Obrigado Pelo Feedback

Obrigado Pelo Feedback Douglas Stone
Sheila Heen

Resenhas -

Andrews 12/01/2022

Ótimo livro para compreensão do feedback
Ótimo livro para que podemos compreender melhor o feedback, nos trazendo a entender melhor como um bom feedback é importante, além de que precisamos nos dedicar a sermos bons receptores de feedback, ouvindo, analisando e filtrando.

Marilia 19/06/2022

O livro traz de forma clara e acessível elementos que contribuem, basicamente, para uma comunicação produtiva.
É útil para quem trabalha com pessoas e pode ser útil também na vida, já que estamos o tempo todo fornecendo e recebendo feedback, ainda que nem sempre venha com esse título.
É uma leitura agradável, mas superficial. Ajuda, pode ser um começo, mas para aprofundamento pode não ser o melhor caminho.

Raquel Comunale 09/08/2016

Que prazer falar desse livro. Comprei esse livro por que a capa me chamou a atenção e que sorte eu tive! O livro é simplesmente incrível. Traz dicas, exemplos e uma narrativa muito leve. Abaixo eu separei os trechos/tópicos que mais me impactaram. Recomendo demais a leitura para aprender a desenvolver a difícil arte de fazer e receber feedback.

O feedback, portanto, não é apenas uma avaliação: ele é um agradecimento, um comentário, um convite que se retribui ou se descarta. Pode ser forma ou informal, direto ou implícito, franco ou rebuscado, totalmente óbvio ou tão sutil que você nem tem certeza do que aquilo significa.

Três gatilhos do feedback
Gatilhos da verdade: acionados pela próprio conteúdo de um feedback sem cabimento ou inverídico, em resposta nos sentimentos indignados e irritados.
Gatilhos de relacionamento: são desencadeados pela mesma pessoa que está nos dando o feedback, ouvimos o feedback mas estamos mais focados em quem está dando e o que sentimos com relação a essa pessoa.
Gatilhos de identidade: são essencialmente sobre quem somos. O feedback atinge exatamente a percepção que temos sobre nós.

Quando alguém põe a culpa em você culpá-lo de volta não vai resolver. O ideal é tentar entender as coisas da seguinte maneira: "Qual é a dinâmica entre nós e como cada um está contribuindo para o problema?".

Tipos de Feedback
Reconhecimento: foco em conectar, motivar, agradecer
Orientação: foco em ajudar o ouvinte a aumentar seus conhecimentos, aprimorar suas técnicas e capacidades
Avaliação: foco em classificar ou comparar com um padrão

Mocinho X Bandido
Há um princípio que organiza nossas experiências: normalmente somos os heróis da história. Somos todos "senhores de reinos minúsculos, do tamanho dos nossos crânios". Na nossa história, somos sempre Dorothy, a princesa ou Rudolph (a rena do nariz vermelho); nunca a Bruxa Malvada do Oeste, a ervilha ou outra rena qualquer. Isso complica o feedback.

Espelho complacente X Espelho franco
O espelho complacente nos mostra o melhor de nós, bem descanados e sob uma luz favorável.
O espelho franco mostra o que parecemos agora, quando não não estamos na melhor forma e bastante cansados.

Sugestão X Reclamação
Qual é a importância de entender mal o tópico do outro? Às vezes, nenhuma. Se eu beber menos, será bom pra mim e um alívio para outra pessoa. Mas se eu interpretar essa orientação simplesmente como uma sugestão para mim, posso não concordar quanto ao que me faz feliz. Posso dizer: "Na verdade, quando trabalho menos, fico impaciente". Caso encerrado, vamos adiante. Mas se a preocupação dele é sentir-se sozinha, passei totalmente longe do verdadeiro assunto.

Cada um no seu quadrado
A parte boa é que, na verdade, os outros não perdem tanto tempo pensando a seu respeito quanto você imagina. A maior parte das pessoas está simplesmente obcecada demais consigo mesma para ficar obcecada com você. Então, quando estiver sentado em sua casa tentando imaginar como sua ex-mulher foi capaz de ser enganar tanto sobre o tipo de pessoa que você é, sua ex-mulher estará sentada em casa vendo o Luke do programa America's Got Talent. Claro, uma vez ela chamou você de arremedo patético de ser humano, e ainda deve pensar assim. Mas ela não ficou remoendo isso. Você também não devia ficar.

Conto de Fadas
Você não pode escolher entre ser uma boa pessoa ou uma má pessoa. Qualquer que seja a decisão, sempre haverá indícios que favorecem a conclusão oposta. Não era um filme da Disney. Não ia aparecer nenhuma fada madrinha ou um bando de pássaros azuis num rasto de poera de estrelas com soluções de varinhas mágicas.

Aviso X Ameaça
Aqui está a diferença: um aviso é uma tentativa de boa-fé de alertas para possíveis consequências ("Se você se atrasar para o jantar, o espaguete vai esfriar"), enquanto o objetivo da ameaça é inventar consequências que provoquem medo ("Se você se atrasar para o jantar, vou jogar o espaguete na sua cara").

