Diários de Extermínio

Diários de Extermínio B. R. Peruzzo

Resenhas - A guardiã

ashlynx 13/03/2020

não funcionou para mim
o livro conta a história de lilian moore, sua estadia em um orfanato até coisas que ela nem imaginava que poderia acontecer em sua vida. pela sinopse, parecia ser uma leitura interessantíssima, mas não foi isso que demonstrou ser ao longo de suas páginas.

uma leitura que foi entediante e lenta, com escrita rasa e narração pobre. mesmo sendo escrita em forma de diário, não consegui relacionar a escrita à personagem. falando em personagens, senti uma falta de desenvolvimento enorme neles e, quando vi, o autor já tratava lilian moore e certos personagens como desenvolvidos dentro da trama, o que me incomodou bastante.

a história tinha de tudo para dar certo, mas não consegui sair da página 130, então abandonei a leitura ali mesmo. não gostei, não curti, vida que segue.

Leandro.Bonizi 21/10/2019

Ficção científica, narrada em primeira pessoa sob o prisma de Lilian Moore através de seu diário.
A história começa descompromissada com a personagem fazendo planos normais em relação ao futuro, à faculdade, etc.. O primeiro reviravolta é abrupto, surpreende, e ela conhece sua verdadeira identidade.
Ela é de Zodark. Um planeta semelhante à terra, cuja ganância dos habitantes levaram à quase extinção de seus habitantes, de uma forma que pode ser o futuro da própria terra, relacionado à guerras e aquecimento global. Ela fica sabendo da complexa história de Zodark, que tiveram uma tentativa desesperada de salvar o planeta, criando nascimentos artificais. Seres acabaram nascendo com superpoderes, cada um com o seu específico. Decidiram ir para a Terra achar a solução de salvar o planeta, mas um outro grupo, os rebeldes também iriam para a terra com o plano de escravizar os humanos. Seria contra esse grupo que os guardiões teriam que lutar.
O autor dá asas à imaginação sem perder o embasamento científico. A leitura é leve e dinâmica. Eu nem via o tempo passar enquanto lia!
O autor nos coloca em constante curiosidade, e dá um gancho para o que será a continuação, que com certeza lerei.
Escritor jovem, de 1996, que mostrou ser muito talentoso com um futuro promissor à frente. Desejo muita sorte a ele.

Samara 09/07/2019

Cuidado com o que deseja, pois pode se tornar real.
?#resenhadamenina ?

?3/5
?B.R.Perruzzo
?220 páginas
?Editora Skull
? 2017

Lily é uma menina orfã que acabou de completar seus 18 anos, e poderá enfim sair do orfanato e seguir sua própria vida. Como sua primeira decisão, ela irá para o Rio de Janeiro fazer faculdade na UERJ.
Lilian começa dua nova vida na faculdade onde faz amizade com o Douglas seu colega de classe.
Certo dia Lily e Douglas decidem fazer um trabalho para a faculdsde juntos, na casa de Douglas, a essa altura Lily já se sentia apaixonada pelo amigo.
Ela apenas não contava que a sua vida mudaria muito mais do que o esperado por ela. Lilian Moore descobre uma grande verdade sobre si mesma que a deixa desacreditada.
Após ser sequestrada na casa do garoto que ela gostava, Lilian descobre que é uma Guardiã e muito além disso, que tudo que ela viveu na Terra era uma mera ilusão. Após descobrir sua origem e seu dever nossa Guardiã passa a lutar por isso, para proteger a Terra e seu planeta, Zodark.

Eu confesso que esperava mais, não que o livro tenha sido ruim, o problema para mim é que tudo só foi bom, a escrita foi boa, a história foi boa, o desenvolvimento bom, sabe, nada surpreendente. Um dos meus gêneros favoristo é fantasia. Coloca uma alienígena, um superpoder, uma mitologia qur eu já fico doida para ler. Apesar disto eu valorizei muito durante a leitura a forma como as coisas aconteciam, sem enrolação, sem disse ou me disse. As eram como eram e é isso. Mas eu acho que o autor poderia ter explorado um pouco mais esse universo fantástico.

