Diários de Extermínio - A Guardiã

Diários de Extermínio - A Guardiã B. R. Peruzzo

Resenhas - A guardiã

Três Leitoras 18/02/2016

Resenha: Diários de Extermínio - A Guardiã
O livro é uma distopia e é escrito em forma de diário... A necessidade de poder e a ganância destruíram Zodark, um planeta bem parecido com a Terra, e agora os mesmos que o destruíram querem fazer o mesmo com a Terra, mas Lilian e os outros Guardiões não querem permitir que isso aconteça. Será que eles conseguirão impedir? Só lendo o diário para sabermos...

Lilian passou boa parte de sua vida em um orfanato, pois muito cedo ficou órfã. Ao completar 18 anos, uma certeza ela tinha, a de que sua vida iria mudar, pois iria realizar os seus sonhos e desejos... E realmente, sua vida mudou, mas não da forma que ela imaginava...

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2015/12/resenha-diarios-de-exterminio-guardia.html
Braian 18/02/2016minha estante
Muito Obrigado *-* fiquei feliz que gostou ^^

Caíque Silva 04/03/2016

Dons especiais do espaço te aguardam
O livro começa contando a história de Lilian Moore uma moça que, ao completar 18 anos de idade, se despede de seu lar no orfanato e segue para uma nova vida no Rio de Janeiro, onde busca estudar astronomia e se dar bem na vida.

Já se percebe no começo da história que Lilian é órfã e segundo ela seus pais morreram em um terrível acidente de carro. Isso a marcou por muito tempo e em algumas vezes essas lembranças a atormentavam.

Lilian, na história, demonstra ser uma mulher com muitos sentimentos e demonstra certa fraqueza com isso. Claro que depois da morte de seus pais ela ficou com uma boa herança e desse modo consegue sobreviver na cidade maravilhosa que é o Rio de Janeiro. A todo o momento Lilian escreve em seu diário secreto, a fim de poder registrar o que acontece na sua vida e trazer a nós uma história nunca descoberta e que nos cerca sigilosamente.

Sua vida na faculdade era solitária, pois a antissocialidade era o lema número um dessa mulher. Imagina a pessoa mais antissocial do mundo. Lilian Moore era pior (risos). Não posso dizer que ela ficaria sozinha para sempre, pois após um tempo aparece em sua vida Douglas, o cara mais charmoso, lindo, gato e o que mais for de bom em um humano (pelo menos Lilian descreve desse modo, se é verdade só ela pode dizer).

No começo em que se conheceram a amizade se prevaleceu por um bom tempo, sendo amigos na faculdade e fora dela. Lilian se sentia muito atraída por aquele charme sem fim de Douglas e seus desejos se concretizaram quando um encontro foi marcado para que algo a mais acontecesse.

Tudo estava bem, tudo estava bom nesse encontro até que repentinamente e bem estranhamente Douglas lança Lilian do terraço de um enorme prédio (bem normal) e mais repentinamente e estranhamente Lilian se vê teletransportada para o terraço novamente. Pra concretizar essa bizarrice algumas pessoas de jalecos injetam algo em seu sangue, a fazendo desacordar-se e ser sequestrada para algum lugar.

Não basta Lilian descobrir que seu amigo/amoréco quase a matou, ter algum poder estranho e para finalizar ser sequestrada. Muita coisa será revelada em seu devido tempo e Lilian perceberá que tudo sobre sua vida não foi nada mais que uma manipulação desde sua infância.

Desvende tais mistérios com a leitura do Diário de Lilian Moore para toda a população restante do planeta Terra.

site: http://escritaliteraria1.blogspot.com.br/2015/12/resenha-diarios-de-exterminio-guardia.html
Braian 04/03/2016minha estante

Conchego das Letras 10/03/2016

Resenha completa
Olá pessoal,

Hoje venho trazer para vocês mais uma resenha de autor nacional. A Guardiã é o primeiro livro da série Diários do Extermínio e é todo escrito em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Lilian Moore, uma Guardiã.

Lilian acaba de completar 18 anos e pela primeira vez terá que se cuidar sozinha. Durante os anos anteriores ela viveu em um orfanato conduzido por algumas freiras e teve como companhia um número reduzido de meninas que conviviam com ela.

