10% Humano

10% Humano Alanna Collen

Resenhas - 10% Humano

João 14/02/2020

Essencial
Um livro que se preocupa com a ciência e vem mostrar a importância dos microorganismos que nos habitam e seus impactos na qualidade de vida desde nosso nascimento até nossa velhice. O livro aborda uma possível relação entre as doenças modernas como alergias, doenças autoimunes, obesidade e até autismo e a diversidade de nossa microbiota intestinal, assim como o impacto que antibióticos têm nessa diversidade e os possíveis males que isso causa. A autora tem uma preocupação considerável em passar as informações de forma clara para um público leigo, relembrando nomes específicos e termos técnicos ao longo do livro, o que torna a leitura fácil e fluída.
O conteúdo do livro é de extrema importância para a nossa vida e respaldado por constatações científicas, então recomendo muito a leitura à todos.

DanielBrandt 22/11/2019

Wow! Surpreendente!
O livro, de forma investigativa, apresenta fatos científicos sobre as bactérias e a microbiota humana. É prazeroso e instigante durante toda a leitura (ao todo, no livro, tiveram apenas duas páginas em que não me senti motivado ou instigado a ler mais) :).
Os estudos sobre microbiota e alterações bacteriológicas são tratados em diferentes visões.
Logo no início, o livro desmascara o senso comum de que quanto mais se come, mas se engorda, e de que por isso é necessário fazer mais exercícios e comer menos para reduzir o peso.
A relação do uso de antibióticos, com uma consequente mudança da microbiota, e o aparecimento do autismo também é avaliada.
Em outro tópico, uma extensa análise sobre o uso de antibióticos e o ganho de peso nos faz crer que existe uma ligação muito forte de causa e efeito.
Infelizmente ainda não existem conclusões para as causas dos problemas de saúde abordados no livro. No entanto, o livro me fez conhecer em maior profundidade certas pistas e hipóteses que estão sendo estudadas, bem como aumentar a fé de que teremos grandes e boas resoluções sobre a nossa microbiota em breve.

Mais destaques e detalhes no blog

site: https://esselivroeuli.blogspot.com/2019/11/10-humano-alanna-collen.html

Lukin 22/05/2019

Incrível
Uma aula sobre a nossa relação com as bactérias. Deveria ser leitura obrigatória!

Dinha ... 01/04/2019

Há pelo menos 10 anos eu aboli o refrigerante da minha vida e desde la tenho repensado na maneira de lidar com o meu corpo. Conheci o veganismo, mas aderi apenas nos cosméticos - ainda -; voltei a comer frutas, legumes e verduras em abundância; aderi aos 2 litros de água diários e por último vieram as fibras através de farináceos e grãos. Desde que descobri que somos o que comemos penso bastante antes de ingerir algo. Este livro complementou muito mais meu conhecimento sobre corpo e a minha consciência. Numa linguagem de fácil acesso e fluida, Alan Collen nos ajuda neste caminho de descoberta do nosso interior. Recomendadíssimo.

Silvio 30/08/2018

Você é o que suas bactérias comem
Para cada célula do seu corpo existem 10 bactérias vivendo junto com você, o que o torna apenas "10% humano". A maioria desses micróbios, estimados em 100.000.000.000.000 (cem trilhões) vive no intestino, um ecossistema próprio batizado de microbiota.

A bióloga, zoóloga e jornalista Alanna Collen apresenta estudos científicos que relacionam a microbiota ao funcionamento do nosso corpo. Como demonstrado em estudos e testes realizados nas últimas décadas, já existem evidências comprovando, por exemplo, que manter uma flora intestinal saudável através de alimentação rica em fibras e restrição de antibióticos fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de contrair as chamadas "doenças do século 21: obesidade, infarte, AVC e demência.

Embora destaque os efeitos positivos dos chamados probióticos, Collen é bastante cautelosa em recomendar alimentos, suplementos ou dietas específicas por falta de comprovação sobre sua real eficácia.

Um livro indispensável para quem quer investir na alimentação para ter uma vida mais saudável.

Antonio Cesar 14/08/2017

“... No entanto, não foi a sua fé que os protegeu, mas o hábito de só beberem a água da fonte depois de a transformarem em cerveja. ...”
Pág.: 56
5º período
10% humanos
(10% Human)
Alanna Collens.
Após se curar de uma violenta infecção causada por carrapatos adquirida em uma pesquisa com morcegos tropicais, a autora e bióloga descobriu-se com novos sintomas incluindo desarranjos no sistema digestivo, doenças de pele e do sistema imunológico. A partir dai e do já conhecido da ciência do fato de que para cada célula que compõe a estrutura a que chamamos de corpo, há nove células impostora pertencentes a seres que vivem em nossa pele mas principalmente em nosso trato digestivo e nos usam como seu habitat a autora nos fala a respeito dos, as vezes fortes, indícios de que muitas das doenças que atualmente nos afligem, inclusive algumas a que chamamos doenças mentais podem ser causadas pelo mau trato e descuido que temos com estes seres que não só convivem intimamente conosco como evoluíram conosco desde muito antes de descermos das arvores e nos tornarmos homo sapiens.