O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

Thay 21/07/2023

Angustiante!
É um livro extremamente forte e perturbador, o relato da protagonista te faz ser transportado para àquele quarto, para aquela agonia. Não é a toa que é um clássico da literatura feminista, totalmente atemporal e necessário.

Mesmo sendo um conto de apenas 24 páginas, nos permite acompanhar o processo da loucura dessa mulher, forçada a aguentar o ?tratamento? médico dado pelo marido que é abusivo, machista, opressor.. que acredita que ela precisa descansar para ser curada de uma doença mental.

É uma leitura obrigatória para quem não entende os efeitos da opressão e do patriarcado na saúde mental das mulheres.

Mafer 17/07/2023

O papel de parede amarelo
Esse livro é de extrema importância pois demonstra a realidade das mulheres no século 19, a atitude em relação a saúde delas em geral, e o controle que homens tinham na profissão médica. O papel de parede que a protagonista se torna obcecada ao decorrer da história, é um símbolo que em especial demonstra o sentimento de confinamento que a protagonista sofre. Mesmo sendo uma história fictícia, infelizmente a leitura se torna impactante devido ao fato de ser apenas realidade. A autora descreve pensamentos de uma forma muito realista mostrando a crescente insanidade e angústia da personagem, e a negligência da sua condição. É incrível o tanto que a autora consegue expressar em poucas palavras, usando o simbolismo do papel, a negligência do marido da personagem e o papel de mãe e esposa que ela tinha que cumprir independentemente de sua condição. Apesar de ser um livro do século 19, é assustador pensar nas semelhanças que ainda existem. Recomendo muito essa leitura porque apesar de ser angustiante, é uma leitura necessária pois demonstra a história do tratamento da saúde mental das mulheres.

Gabriella440 11/07/2023

Confesso que ainda estou digerindo o conto de dá título ao livro, seria mesmo uma histeria ou uma analogia ao que estava acontecendo com aquela mulher?
Os outros contos são muito bem escritos, sempre mostrando a importância da mulher trabalhar e ter uma certa independência. Em pensar que esse pensamento da autora se passava no século XIX!

Isa Frasinelli 11/07/2023

Uma leitura muito reflexiva, fiquei intrigada do início ao fim pensando nos significados dessa história curta e tenho certeza que os textos de apoio me ajudaram muito a entender toda a complexidade da trama. Me fez lembrar muito de "Um teto todo seu", da Virginia Woolf, e pensar como tantas lutas das mulheres ainda continuam acontecendo mesmo depois de tanto tempo dessas publicações.

Dora ð 11/07/2023

O Papel de Parede Amarelo
Livro clássico do feminismo mundial, e podemos considera-lo também como pertencente da literatura gótica, por seus temas loucura, mentalidade instável e terror.

A história trata de uma mulher que por ser tratada por todos a sua volta como doente mental, principalmente por seu marido, acaba virando uma.

E nada do que aconteceu, foi culpa do Papel de parede amarelo...

Isabella 29/06/2023

Uma história muito necessária
É muito doloroso ler a dor de uma mulher, que está sofrendo muito psicologicamente, sendo exposta dessa forma. Não porque a autora foi insensível ou algo do tipo, mas porque foi muito real. Horrível pensar em quantas mulheres "histéricas" tiveram que sofrer por falta de empatia. O conto discute um tópico muito importante que abrange saúde mental e as consequências do isolamento social.

Além disso, a escrita é muito bem construída. Você passa a sentir claustrofobia devido a forma em que tudo é descrito.

Leitura rápida e excelente.

juliqueroubavalivros 28/06/2023

Perturbador e instigante
Confesso que não foi uma leitura ?fácil?, apesar do livro ser pequeno.
Em alguns momentos, senti a angústia da nossa personagem principal em minha própria pele. Em outro momentos, parei a leitura e respirei fundo pois senti que estava entrando na pira da história.
Enfim, apesar da escrita provocante e pungente, é um livro que se faz necessário na literatura feminista.

Luiza1290 26/06/2023

Uma história sobre negligência, saúde mental, machismo e revolta. Achei muito interessante o modo como a autora narra os acontecimentos, nos fazendo sentir a angústia e o abandono sentidos pela protagonista. Leitura essencial para qualquer um.

