Escrever para não enlouquecer

Escrever para não enlouquecer Charles Bukowski
Charles Bukowski

Resenhas - Escrever para não enlouquecer

Pam Garcia 03/03/2024

Leitura obrigatória para todo fã
Bukowski sempre tem muito a dizer, seja de forma mais poética, como nos seus livros de poemas, seja de forma direta, como nos seus romances. Esse livro em específico traz cartas redigidas por ele para algumas pessoas do seu ciclo, como editores de revistas, amigos, poetas, etc. Nele temos acesso às ideias e opiniões do autor sobre a literatura e o ato de escrever, também temos a visão dele sobre algumas críticas que recebeu por causa do seu trabalho e da sua escrita.

Para mim, o ponto alto de ler os livros de Bukowski é conhecer a vida do autor fora do que as páginas de Instagram postam. No momento em que temos contato com suas obras, saímos da bolha que os trechos nos revelam e adentramos na realidade por trás das críticas que ele faz à sociedade.

Sendo assim, nesse livro conseguimos ter acesso aos bastidores da vida do velho safado, da sua juventude aos anos mais maduros. Essa é uma leitura indispensável para qualquer fã, pois age como uma forma de autobiografia do velho. Os livros de Bukowski sempre me rendem muitas marcações, com esse não seria diferente... é muito bom refletir nas suas críticas e comparar as informações que obtive nesse livro, bastante autobiográfico, com as suas obras de ficção.

Recomendo esse livro para pessoas que já leram uma boa parte das obras de Bukowski, principalmente seus romances. Se esse não for o caso, as chances dessa pessoa gostar dessa leitura são poucas, visto que precisa ter um maior conhecimento da vida dele para compreender o conteúdo de suas cartas. Por fim, quero destacar que gostei muito dessa leitura! No início foi um pouco difícil pegar o ritmo dela, mas logo me adaptei ao conteúdo e me apaixonei (novamente) pela escrita do velho, sendo esse um dos meus livros preferidos do autor. ??

David Atenas 11/09/2023

Complemento para entender a evolução de Bukowski
O livro vale bastante pela explanação do comportamento do escritor alemão diante dos editores que publicavam seus livros: as cartas demonstravam que, no início da carreira, Bukowski só faltava enfeitar as correspondências com perfumes e florzinhas, para agradar e não ser rejeitado pelos profissionais (lembrando que a insegurança também refletia sua então péssima situação financeira), totalmente o oposto das cartas mais recentes, feitas enquanto personalidade rica e famosa.

Usagui 07/08/2023

É ele
Não consigo avaliar esse livro como um livro em si. É o Bukowski, com suas opiniões e jeito - meio questionável - sincero de ser. Não tem como avaliar uma pessoa dessa forma.

Rafaella 25/01/2023

Um pouco de tinta nanquim e um monte de cerveja
Durante o livro todo eu fiquei entre amar e odiar ele. A escrita do Bukowski consegue ser ao mesmo tempo cansativa e fluída, e na minha opinião isso é uma das coisas que o torna único.
Da pra ver os preconceitos dele e a generalização que ele faz das pessoas nesse livro, mas também os motivos que levam ele a pensar do jeito que pensa. Ele era uma pessoa muito complexa e as obras dele refletem isso.

Larissa Benevides 20/09/2022

?Escrever para não enlouquecer - Charles Bukowski ?
?"Escrever é uma brincadeira bem engraçada. As rejeições ajudam porque fazem você escrever melhor; as aceitações ajudam porque fazem você continuar escrevendo."

O livro é uma coletânea de cartas, todas escritas por Bukowski então não sabemos se ele recebia respostas e qual o conteúdo das respostas que recebia.

As cartas variam entre momentos de plena reflexão sobre a vida e sua profissão de escritor e momentos de explosão de raiva e obscenidades.

Com o livro vemos que não foi fácil o caminho de Bukowski para publicar seus textos. Mesmo trabalhando em outras áreas ele não deixou de escrever. O fato de não ter cópia do material que enviava para as revistas e editoras fez com que ele não tivesse noção da quantidade de textos que escreveu durante sua vida.

Algumas passagens sobre exploração sexual e preconceito me deixam alarmada e não me deixaram simpatizar com o velho safado.

