Depois da chuva

Depois da chuva Maria Clara Mattos

Resenhas - Depois da chuva

Bruna 28/09/2022

Não era o que eu esperava ler. É um livro mais lento para combinar com o ar melancólico dos personagens, mas a mensagem de ressignificar a vida, é muito linda. Saber o seu propósito para se manter vivo.

Anna Laitano 04/04/2020

Merece muito mais atenção do que recebe
Este livro prova que boas histórias não precisam conter inúmeras páginas, ou integrarem em uma trilogia.

Uma história extremamente original e envolvente, com personagens bem delineados e redondos, com personalidade e distinções. Uma das escritas mais belas e fascinantes que já tive o prazer de ler em um romance nacional atual. Não é exatamente "literatura de massa", não é um "romance pronto". Não é por isso que é melhor ou pior, só é diferente. Talvez um público mais jovem possa achar a história mais parada, talvez um leitor mais exigente consiga considerar digno de leitura. Seja como for, é uma ótima história e merece uma oportunidade.

Um livro que tem começo meio e fim. Aliás, ao chegar no fim, ficamos com gosto de "quero mais", embora sintamos que a história dura exatamente o que deveria; não dá sensação de que faltou algo, muito menos de que houve enrolações. Maravilhoso! Super recomendado.

site: http://linktr.ee/laitanoanna

Lulukabooks 10/03/2021

Não devia ter relido...
Eu tinha uma boa recordação da primeira leitura desse livro, mas dessa vez eu não tive a mesma experiência, provavelmente porque estou em outro momento, mais madura mas críticas sobre fatos que são expostos em livros ( não que seja uma especialista nem profissional da área). Talvez devido a idade, ao jogo modo de pensar e ver as coisas. Não concordo com as ações dos personagens que chegou em da nos nervos. Não indicaria a leitura nesse momento, pois não me envolvi na história.

Neyara 07/06/2016

[Capsula de Banca] capsuladebanca.blogspot.com.br
Ah vai! Vamos combinar que essa capa é muito amor, daquelas que você imagina uma pessoinha em cada guarda-chuva e cada uma com mil histórias para contar. Aliás imagens de pontos de passagem (faixa de pedestre) sempre remetem a retalhos de histórias, encontros de idas e vindas, momentos sendo entrelaçados. Depois da Chuva começa assim, uma esquina sendo o ponto de passagem para Laura e Edgar, suas vidas sendo entrelaçadas por uma troca de olhares e uma gentileza.

A chuva ganhava forma, mas a água ainda tentava conhecer o lugar que ia cair. Laura é uma mulher bem resolvida, sem grandes contrastes, casada com um homem amoroso, corre pela chuva para não perder a apresentação da filha. Editora em uma empresa consagrada separava os manuscritos em três pilhas, o que ainda tinha que ler, o que tinha que responder negativamente, o que ia para o lixo, facilmente o projeto de Edgar se encaixava na terceira opção, mas aqueles clichês tinham algo especial.

Edgar é um viajante, de vida e de alma, percorreu o mundo, fugiu da rota dos turistas, escreveu diários, hoje publica guias inusitados para as pessoas que buscam aventuram que vão além dos pontos turísticos. Viajou, amou, fugiu, amou, se aquietou, quase teve uma vida tradicional, mas sua alma ia além de um marido e pai exemplar. Se separou, evitou a filha, queria ariscar outro tipo de escrita, escolheu um monte de clichês e conheceu Laura.

A tempestade começa. Edgar vive em uma montanha-russa de sentimentos, Laura é tão calma quanto um lago, a troca de olhares na esquina chuvosa, o encontro na editora, o manuscrito regado de clichês, as sugestões, as mudanças. A transformação foi tão sutil, acontecia depois um café ou outro, uma volta com Eduardo (o cachorro que deveria ser cadela de Edgar), um telefonema, quando perceberam estavam afogados nessa transformação, o mundo ganhava outro sentido e a vida pedia urgência. Abrimos o guarda-chuva é hora de se proteger.

Pela janela observo a chuva. Depois do furacão é hora de contabilizar os danos, observar o que deve ser mudado, organizado, revisto. Observo o florescer. Depois a vida segue e começa uma nova história, é hora de colher os frutos. A chuva está passando e o sol voltando. Encarar a realidade pode nos trazer gratas surpresas.

A história foi narrada de acordo com os estágios e sentimentos da chuva, quando ela começa, quando se intensifica, quando ela vai embora, os personagens seguiram esse ritmo, conhecemos cada um deles, aconteceu o furacão, se acalmaram e esperamos o sol iluminar a vida deles com boas surpresas. Aliás, sempre esperamos as surpresas do fim da chuva, as coisas boas que o retorno do sol pode nos proporcionar e o título do livro caiu como uma luva, o final é surpreendente.

A autora utiliza uma linguagem cheia de pontos, respiros, pensamentos, daquelas que você lê com calma e acompanha os personagens em cada sentimento, mas não por ser uma leitura difícil, mas por cada ponto te fazer sentir a revolução dos personagens. O trabalho editorial é fantástico, além da capa contar mil histórias só em observar o movimento dos guarda-chuvas, as páginas internas trazem ilustrações que fazem referencia aos estágios da chuva. Recomendo!

