A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em Gestalt-terapia

A clínica, a relação psicoterapêutica e o manejo em Gestalt-terapia Karina Okajima Fukumitsu

Resenhas -

Vitória 08/07/2020

Um pouco de prática em meio a tanta teoria
Como estudante de psicologia procuro aprender o máximo possível antes de entrar em seu campo de atuação, ou seja, em uma relação terapêutica com outros indivíduos. Na faculdade de psicologia somos bombardeados de conceitos, teorias e pressuposições que parecem um pouco irrealistas em nosso contexto de vida. Li o primeiro livro da coleção e acabei por abandonar o segundo livro porque queria sair desse mundinho fechado da teoria gestáltica e entender como esta funciona em seu campo prático. Em relação a este terceiro volume, podemos encontrar vários enfoques práticos tais como: primeiras entrevistas(incluindo dicas valiosas de como organizar o contato com paciente por meio de secretárias, secretárias eletrônicas ou mesmo com um canal direto entre psicoterapeuta e possível cliente), estabelecimento de contratos terapêuticos, trabalho com sonhos, términos e interrupções em psicoterapia, técnicas da abordagem, etc. A proposta dessa coleção é incrível. Já estou curiosa para descobrir quais serão as novas construções feitas em seu quarto volume. Indico para todas as pessoas que estejam estudando psicologia, mesmo os que não gostam tanto de gestalt-terapia, pois o livro tem um grande valor em termos de conhecimento útil e prático, além de apresentar os conceitos dessa abordagem de uma maneira mais dinâmica e simples. Entrei querendo aprender coisas específicas, e sai com um mundo de informações que ancorarão meus pensamentos por um longo período de tempo.

carolina 17/05/2022

"a psicoterapia era um lugar para descobrir necessidades, não para que as
necessidades descobertas fossem satisfeitas pelo psicoterapeuta." this

hyocha 08/08/2022

Um dos melhores sobre Gestalt que li até agora. Muito esclarecedor, linguagem acessível e traz muitas nuances importantes da prática.