?Apesar de não ter funcionado tão bem comigo, eu vi críticas muito positivas sobre o livro, talvez funcione melhor com você. Mas isso você só vai descobrir se ler ?..
? Por hoje é isso, um beijo e até a próxima ???

Garotas Devorando Livros 15/08/2018

[...]

A narrativa da história é bem ágil, pois nossa protagonista se apaixona quase de forma instantânea por Richard, mas ela já o conhecia mas não se lembrava dele, ao mesmo tempo que descobre a história do seu passado, do seu planeta e da sua família.

[...]

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!!!

site: http://www.garotasdevorandolivros.com/2018/07/resenha-diarios-de-exterminio-guardia-b.html

Conta-se um Livro 19/04/2018

"Eu não sou lá aquela pessoa que adora história que tenham aliens na trama, então quando peguei o livro para ler eu não sabia se iria gostar muito. Apenas fui e me joguei. E foi uma ótima história. B.R.Peruzzo conta através do diário de Lilian a história do que aconteceu há muitos anos atrás, quando ela descobriu que não era nascida na Terra, e que a sua raça, além de ter destruído o próprio planeta com guerras e poluição, ainda planeja reivindicar a Terra como moradia, e não de forma amigável. Ler sobre isso me fez pensar se um planeta desolado como Zodark (é o nome do planeta natal deles) não pode ser um futuro da Terra... "

Leia a resenha completa no blog Conta-se um Livro

site: https://contaseumlivro.blogspot.com.br

Marcio Silva 16/02/2018

Anote tudo que é real, pois pode ser ilusão
Nesse livro conhecemos Lilian uma garota que acreditava ser daquele mundo e descobriu coisas sobre si mesma que nem sabia. Narrada em primeira pessoa do singular vemos nossa protagonista escrevendo em seu diário fatos que aconteceu com sigo mesma até aquele determinado momento em que a conhecemos.

Lilian conta que cresceu em um orfanato e que tinha muitos sonhos até que um dia tudo mudou. Em um encontro foi jogada do topo de um prédio e quando pensou estar morta apareceu novamente na frente da pessoa que efetuou aquela atrocidade! Não demorou muito a mesma foi rapiada e dopada por dias.

Continue lendo>>

site: https://umbaixinhonoslivros.blogspot.com/2018/02/resenha-65-diarios-de-exterminio-guardia.html

Gabi Kalk 06/02/2018

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, gostei bastante da forma como é escrito o livro e como ele consegue colocar humor e ironia em algumas passagens do livro.

" As pessoas mais sérias, mais duras - ela falou enquanto olhava friamente para mim - são as que mais têm problemas, as que mais sofrem, as que mais precisam de um simples abraço... Ás vezes. "

Lilian é órfã e acaba de completar sua maioridade, sua mãe deixou uma carta para que fosse lida apenas quando nada parecesse real. Lilian realiza seus desejo de estudar em uma faculdade, em sua rotina de estudos conhece o lindo jovem Douglas, porém aos poucos mostra que nem tudo é o que aparenta. Em um convite de ir a casa do seu novo colega, Lilian é sequestrada e levada para um base militar, onde mostram as suas verdadeiras origens, porque ela foi enviada para a terra e o que aconteceu com seu povo do seu planeta natal, Zodark.

Realmente quando estavam contado para Lili sua verdadeira história, pareceu muito com Pittacus Lore, houve um pouco de humor do próprio autor nesta hora. Foi uma leitura bem gostosinha, gostei bastante. Durante a leitura você consegue criar uma empatia com Lili e entrar na história junto com ela. Recomendo para todos os tipos de leitores, é uma fantasia extraterrestre bem legal e rápida de ler.