Portadora de uma nada módica herança deixada por seus pais antes de falecerem, ela aproveita essa oportunidade para mudar-se para o Rio de Janeiro e cursar a faculdade que sempre sonhou. Mas seus planos serão interrompido de forma brusca quando com poucos meses de curso ela é sequestrada.
A partir daí uma série de eventos começar a acontecer. Descobrimos, por exemplo, que Lilian Moore é uma das Guardiãns do planeta Zodark (não é spoiler, tá na sinopse e também no prólogo do livro), que veio à Terra em missão de paz para salvar o seu povo da extinção, pois eles precisavam de nossos recursos naturais para reconstruir sua fauna e flora.

Apesar dos governantes de Zodark terem tido uma política pacifista, nem todos daquele planeta concordavam com isso, Os opositores queria invadir a terra e escravizar a raça humana, como ocorre basicamente com a maioria dos filmes hollywodianos de extraterrestres. A diferença é que aqui quem tá tentando salvar o mundo não é um americano e sim uma protagonista que viveu toda a sua vida no Brasil.

Para tentar impedir a invasão, os Guardiões, providos de poderes em estilo X-Men, precisam se unir e aprender a lutar.

A ambientação do livro é bastante detalhada, cada cena sendo bem explicativa. Existem situações engraçadas, como a personagem resolver escrever no diário nos momentos mais inoportunos, mas acredito que esta tenha sido a forma do autor tentar explicar como aquela informação estava ali se aquele era um diário pessoal da personagem, então... Faz sentido, acho.

Em seu primeiro livro já publicado, B. R, Peruzzo nos apresenta uma obra bastante agradável, com uma narrativa envolvente e personagens bem trabalhados. Conseguirião os Guardiões impedir a construção do Vórtex e consequentemente a invasão da Terra? Em suas últimas páginas ainda deixa um gancho para o livro dois e desperta a curiosidade no leitor a repeito do que poderá vir a seguir.

Preciso ressaltar, como já fiz com outras obras, que esse livro possui alguns erros ortográficos que podem irritar o leitor mais experiente, assim como irritou a mim, mas mesmo assim eles não tiram a graça da obra e eu ainda recomendo sua leitura para os fãs do gênero.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/02/resenha-guardia-diarios-do-exterminio.html

inari 28/02/2018minha estante
Tem romance?

Lina DC 28/02/2016

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista e tem formato de um diário. No topo de cada capítulo temos a data onde os acontecimentos ocorreram, situando o leitor no tempo da história.

Conforme a sinopse explica, existia um planeta chamado Zordak, muito parecido com a Terra que por conta da ganância foi destruído.

"Curioso... Percebi que temos o triste hábito de dar valor às coisas mais importantes da vida apenas quando notamos que aquela pode ser a última vez que veremos tudo o que achávamos que estaria sempre ali para ser apreciado, ou quando já a perdemos". (p. 17)

Lilian Moore é uma jovem órfã de 18 anos de idade que sonha em cursar astronomia e ir morar no Rio de Janeiro, local onde inúmeras novelas que ela assistiu passavam.
Então ela saiu de sua cidade no Sul do país para estudar na UFRJ. As primeiras semanas no Rio foram de adaptação, conhecendo os lugares, procurando um local para morar e um emprego. Ou seja, uma vida normal.

"Por algum motivo tolo, veio-me à memória o que minha mãe falava quando ia me colocar para dormir. Ela sempre dizia, noite após noite, a mesma frase: “Cuidado com o que você deseja Lily, pois isso pode se tornar mais real do que você imagina e pode mudar toda a sua vida”. (p. 19)

Ela conhece Douglas, um rapaz que se torna algo mais. Lilian está eufórica, feliz e vivendo seu sonho até que é sequestrada e levada a um local onde as pessoas falam coisas sem muito sentindo a ela, começando por chamá-la de Guardiã e que ela tem como missão primordial salvar o planeta Terra de um destino semelhante ao de Zordak.

A partir desse momento o livro é aventura garantida para os leitores. Temos treinamento, conhecimento, ação e até mesmo um leve romance à vista.

