O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

Caio194 03/03/2024

Um maravilhoso conto de horror escrito por uma feminista da primeira onda. Percursor de Robert Chambers e Lovecraft no gênero. Na história, uma mulher diagnosticada como neurastênica é confinada por seu marido, um médico, e submetida ao "tratamento de repouso", comumente administrado às "doenças dos nervos" no século XIX; o tratamento a impede de escrever e se engajar intelectualmente com qualquer coisa; tudo que lhe resta fazer é olhar o apodrecimento de um papel de parede amarelo - o que resulta em uma profunda loucura. Uma ótima ilustração de encontros entre saúde mental e física, patriarcado, loucura, horror, e biopolítica.

Daira.Himawari 01/03/2024

Complexo
Um livro que mostra como as mulheres eram invalidadas por seus maridos. Um livro que transmite a agonia de estar enlouquecendo e ninguém dá ouvidos.

Bia 19/02/2024

A história é bem rapida e bem escrita. Eu tô gostando muito de ler histórias da perspectiva de alguém que está perdendo a sanidade ao longo da escrita, então essa me agradou bastante.
Helô 19/02/2024minha estante
Que interessante!! Já coloquei na minha listinha :)

Anna 15/02/2024

Gostei da leitura. Conto curtinho de 1892, muito triste os sentimentos da personagem sempre invalidados pelo marido, aliás acho ele o grande responsável pelo estado dela, sei la

Marcela115 08/02/2024

Nunca li um livro que retratasse a loucura de forma tão real. Você se sente perdendo a sanidade junto com a protagonista. É um livro que eu sempre penso quando estudo sobre psicopatologia. Incrível.

Giovanna 30/01/2024

Escutei alguém falando sobre esse conto em algum momento da minha vida e resolvi ler já que é bem curtinho. De primeira eu estranhei MUITO quando terminei a leitura, mas depois fui pesquisando sobre os significados por trás das analogias da autora e agora eu finalmente entendi o propósito dessa escrita. A parte sobre negligência da saúde mental já tinha ficado bem clara pra mim, mas os outros debates em relação ao feminismo e aos estigmas da época são muito mais profundos do que parecem. Saí muito da minha zona de conforto mas até que valeu a pena, gostei!!

guinafelix 27/01/2024

Bem psicológico
Livro bem curtinho que retrata como aspectos psicológicos negligenciados podem causar sofrimento. Bem interessante como são descritas as questões mentais da protagonista

LudGuiotti 25/01/2024

Reflexão
O conto se mistura a autobiografia da autora, e em muitos pontos podemos interpretar as condições da época, da família, do casamento, da saúde mental da personagem? ligando pontos percebe-se a atualidade do tema. Um livro para refletir, entender e opinar.

Fabio 24/01/2024

" A Loucura da Fragilidade"
O conto "O Papel de Parede Amarelo", escrito pela novelista, poetiza e ativista feminista, Charlotte Perkins Gilman, foi publicado pela primeira vez em 1892, é considerado um dos precursores da literatura feminista Norte Americana, e figura na lista de contos mais influentes da história.

Escrito em primeira pessoa em forma de diário, Perkins, nos entrega um conto lacônico de terror psicológico com evidentes tons biográficos, que transmitem indignação e angustias, e evidencia o papel feminino dentro de uma relação matrimonial repleta de abusos e intensos conflitos, além dos conceitos sociais visivelmente retrógrados, inaugurados no fim do século XIX início do século XX.

"Papel de Parede Amarelo", nos conta as inquietudes de uma mulher com a saúde mental debilitada, diagnosticada com depressão nervosa, que, na época era amplamente tratada como "histeria" feminina, e que, forçada pelo marido, (que também era seu médico) a se isolar em uma casa no campo, limita as atividades físicas e intelectuais da conjugue, privando-a até mesmo da rotina doméstica.

Durante a "reclusão" em um quarto que possui um papel de parede que dá o título a obra, a mulher em visível estado confusional, escreve escondido do marido, um diário, e anota em suas folhas, todos seus devaneios e delírios, e principalmente sua obsessão pelo papel de parede infantil de cor amarela, o qual enxerga alucinações de todos os tipos, que a atormentam durante toda a narrativa.