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2016/06/livro-depois-da-chuva-maria-clara-mattos.html
Cecilia.Alcantara 25/10/2018minha estante
Sua resenha parece mais uma poesia! Parabéns!

Paraíso das Ideias 01/08/2016

Um desenrolar inesperado!!!
Recebi

esse livro como cortesia da parceira Gutemberg, e confesso que o solicitei apenas pela capa, não cheguei a ler a sinopse. A capa é meiga e me apaixonei logo de cara, mas não imaginava o que me esperava no virar das páginas.

Laura é uma mulher adulta que possui sua vida totalmente organizada, mãe de uma menina linda, esposa de um advogado amoroso, com emprego que a fazia feliz. Laura é editora chefe de uma editora, a responsável por tornar sonhos realidade, mas quando Edgar entra em seu escritório e lhe apresenta um manuscrito que mais parece um desabafo, ela sente que sua vida vai virar de pernas pro ar. Apesar do livro não ser bom, seu faro editorial lhe diz que com algumas alterações a obra pode ficar muito boa, isso somado ao fato de que ela se sente incrivelmente atraída por aquele homem estranho e desconhecido, faz com ela aceita transformar o manuscrito em uma grande obra.

"Ela gosta de dias de tempestade, sempre gostou, ainda mais agora que a vida dela é calma. Um trovão de vez em quando não faz a ninguém."

Edgar, homem viajado, morador da praia de Ipanema não eta passando por bons momentos, divorciado, traído, trocado por um engravatado, ele encontra naquela mulher estranha em uma esquina num dia de chuva a esperança para um recomeço, e será pensando nela que seu livro será escrito. Ele também é pai, mas não sabe ser, não sabe lidar com a filha e mais do que isso a culpa por seu divorcio, a repudia por ter amor pelo padrasto, aquele que levou sua mulher, e será nas páginas e naquela mulher que ele encontrará sua salvação e amadurecimento.

"Mas a verdade é uma só: a vida não vem de receita. É a pimenta demais ou o açúcar de menos que provoca os efeitos colaterais. No caso dele, o divórcio."

Quando iniciei a história confesso que me senti perdida, não conseguia entender como Laura, uma mulher que tinha a vida perfeita se apaixonou perdidamente por um estranho, um homem com o qual ela trocou poucas palavras. Aos poucos Laura e Edgar vão se aproximando, e quando já não mais chance de afastamento ela se entrega a essa paixão avassaladora.

Meu ser monogâmico não conseguia entender e aceitar as atitudes de Laura, não conseguia aceitar que a vida dela fosse perfeita demais para buscar refúgio em um estranho, em contra partida, Edgar não tinha o que perder, e de certa forma para mim ele já estava perdido. Perdeu a mulher por não saber dar atenção, não sabia ser pai e em nenhum momento se esforçou, preferiu culpar a filha por coisas que não estava no controle dela. E foi nesse momento de profunda raiva do casal e suas atitudes que a autora me surpreendeu.

Os acontecimentos que se seguem me deixaram de queixo caído, me perguntando o que eu tinha perdido, se por acaso havia lido as páginas com tanta velocidade que não me deu conta do que estava na frente dos meus olhos.

"O amor por alguém com quem a gente troca saliva, sonhos e posteridade pode desaparecer assim, num piscar de olhos. Do mesmo jeito que chega. Às vezes sem nenhum alarde, sem aviso nem permissão."

A escrita da autora é poética, tanto que meu livro esta todo colorido com quotes que me emocionaram e me tocaram de uma forma surpreendente, uma escrita leve que flui com uma facilidade muito grande, e quando você menos espera esta sendo arrebatado por um redomoinho de emoções e sentimentos que parecem não se encaixar a primeira vista.

A Gutemberg fez um trabalho incrível na diagramação, a capa é fofa e representa bem o ápice da história, as folhas são amareladas com letras em azul, totalmente diferente do que estamos acostumados, e os capítulos são divididos por lindas imagens desenhadas, como uma demonstração das várias formas em que a chuva pode ser representada.

Encantador, apaixonante e surpreendente, Maria Clara criou uma história arrebatadora para leitores e autores, uma história de amor, entre homem e mulher, autor e palavras. Uma história poética que merece e deve ser lida por todos que amam as palavras, independente se são os que escrevem ou apenas os que leem.

Uma surpreendente história que me tocou, e me ensinou que é possível vencer, e que na fantasia talvez esteja a sua libertação da realidade, a resposta para alcançar seus objetivos e vencer seus fantasmas. Favoritado e 5 borboletas merecidíssmas.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Sarabólica 17/02/2017

Depois da chuva

@injoyce_ 01/08/2018

Depois da Chuva
Encantador, super leve e instigante.
Todo leitor deveria lê-lo.

TainA.Alexandra 03/12/2022

No começo demorei até conseguir engrenar a leitura, do meio pro fim teve um plot twist meio doido que mudou a história completamente, o final foi meio fraco porém previsível pra mim pelo menos.

Jhennifer.Martins 18/02/2023

Esse livro foi uma grande confusão,eu esperava outra coisa e foi diferente. N foi o pior livro que já li mas n indicaria no final achei uma leitura arrastada