Batman: Arkham Knight

Resenhas - Batman

1 | 2 | 3 | 4

Vinicius 11/04/2016

Batman: Arkham Knight
Fazer uma resenha de um livro de super-herói é um pouco complicado. Estamos falando de um dos heróis mais conhecidos no mundo - talvez o mais popular de todos - e que faz parte da vida de muitas pessoas. Nós vamos envelhecendo e o Batman ganhando cada vez mais espaço.

O livro é a novelização do jogo de videogame que fez um sucesso estrondoso em 2015 que possui título idêntico ao livro.

A proposta é bem legal. A história gira em torno do cavaleiro das trevas e de um dos vilões mais conhecidos do universo da DC Comics, o Espantalho. Ele pretende, através de uma das emoções mais humanas, destruir Gotham City.

Falar qualquer coisa além disto seria estragar as surpresas da história

Fiquei bem entretido nos dias que esta obra me fez companhia. O livro te prende do começo ao fim e tem uma linguagem bem fácil de ser compreendida. Os capítulos curtos também ajudam a leitura ficar mais rápida. Além de que, existem diversos pontos de vista, incluindo a visão dos malvados.

Confesso que no começo fiquei um pouco entediado pelo Batman sempre conseguir bater (pois ele não mata) e neutralizar todos os seus inimigos, destruindo até tanques de guerra com a maior facilidade do mundo.

Tudo bem que estamos falando de um super-herói, mas como é dito durante o desenrolar dos fatos, todos somos humanos. E pra mim algumas cenas não desceram tão facilmente.

Na minha opinião quem se destaca são mesmo os vilões e eles aparecem aos montes: Hera Venenosa, Arlequina, Pinguim, o Espantalho. Mas quem rouba a cena mesmo é o Coringa. Ele tem um papel fundamental na história e, pra mim, foi mais protagonista que o próprio Batman.

A pequena participação da Arlequina também é digna de destaque. Ela é uma vilã perfeita. Fria, cruel e muito psicótica.

Tem muitos vilões? Sim. E é isso que faz Arkham Knight funcionar. Apesar de existir uma grande luta entre o bem e o mal, o lado dark, por poucas vezes, vai chegar até ajudar o Morcego.

O final é impactante e é uma grande surpresa. Mas a trama só vai se desenrolar mesmo lá pela página 200.

Fiquei chateado também pela Darkside ter pisado um pouco na bola com a revisão. Muitos erros de português e, pelo que me lembro, um de diagramação. Engraçado que a obra passou por dois revisores (Marlon Magno e Ulisses Teixeira) e erros básicos não foram arrumados.

Tirando isso, o livro está lindo. A fonte (inclusive o tamanho) e espaçamento estão maravilhosos.

Apesar de não ser um livro perfeito, vale muito a pena conhecer esta história e viajar neste mundo tão incrível.

Victor 10/07/2022

Muito bom pra quem é fã do game
É um livro baseado no game de mesmo nome de 2015. O autor tenta contar um pouco do que se passa durante o game em palavras e isso foi muito bom pra mim que gosta muito do game . (Já o joguei duas vezes).

Algumas pequenas partes foram puladas mas nada que seja tão importante e vá impactar na estória.

Um prato cheio para os fãs do game e também do Batman .

Thiago 30/05/2020

Batman
O que dizer sobre um livro do Batman, simples e admirável como está história nos é transmitidas.

Eleelton 21/01/2021

Uma aventura incrível do cavaleiro das trevas
Nessa novelização do jogo de 2015, é uma adaptação perfeita, não deixando faltar nada que foi importante no roteiro do jogo. Aqui nesse livro encontramos um Batman humano, que tem que lidar com os seus medos e falhas para derrotar o vilão espantalho é mais uma vez salvar Gotham City. Super recomendo a leitura para quem é fã do morcego.

Guilherme Dehon 11/05/2022

Sombrio...
A obra foi baseada em um jogo para videogame de mesmo nome e ficou realmente muito boa...

Uma novelizaçao digna do legado do Cavaleiro das Trevas! A estória prende do início ao fim... A tensão, a angústia, a agonia são latentes e chega por vezes a incomodar...

O livro possui capítulos curtos, e a leitura fácil, contribuem para uma leitura mais fluída, mais dinâmica...

As personagens e seus ideais, sejam para o bem ou para o mal, foram bem elaboradas...

Gostei muito da obra, porém achei que o desfecho poderia ter sido mais elaborado, mas não deixou a desejar...

O Batman, de todos os super-heróis, é o mais FODÁSTICO!