Repleto de simbolismos e ambiguidades, "O Papel de Parede Amarelo", é uma obra de cunho extremamente proselitista, que foi elaborado para colidir com as convenções sociais da época que impunham à mulher a submissão, e claro, a conduzir o leitor e a uma reflexão sobre as mazelas sociais, e também sobre a pouca atenção dedicada a saúde mental feminina no início do século no qual fora composto.

"O Papel de Parede Amarelo" é uma prosa sociológica, de caráter feminista, repleto de sutilezas, onde a autora, com sucesso aborda o tema proposto, utilizando de subterfúgios que não deformam a estética ou o argumento, mas, que, em perfeita consonância, resultam em um texto de alta qualidade literária, sob medida, que chega a evocar em muitos momentos a escrita do mestre Edgar Allan Poe.

Em suma, "O Papel de Parede Amarelo" é um texto sinestésico e sensorial, que brinca com o humor sarcástico, e que nos conduz a um mundo "cinza" repleto de delírios, e ilusões, e nos obriga a pensar, sobretudo a tentar enxergar o interior daqueles que sofrem e que são acometidos pelas privações da alegria e do prazer, que irremediavelmente leva até os mais sãos à loucura.

Obs. Tenho obrigação de alertar que, o conto é repleto de gatilhos e aborda temas sensíveis, mas que estão em perfeita harmonia com aproposita da autora em conduzir o leitor a um labirinto insultuoso e a um final surpreendente.
Nath 24/01/2024minha estante
Li esse conto há anos nessa mesma edição, e é maravilhosa! Tanto que depois dei de presente essa mesma edução a um amigo e ele também leu e adorou! ?(Lembro que comprei para mim numa das últimas queimas de estoque da livraria cultura de Recife, pouco antes de falir.. aliás, saudades dessa época quando a Cultura e a Saraiva ainda dominavam o Brasil e eu vivia enfurnada lá ?) Enfim! Quem não leu tem q ler ! Massa a resenha Fábio ??

Mariana 24/01/2024minha estante
Que resenha incrível!!! Fiquei tocada pela situação dela e achei interessante o diário, uma rota de fuga diante de tanto sofrimento e privação! Parabéns pela sensibilidade na sua descrição Fábio ????????

@Francielly 24/01/2024minha estante
Fabio, amigo, resenha incrível como sempre! Parabéns ????

AndrAa58 24/01/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, Fábio ???? te acompanhar está aumentando significativamente minha listinha dos que tenho que ler ??

alice 24/01/2024minha estante
Colocando o livro na minha lista depois dessa resenha maravilhosa! Parabéns, Fábio ??

Carolina165 24/01/2024minha estante
Resenha primorosa como sempre Fábio!! ?????????
Com certeza vou ler esse conto!! ? Te azucrinei pra fazer resenha mas valeu mto a pena!! Cada resenha sua é sucesso garantido, meu amigo!! ?????

Fabio 24/01/2024minha estante
Nath, muito obrigado pelo comentário!?
Eu ganhei essa edição de presente, e foi uma maravilhosa surpresa. Confesso, que não conhecia o conto, e só tinha viso uma coisa ou outra da autora, mas nunca tinha lido nada dela, e me surpreendi com a escrita e o estilo, já que lembrou muito, o estilo de escrita do Poe, então me ganhou de primeira.?
Sobre as livrarias, eu não saia delas kkkkk
Lembro que às vezes saia para almoçar, passava antes na livraria, e acabava não almoçando kkk
Concordo, quem não leu, tem que ler!!!!!

Fabio 24/01/2024minha estante
Muito obrigado, Mari, minha querida!
Lisonjeado com suas palavras!
Obrigado pelo carinho de sempre!???
O diário era mesmo um escape, era essencial para ela, que a deixava as margens da lucidez!

