O Caminho

O Caminho Camila M. Guerra

Resenhas - O Caminho

garotadovlog 07/07/2016

O CAMINHO | por Carol Sant
Boa tarde, leitores! Tudo belezinha com vocês?
O primeiro livro que li foi" O Caminho", da autora Camila Guerra, que é uma fofura.
É um livro infantil, mas que muitos adultos deveriam ler, pois, é um livro extremamente sensível e com uma história que nos ensina muitas coisas boas e essenciais em nossa vida.
Vamos conhecer a história do Fred, que é um garotinho com seus 10 anos de idade, assim que começamos a leitura já sabemos que Fred está infeliz com a vida e em sua cabecinha habita muitos pensamentos negativos. Mas em um determinado momento da sua vida, o garoto cria um amigo imaginário e vive altas aventuras com seu amigo, mas, em uma dessas aventuras com o amigo, Fred se perde e tem que descobrir sozinho o caminho para casa e então o garoto embarca em uma nova aventura onde durante o caminho, encontra seus sentimentos e você? Que tal vir enfrentar seus sentimentos negativos junto com Fred?
O livro levou uma classificação de 5 estrelas la no Skoob, pois é extremamente sensível! Tá esperando o que para começar a ler?

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/2016/06/resenha-dupla-o-caminho-e-o-filtro-dos.html

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 23/06/2016

Lindo, reflexivo, incrivelmente realístico!
Camila M. Guerra tem o dom da escrita. A cada livro seu que leio, amo mais. Bem estruturados, conteúdo bem trabalho e muita emoção, do início ao fim!

O Caminho, seu mais recente lançamento, veio em hora certa pra mim. Curtinho, rápido de ler, mas com um grande exemplo e significado.

Fred é um menino triste, medroso, depressivo. Talvez não tanto agora na infância, porém, pelo caminho que estava seguindo, provavelmente seria depressivo e/ou frustrado quando adulto.

O garoto não vive a própria vida. Mas sim, a do amigo imaginário. Aquele que é parecido com ele, embora viva grandes aventuras. Viaja por vários mundos, faz a própria história, se diverte horrores.

Claro que Fred, adoraria viver assim, mas o medo e a tristeza constante não o deixa. E a raiva da vida que leva, o que fazer com ela? Como escapar desse mundo nebuloso presente em si mesmo?

Eu amei esse livro, pois mostrou vivamente a cabeça de muitas crianças, adolescentes e tanto, mas tantos adultos.
Fred sofreu algumas decepções no passado, que despedaçou sua vontade de viver. Ele não conseguiu seguir em frente, vencer seus medos e acalmar seus anseios.

Deixou que a tristeza do momento o cegasse para tudo que a vida tinha de bom a lhe oferecer.
Desesperou-se, afundou-se, não valorizou nada de bom que tinha. Apenas pensava nas coisas tristes e chatas que lhe aconteceram, engrandecendo-as. Grande erro, que MUITAS vezes, COMETEMOS.

Ao perder-se de seu amigo imaginário, Fred não sabe o caminho de volta pra casa. E é aí que da de cara consigo mesmo. Com toda mágoa, frustração e incerteza em que está mergulhado. Revivendo momentos preciosos e "conhecendo" a fundo seus sentimentos mais profundos, como a Raiva, o Medo, a Tristeza, e o melhor de todos: a Felicidade, que havia chutado de sua vida.

Refleti muito no decorrer da leitura, e continuo agora. Quantas vezes por experiências negativas, baixa auto-estima, ou simplesmente medo do futuro, deixamos de viver? Eu, muitas. Já perdi de viver muita coisa boa, de aprender coisas maravilhosas, por medo de cair novamente, de me decepcionar mais uma vez, ou pior, por vergonha.

Fred entende finalmente o verdadeiro sentido da vida. O amor que recebe, os amigos, os presentes legais que têm e tantas outras oportunidades incríveis que teve, e não deu valor, não reconheceu, porque estava preso no passado. Porque deixou que a raiva tomasse conta, que o medo crescesse tanto a ponto de paralisa-lo. Além do mais, Fred percebe também, como é importante ter medo, raiva, tristeza, etc., para o nosso crescimento pessoal, para nos reerguermos e darmos mais atenção a nossos sentimentos e as pessoas ao nosso redor. Para sermos fiéis a nós mesmo, e termos forças para conseguir lutar por nossos sonhos.

Todo sentimento é importante e precisa ser vivido. Porém, não podemos deixa-los nos carregar, nos comandar. Nós somos culpados, por vezes, dos problemas que nos acontece, e mesmo não sendo, somos capazes suficientes de transpô-los. Ou seja, não há motivos para sermos rancorosos, estressadas e mal amados para sempre, somos mais que capacitados para conquistar o mundo que queremos viver.

Uma obra primorosamente trabalhada nas incertezas e medos da vida. Principalmente das crianças e adolescentes, que por vários motivos e desilusões da infância, tornam-se adultos sem vontade de viver e amar os outros e a si mesmos!

LEEEEEIAAAAM!

E aprender a amar e valorizar mais sua vida! Eu aprendi!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-caminho-camila-m-guerra.html

Rodrigo.Assis 17/05/2016

Livro infantil sensível e bonito
"O Caminho" é um livro infantil com uma diagramação e com ilustrações muito bonitas e que apresenta uma história bastante sensível de um menino que aprende a lidar com os sentimentos "negativos", a não encará-los como algo ruim, mas natural da vida.

site: www.grifonegro.com.br

Marcos 03/03/2016

Uma viagem pelas emoções
Embora direcionado ao público infantojuvenil, a historinha contada neste livrinho pode ser fonte de reflexão para muito marmanjo, sendo então uma boa leitura para pais e filhos. Saber lidar e viver em paz com as próprias emoções não é tarefa fácil, e a autora explora essa dificuldade em uma historinha inspiradora que faz pensar.

Embora seja um livro curtinho, que pode ser lido numa sentada, parar para a reflexão a cada nova personagem, que representam as diversas emoções, pode ser uma boa terapia pessoal. Aliás, fica a sugestão: incentive seu filho criança-adolescente-adulto a fazer isso.