Com seu livro de estreia, B. R. Peruzzo comprova que é um autor com grande potencial e com muita criatividade.

Por se tratar de uma leitura de um ebook não oficial cedido pela Editora Arwen, não iremos avaliar a revisão, nem a diagramação.
Resenha Perfeita *-* Obrigado ^^

Fernando Nery 29/02/2016

Resenha: Diários de Extermínio - A Guardiã, de B. R. Peruzzo, Editora Arwen
"O amor é algo que não podemos ver nem tocar, que nos motiva a continuar em frente e que também tem o poder de nos destruir."

Resolvi abrir a resenha com a citação acima, porque o amor é um dos temas presentes no livro "Diários de Extermínio - A Guardiã", de B. R. Peruzzo, publicado pela Editora Arwen.
Inicialmente, afirmo que o livro me fascinou. B. R. Peruzzo conseguiu escrever uma história envolvente e surpreendente. Lilian Moore é a protagonista do livro que se declara como uma guardiã e que nos apresenta o seu primeiro diário. Ela afirma que tem uma história emocionante para nos contar.
A partir dessa primeira afirmação dada pela protagonista, criei uma expectativa enorme em relação à obra. Prosseguindo com a narrativa, Lilian começa a falar de sua vida e menciona que está completando dezoito anos. Por esse motivo, ocorria uma grande mudança que é curtir sua liberdade ao sair de um orfanato. O motivo que a levou a viver seus primeiros anos de vida num orfanato foi a morte de seus pais.
Finalmente, agora adulta, ela começaria uma vida nova. Mudaria de cidade e iniciaria seus estudos numa faculdade. Ela vai relatando suas alegrias e inseguranças diante dessa nova fase.
Na faculdade, ela conhece um rapaz chamado Douglas. Fica evidente um certo clima de romance entre os dois. Num certo momento da história, Lilian vai estudar na casa desse rapaz e a situação romântica fica mais intensa e os dois se beijam.
A minha expectativa estava diminuindo nesse ponto da história. Comecei a pensar que iria me decepcionar. Cheguei a achar que seria um romance bobo entre uma moça com um belo rapaz. Caí do cavalo! Pois foi a partir desse beijo que o autor criou uma reviravolta surpreendente na história que me deixou de queixo caído.
Tive que reler o acontecimento, pois não estava acreditando que ele tinha escrito aquilo. B. R. Peruzzo foi de uma genialidade incrível. Gostaria de compartilhar com vocês o que aconteceu durante a cena do beijo, mas creio que mencionar o ocorrido estragaria a grande surpresa do livro. O autor realmente me enganou ao me fazer pensar que a história prosseguiria de um jeito e mostrando-me algo inusitado. Fiquei perplexo diante de tudo e não consegui largar o livro. Devorei a obra em exatamente duas horas.
Fico pensando em como dizer algo a mais sem correr o risco de estragar as grandes surpresas do livro. Então devo prosseguir afirmando que vi uma história brilhante com fatos extraordinários. Surgiram personagens bem desenvolvidos e interessantes. Aparecem batalhas e alguns romances. O amor se manifesta de uma forma bela no enredo. Além disso, o livro nos leva a pensar sobre a forma que tratamos o nosso planeta. Senti que há um espírito ecológico nesse livro.
Para finalizar, quero lembrar que esse livro traz o primeiro diário da protagonista e que a história prosseguirá em outros volumes. O escritor conseguiu me deixar super ansioso para ler a continuação. É uma pena não poder falar mais, porém eu afirmo com toda certeza de que B. R. Peruzzo teve uma estreia magnífica. Sinto que preciso teclar com ele para dar o meus parabéns e conversar sobre pontos do livro que não posso mencionar aqui. Se ele continuar desse jeito como escritor, teremos livros realmente geniais. Nota dez para ele com todo louvor!!!
Se você já leu ou pretende ler o livro, deixe sua opinião nos comentários desse post.

site: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2015/12/resenha-diarios-de-exterminio-guardia.html
A melhor resenha *-*