#PandS 22/11/2017

Resenha para o IG @pagesandseasons
DIÁRIOS DE EXTERMÍNIO: A GUARDIÃ🚀
Ao completar 18 anos, Lilian Moore consegue a tão esperada liberdade ao mudar de cidade em busca de uma nova vida, longe do orfanato em que viveu desde os seis anos de idade e das lembranças tristes em razão da morte misteriosa de seus pais.
O que Lily não esperava, era que logo no primeiro dia de aula, um cara muito lindo sentaria ao seu lado, eles se tornariam amigos e no dia em que ela decide contar que está apaixonada por ele, o garoto subitamente decide revelar sua verdadeira face. E digo a vocês, meros leitores, que tudo ocorreu de forma bem surpreendente.
Não, isso não é um romance clichê com um cara louco que tenta assediar a mocinha....É uma distopia! Por isso descobriremos mais a frente que Lily na verdade é uma Guardiã do quase extinto planeta Zodark.
Anos atrás, em razão da ganância dos habitantes o planeta foi assolado por guerras, com isso o governo sabendo da existência de um planeta vizinho, a “Terra”, decidiu pedir auxílio e refúgio, mas os rebeldes não aceitaram e tinha como desejo invadir o nosso planeta e escravizar a população.
Milagrosamente, antes da destruição do planeta algumas crianças nasceram com uma alteração no DNA e vistos como a esperança para o futuro, foram enviados em segurança a Terra para ao atingirem a maior idade lutarem com o intuito de restaurar a fauna e flora do seu planeta Natal.
Os chamados “Guardiões” possuem capacidades extraordinárias entre elas controlar fenômenos naturais, animais, metamorfose e telecinesia.
O escritor nacional iniciante, B. R. Peruzzo nos presenteia com uma escrita leve, curiosa e instigante. Cada passo da protagonista, segredos são revelados à medida que aventuras e perigos surgem. Além disso, você poderá contar com ambientes bem descritos e personagens divertidos, conectados e cativantes. E o desfecho? Ah, isso aí só você lendo para descobrir!
Não irá se arrepender.
Por ser escrito em forma de diário, na visão de Lily, o primeiro livro da série Diários de Extermínio conta com lindas ilustrações.

Resenha por: LarissaF.

site: https://www.instagram.com/p/BZOZygVlgot/?taken-by=pagesandseasons

Braian 21/11/2017

Amei!
Amo esse livro de mais *-*

Leitura Mágica 31/10/2017

Ótima leitura
O livro começa no presente com Lílian relendo seu diário e contando tudo que aconteceu com ela e como ela descobriu ser uma Guardiã. Depois disso vamos pro passado,aonde Lílian mora num orfanato desde os 6 anos quando seus pais sofreram um acidente de carro e morreram. Já com 18 anos de idade Lílian tem a tão aguardada liberdade e a chance de recomeçar em outro lugar . O lugar escolhido por Lílian pra recomeçar foi o Rio de Janeiro,então ela começa fazendo faculdade e lá ela conhece Douglas um menino legal e que parece tímido e não se encaixar assim como ela,numa noite Douglas convida Lílian para estudar na sua casa,a partir daí Lílian tem uma surpresa, e tudo que ela achava ser real na verdade não passa de uma farsa, todo seu passado não existe.Lílian é uma Guardiã e não tem noção do que isso significa!.

IMG_20170830_101526_141
(Ilustração exclusiva do livro)
O livro tem uma história bem legal e surpreendente,uma mistura de ação com aventura super legal. Achei os guardiões um pouco parecidos com os X-MEN,(o autor confessou que gosta dos x-men kkk),a diferença é que eles não tem o Charles Xavier kkk,( tudo seria diferente haha), brincadeiras a parte,gostei muito de saber toda explicação do porquê Lílian não ter conhecimento de ser uma guardiã, e toda a parte de zodark e a evolução que aconteceu no planeta para que nascesse crianças com super poderes,achei bem criativo da parte do autor.

“Ao olhar novamente para cima, vi mais um pequeno círculo cinza. Ele estava
logo acima da minha cabeça, o que me permitiu levar minha mão para ele, tentando o agarrar e ver se me surgia uma nova lembrança.”(pág 86)

Vi que autor pesquisou afundo sobre evolução e sobre buracos negros,gostei muito que os super poderes dos guardiões é uma forma do planeta(zodark) de sobreviver a toda guerra e destruição que o planeta sofreu.