Fabio 24/01/2024minha estante
Fran, minha querida, muitíssimo obrigado pelo carinho e presença de sempre!??
Muito bom receber elogios na resenha de uma escritora desse calibre!??

Fabio 24/01/2024minha estante
Andréa minha querida, muito obrigado pelas palavras. Lisonjeado com seu comentário!???
Fico feliz de saber que estou ajudando a aumentar sua lista de leitura, e isso é a maior gratificação!!!
Gratidão!????

Fabio 24/01/2024minha estante
Aaaa Alice, muto obrigado pela belíssimas palavras!?
Obrigado mesmo, por tirar um tempo para ler a resenha!?
Feliz de ajudar a aumentar sua lista de leituras!!! kkkk é a melhor parte de se resenhar livros!

Fabio 24/01/2024minha estante
Carolzinha, minha querida, essa resenha foi para ti!?
Muito obrigado pelo carinho, presença e força de sempre, e muito obrigado por essas palavras belíssimas!?
E o que você chama de "azucrinação", eu chamo de incentivo, minha querida!
Gratidão! ????

Fabio 24/01/2024minha estante
Carolzinha, minha querida, essa resenha foi para ti,e você sabe disso!?
Não iria escreve-la por ser um conto bem sucinto, mas você me incentivou demais!
E o que você chama de "azucrinação", eu chamo de incentivo, minha querida!
Gratidão! ????

Carolina165 24/01/2024minha estante
Que honra Fábio!! ???
Vc sabe que eu amos suas resenhas, sempre mto bem escritas! ?

Fabio 24/01/2024minha estante
Muito obrigado, minha querida!???
Muito bom saber disso!

Duda.bae 24/01/2024minha estante
Resenha incrível como sempre, Fabio! ????
E o conto parece interessante realmente ?

Fabio 24/01/2024minha estante
Muito obrigado Dudinha, minha querida, pelo carinho!???
É um daqueles textos que devemos ler, pela experiencia e pela reflexão que nos remete. Leia, e depois me diga o que achou!?

-Rachel 24/01/2024minha estante
Uma resenha super bem escrita e instigante. Nunca vou me cansar de te elogiar, Fabio! Você escreve absurdamente bem. Te admiro muito ??

Mary Baratela 24/01/2024minha estante
Excelente resenha, parabéns Fábio ??????
Arrasando como sempre ??

Fabio 24/01/2024minha estante
Muito obrigado, Rachel, minha querida, pelo imenso carinho de sempre!?
Eu que sou seu fã, meu anjo!
Fã da sua escrita e da pessoa que você é!??

Fabio 24/01/2024minha estante
Mary, minha querida, muito obrigada pelo carinho e presença de sempre, e por sempre ter paciência de ler esses textoes, meio que prolixos! Kkkk

Lorenna 24/01/2024minha estante
eu amooo esse conto, é de muita qualidade! que bom que gostou ???????

Fabio 24/01/2024minha estante
Lorena, eu gostei demais, inclusive estava pesquisando mais sobre os contos da Perkins para poder colocá-los na lista de leitura

elisa :) 25/01/2024minha estante
Ótima resenha! Lembro que quando li fiquei um pouco perturbada com algumas coisas.

Fabio 25/01/2024minha estante
Elisa, muito obrigado!?
E realmente dá um certo desconforto em alguns momentos do conto

Marcelly.Foureaux 25/01/2024minha estante
Fabio, que resenha incrível! Parabéns! ??????

Fabio 25/01/2024minha estante
Marcelly, muito obrigado pelo carinho!???
Sou fã das suas resenhas também!!!

Mel 25/01/2024minha estante
Li há alguns anos e achei incrível. Ler sua resenha me trouxe uma certa nostalgia!
Parabéns pela resenha, querido! ?

Ivone. 26/01/2024minha estante
Parabéns Fabio, escrita perfeita ??
Suas resenhas sempre instigam muito minha curiosidade sobre o livro!!

Fabio 26/01/2024minha estante
Obrigado, Mel por esse carinho enorme!??????
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e que, ela tenha despertado esse sentimento sentimento de nostalgia em ti!
Obrigado, querida!?