Milena490 22/06/2023

Não negligencie um transtorno mental
Muito interessante como em poucas páginas a autora consegue escancarar pra nós o perigo de se negligenciar um adoecimento mental. A protagonista possui uma depressão (provavelmente) e é colocada de lado, e isolada do mundo como um bicho, além de sua tristeza ser tratada como se fosse "frescura" ou algo que logo iria passar (opa bem parecido com nossa realidade atual heim KK), além disso ao longo da história a insanidade vai se formando na mente da protagonista e ganhando mais força e isso foi muito impactante pra mim. A autora conseguiu fazer com que eu me sentisse dentro da cabeça da personagem, ali enclausurada com ela entre as quatro paredes amarelas sufocantes apenas querendo gritar e ser salva.

lilabards 19/06/2023

O papel de parede amarelo e outras histórias.
De todos os contos do livro, o último foi o melhor pra mim e o único que eu daria 4.5 estrelas. não que eu não tenha gostado dos outros, porém, mesmo com as mensagens importantes, as histórias eram puxadas e monótonas demais. o livro fala de histórias não convencionais de mulheres dos anos 60/70 e é notável que a autora causa choques propositais para o leitor que, na época em que foi escrito, provavelmente iria ter uma explosão de pensamentos. mas, pra uma época mais atual, o livro não é tão chocante assim e só a escrita que me encantou de fato.

ps: posso tá sendo crítica demais pq entrei em uma ressaca literária fortíssima

Leticia1314 17/06/2023

Esse papel de parede representa tantas coisas, tem tanta simbologia por trás. E a mulher deprimida e oprimida, enlouquecendo cada vez mais, trancada e envolta pelo papel amarelo.

Um conto muito bom, rápido de ler, e que cria uma atmosfera de tensão e apreensão crescentes. Recomendo a leitura.

Lucs 16/06/2023

Um conto que diz muito
Publicado em 1892 esse conto semi-biográfico mostra a relação machista marido-mulher da época. Dos livros desse período que li percebi essa relação para com a mulher, um ser meigo e delicado que não deveria sofrer grandes atribulações, sempre com o homem a ?proteger? a esposa e raramente esta como protagonista. Aqui percebo como esse cuidado excessivo é mostrado em tom quase sarcástico, o falso cuidado que na verdade faz a pessoa ir às raias da loucura. Faz-se necessário ler alguma matéria sobre a vida da escritora para melhor entender o contexto do conto.

Renata 12/06/2023

Gostei muito das histórias contidas no livro. A princípio achei que fosse uma única história, mas não é e isso me fez curtir bastante. Tenho lido muitos livros de contos e crônicas ultimamente. As histórias de mistério são as minhas favoritas e a maioria delas traz a luz histórias com fundo feminista ou de luta feminina.

_Du_ 05/06/2023

Um terror psicológico fora de época
A forma de narrativa, os significados mais profundos das ideias, pensamentos, cenas, mostraram para mim, a consciência profunda da autora e um relampejo de genialidade. Com uma pegada Poe, é uma história envolvente.

Tainateixeira92 04/06/2023

Atemporal e necessário
Este livro tem um relato angustiante e intenso de uma mulher forçada a suportar um tratamento médico questionável e machista para uma doença mental. A narrativa é contada sob a perspectiva da protagonista, uma mulher trancada em um quarto com papel de parede amarelo desbotado, sem estímulos e com nenhuma saída. Lentamente, a personagem começa a mergulhar na loucura, sendo consumida pelo papel de parede que começa a tomar formas sinistras e distorcidas em sua mente.

A escrita apesar de breve é perturbadora, pois o leitor imerge na opressão e nos abusos, que as mulheres enfrentavam na época em que foi escrito. A protagonista é subjugada e silenciada pelos homens em sua vida, principalmente pelo seu marido, que acredita que ela precisa de um “descanso” para se curar de sua suposta doença mental.

Essa obra é um testemunho de resistência, já que a personagem não se deixa levar completamente pela loucura e encontra um meio de escapar de seu encarceramento. Para quem se interessa por literatura feminista e psicológica, essa leitura é obrigatória, assim como, para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda dos efeitos da opressão e do patriarcado sobre a saúde mental das mulheres.
dafsss 05/06/2023minha estante
eu amooo ?

Ana Júlia 10/06/2023minha estante
Mas gente... Agora eu quero ler, vou colocar na minha lista