“Poderes incríveis floresciam das mãos daquelas crianças. Capacidade de controlar animais, controlar o clima e os elementos à sua volta. Elas talvez pudessem restaurar a vida em Zodark sozinhas. Foi um presente do planeta para a população, para que pudesse reverter o que havia causado.”(pág 72)

As cenas de batalha foram bem reproduzidas eu sentir um nó no estômago e fiquei muito apreensiva com o que aconteceu com os guardiões.

“— Todas as batalhas são perigosas Lily, porque podemos perder as pessoas
que amamos no processo.”(pág 125)

Lílian é a mais poderosa e por consequência ela não pode usar os poderes( que droguinha,queria vê-la acabar com a porra toda! Desculpa as palavras chulas), pós pode explodir o planeta terra,então ela é uma “inútil” na batalha vamos dizer assim!

“(…) Memórias afloravam em minha mente em um turbilhão.
Sentimentos… Sentimentos… Sentimentos não paravam de surgir.As nossas memórias são as mais poderosas armas que existem, pois elas afetam nossos corações e nossos sentimentos.”(pág 126)

Shippei muito Lílian e Richard, Patrícia e Matheus (kkkk só casal top),apesar de ter um romance no livro isso não atrapalhou em nada na narrativa da história,só ficou mais fofinho a coisa toda de “-você não pode morrer Lilian” haaa muito fofo e clichê…amo! Já suspeitava do traidor então foi uma surpresa e não foi rs ( se é que vocês me entendem). Só achei as cenas entre o “namoro” um pouco tímida,poderia ser mais intensa devido a tudo que estava rolando,mas entendo que o foco do livro não era esse,então não é ruim.

O livro é uma segunda edição e contém ilustrações muito legais e bonitas,eu adorei,ajudou a ter mais detalhes das cenas,gostei muito da diagramação e a edição está muito bonita e especial,como já falei.

E por fim,quero muito que saia logo a continuação…quero muito saber o que aconteceu com Lílian e os guardiões! Eu realmente gostei muito da história a mistura com ficção e ação foi na medida certa fazendo o livro ficar surpreendente e muito criativo. A leitura flui bem e já vou avisando nada é o que parece kkk já vai preparando o coração que você pode ter um ataque cardíaco KKK.

E é isso espero muito que gostem!

site: aleituramagica.wordpress.com

CuraLeitura 03/11/2016

Eu fiquei encantada com a descrição dos acontecimentos, principalmente com a parte do treinamento dos Guardiões.
Após perder os pais em um acidente, Lilian viveu muitos anos em um orfanato no Rio Grande do Sul até que decidiu se mudar para o Rio de Janeiro e ingressou em uma faculdade onde conheceu Douglas. Lilian se sente atraída por ele e quando resolve contar sobre seus sentimentos, algo de ruim acontece com a menina e a partir daí tudo muda.

"Sendo bem sincera, eu só queria mesmo afastar-me daquela cidade que me trazia tantas lembranças relacionadas ao fato de que meus pais haviam morrido e de que eu estava completamente sozinha a partir daquele momento. Eu não precisava ter mudado de estado nem nada, mas na minha cabeça o mundo me esperava e o Rio de Janeiro parecia um ótimo primeiro passo."

Logo descobrimos que Lilian é uma Guardiã de Zodark, um planeta em ruínas onde poucos sobreviveram. Todos passam fome e a espécie corre o risco de extinção.
Há uns anos atrás algumas crianças (Lilian inclusive) nasceram com uma modificação no DNA, ou seja, nasceram com super poderes. Essas crianças foram mandadas para a Terra, para que não fossem usadas por pessoas de má fé.

"E essa foi a maior burrada da minha vida: achar que era possível fugir das consequências de nossos atos, das decisões que tomamos. A dor da saudade que se apodera de mim enquanto escrevo essas palavras aqui, a dúvida de que talvez possa não ter feito a escolha certa, o medo de cair e não ter quem me amparar são imensos e eles são consequências dessa escolha de deixar tudo para trás."