Fabio 26/01/2024minha estante
Aaa Ivone, muito obrigado!
Estou lisonjeado com suas palavras, ainda mais, vindo de uma resenhista como vocês!
Faço das suas palavras as minhas!?

Leticia.Ayumi 23/01/2024

Não ignoro que o livro seja transgressor para a época. Mas, num geral, não sou a maior fã de livros de contos. Isso porque sempre acho uns excelentes e outros não muito bons. Foi o que aconteceu neste aqui.

Dos excelentes, ?O papel de parede amarelo?, que entitula o livro, é um dos melhores contos que já li. Recomendo fortemente a leitura.

Barbara 20/01/2024

Eu entendo que por ser um livro antigo, esses pensamentos feministas eram novidade e ela tava super arrasando, mas sinto que tá tão batido. As críticas são iguais e tão rasas quanto qualquer genérico que se pegue por aí.
O que eu quero dizer é que não existe nada de novo aqui, e o tão aclamado conto, só tenta ser diferentão e na verdade acaba parecendo uma cópia dos contos de Edgar Allan Poe.
Pra deixar bem claro, eu não odiei o livro, eu só não achei tudo isso que as pessoas falam. Me prometeu tudo e entregou nada.

eunjörd_ 11/01/2024

"O Papel de Parede Amarelo" é uma obra profundamente tocante que mergulha nas complexidades emocionais enfrentadas por muitas mulheres, revelando uma triste realidade persistente. O livro destaca como relações tóxicas podem podar e levar ao declínio mental. Ao explorar a protagonista aprisionada em um padrão opressivo, a narrativa serve mesmo nos dias atuais, onde mulheres enfrentam desafios similares em relacionamentos que mais parecem prisões.

Wispofsilk 08/01/2024

Pode até não ser uma história de fantasmas, mas causa terror
Logo no começo do livro, a gente se depara com a seguinte estrofe:

"Não sei se estão a ver, mas ele não acredita que eu esteja doente! E que pode uma pessoa fazer?
Se um médico de grande reputação, para mais um marido, convence amigos e familiares que nada de grave se passa realmente connosco senão uma temporária depressão nervosa ? uma ligeira tendência histérica ? que poderá uma pessoa fazer?"

e acredito que descreve muito bem a essência do conto no geral

resumindo, ele conta a história de uma mulher mentalmente instável que é um exemplo excepcional de como uma pessoa, negligenciada, menosprezada e jogada de lado, mergulha na insanidade

sempre ignoraram os problemas mentais das mulheres, chamando de histeria, ou exagero, desde sempre, e é essa mania de negligenciar tanto os problemas mentais que fez com que muitas não se recuperassem

vivemos numa época relativamente privilegiada, a depressão é reconhecida, sem tantos tabus porém, Charlotte - a escritora - que viveu no final do período vitoriano não teve tanta sorte na batalha contra seus próprios demonios mentais

naquela época, as soluções envolviam isolamento em hospícios, prisões ou até mesmo em outros países (dependendo da situação financeira/social) ocultando o verdadeiro motivo sob desculpas variadas, dizendo aos vizinhos que você estava indisposta por um tempo muuuuito longo, ou que estava tendo "pequenas férias", semelhante as pequenas férias que você seria enviada se ficasse grávida sem ter arrumado um marido

basicamente, você desaparecia por um tempo, fazendo com que todos sentissem que a sociedade tinha sido poupada da visão terrível de você fazendo um espetáculo de si mesma, pq claro, não queremos perturbar a sociedade certo?

o papel de parede, é uma metáfora da desesperança, uma gaiola invisível ao redor da protagonista, que sentia sua mente refletida naqueles estranhos padrões amarelos, e se via na "mulher presa na parede"

essa obra é sobre a luta contra essas prisões - figuradas ou não - impostas as mulheres da época, destacando a indignação que surge quando seus sentimentos são desconsiderados como mero drama

a narrativa é breve, direta e triste, e termina em uma ambiguidade que me fez pensar: onde termina a loucura?