10% Humano

10% Humano Alanna Collen

Resenhas - 10% Humano

1 | 2 | 3 | 4

Vanderson15 02/03/2024

Nós somos aquilo que eles comem
Fantástico, nos trás a importância de escolher bem aquilo que começamos para "alimentar nossos bichinhos", o impacto em nossa vida é demais.
Gostei muito do assunto.
Achei o final um pouco arrastado e repetitivo. Mas é um ótimo livro.

guimoreschic 25/02/2024

Fenomenal
Primeiro contato com o assunto e com certeza vale a leitura. Através desse livro tive acesso a informações antes não conhecidas e me gerou curiosidade para estudar mais sobre o assunto da nossa microbiota.

Tatiane432 10/02/2024

Antibióticos? Talvez não
Foi aquele livro de expandir a mente, vários debates internos e desejos de mudanças de hábitos nutricionais. Baseado em evidências, a autora trouxe muito conhecimento atualizado e um apanhado geral sobre nutrição, doenças modernas e temas sociais.

bia 07/02/2024

Interessante!!!
O livro traz dados e histórias interessantes e importantes que acho que só daremos o devido valor com o maior avançar da ciência. Achei meio prolixo em umas partes, acabava repetindo algumas informações para adicionar outras, que dariam pra terem sido feitas antes.

milena.hernandes 14/01/2024

Para a eu do futuro
Amei o livro, principalmente pela autora ser realmente uma pesquisadora na área de doenças relacionadas ao intestino e à microbiota intestinal.
Acho uma ótima porta de entrada para profissionais que desejam começar a estudar sobre intestino, uma leitura maravilhosa para aqueles que já estudam sobre o assunto (porque é fluida e conhecimento nunca é demais, até as mesmas ideias repetidas são válidas) e até uma leitura válida para o público geral, para pessoas que se interessam sobre o assunto (saúde, intestino, microbiota...) ou até para aqueles que sofrem com alguma condição intestinal, autoimune ou de alergias e sensibilidades alimentares.
A linguagem é fácil e a autora traz algumas estatísticas interessantes, e o que mais gostei foi que ela abre muitos espaços para reflexões e deixa bem claro o que é um fato e o que é apenas uma hipótese (e precisa ser confirmada). Então muito provavelmente não vai induzir uma informação falsa ou sensacionalista sobre o assunto (provavelmente, porque o ser humano é capaz de tudo).
É uma grande perspectiva do que tem sido estuda nos últimos tempos e “coincidências” curiosas em relação à nossa população de bactérias, nosso estilo de vida e o surgimento de algumas condições de saúde. É claro que muitas outras informações foram descobertas desde então (o livro é de 2016), mas a estrutura do nosso sistema gastrointestinal e o histórico de doenças continuam os mesmos.

Bruna 03/01/2024

Bom livro
É um bom livro. A leitura é fluida e o assunto é interessante, não gosto muito do tom de deixar no ar duvidas sobre os benefícios da imunização isso pra mim é indiscutível e por isso dou 3 estrelas.

Wan Waligura 16/10/2023

Um dos melhores livros sobre microbiota!
Os primeiros capítulos podem parecer muito científicos e maçante, mas senti que do 4º capítulo em diante se tornou mais fácil de continuar a leitura. Esse livro nos leva a atenção em uma parte do nosso organismo que não ouvimos muito falar, ou entendemos muito superficialmente, o intestino e suas bactérias. Mostra o quanto isso é benéfico para nós e o quanto o nosso estilo de vida pode levar a darmos um pontapé para nossas bactérias boas ou para as ruins

Kellen.Pianetti 16/10/2023

O segredo está nos seus micro-organismos
Nossa será de bactérias e protozoários controlam como
Nós
Comportamos, nossos ciclos sociais, as pessoas ao nosso redor e nossos pensamematos. Excelente leitura !

Frasson 13/10/2023

100% incrível
Leitura fluida, devorei o livro capítulo por capítulo, tema interessantíssimo, muito bem pautado em ciência e com reflexões e questionamentos importantes para nosso estilo de vida atual.

Eduardo Augusto Monteiro 01/10/2023

Um olhar diferente sobre o que a medicina atual prega
Importante ponto de vista em relação a relevância dos micro-organismos que temos em nosso sistema digestivo. Principalmente as bactérias, que possuem um papel importantíssimo na nossa existência e evolução! Vale demais a leitura para fins de uma vida mais saudável e rica em nutrientes

04/09/2023

Perfeito
Leitura científica, mas com uma escrita muito fácil de seguir. Incrível como o intestino e nosso segundo cérebro e que muitas coisas que nem imaginamos, começa nele.

André Ricardo 08/07/2023

Impressionante
Impressionante o conhecimento acerca do que nos move, não somente hormônios, proteínas ou neurotransmissores, mas a gama de outros tb.

Raphael 07/05/2023

Somos menos humanos que achamos ser
A autora traz uma visão inovadora em relação ao fato de sermos constituídos por 10% de células humanas e levarmos conosco 90% de células de microorganismos em nosso corpo.

A narrativa esclarece o que esse domínio microbiano reflete em nossa fisiologia, humor, mentalidade e comportamento.

Alana também discorre comparando o modo de vida de civilizações antigas com atuais, o uso desenfreado de antibióticos e até sobre a relação que a microbiota tem na hora do parto.

Recomendo essa leitura muito fluida e esclarecedora a você que pretende entender mais sobre suas bactérias amigas e como favorecer seu desenvolvimento para atingirmos uma melhor saúde.

Jardelsouzaa 01/05/2023

Com certeza um dos melhores que li sobre o gênero
Que livro cativante. A autora mescla histórias reais aos estudos científicos e vai nos mostrando a trajetória de como lhe damos com os microrganismos. Muitas descobertas em relação aos nossos pequenos amigos e não inimigos que me deixaram surpreso. "Alanna Collen nos mostra como esse novo conhecimento pode nos ajudar a estabelecer um relacionamento saudável e equilibrado com nossa população bacteriana. Repleto de histórias fascinantes e descobertas científicas curiosas, este livro traz uma visão revolucionária sobre o nosso corpo, comentando as implicações práticas para o futuro da medicina e o que deve ser feito para prevenir doenças que nos afligem."

Andre 10/04/2023

Cuide de seus micro-organismos
Somos muito mais do que um amontoado de células. Somos, em tese, apenas 10% compostos por nossas células, enquanto os outros 90% equivalem a trilhões de células de micro-organismos que compõem a nossa microbiota, cujos genes se misturam com os nossos formando nosso microbioma.

Esses micro-organismos exercem funções importantes para a manutenção da nossa saúde e da nossa vida. Evoluímos junto com eles e eles fazem parte de nós.

Esse é o recado que Alanna Collen nos dá: cuide de seus micro-organismos e você estará cuidando de si mesmo. Quer entender isso melhor? Leia 10%Humano!

1 | 2 | 3 | 4