Contra a Idolatria do Estado Franklin Ferreira

Resenhas - Contra a Idolatria do Estado

Mário 13/06/2016

Ilustrando Imperadores, Nazistas e Comunistas
À luz da Palavra, Franklin Ferreira expõe não só a sua opinião à respeito do Estado, mas exibe forte influencia ao leitor quando desmistifica a divinização governamental, um exemplo de protesto ao "poder", ou melhor, aos "poderes" civis. Contra todo tipo de autoritarismo e totalitarismo, o autor explica sobre o papel do cristão na política e como este deve portar-se diante da Soberana Autoridade - que intervêm em prol de seu povo. Como também ao longo das partes nos capítulos, relata como a Igreja Confessante, na Alemanha, reagiu ao regime nazista da época (o qual queria criar uma outra teologia protestante embasada em valores políticos partidários e autoritarismo pagão).
Sem dúvidas este é um livro que o cristão e/ou eleitor, lê e imediatamente aplica-o às situações atuais que presenciamos no nosso país.
Jean 07/08/2018minha estante
Muito boa resenha!

danieldcm20 14/12/2021

Excelente obra. Indico a todos os que querem ter uma visão política coerente com os valores que defendemos como cristãos. Ótima obra!

Marcio 31/12/2020

O Estado não está acima de Deus.
Um livro com uma temática complexa, como lidar com a questão da fé e do Estado, o autor desenvolve o assunto de uma maneira que não cansa, não é chato e tão pouco radical, apresenta como deve ser a posição da Igreja, cristão em relação aos governos, um bom material para nos manter atento e participativo dentro da sociedade.

Ramon 02/07/2020

Contra a Idolatria do Estado
Qual o papel do cristão na política? O cristão pode se envolver com política?
Talvez pela falta de conhecimento, muitos cristãos criam um mundo separado. Dividem o mundo entre sagrado e profano, e se afastam de tudo que não está contido na esfera sagrada da igreja. Franklin nos traz um panorama muito interessante nesse livro, mostrando que os cristãos não somente podem, mas devem se envolver na política.

O Estado, sem um compasso moral, se transforma numa máquina tirânica, e os cristãos podem estar envolvidos na política para que de forma piedoso e baseados nas Escrituras, possam influenciar os rumos do país.Pois afinal, também somos cidadãos e pagamos nossos impostos. As decisões políticas nos afetam diretamente,tal como temas como aborto, liberdade religiosa, casamento do homossexual, eutanásia e etc.

O autor discorre por diversos temas e conceitos de modo muito bem fundamentado, com diversas fontes históricas e excelente referências, e como não poderia deixar de ser, com forte base na Palavra de Deus.

A cosmovisão bíblica tem muito a contribuir no diálogo político,e no crescimento da sociedade. E nós, como cristãos, precisamos entender como podemos influenciar a política do nosso país de modo justo e piedoso.
Fica a forte recomendação de leitura desse excelente livro.

Paulo.Campos 15/05/2020

Só em Cristo há redenção, não no estado.
Ótimo livro que nos traz uma excelente introdução à política a partir de uma cosmovisão cristã e adverte à igreja de Cristo contra os perigos da idolatria ideólogica, que pode ser causado por qualquer linha política, mas principalmente pela linha esquerdista que, em sua essência, exige que seus adeptos a vejam como um meio de redenção da sociedade. Portanto esta obra é muito útil aos nossos tempos e serve de alerta a igreja para se manter fiel ao Senhor Jesus Cristo, único capaz de regenerar e verdadeiramente redimir o coração do homem.

Fidel 05/07/2020

Boa leitura
O livro é dividido em 4 partes, a primeira é um estudo sobre a história de Estar. Essa é a melhor parte do livro, a história de Ester e suas implicações para nossas vidas trás um renovo espiritual muito forte. A segunda parte é um estudo sobre o livro de Romanos e um pouco do contexto histórico da igreja no primeiro século. A terceira parte é sobre a igreja alemã e a resistência dos cristãos ao nazismo, nessa parte a Declaração de Barmen é adorada. A quarta e última parte é uma aplicação prática para nossas vidas, aqui o livro tem uma perca de qualidade, com muitos chavões e pouca profundidade, da a impressão que foi terminado às pressas. Mas vale a leitura.
Fidel 05/07/2020minha estante
Leia-se Ester em lugar de Estar

Edilaine 27/11/2022

Um livro esclarecedor sobre assuntos relacionados à ação de governos totalitários. Aborda quão maléficos é esse tipo de gestão e como eles vão de encontro à Palavra de Deus.