O problema é que nem todos concordavam com a ideia e preferiam invadir a Terra e escravizar os humanos. Lilian que viveu a maior parte da sua vida na Terra é contra tudo isso e precisará se juntar com outros Guardiões. A partir daí eles começam um treinamento pesado para lutar na Guerra.

"Eu estava somente com uma frase em mente, a frase mais assustadora que já ouvi: "Nós estamos no controle. O planeta Terra é nosso". Quando pensava naquilo, calafrios percorriam minha espinha. [...]"

O livro é narrado em forma de diário por Lilian, o que achei muito legal. Adoro livros assim.
No meio dessa história toda de ficção científica teremos um romance envolvendo Lilian e Richard, que é um dos meus personagens preferidos.

site: https://curaleitura.blogspot.com.br/
Braian 24/05/2017minha estante
Obrigado ^^ amei :3

Estrella 24/08/2016

Após um trágico acidente que a deixou órfã, Lilian ainda criança é acolhida em um orfanato por não possuir parentes, ela passa sua infância e adolescência na instituição. Assim que completa 18 anos ela parte para uma nova fase de sua vida: realizar seu sonho de morar no Rio de Janeiro e cursar a faculdade de astronomia. Seu pai possuía uma pequena empresa, a qual foi decretada a venda e o dinheiro depositado em uma conta que Lilian só teria acesso ao completar maioridade. Com suas bagagens e seu bem mais precioso, - uma carta de sua mãe que só poderia ser aberta se por acaso ela duvidasse do que era real - Lilian deixa as lembranças dolorosas para trás, despede-se de todos no orfanato e no restaurante onde frequentava e parte para a cidade maravilhosa.
“As portas para a liberdade encontravam-se no final do corredor. Eu sabia que cada passo dado era um passo para uma vida nova, mesmo não fazendo ideia do que aquilo realmente queria dizer no meu caso.”
O que Lilian não esperava logo após chegar à cidade, matricular-se na faculdade e frequentar as aulas era conhecer Douglas que em pouco tempo tornou-se seu melhor amigo, só para descobrir que seu amigo na verdade é uma mulher com poderes de metamorfose que estava ali para levá-la e fazer com que ela se lembre de seu passado. Lilian é uma extraterrestre com poderes assim como os outros guardiões. Em sua mente as memórias vão voltando em flashes: ela em Zodark um planeta assolado por guerras que resultou em sua destruição; em uma nave fugindo com seus amigos e Richard seu amigo inseparável por quem nutri um carinho enorme que futuramente seria algo mais.
Com o seu planeta em frangalhos alguns Zordaquianos veem na Terra um refúgio perfeito e com esse intuito estabelecem que a terra seja invadida e dominada. Vendo uma possível ameaça contra a Terra, Lilian e os outros guardiões terão que defender o planeta.
Corre lá no blog e confere na integra.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/08/resenha-diarios-de-exterminio-guardia.html#more
Braian 24/05/2017minha estante
Obrigado ^^ amei :3

Nu e As 1001 Nuccias 13/06/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Quando você pega A Guardiã para ler, acha que tem apenas uma boa ficção científica em mãos. Mas você está levemente enganado: é também ação, aventura, romance e uma pitadinha de humor.

A história é narrada pela protagonista Lilian Moore. Nascida e criada no sul do país, ao completar 18 anos deixa seu refúgio no orfanato onde viveu desde a morte dos pais em um acidente de carro e parte para o Rio de Janeiro, onde inicia sua graduação em astronomia. Leva consigo pouca bagagem, sua herança e uma única carta que sua mãe deixou para ela, com uma recomendação pra lá de estranha: "Abra apenas quando estiver em dúvida sobre a realidade".

A protagonista é simpática, inteligente, corajosa, poderosa, sarcástica e até divertida, mas às vezes consegue ser bem obtusa em aceitar alguns fatos ou explicações, especialmente quando está conversando com SID, o Sistema de Defesa do Complexo em forma de robô.

