10% Humano Alanna Collen

Resenhas - 10% Humano

Jean Guilherme 29/04/2021

10% Humano
O livro é ótimo para quem curte assuntos sobre saúde. O livro é pautado com exemplos da vida animal que logo dialoga com a nossa vida urbana moderna. Ligado a isso, discorre dos problemas de saúde numa narrativa que tenta achar onde está o problema até sua resolução. Com certeza Alanna Collin ganhou um fã, um estudo fascinante da vida interligada de micróbios e humanos.

leh 15/04/2021

Amei o livro e acho que é necessário para todo mundo. Os microorganismos são fundamentais para a nossa vida.

Ju 14/04/2021

10% humano
Como a própria autora escreve, " é um livro sobre humanidade, não (apenas) sobre micróbios" Vale muito a leitura.

Bruno.Rafael 18/03/2021

Excelente livro de divulgação científica sobre a relação humano/microrganismos
Livro que fala da relação entre nós e os microrganismos que habitam nosso corpo, principalmente aqueles que estão no nosso sistema digestivo. A autora escreve de uma maneira que atrai a atenção de especialistas e de leigos, usando uma linguagem acessível, sem ser muito simplista nas partes que são mais ligadas ao mundo acadêmico. Os temas são pertinentes e estão diretamente ligados a todas as pessoas, pois os microrganismos fazem parte e evoluíram conosco nos fornecendo muitas vantagens, só que nas últimas décadas nós estamos vendo várias doenças, que ela cita como as doenças do século XXI, sendo ocasionadas pelo uso inadequado de antibióticos, pela má alimentação, pela mudança do parto normal para a cesariana, entre outros fatores, dentre uns que não imaginamos nem de longe que estão causando disbiose (desequilíbrio dos microrganismos intestinais) na comunidade microbiana do nosso corpo. São muitas as informações reveladoras que nos fazem explodir a nossa cabeça, como pesquisas que já apontaram que o autismo pode ser causado pelo fato de ocorrer uma disbiose na pessoa. Sendo que o uso inadequado e excessivo de antibióticos pode ser a causa, pois, além de matar as bactérias alvo, acabam matando também bactérias benéficas, e isso abre espaço para a colonização de bactérias invasoras que, em uma cascata de eventos, causam a doença. Quem diria que uma doença mental poderia ser influenciada pela ausência de bactérias protetoras e a presença de bactérias invasoras/nocivas ? Só esse tópico já valeria a leitura desse livro, mas tem muito mais revelações que estão longe de atingir a população. Revelações que estão sendo descobertas por cientistas de todo o mundo através de pesquisas envolvendo o microbioma humano. São trilhões de microrganismos vivendo em nosso corpo, muito mais do que a quantidade de nossas células, portanto, ainda temos muito a conhecer sobre esses seres minúsculos que possuem uma importância imensa em nossas vidas.

Larissa 16/02/2021

Boquiaberta
Muito informativo, fácil de ler.
"Você é apenas 10% humano. Para cada célula que compõe o recipiente que você se acostumou a chamar de 'meu corpo', existem nove células 'impostoras' pegando carona. Você não é formado só de carne e sangue, músculo e osso, cérebro e pele. Há também bactérias e fungos. Você é mais 'eles' do que 'você'. (...) No decorrer da vida, você vai ter abrigado o peso de cinco elefantes africanos em micro-organismos. (...) Existem mais de 50 milhões deles só na ponta de seu dedo." - 10% humanos, de Alanna Collen.

Vinícius 17/01/2021

A Microbiota da Vida
Nosso corpo é constituído de 10 vezes mais micróbios que células. E esses desempenham um papel fundamental na nossa vida. Uma simbiose contante que vez ou outra é desregulada pela necessidade de tratamentos com antibióticos. Hoje, estudos nos revelam que muitas doenças com autismo, obesidade, doenças auto-imunes tem relação importante com a presença ou ausência de alguns patógenos que habitam nossos intestinos. O livro nos revela este fantástico mundo da relação humana com as bactérias, nos deixando uma mensagem que uma dieta saudável com fibras, legumes, verduras associada a uso racional dos antibióticos, faz com que vivamos de forma mais plena e saudável.