Uma coisa que fica bem claro é o amor de Charles Bukowski pelo ato de escrever. Não parecia querer fama, por diversas vezes fala que se quisesse aparecer (no caso das leituras em livrarias) ele teria se tornado ator e não escritor. O que ele queria mesmo era escrever, poder pagar suas contas, beber seus gorós e apostar em cavalos.

?"Não consigo entender qualquer escritor que pare de escrever. é como tirar fora o seu coração e dar descarga nele junto com a bosta ponto vou escrever até o meu último maldito suspiro não importando se alguém achar bom ou não. O fim igual ao começo. Era para eu ser desse jeito. É simples e profundo assim."

Kaliane 11/08/2022

Excelente
Cartas ao mesmo tempo tão diferentes mas com suas particulares em comum, transbordando da energia crua e realística de Bukowski.

Sempre gosto de seus textos, e ler as cartas pessoais dele foram apenas uma forma excelente de aproximar leitor e autor.

Sobre escrita, sobre vida, sobre autores, sobre Bukowski...

Um livro que vale a pena ler, e que proporciona uma ótima sensação de acolhimento, revolta e obstinação.

Mily_alpes 28/03/2022

Amei conhecer mais sobre esse velho rabugento,ele possui pensamentos interessantes e não foi o tipo de pessoa que se esforçou para agradar o tempo todo,além de possuir opiniões que me fizeram pensar e chegar a conclusão de que esse velho safado,apesar de não ter tido uma vida muito requintada, possuía uma mente formidável!

Senhor Wayne 13/12/2021

Uma Porcaria
Pode não ser meu momento literário de pratica de escrita, mas eu achei que encontraria algo e me decepcionei. Vi uma lista da Tag para jovens escritores e fui atrás de todos seus livros, e esse foi o segundo que li. O livro é uma porcaria pq detalha muito o processo de vida do autor, que (sim eu sei que é uma biografia não autorizada) deixa pesado. Mostra sua relação exagerada com a imprensa e as revistas da época. Uma loucura. Pode ser que quando eu ler Bukowski venha a reler esta obra e mude de opinião. Por hora segue uma porcaria.

Duda 23/11/2021

Ele era genial
Bukowski podia ser grosseiro, bêbado, rude, mal educado, boca suja e doido, mas ele era verdadeiro! Sincero de uma forma dura e necessária e eu amo isso na escrita dele.
Ele era a linha tênue entre ser sincero e ser sem noção.
Ele era genial!

Paty 18/05/2021

Escrever para não enlouquecer
O livro é um compilado de cartas escritas por Bukowiski. Essas cartas transmitem uma distinta sensação de imediatismo, onde ele relata com empolgação os acontecimentos diários. Ele expressa nas suas cartas a sua paixão e a sua necessidade de escrever.

Mary Jane 16/01/2021

Perfeito.
Bukowski se entrega a sua idade de uma forma esplêndida e tocante. O velho safado introduz uma nova perspectiva de vida a partir da idade avançada.

Claro que amamos o velho Buk com seus poemas sem pudor e suas palavras mais grotescas, sempre falando o que viesse a em sua mente sem filtros. Mas, observar o amadurecimento dele ao longo dos anos, é incrível!

Buk continua com muitas visões parecidas de quando tinha idade mais kova, porém, neste livro ele consegue demonstrar de outra forma, o quão um homem pode ser eterno.

Daniela742 06/10/2020

Um pedaço do velho Buk
Esse foi um livro que demorei muito pra terminar de ler, pois lia muito pouco por dia, pelo fato de depois de algumas cartas ficar cansativo e repetitivo. Mas essa é a vida, altos e baixos.

No entanto, é muito interessante acompanhar um pouco da trajetória de Bukowski, em quem ele se inspirava, as dificuldades, as alegrias e as conquistas.

Não é um livro que eu recomende para todo mundo, é preciso gostar pelo menos um pouco do autor pra poder ter paciência com sua escrita crua e suas opiniões nem sempre agradáveis.

Gisele567 06/04/2020

Cartas
Essa obra são cartas escritas pelo autor que na sua maioria falam de sua obra. Demonstram nas suas linhas como o escritor pensa e leva sua vida. Interessante. Recomendo para quem já conhece o outro e sua obra.

Nilson 27/05/2018

Rasoavel
Não é o tipo de livro que te prende, te emociona..
Mas não deixa de ser interessante...
Tirei dois títulos citados que pautei para leitura.