Priscila 29/02/2016

Em Diário de extermínio encontramos ação, mistério, adrenalina, Braian Peruzzo tem uma escrita surpreendente e criativa que flui e nos prende a cada página.
Nossa protagonista é Lilian Moore que ao completar maior idade, sai do orfanato e se muda para o Rio de Janeiro, onde cursara a universidade, ela é nossa narradora e nos conta sua grande aventura.
Já no Rio de Janeiro Lilian passa a procurar seu cantinho, como é sozinha quer algo aconchegante e que combine com sua nova vida, ela não tem amigos, sua melhor companhia é seu diário e uma carta escrita por sua mãe (que deve ser lida em caso de muita dúvida) e tem um certo receio em interagir com as pessoas, se julgava diferente, e muitas vezes que estava no lugar errado. Na universidade procurou seu cantinho na esperança de não ser notada, mas logo isso mudou, Douglas um rapaz muito belo ao olhar de Liliam, não perdeu tempo e puxou papo, com o passar dos dias a amizade pediu algo mais, Douglas à convida para estudar em casa e o clima esquenta, e, o beijo acontece, mas.... Uma
reviravolta muda tudo, segredos que envolvem a vida de Lilian começam ser revelados, fatos sobre sua origem serão revelados. Um suposto rapito deixa Lilian bem confusa e, é a partir dai que a estória pega pra valer, apreensão, grandes revelações, descobertas que podem salvar ou destruir vidas.
A vida dos planetas esta nas mãos dos Guardiões.
A guerra sera eminente.
Braian Peruzzo usou de muita criatividade, uma mistura de romance, suspense, ficção científica, tudo em doses perfeitas em uma aventura emocionante. Vale a pena conferir, sei que como eu vocês vão amar.
Amei *-*

Mari 03/03/2016

Resenha do blog Panda Vermelho
Li recentemente o livro A Guardiã de Braian Peruzzo e confesso que tive dificuldade em resenhar ele, pois é uma experiência de leitura totalmente nova pra mim. Em dezembro firmamos parceria com o autor Braian Peruzzo para lermos seu livro de estréia e resolvi pegar a parceria por propor justamente aquilo que eu torço o nariz e evito ler a qualquer custo: histórias com alienígenas. Vamos lá:

O livro conta a história de Lilian Moore, uma garota órfã que viveu sua infância toda num orfanato após perder os pais de uma forma misteriosa. Ao completar 18 anos, felizmente, a garota tinha uma boa herança guardada e então partiu para a faculdade. O livro é contado em forma de diário, escrito e narrado pela própria Lilian.

Como Lily não tinha amigos lá e tinha muita dificuldade em fazer amizades, ela então fica no canto dela até um garoto aparentemente maravilhoso, lindo e discretamente sedutor aparecer à sua frente e os dois começarem uma amizade. Essa amizade, então, se transformaria em uma linda história de amor, daquelas clichês em que um garoto completamente rico e lindo protege e ama a garota simples. Seria. Mas Braian nos dá um tapa na cara e nos lembra de que o livro se trata sobre alienígenas. E PARABÉNS, BRAIAN, POIS EU ESTAVA ME ESQUECENDO DISSO hahahaha.

Lembra que eu falei no início do post que torço o nariz a todo custo para ler qualquer coisa que tenha alienígenas? Então! E não só isso... torço o nariz para zumbis, vampiros, seres sobrenaturais e algumas ficções científicas também. Sim gente, sou chatinha, eu sei. MAS, decidi que 2016 será o ano de tirar a mochilinha do preconceito (como diz a Taty do Cabine) das costas e me aventurar, então fez-se a parceria. Agora vamos continuar...

Em um encontro maravilhoso e romântico entre Lily e seu amigo Douglas, numa parte em que você mergulha no encontro dos dois e não pisca os olhos de tanta curiosidade... algo acontece. O rapaz se mostra ser algo que não é e Lily muito assustada toma um choque de realidade que mudará seus dias a partir dai.

Ela é levada para um laboratório e lá conhecerá outros que são como ela, aprenderá sobre sua origem e do que é capaz e enfrentará uma importante missão para reconstruir um planeta, o seu planeta. Não só ela, como nós, conheceremos Zodark, aprenderemos mais sobre os Zodarquinianos e sobre como o planeta entrou em ruínas e o que os sobreviventes enfrentaram. Junto com Lillian, conheceremos grupos amigáveis e grupos de rebeldes, a guerra e a reviravolta na vida da garota.