Não é tudo-e-sempre
Baixar os riscos muitas vezes significa uma recontextualização da pergunta que você está fazendo a si mesmo quando se trata de feedback. Se a pergunta for "Devo ir à ioga para o resto da vida?", a resposta sem´re será não. Se for "Devo experimentar ioga uma manhã destas e ver o que acho?", seus custos caem vertiginosamente.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Luiza 29/08/2022

O segredo para ficar em paz com os feedbacks recebidos
O livro "obrigado pelo feedback" foi publicado em 2016 no Brasil e já é um clássico muito recomendado para líderes de primeira viagem e pessoas que querem se desenvolver e que possuem dificuldade com o tão falado feedback.

O livro começa falando dos desafios do feedback, depois aborda os três gatilhos que nos impedem de aproveitar os feedbacks que recebemos e finaliza nos ensinando a identificar quando convém desconsiderar um feedback e como fazer para lidar com ele quando ele for aplicável para que a gente possa progredir e crescer.

Existem três tipos de gatilhos que podem acontecer com a gente quando recebemos um feedback.

- Gatilhos de verdade: isso está errado
- Gatilhos de relacionamento: quem você pensa que é pra falar assim
- Gatilhos de identidade: eu faço tudo errado

Esses gatilhos dificultam a compreensão da mensagem, mas também podem nos ajudar a desvendar o segredo das nossas reações.

Além disso, o feedback pode ser de tres tipos (Reconhecimento, avaliação e orientação). Nós precisamos de um pouco de cada um e quando esperamos um tipo e recebemos outro, é comum que a gente fique frustrado e não aproveite o que está sendo dito.

Eu convido a todos para lerem ele e desmistificar de uma vez por todas o tão falado feedback.

HAlder.Nolasco 08/05/2021

Necessário e preciso
Um livro que me ajudou muito na minha vida profissional. Me ajudou a olhar o feedback como um fator determinante na carreira do meu time e serve como um norte para uma leitura de como construir e aplicar um feedback rico.

Sergio.Silva 05/02/2023

O foco do livro é como receber e aproveitar bem o feedback, aborda diversos aspectos deste processo, como tirar o melhor proveito dos feedbacks e alavancar o processo de autodesenvolvimento. As abordagens são repletas de exemplos da vida organizacional, desmistificando o processo e esclarecendo as diversas nuances desta ferramenta e suas vantagens. Uma boa leitura para quem busca o autodesenvolvimento.

O feedback é um dos maiores presentes que podemos receber, pois é através dele que temos a oportunidade de crescer e evoluir, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. O livro "Obrigado pelo feedback" de Sheila Heen e Douglas Stone nos ensina que o feedback pode ser um processo doloroso, mas é uma parte vital do aprendizado e desenvolvimento.
É importante lembrar que o feedback não é uma crítica pessoal, mas sim uma oportunidade de melhorar nossas habilidades e aprimorar nossas competências. É com ele que podemos identificar nossas fraquezas e transformá-las em pontos fortes.
Aprender a receber feedback de forma construtiva é um passo importante para o crescimento pessoal e profissional. É preciso estar aberto e disposto a ouvir as opiniões dos outros, sem se deixar abalar por críticas negativas. É importante também saber agradecer pelo feedback recebido, mesmo que seja difícil de digerir.
Por outro lado, dar feedback de forma clara e construtiva é uma habilidade que pode ser desenvolvida. É necessário ter empatia e consideração pelo outro, e entender que a forma como entregamos a mensagem pode fazer toda a diferença. O feedback deve ser objetivo e focado no comportamento, não na pessoa.
Portanto, não tenha medo do feedback. Encare-o como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Lembre-se de que o feedback pode ser um presente valioso e transformador, desde que estejamos dispostos a recebê-lo e entregá-lo de forma construtiva. Com uma mente aberta e uma atitude positiva, podemos crescer e alcançar nossos objetivos pessoais e profissionais. Obrigado pelo feedback!
1. Como você prefere receber feedback? Há alguma preferência em relação ao formato ou ao momento em que recebe feedback?
2. Em sua opinião, como podemos melhorar o processo de feedback na empresa? Há algo que estejamos fazendo que possa ser aprimorado?
3. Como você tem se sentido com relação ao feedback que recebeu ultimamente? Há algo que gostaria de discutir ou explorar mais profundamente?
4. O que podemos fazer para tornar o feedback mais útil e aplicável no dia a dia? Como podemos garantir que estamos abordando as questões mais importantes e relevantes?
5. Qual é o feedback mais valioso que você já recebeu e por quê? Como podemos aplicar esses insights para melhorar nosso processo de feedback?
6. Como podemos criar um ambiente onde o feedback seja visto como uma oportunidade de crescimento, em vez de ser percebido como crítica ou julgamento?
7. O que podemos fazer para encorajar e incentivar o feedback contínuo entre a equipe? Como podemos torná-lo uma parte natural do nosso fluxo de trabalho?
8. Como podemos garantir que estamos ouvindo atentamente o feedback que recebemos e trabalhando para implementar mudanças positivas em resposta a ele?
Lembre-se de que o feedback é uma via de mão dupla, e é importante não apenas pedir feedback, mas também estar disposto a recebê-lo e aplicá-lo de forma construtiva. Encoraje sua equipe a ser sincera e honesta em suas respostas, e trabalhe juntos para construir uma cultura de feedback positiva e eficaz.