Raquel 15/01/2020

Contra a Idolatria do Estado
Separar religião e política foi um dos maiores erros que fomos induzidos a cometer. Aproxima -se da máxima: "política e religião não se discute!" Infelizmente, uma mentira contada repetidamente, torna-se verdade... Mas, não para nós. Verdade é apenas uma e não se negocia.

Com argumentos teológicos e históricos, Franklin Ferreira nos mostra com maestria como a Igreja deve se portar diante de um Estado dominador. A nossa máxima é: Existe apenas um Senhor, e Ele é o Soberano Cristo, O Rei. Toda autoridade está sujeita a Ele, e nós, que somos Sua Igreja, assim vivemos.

Ao Estado, cabe agir em prol dos cidadãos, submetido a autoridade eterna e jamais interferindo ou exigindo o que não lhe cabe (adoração). À Igreja cabe glorificar ao Único Rei.

Sidney.Muniz 16/06/2020

Todo cristão deveria ler esse livro. O autor explana de forma simples e objetiva assuntos sobre a política brasileira e mostrando como o cristão pode agir diante dela.

Beatriz.Guerreiro 13/10/2021

Recomendo
Acredito que todos devem ler este livro. Pois saber um pouco sobre política já nos tira da ignorância, assim com, teremos mais conhecimento pra debater sobre. O livro percorre por diversos campos políticos que já reinaram. Mostra sobre as raizes de várias denominações políticas e nosso papel no Estado e Igreja.

Diógenes Gimenes 23/01/2019

Contra a Idolatria do Estado
Essa leitura permite ao leitor compreender o fundo histórico das ideias que alavancam as ideologias e formas de governo que atuam em nossa nação. À partir das estatísticas e sob o espectro de outros teólogos renomados, o autor tece argumentos irrefutáveis contra as falácias sórdidas pregadas pelos que acreditam que o Estado máximo é a solução para resolver todos os problemas do mundo.

Renan Penny 23/04/2019

Dica de Livro do Voltemos à direita: Contra a idolatria do Estado – Franklin Ferreira
Este é o melhor livro sobre política à luz da cosmovisão cristã que você vai encontrar no mercado brasileiro.

Franklin Ferreira é um intelectual cristão de ampla valência por possuir também vasta bagagem acadêmica secular. Ele não se restringe à bibliografia cristã-protestante, a qual também, diga-se de passagem, é versado; e para um livro sobre política este conhecimento é essencial.

Nesta obra fica claro o quão deletéria e antibíblica é a estatolatria promovida pela esquerda, que atribui ao Estado um poder quase transcendente, como se ele próprio fosse um Deus.

Erro que a direita pode incorrer se idolatrar seu campo político, tornando-o não um meio, mas o fim em si.

A obra ainda demole a farsa, escorada no chamado “consenso acadêmico” de que o nazismo era de direita. Dizer que algo é consenso acadêmico se tornou a forma de explicar porque se defende tal ideia. É consenso, pronto é acabou… Não precisam explicar o porquê… E assim a farsa se mantém intocada.

Se você procura bibliografia responsável que demonstre que o nazismo não encontra guarida no que a direita defende, este livro pode solucionar seu problema.

O Estado não pode realizar aquilo que Deus chamou seus filhos para fazer. O Estado não substitui nossa responsabilidade social individual.

Ou você idolatra Deus ou idolatra o Estado. Os dois não dá.

site: http://www.voltemosadireita.com.br/contra-a-idolatria-do-estado-franklin-ferreira/

Vitória 24/08/2020

Cada vez mais atual
Conceitos teóricos e aplicações práticas para cristãos sobre um dos grandes poderes de controle e opressão: O Estado.

Suane 22/11/2023

Contra a Idolatria do Estado
"Evangelho não é uma verdade ao lado de outras verdades. É a verdade que questiona todas as demais verdades. O evangelho não é a porta, mas a dobradiça."

Contra a Idolatria do Estado é um livro que traz para a mesa a reflexão sobre como devemos fazer o uso do estado, sendo guiados pela Escritura e pela história da igreja.

Em época de eleição é sempre bom lembrar que os governantes não são senhores, mas servos, e servos de um Rei apenas: Deus.

Recomendo a leitura principalmente pelos questionamentos que este livro traz.

O autor é o Franklin Ferreira, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Teologia pelo seminário teológico Batista do Sul do Brasil. Franklin é diretor professor de Teologia sistemática e História da igreja no seminário Teológico Martin Bucer.

Livro publicado em 2016 pela editora Vida nova.