Poderia encher essa resenha de detalhes, falar muitas coisas e foi justamente por isso que tive dificuldades em fazer essa resenha. Como não leio muito do gênero e como não me importo com spoilers, foi difícil pra mim definir o que pode ou não ser informação demais. Então resolvi parar a resenha por aqui e deixar que descubram por si só nessa leitura envolvente.

Olha, a leitura do livro me surpreendeu e mesmo aceitando a parceria, fiquei receosa de não gostar. Só que muito pelo contrário, adorei acompanhar a história de Lillian, conhecer melhor a sua força e capacidade e aprender mais sobre seres de outro planeta hahha.

site: http://oipandavermelho.blogspot.com.br/
Braian 03/03/2016minha estante

Joana Masen 03/03/2016

Diários de extermínio
E se você, de repente. descobrisse que sua vida toda foi uma mentira, e que você é a responsável por salvar um planeta estranho, que até então você nem conhecia? Lilian, a protagonista de Diários de extermínio está nessa situação: depois de perder os pais num acidente e passar a infância e a adolescência num internato, ela enfim está livre para viver como quiser. Mas, quando se muda para o Rio de Janeiro, e conhece o jovem Douglas na faculdade, sua vida pode estar correndo um grande risco.

Lilian é sequestrada durante um encontro com Douglas, e é levada para um lugar escondido no meio da Amazônia, onde ficam os outros guardiões, que ela descobre, mais tarde, possuírem cada qual um poder específico. O lugar onde estão é totalmente equipado com o que há de melhor em tecnologia, tendo, inclusive, um robô, que opera com inteligência artificial.

Depois de conhecer todos os guardiões, Lilian vai descobrindo aos poucos que também tem uma missão: ajudar a salvar seu planeta natal, Zodark, de uma ameaça iminente, e que também coloca em risco a Terra. Como guardiã, ela deve lutar para proteger os dois planetas, e, mesmo tomando conhecimento de seu próprio poder, que é controlar a energia, ela não pode usá-lo, pois poderia ser perigoso.

Mas, o que Lilian e os outros guardiões não sabiam, é que tem um agente duplo entre eles, e que está empenhado em destruir o planeta Terra antes mesmo que eles possam fazer alguma coisa. A descoberta de quem é o traidor foi um dos pontos altos do livro, e mesmo achando que já tinha desvendado o mistério, fui surpreendida com o desfecho dessa trama.

Outro destaque é que o autor usou o eu lírico feminino para contar a estória, e o fez com excelência; em geral é mais fácil, para o escritor trabalhar com um personagem do seu próprio gênero, por alguns detalhes serem mais complicados de desenvolver, como por exemplo, saber como funciona a cabeça de uma mulher apaixonada. Aqui o autor soube muito bem explorar esse sentimento da protagonista, e conseguiu criar um clima de romance autêntico, apesar de usar a voz feminina para isso.

Lilian é uma personagem encantadora, seja pela infância difícil ou pela capacidade de se renovar e enfrentar seu destino com bravura, ela conquista o leitor. Durante toda a narrativa, ela vai registrando os acontecimentos num diário, e por isso é possível entrar na mente de Lilian, saber exatamente tudo o que ela pensa e acompanhar suas reações às adversidades, além de dividir com ela seus momentos mais felizes.

Diários de extermínio é um livro dinâmico, a leitura flui e tudo se desenrola rapidamente, não permitindo que o leitor abandone a leitura antes do final. Há influências claras de 1984, Star wars, X-man, O exterminador do futuro e até Matrix, mas ele não é uma cópia de nenhuma dessas obras: cada influência foi aplicada de forma inteligente na construção de uma narrativa vibrante. Leiam, tenho certeza que vocês não vão conseguir parar até descobrir se Lilian vai conseguir salvar o planeta.

site: http://seiqueeusei.blogspot.com.br/
Braian 03/03/2016minha estante
Mds, amei tudo ^^ principalmente as "influências" ^^

Lizianesg 09/03/2016

A Guardiã
O livro é escrito em forma de diário, é como se estivéssemos lendo o diário de Lilian Moore.