Seus amigos Guardiões já existentes no Complexo são de personalidades bem distintas, uns mais e outros menos marcantes, mas todos têm seu papel delineado. Os poderes de cada um são interessantes e até críveis. Para jovens que acabaram de se tornar adultos na Terra e estão aprendendo a sobreviver para poder salvar seu planeta, eles são bem legais.

eruzzo soube montar uma boa história com uma narrativa fluida, cenários bem desenvolvidos, diálogos dinâmicos. A premissa é bacana, me lembrou um pouco a coleção Legados de Lorien, mas bem pouco mesmo.

Achei que o romance da Lilian com o Richard foi muito abrupto. Mesmo que eles tivessem uma relação antes de virem para nosso planetinha, há de se considerar que ninguém continuaria a namorar do exato mesmo ponto (ignorando-se o fato de que eles vieram quando crianças), como se anos não tivessem passado. Eu, particularmente, acho que começaria tudo de novo. Mas, bem, fora isso, não vi outros problemas.

O livro tem muita ação, a parte explicativa não é chata nem longa, há uma reviravolta mais pro fim muito bem formulada. Desde o começo, Lilian vai contando detalhes que só entendemos do meio para o fim. E o final, minha gente! Como assim o autor fez isso comigo?? E agora, 'quedê' o segundo livro???

Eu recomendo para os amantes de livros mais juvenis, com um pouco de romance e muita guerrilha alien, envolvendo poderes que manipulam os elementos. É um ótimo livro e vale cada letrinha!

*Leia a resenha completa com citações lá no blog!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/06/resenha-livro-guardia.html
Braian 20/07/2016minha estante
Obrigado *-*

Nu e As 1001 Nuccias 22/07/2016minha estante
De nada!!!

Lids 14/05/2016

[Resenha] Diários de Extermínio - A Guardiã
Não sei se esse livro é uma distopia, sei que é maravilhoso *-*-*-*

A premissa do livro é surpreendente, tipo você começa sem pretensão, numa história simples sobre uma garota órfã que sai do internato em que ela morou durante quase toda a sua vida e entra no mundo real. Só que depois que ela sai do internato, muda-se para uma cidade maior e conhece um menino misterioso, é que sua vida realmente começa.

O mistério no livro sobre o que diria a carta que a mãe dela deixou foi a única coisa que achei muito arrastada, eu já teria lido essa carta há muito tempo rs. Principalmente se eu fosse órfã e nem lembrasse direito de quem são meus pais, mas enfim.

Toda a trama principal e o que vamos descobrindo sobre o que existe além do nosso mundo e da humanidade é fantástico! Achei muito original em algumas partes, apesar do próprio autor às vezes comparar com X-Men porque em algum momento vemos eles treinando com seus poderes e tudo. E eu não consegui evitar a comparação com a história do Superman e da Supergirl *-*-*-* Então, acho que é um livro que conversa tanto com fãs de DC quanto da Marvel rs.

A narrativa é ótima, fluida e é bem rápida de ler. Eu só demorei a terminar porque realmente tava sem tempo, mas acho que dá pra ler em dois dias facilmente.

Os personagens são divertidos, entendo que é difícil você aprofundar muito na vida pessoal de cada um deles quando se têm MUITOS personagens interagindo, mas acho que apesar disso, cada um se mostrou com uma personalidade interessante e uma função na equipe específica que combinou muito bem.

O romance me surpreendeu, apareceu um pouco do nada. Apesar disso, gostei da interação entre os personagens, talvez o interesse romântico dela seja um pouco intenso demais, mas ok. Os demais personagens são ótimos e tiveram seu tempo necessário para se tornarem únicos e para que a gente crie vínculo com eles.

Ao todo, é uma ótima ficção científica urbana (urban science fiction), que é uma ficção científica que acontece na cidade nos dias atuais. Apesar de o autor dar a entender que existe uma tecnologia avançada, parece que essa tecnologia é exclusiva daquele grupo especial, e não do mundo ou do país.

Recomendo para os fãs de X-men, trilogia Estilhaça-me (da Tahereh Mafi) e de Superman e Supergirl, que já citei anteriormente.

site: https://cacadorasdespoiler.wordpress.com/2016/05/14/resenha-diarios-de-exterminio-a-guardia/
Braian 20/07/2016minha estante
Obrigado *-*