Replica

Replica Lauren Oliver

Resenhas - Replica

Gabrielly.Andrade 16/02/2022

Duas histórias em uma
Réplica conta a história de 2 garotas: Gemma, criada no nosso mundo e Lyra, criada em uma prisão. Metade do livro é a Gemma e virando é a parte da Lyra.
Eu estava com as expectativas muito altas pra esse livro, achei a premissa incrível, mas conforme fui lendo a história é muito juvenil (o que descobri depois que é infanto-juvenil mesmo) Mas vale a leitura.

Lauraa Machado 26/02/2018

Uma experiência única, delicada e emocionante!
Vou admitir que me apaixonei por esse livro assim que descobri que ele seria contado pelo ponto de vista de duas garotas diferentes, uma clone e outra não, e só fiquei ainda mais animada quando vi a diagramação - cada história fica de ponta cabeça para a outra. Eu gosto muito de ficção científica YA, muito mesmo, e existem poucas por aí com substância o suficiente para serem inteligentes e divertidas ao mesmo tempo, sem se tornarem pesadas e maçantes. Então, quando encontrei esse livro, criei muitas expectativas.

Dá para ler o livro de três jeitos diferentes. Um deles é começando pela história da Lyra, que passou a vida inteira dentro do Instituto Haven, outro é intercalar um capítulo de cada. Mas eu escolhi o terceiro jeito, começando pela Gemma, que é a mais próxima de nós, que cresceu em um mundo mais parecido com o nosso (ou seja, em um Estados Unidos normal de filmes, livros e séries). E fico bem feliz de ter lido assim principalmente por esse motivo. Pelo ponto de vista dela, dá pra ver o quanto a Lyra estranha tudo no mundo - o que promete ser bem interesse pra história dela, mas ainda não gostaria de ter visto tudo por esse lado primeiro.

Resolvi começar essa resenha agora que terminei a primeira metade, a história da Gemma. Quis ver minhas impressões de cada parte.

O livro não é perfeito. Logo no começo, percebi que teria sido muito melhor se fosse narrado na primeira pessoa. O mercado literário tem um pé atrás de livros assim, com narrativas em primeira pessoa de personagens diferentes. Mas eu acho que está na hora de deixar isso para trás e esse foi um livro que devia ter inovado nisso. Muitas vezes, senti que a narração estava um pouco desconexa da protagonista (Gemma, nesse caso). Nada realmente ruim, a escrita da Lauren Oliver é ótima, mas essa história parece implorar por algo mais 'dentro da cabeça do personagem' (certeza que teria sido na primeira pessoa se só tivesse uma protagonista) e eu senti falta disso.

A Gemma, como personagem, ainda é um pouco incógnita para mim. Quer dizer, já deu para sentir seus pontos altos, sua compaixão (que é linda) e sua constante sensação de que ela não pertence a lugar nenhum. Também achei bem interessante ela estar acima do peso, já que isso quase nunca acontece em livros jovens. Mas acho que o desenvolvimento dela foi cheio de tropeços durante o momento em que eles estavam descobrindo tudo. Tenho confiança de que isso vá se assentar no próximo livro, Ringer, mas foi difícil acompanhar a linha do raciocínio dela nesse, principalmente porque mal tinha uma linha. Ela questionou várias coisas necessárias na maior parte do tempo, mas depois parecia evitar outras, só para pensar nelas em momentos em que nem tinham mais tanta importância. Foi uma nuvem de confusão, não tanto algo que ia se desenvolvendo como uma escada, entende?

E como faltou um líder nessa história toda, alguém que tivesse atitude e decidisse as coisas mais firmemente! Acho que eu sinto falta dessas coisas, porque eu sou assim. Tenho uma necessidade enorme dentro de mim de tomar uma atitude, de fazer alguma coisa (mesmo que seja a coisa errada)! Não consigo ficar indecisa, isso me mata! Haha. E acho que faltou alguém assim, alguém que entendesse o peso de tudo e não ficasse tanto no limbo de não saber o que fazer agora.
Quer dizer, não que eu soubesse o que eles deveriam fazer, mas eles deveriam pelo menos ter feito um pequeno brainstorm ali e tentado, não?