Lilian completou 18 anos e saiu do orfanato onde vivia desde os 6 anos, quando seus pais morreram em um acidente. Tudo que ela quer é ser uma jovem normal, estudar, trabalhar e ter uma família. Lilian está feliz por se sentir livre para viver a sua vida, mas o que ela não imaginou é que sentiria tanta saudade das amizades do orfanato, em alguns momentos ela acredita ter feito a escolha errada, pois agora estava sozinha, não tinha mais ninguém para lhe apoiar ou amparar como tinha no orfanato. Lilian resolveu sair do Rio Grande do Sul e ir estudar astronomia no Rio de Janeiro, ela quer deixar para trás tudo que a deixa triste. Ela começa a frequentar as aulas e faz um amigo, Douglas, ele é lindo, o típico garoto que faz todas as meninas babarem, mas com essa amizade vem um acontecimento que vai fazer a vida de Lilian mudar completamente.

Lilian acredita que foi dopada e sequestrada, quer saber o que está acontecendo, ela terá suas respostas, mas para isso precisará passar por uma simulação que irá lhe mostrar imagens e sons que lhe darão suas respostas, assim ela saberá o porquê de estar ali, o querem dela, qual é sua missão. A simulação irá fazer com que a sua memória real seja liberada e assim ela poderá acreditar em tudo que vê e ouve.

O planeta Zodark está em suas memórias, ele sofreu com a guerra e foi praticamente destruído, hoje quem sobreviveu está quase morrendo por causa do calor e da fome. É um planeta agora praticamente morto e precisa ser salvo e reconstruído. Depois de o planeta ser praticamente dizimado, era preciso cuidar dos sobreviventes e preservar a sua espécie, mas as mulheres não conseguiam mais engravidar e as que engravidavam acabavam morrendo então tiveram a ideia de gerar fetos artificialmente e deu certo, mas as catástrofes ambientais continuavam crescendo. Como tudo indicava que não conseguiriam salvar Zodark, os governantes acharam que poderiam pedir ajuda as pessoas do planeta Terra, eles acreditam que uma aliança poderia ser formada. Enquanto os governantes acreditam ser possível fazer uma aliança pacifica com os terráqueos, um grupo de rebeldes quer ir para a Terra e escravizar todos e roubar todos os recursos naturais.

Algumas crianças que foram geradas estavam nascendo com uma modificação no DNA e isso fez com que elas apresentassem habilidades diferentes e para que esse grupo de crianças não fosse usado pelos rebeldes, eles tomaram uma decisão, enviar elas para a Terra, Lilian fazia parte desse grupo.

Agora que foi revelado a ela que é uma sobrevivente do planeta Zodark , que a Terra corre o risco de ser destruída assim como o seu planeta de origem, ela entende o porque de estar ali, agora ela sabe que tem uma missão a cumprir e o leitor vai acompanhar essa missão durante a leitura, mas já vou avisando o final é de deixar qualquer leitor roendo as unhas para ler a continuação.
Incrível, eu não sou fã nem um pouco de ficção cientifica outros planetas e coisas do gênero, geralmente me sinto confusa, mas o autor conseguiu me conquistar totalmente pela maneira como escreve, a leitura é extremamente instigante, me via muito envolvida e torcendo para que os planos de Lilian dessem certo.

Embora o foco principal da história seja os planos para salvar a Terra e Zodark, não poderia deixar de lado o romance entre Lilian e Richard. E os toques de humor que sempre estão presente quando os personagens Patrícia e Richard estão juntos, ela está sempre implicando com ele o que dá um ar divertido a personagem que em muitos momentos é muito séria.

A descrição dos personagens é muito bem feita, cada vez que o autor fala as características sobre cada um deles eu conseguia visualizar cada um. O autor detalha bem alguns locais e isso faz a história se tornar real aos olhos do leitor. Ele não detalha tudo, mas os locais mais importantes, os personagens e suas reações e isso fez com que a leitura se tornasse a cada capítulo mais envolvente. A narrativa é simples, fluida, a leitura se tornou rápida e quando dei por mim estava lendo o último paragrafo.

