasmada para dar continuidade nesse novo estilo de vida.

Naia 27/08/2018

Interessante, mas radical
Em um mundo que tem se tornado muito polarizado, seja política, social, religiosa, ambiental ou financeiramente esse livro, apesar de trazer ideias e um método de organização muito interessante, focado num conceito já bem antigo (li sobre
ele nos anos 90), que é o minimalismo, aponta para um radicalismo que a meu ver pode desestimular muitas pessoas a tentarem adotá-lo.

Mas vale a pena conferir, desde com espírito crítico, vendo aquilo que é compatível e viável para o seu próprio estilo de vida.

Adrian.Daniel 06/07/2020

Livro bem prático
Todos os ensinamentos do livro, podem ser aplicados a vida prática, na qual podemos tirar proveito de uma vida mais simples e organizada

Cassandra 09/07/2020

Excelente escolha para quem está começando no Minimalismo
A autora tem sutileza, senso de humor e carinho ao guiar durante cada etapa. Traz reflexões sobre nosso consumismo, redução, reutilização e reciclagem. Ensina a considerarmos a vida útil, os materiais, as pessoas e a distância envolvidas no processo de fabricação antes de trazer algo para casa. Nos mostra como ao tornarmo-nos minimalistas as mudanças positivas afetam todo o planeta, deixando o ar um pouco mais limpo, a água um pouco mais pura, as florestas um pouco mais cheias e aterros um pouco mais vazios. Alerta ao dizer que haverão pessoas que nos dirão que somos mal sucedidos e que é impossível viver sem carro, televisão ou aquele aparelho eletrônico moderno que acabou de ser lançado, mas nos reconforta lembrando que qualidade de vida não tem nada a ver com bens de consumo e que coisas não são medida de sucesso. Deixo esse livro me sentindo leve, feliz, mais produtiva, levando comigo somente o essencial. Àqueles que acabam de ingressar nessa jornada recomendo também o documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (2015)

krambola 27/09/2018

meio drámatico mas no geral excelente pra quem quer entrar nesse mundo mais minimalista, as ideias são práticas e interessantes (no entanto algumas repetidas o que poderia ter economizado algumas páginas)e me fez perceber ainda mais o tanto de tralha que eu guardava sem nenhum motivo. eu já tava me livrando de bastante coisa antes de ler, agora eu me livrei de muito mais. chega a animar.
o mais legal de tudo é o olhar crítico para o consumo desenfreado e o que isso gera e a vida últil de cada produto até o dia em que nos livramos dele.

Rafa P. 17/03/2019

Menos é mais
Esse livro é aquele tipo de livro que muda completamente a sua perspectiva sobre a vida. Foi uma experiência muito positiva , pois me despertou para diversas questões sobre consumo, excessos, organização e também como levar uma vida mais leve.
A leitura é fácil e fluída passando por vários pontos que podemos mudar e aplicar em nossas vida. Entretanto, pra mim a leitura em certo ponto se tornou cansativa, pois autora é bem repetitiva , principalmente nos capítulos sobre organização dos cômodo. Pra mim o livro poderia ter fácil umas 50 paginas a menos.
Eu gostei muito das reflexões dos capitulo finais, a autora faz um panorama sobre as consequências do consumismo desenfreado e o mal que esses excessos traz para o meio ambiente.
Eu não sou minimalista, porém é um estilo de vida que trazer pra minha vida, e vejo que esse é um excelente livro de entrada para quem está interessado em conhecer um pouco sobre o minimalista.
Bela resenha. Parabéns!!
Olha,tive opinião igual nesse. Acaso já leu Marie kondo??
Eu a li antes dessa fama toda e me tornei minimalista e outra pessoa rsrsrs

Rafa P. 17/03/2019minha estante
Alcione eu li ano passado, e gostei muito ! Eu achei a Marie muio radical, mas a maior parte de seus ensinados dá pra aplicar na prática ! Que bacana vc ter se tornado minimalista, eu estou no caminho e tem sido um aprendizado maravilhoso. É olhar o mundo por outro prisma... por uma perspectiva totalmente nova ! Eu estou cada dia mais empolgada! Eu li ate agora esses livros, se tiver mais alguma dica eu agradeço!

Alcione 17/03/2019minha estante
Abracei a ideia no geral e trago até hj. Paz interior e folga,pois não preciso de tanto ou consumir exageradamente.
Deletei tudo até mídias sociais. Talvez eu fique só por aqui rsrsrs

Alcione 17/03/2019minha estante
Quanto a livros estou absorvendo os dois da Marie. Vou reler e aí procuro outros!! Já leu ambos??

Rafa P. 20/03/2019minha estante
Nossa Alcione você está num outro nível de libertação !! Eu li ate agora a Magica da arrumação e um que chama Essencialismo. Esse último vai nessa linha de minimalismo, ele aborda exatamente isso, deixar hábitos como mídias sociais e fala bastante sobre o tempo que o trabalho e algumas pessoas (desnecessárias) ocupam em nossa vida. Eu curti muito.

Alcione 20/03/2019minha estante
Concordo. Saí de mil grupos e sairei de mais. Estou mais que leve e consigo responder aos amigos.
É muito menos informações para filtrar.

Gill.Santos 25/02/2020

Organização.
Esse livro é mais sobre organização do que minimalismo em si, ele da dicas de como organizar e limpar sua casa e se livrar de tudo que não se usa.
Achei que teria outro foco e não gostei muito porque nesta pegada de organização já havia lido o livro da Marie Kondo.

Sthe 18/05/2020

Minimalismo
Ótimo livro para quem está começando a se interessar pela filosofia do Minimalismo e tem dicas muito boas e fáceis de como começar a colocar em prática vários de seus conceitos.

Beatriz Gosmin 20/06/2019

Incrível
Este livro é ótimo para quem está embarcando numa vida mais minimalista, para quem questiona o consumismo desemfreado e o status quo. Para quem já percebeu que a felicidade não está nas coisas, por mais que nos vendam que sim.

Maravilhoso!