O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

manuelaaz 07/01/2024

O papel de parede amarelo...
Uma história curta, mas que discute muito bem um problema profundo que é a negligência com os problemas psicológicos femininos.
A escrita é tão imersiva que o livro chega a ser angustiante! As metáforas são geniais.
Essa história é tão boa que eu adoraria que fosse maior!

MLaura_ 04/01/2024

Esse livro é simplesmente sensacional
A Charlotte é totalmente genial, ela usa palavras tao simples mas tao carregadas de significado, acho que toda mulher deveria ler seu conto. É curtinho mas a mensagem passada te marca e te faz refletir sobre o mundo como um todo mas principalmente sobre a injustiça para nos mulheres.
Como mulher foi tao facil entender e me identificar com a personagem compreendendo o peso de suas palavras e simplesmente é impossível nao se emocionar

Mavi 31/12/2023

Envolvente
Um conto bem rápido de ler e com uma leitura tranquila que explora de uma forma interessante o psicológico de uma personagem trancada em seu quarto a encarar o odiado papel de parede amarelo. A suposta loucura colocada na personagem nos faz refletir nessas poucas páginas sobre vários assuntos e sobre o que de fato está sendo narrado.

@wesleisalgado 30/12/2023

Um pouco augustiante demais pro seu tamanho
Pra mim como homem foi assustador ver o modo como uma mulher ficava a mercê do que o marido quisesse fazer pra ela e com ela naquela época.
Apesar de pequeno o conto é bastante assustador e ressoa até os dias de hoje. A protagonista tinha seus problemas psicológicos, mas a alcunha de loucura como doença e mesmo sua internação na casa de campo se deu somente pela vontade do homem.
Você é louco porque eu digo que você é.

Anderson 29/12/2023

Uma história que equivocadamente é tida como literatura fantástica, quando, na verdade, trata-se de uma exploração profunda dos aspectos psicológicos da situação vivida pela protagonista.
(Nº 300)

ThAmis.Pinheiro 25/12/2023

Um livro para todas as mulheres
Essa obra - praticamente um conto - curta, de poucas palavras, é muito, muito forte.

A autora consegue envolver o leitor perfeitamente na mente da narradora fazendo com toda a angústia e loucura seja sentida.

O livro, inclusive por ter sido escrito por uma feminista histórica, é um clássico do feminismo e trata da prisão em que todas nós, mulheres, estamos inseridas. Ele aborda as dificuldades de expormos o próprio pensamento, tomar decisões, cuidar da própria vida, fazer as escolhar que julgamos necessárias. Enfim, a nossa falta de liberdade nesse mundo patriarcal. E a falta desta liberdade, dependendo da intensidade, pode levar à perda da razão.

Sem sombra de dúvidas, uma leitura poderosa para nos fazer refletir sobre o quanto somos tolhidas e como é importante continuar a luta incessante por nossos direitos.

Recomendo muito!

Wania Cris 13/12/2023

Me vi na estória...
Leitura coletiva de janeiro que antecipei pra dezembro de um título que há muito já queria ler. E foi bem contundente.

Trata-se da estória de uma mulher puerpéria que não tem seus sentimentos validados pois é óbvio que nada lhe falta já que tem um bom casamento, um filho saudável e tá triste por frescura. Acreditem, ainda hoje as mulheres com depressão pós-parto são vistas assim por muitos e, por já ter passado pela situação, me vi ali muito bem representada.

Um conto curto, bem traduzido por Diogo Henriques, que retrata bem a realidade de uma pessoa deprimida e invalidada socialmente. Recomendo demais!

Alex 11/12/2023

"Eu nem sequer gosto de olhar pelas janelas? há tantas dessas mulheres a rastejarem por todo o lado, e rastejam tão depressa. Imagino se saíram desse papel de parede, tal como eu."
Super interessante e cheio de metáforas, é antigo mas se manifesta na atualidade, eu gostei bastante e devorei ele super rápido.

Emanuelle 07/12/2023

Conivência
Estar cercada de pessoas e imaginar a percepção delas diante dos obstáculos pode ser um desafio para aquelas que sabem a diferença entre o mundo para homens e o para mulheres.

Em suas diversas visões, podemos ver a exploração da mulher como tópico de delicadeza e dificuldade comparada ao cinismo masculino de pertencimento à superioridade. ?Seriam elas capazes de fazer melhor, ou, somos nós os responsáveis por afundar o mundo?? - pensa um homem no trem.

stella 04/12/2023

Achei as metáforas muito explícitas, tive que me forçar a terminar, e olha que é um livro relativamente curto

LadyVox 27/11/2023

O conto é interessante, me deixou um pouco confusa mas demonstra bem a negligência sofrida por uma mulher que sofre com problemas psicológicos. Não estava com muita expectativa e me prendeu, é uma boa leitura rápida.

Danuza3 25/11/2023

Ele precisava de um pouco mais
Esse foi um livro com uma escrita muito ágil e perspectivas simplistas, que por sua vez aparentava que iria dar bem mais do que de fato deu. O famoso "foi bom, mas poderia ser muito mais". Triste.