Livro recomendado para quem gosta de ficção cientifica e distopia.

site: http://lilicasg.blogspot.com.br/2016/03/resenha-guardia-diarios-de-exterminio-1.html

Lu 17/03/2016

Recebi o contato do autor através do Facebook e aceitei ler sua obra. "Diários de Extermínio: A Guardiã" conta a historia de Lilian Moore, uma garota órfã aparentemente normal que se muda para o Rio De Janeiro logo que faz 18 anos e sai do orfanato. O sonho de Lilian é cursar astronomia na UFRJ e ela consegue e é lá que conhece Douglas Gomes, se apaixona e as coisas começam a acontecer.

O livro é narrado em primeira pessoa e confesso que o começo foi um pouco arrastado pra mim. Conhecer Lilian foi muito gostoso, a vida e como ela se mudou do orfanato, mas quando ela começa a conhecer sobre sua real identidade, sobre Zordak e o que aconteceu com seus pais, planetas e vida, o livro se arrasta com respostas, as vezes, repetitivas ou nenhuma resposta. Era o que mais me irritava. Se todos precisavam de Lilian, se ela era uma guardiã, alguém que poderia salvar a Terra, porque ninguém contava logo para ela quem ela era ou o que precisava fazer?

Esse ponto me irritava e os melhores livros são os que despertam tais sentimentos em mim. Bom, depois vem uma parte que me divertiu bastante. Lilian se descobre presa e então, a garota está la, tentando fugir loucamente da enfermaria, revistando os armários atrás de algo que a ajude a escapar de lá e, de repente, resolve que está suja e precisa de um banho. Pra que? Pra fugir limpinha? Serião? Juro que fiquei rindo nessa parte, me diverti bastante. Nem se Brad Pitt viesse me resgatar eu pararia pra tomar banho!

Existem algumas coisas estranhas durante o livro, como narrar que está escrevendo no diário dentro de uma nave após um momento tenso de fugas e lutas. Achei isso bem estranho, porque ninguém faria isso em sã consciência, mesmo que Lilian não seja uma garota normal. O livro também tem partes narradas com muita rapidez e os personagens se apaixonam e declaram seu amor como se pedissem uma pizza, isso eu não consegui entender ainda. Deve ser coisa de Zordakiano.

A narrativa do autor, apesar de corrida, conseguia nos dar ideia dos lugares, armamentos, naves e batalhas pelas quais os personagens passavam e essas eram as partes mais divertidas, imaginar o que Lilian e os outros estavam passando. Inclusive, era fácil imaginar como Zordak e os Zordakianos eram e como viviam. Uma pena que o livro termina tão rapidamente, já que a leitura é leve, rápida e intrigante e você fica ali, órfã de mais história, órfã de um livro que te envolveu por algumas horas e agora tem que esperar o próximo e, mesmo que o final seja rápido e dê abertura para o próximo livro, as revelações que você encontra em "Diários de Extermínio: A Guardiã" te deixam de queixo caído por boas páginas.

"Diários de Extermínio: A Guardiã" é um livro com uma leitura rápida, gostosa e leve para quem quer se aventurar por um livro cheio de ação, aventura e uma bela pitada de ficção.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/12/diarios-de-exterminio-guardia-br-peruzzo.html

Thai 21/03/2016

Após perder os pais em um acidente, Lilian viveu muitos anos em um orfanato no Rio Grande do Sul até que decidiu se mudar para o Rio de Janeiro e ingressou em uma faculdade onde conheceu Douglas. Lilian se sente atraída por ele e quando resolve contar sobre seus sentimentos, algo de ruim acontece com a menina e a partir daí tudo muda.

"Sendo bem sincera, eu só queria mesmo afastar-me daquela cidade que me trazia tantas lembranças relacionadas ao fato de que meus pais haviam morrido e de que eu estava completamente sozinha a partir daquele momento. Eu não precisava ter mudado de estado nem nada, mas na minha cabeça o mundo me esperava e o Rio de Janeiro parecia um ótimo primeiro passo."