É incrível, aliás, como as alianças da Gemma mudam! Mas eu amei o grupo final de aliados. Não tenho nada para reclamar de nenhum personagem, aliás, só um para exaltar: Pete. Amo caras assim, que falam demais, que são gentis. Já entrou pra lista de crushes e estou louca pra ler o segundo livro para ver se ele tem uma presença mais constante ali.

Sobre a Lyra, quero muito agora ler a parte dela, ver como é estar dentro da cabeça de alguém que não conhece o mundo, que nunca saiu do mesmo instituto a vida inteira. Minhas expectativas não são grandes, mas espero que tenha romance também e que dê para descobrir alguns dos mistérios que não foram revelados na primeira parte.

Depois de ler a parte da Lyra:

Quanto mais eu lia a outra metade do livro, mais ficava feliz de ter escolhido começar pela da Gemma. Aconselharia, aliás, a começarem sempre pela da Gemma, já que é mais fácil sentir firmeza na história da Lyra quando você já sabe, mesmo que não muito, sobre o Instituto Haven.

Aqui, ficou mais clara a razão da autora ter escolhido escrever na terceira pessoa. Não é como se a Lyra não conhecesse absolutamente nada do mundo fora do instituto, mas muitas vezes a autora pôde evitar explicações de coisas básicas pela história não ser contada pela Lyra.

Mesmo assim, foi nessa parte que a Lauren Oliver provou o quanto ela é incrível. Pelo ponto de vista de uma garota que precisou colecionar pequenas doses de conhecimento pela vida inteira, a delicadeza da autora em explicar as sensações e as impressões dela, as comparações plausíveis pelo mundo de onde ela veio, toda a visão da Lyra foi maravilhosamente construída. O romance, então, foi maravilhoso, puro, se desdobrando devagar. Ainda acho que a visão da Gemma me deu uma base ótima para ler essa outra metade, mas sei agora que foi pelo choque da Lyra, pela história dela que essa foi escrita. Foi por ela e o processo de descobrir o mundo e sair daquele casulo - às vezes prisão, às vezes lar, - que esse livro precisava existir.

Não consigo dizer que o livro é perfeito, mas sinto o peso da importância dele, da originalidade da história e da preciosidade de tantas passagens quando o seguro em minhas mãos. Faltou um pouco para mim aquela sensação de que o livro pertencia à minha lista de favoritos - aquela que muitas vezes aparece em livros que nem são tão bons, - mas ele ainda será sempre bem importante para mim! E serviu para me mostrar, outra vez, que eu amo a escrita da Lauren Oliver.

Se você se interessou pela sinopse e pela diagramação, leia. Não vai se arrepender.
E, se já leu e amou, corre pra trilogia Delírio da mesma autora. É maravilhosa!
Wal 27/02/2018minha estante
Nosso Deus, sua escrita é maravilhosa. Completamente apaixonado pela forma como você escreve. Quero umas aulinhas de como escrever tão bem kkkkkk

Wal 27/02/2018minha estante
Eu estou completamente apaixonado pela sua escrita, ela é maravilhosa. Queria muito saber escrever tão bem assim.

Lauraa Machado 27/02/2018minha estante
Pela minha? Como assim? Haha

Wal 27/02/2018minha estante
O que eu quero dizer é que suas resenhas são ótimas e eu sou apaixonado pela forma como você as escreve kkkkk

Lauraa Machado 27/02/2018minha estante
Haha obrigada! Eu só tento deixá-las claras, mas que expressem o que eu senti também, sabe? Muito do que conta em um livro é como ele faz seus leitores se sentirem!