Júlia 29/12/2020

Intestino e saúde
A leitura é muito importante, principalmente para quem sofre com alguma das doenças do século XXI elencadas por Alanna, como obesidade, câncer, alergias, intolerâncias alimentares... Isso porque nos faz pensar em outras alternativas para problemas que os tratamentos atuais não tem conseguido solucionar.
Em segundo lugar, fiquei muito impactada com várias informações trazidas, com vontade de ler outros materiais e ter acesso a estudos sobre o tema. Enquanto mais comprovação científica dessas informações, mais revolucionárias se tornam, se considerarmos que pouquíssimos profissionais da saúde consideram nossa saúde intestinal. Como estudante de psicologia, fiquei pensando nas relações feitas pela autora entre a microbiota e autismo, depressão, TOC, entre outras questões.
Outro ponto relevante para mim é que muitos capítulos me pareceram muito focados no problema, nos danos causados aos nossos micro organismos, o que me deu desesperança em certos momentos. Porém, no final do livro há um resumo das principais atitudes a serem tomadas para reconstruir a flora intestinal e viver com mais saúde.
Em suma, é uma excelente leitura para as pessoas que disse acima e para todos que pensam na relação saúde-doença e buscam novos ângulos e soluções em termos de saúde humana.

Moa 13/10/2020

Muito bom mesmo
10% Humano é um livro que fala muito sobre como somos muito mais do que pensamos. Especificamente, sobre como os micro-organismos têm importante papel nas nossas vidas.
Este livro abriu portas para uma nova área de aprendizado que antes não me interessava muito, mas depois da leitura me chamou muita atenção.

Recomendo a todos que se importam com a saúde das pessoas e como pequenas mudanças, como ingerir mais fibras, pode evitar grandes problemas.

Bia Araújo 02/10/2020

Fascinante
Esse livro é uma viagem tanto pelo corpo humano como pela evolução da nossa sociedade e das doenças que nos acompanham.

Ro 20/09/2020

10% Humano
Pq não aprendemos isso na escola?
Fico impressionado quando aparece esse tipo de conhecimento e que não chega a todos.
Recomendo a leitura.

Felipe.Ferreira 11/09/2020

Resgate da humanidade
O livro é realmente muito bom. Foi um prazer, a escrita é fácil e atiça sua curiosidade. A habilidade de tornar assuntos científicos em pontos de resgate da humanidade é uma das muitas qualidades da autora. Saio mais humano ao perceber que não o sou totalmente.

Nathália 04/09/2020

Livro bastante esclarecedor sobre os microrganismos (tanto da nossa própria microbiota como os intrusos) e a sua importância pra nossa vida e como eles nos afetam. Traz muitos termos técnicos, mas que são sempre explicados para que os leigos sobre a área da saúde não fiquem perdidos. Único problema é que achei repetitivo, fora isso livro essencial para todos.

Rafaela.Locatelli 14/08/2020

ótima leitura
Uma leitura em linguagem acessível e com embasamento cientifico. Uma experiencia de autoconhecimento que acho que todos deveriam ter. Muito completo e esclarecedor.

Giulipédia 20/06/2020

Conhecimento necessário a todos os seres humanos!!
Esse livro fala sobre como a microbiota intestinal é desconhecida e deixada de lado, e mostra como a saúde da nossa microbiota é essencial para nos manter saudáveis tanto física quanto mentalmente.
Ele trás relatos de como disbiose afeta não apenas distúrbio físicos (como obesidade) mas também pode causar transtornos mentais (autismo, toc entre outros).
A biologia Allana Collen trás a própria experiência como exemplo ao sofrer de uma doença perigosa e ter de usar tratamentos a base de antibióticos, onde o problema da doença atual é curada, mas novos problemas, novas doenças surgem após seu uso, tanto doenças físicas, como problemas de pele, até desenvolvimento de transtornos como comportamentos obsessivos-compulsivos, associados por exemplo ao toc, pode ser causados pela desregulação da flora da microbiota intestinal. Ela faz uma comparação com as doenças infecciosas vencidas, que são uma grande vitória da humanidade, mas também se questiona do porque novas doenças, conhecidas como doenças do séc. XXI, como as novas alergias, a obesidade, transtornos mentais e várias outras doenças autoimune surgiram, e qual sua relação com os microorganismos presentes no nosso corpo, particularmente no intestino.
É um livro essencial, não sou conhecedora da área de biologia ou medicina, digo isso porque a didática do livro permitem leigos como eu, entender como a nossa microbiota é um fator importante para a saúde do nosso corpo, e já digo que depois disso, passarei a cuidar com muito carinho da minha colônia particular, afinal, eles precisam de mim tanto como eu preciso deles para viver!