Logo descobrimos que Lilian é uma Guardiã de Zodark, um planeta em ruínas onde poucos sobreviveram. Todos passam fome e a espécie corre o risco de extinção.
Há uns anos atrás algumas crianças (Lilian inclusive) nasceram com uma modificação no DNA, ou seja, nasceram com super poderes. Essas crianças foram mandadas para a Terra, para que não fossem usadas por pessoas de má fé.

"E essa foi a maior burrada da minha vida: achar que era possível fugir das consequências de nossos atos, das decisões que tomamos. A dor da saudade que se apodera de mim enquanto escrevo essas palavras aqui, a dúvida de que talvez possa não ter feito a escolha certa, o medo de cair e não ter quem me amparar são imensos e eles são consequências dessa escolha de deixar tudo para trás."

O problema é que nem todos concordavam com a ideia e preferiam invadir a Terra e escravizar os humanos. Lilian que viveu a maior parte da sua vida na Terra é contra tudo isso e precisará se juntar com outros Guardiões. A partir daí eles começam um treinamento pesado para lutar na Guerra.

"Eu estava somente com uma frase em mente, a frase mais assustadora que já ouvi: "Nós estamos no controle. O planeta Terra é nosso". Quando pensava naquilo, calafrios percorriam minha espinha. [...]"

***
O livro é narrado em forma de diário por Lilian, o que achei muito legal. Adoro livros assim.
No meio dessa história toda de ficção científica teremos um romance envolvendo Lilian e Richard, que é um dos meus personagens preferidos.
Eu fiquei encantada com a descrição dos acontecimentos, principalmente com a parte do treinamento dos Guardiões. Me lembrou até um pouco Jogos Vorazes. haha
Só não dou nota 5 pelo começo um pouco arrastado, mas tudo tem um propósito e o final compensa muito, pois me deixou looooouca para saber no que aquela ultima cena vai dar.

site: curaleitura.blogspot.com

Mari 27/03/2016

Resenha Completa
Olá pessoal,

ashlynx 13/03/2020

não funcionou para mim
o livro conta a história de lilian moore, sua estadia em um orfanato até coisas que ela nem imaginava que poderia acontecer em sua vida. pela sinopse, parecia ser uma leitura interessantíssima, mas não foi isso que demonstrou ser ao longo de suas páginas.

uma leitura que foi entediante e lenta, com escrita rasa e narração pobre. mesmo sendo escrita em forma de diário, não consegui relacionar a escrita à personagem. falando em personagens, senti uma falta de desenvolvimento enorme neles e, quando vi, o autor já tratava lilian moore e certos personagens como desenvolvidos dentro da trama, o que me incomodou bastante.

a história tinha de tudo para dar certo, mas não consegui sair da página 130, então abandonei a leitura ali mesmo. não gostei, não curti, vida que segue.

Leandro.Bonizi 21/10/2019

Ficção científica, narrada em primeira pessoa sob o prisma de Lilian Moore através de seu diário.
A história começa descompromissada com a personagem fazendo planos normais em relação ao futuro, à faculdade, etc.. O primeiro reviravolta é abrupto, surpreende, e ela conhece sua verdadeira identidade.
Ela é de Zodark. Um planeta semelhante à terra, cuja ganância dos habitantes levaram à quase extinção de seus habitantes, de uma forma que pode ser o futuro da própria terra, relacionado à guerras e aquecimento global. Ela fica sabendo da complexa história de Zodark, que tiveram uma tentativa desesperada de salvar o planeta, criando nascimentos artificais. Seres acabaram nascendo com superpoderes, cada um com o seu específico. Decidiram ir para a Terra achar a solução de salvar o planeta, mas um outro grupo, os rebeldes também iriam para a terra com o plano de escravizar os humanos. Seria contra esse grupo que os guardiões teriam que lutar.
O autor dá asas à imaginação sem perder o embasamento científico. A leitura é leve e dinâmica. Eu nem via o tempo passar enquanto lia!
O autor nos coloca em constante curiosidade, e dá um gancho para o que será a continuação, que com certeza lerei.
Escritor jovem, de 1996, que mostrou ser muito talentoso com um futuro promissor à frente. Desejo muita sorte a ele.

CuraLeitura 03/11/2016

site: https://curaleitura.blogspot.com.br/