Alessandro.Aguilera 30/03/2020

Livro de Super Heróis
Meu primeiro livro de super heróis, e a experiência foi muito boa. Aqui nós temos Batman, Asa Noturna, Oráculo (ex-Batgirl) e Robin, e menções a Superman e Flash. Do outro lado um galeria de vilões: Coringa, Pinguim, Duas Caras, Charada, Hera Venenosa, Arlequina e Espantalho. Livro muito bem escrito com uma aventura eletrizante onde o homem morcego não tem discando, ministrando todo o seu lado de detetive e sua tecnologia para combater o crime. Vale a pena conhecer Gotham City.

caiuuocaio 06/03/2021

Interessante, mas poderia ser melhor...
Batman: Arkham Knight é a novelização do roteiro do jogo de videogame de mesmo nome. Apesar de trazer propostas interessantes sobre o Morcego, a narrativa é arrastada, medíocre e não cativa tanto o leitor, fazendo com que o game seja uma opção mais imersiva para os fãs do Cavaleiro das Trevas.
Wendy 23/01/2022minha estante
Duas estrelas? Vou rever minha lista de compras da amazon

Luciano.Soares 09/09/2020

Adaptação fantástica do game
Leitura intensa e ação do início ao fim. A luta do Cavaleiro das Trevas para "desintoxicar" Gotham ao mesmo tempo em que ele é envenenado pouco a pouco. História da linha dos games Arkham do herói. Para quem curte, vale muito a pena.

Rinaldo 17/08/2020

Batman ARKHAM KNIGHT
Batman em uma grande conto pelas mãos de Marv Wolfman... Coringa, Espantalho, medo caos... Batman elevado a décima potência.

Victor Oliveira 30/05/2021

Arkham Knight
Acho que o grande mérito de adaptações de obras de outras mídias (games, filmes, HQs) para os livros são os ganchos que o autor coloca para preencher as lacunas que se formam.

Cada midia tem seus pormenores e isso deve ser respeitado, e acho que esse livro faz isso de forma primorosa. Claramente o autor Marv Wolfmann sabia o que estava fazendo, conhecia a história e o personagem. Esse livro passa longe de ser um caça níquel.

O ponto baixo pra mim fica por conta de, o livro claramente aborda a missão principal do jogo, mas acredito que teria espaço para colocar alguns detalhes de "side missions" no livro. Acrescentaria muito, pois poderíamos ver mais personagens clássicos do Batman.

Além disso, senti uma pequena pressa do autor na reta final do livro. Muito preocupado em descrever os eventos do game ao invés de contar uma história.

Mas de qualquer forma eu recomendo, independente de você ter jogado o game ou não. é
É uma excelente história do Batman.
@prazerliterariooficial 30/05/2021minha estante
Tenho esse livro e até hoje me dá receio de lê-lo.

Victor Oliveira 30/05/2021minha estante
Pode ler. Acredito que você vai gostar. Não vai mudar sua vida, mas diverte bastante.

Gramatura Alta 02/06/2016

Decepcionante
Existem várias mídias onde se contar uma história, e uma delas é em um jogo para consoles ou computadores. Ao contrário do que muitos pensam, jogos não são apenas ações desencadeadas pelo apertar de botões. Quase todos possuem uma história que motiva o avanço de níveis. E algumas dessas histórias são fantásticas. Entretanto, elas são construídas levando em consideração onde serão contadas.

BATMAN: ARKHAM KNIGHT é, originalmente, o quarto jogo da série desenvolvida pela Rocksteady Studios. Os produtores resolveram levar o enredo para o meio literário e chamaram Marv Wolfman, escritor famoso de quadrinhos, responsável pela saga Crise nas Infinitas Terras, da DC, para adaptar a história.

O resultado? Decepcionante. Por quê? Vou tentar explicar.

O histórico de Marv Wolfman é composto por histórias em quadrinhos, onde o escritor escreve diálogos e explica como deseja a composição básica de cada página. Quem, realmente, fica responsável por transmitir sentimentos, é o desenhista. Assim, a narrativa de BATMAN: ARKHAM KNIGHT é fria, sem emoção. E quanto digo emoção, não me refiro a acontecimentos que surpreendem, que criam tensão ou que causem suspense. O que quero dizer é que, basicamente, ele descreve o que acontece no jogo, como se ele estive vendo alguém jogar, sem estabelecer sentimentos. Junto a isso, ele acrescenta alguns detalhes sobre cada personagem em foco, que acabam quebrando o próprio ritmo da ação.

E isso leva a outro problema. BATMAN: ARKHAM KNIGHT, o jogo, é extenso, tem muitas fases, desafios, heróis, vilões, lutas, perseguições e mais uma dezena de desafios. Tudo isso condensado em 260 páginas, fica excessivamente corrido, sem espaço para desenvolver o relacionamento de qualquer personagem. Com exceção dos principais, o leitor não se importa com o restante. Não há tempo para formar qualquer vínculo com eles. Acabamos lendo página atrás de página, como se alguém nos contasse um filme na pressa. Teria sido mais benéfico se tivessem cortado várias fases do jogo na adaptação, reunido apenas as principais, essenciais à trama, dando mais espaço para o desenvolvimento dos personagens. Mas até missões secundárias estão no livro.

Na verdade, para quem jogou, não há nenhuma surpresa. Tudo está lá, sem qualquer diferença. Inclusive o final forçado.

Em resumo, BATMAN: ARKHAM KNIGHT, o livro, não consegue agradar quem joga, nem quem gosta de ler. Ele falha nos dois objetivos. O que vale como compensação, ou não, é que a edição segue a linha da editora Darkside e está bem caprichada. Pelo menos o livro ficará bonito na sua estante.

site: http://www.gettub.com.br/2016/05/batman-arkham-knight.html

1 | 2 | 3 | 4