10% Humano

Resenhas - 10% Humano

1 | 2 | 3 | 4

Ivan 20/01/2022

Apaixone-se por suas bactérias
O livro "10% humano" sobre a importância da microbiota para a saúde humana. A autora Alanna Collen é zoóloga, especialista em morcegos – e em doenças tropicais, por acidente.

Há muito mais "hóspedes" em seu corpo do que você pode imaginar. Cerca de 100.000.000.000.000 (cem trilhões) delas. Existem mais de 50 milhões deles só na ponta de seu dedo. Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove "impostoras", pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.

O advento do microscópio serviu para abrir nossos olhos para um mundo até então desconhecido: o dos seres vivos invisíveis ao olho nu, ou microrganismos. Desde então, diversos avanços na área da saúde ocorreram, uma vez que estes seres, como bactérias, fungos, protozoários e vírus, podem causar doenças humanas. Allanna nos apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental. Além disso, sugere que as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos. Estes micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles. Foi o processo de evolução das bactérias que nos tornaram humanos, elas escolheram o nosso corpo para ser a casa delas.

Também são apresentados os efeitos negativos dos tratamentos prolongados com antibióticos de amplo espectro de ação. A autora defende que não devemos combater as doenças apenas atacando os seus agentes causadores com medicamentos, mas também entender como podemos prevenir essas doenças cultivando e auxiliando aqueles microrganismos que são benéficos para nós. Demonstra que o uso indiscriminado de antibióticos podem interferir na nossa microbiota. Os antibióticos, na dose e no momento certo, nos salvam, porém em excesso eles podem nos fazer adoecer. Portanto, devemos procurar melhorar radicalmente o mais fundamental e duradouro relacionamento de toda a nossa vida: o relacionamento com os nossos micróbios. Formamos um superorganismo ultra conectado num fascinante entrelaçamento de micróbios com humanos. Ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor.

No final do livro são apresentadas sugestões para melhorar a nosso microbiota, em especial através de uma boa alimentação.

Do ponto de vista ético e filosófico, esse livro também é muito interessante quando nos apresenta, de maneira crua, como somos apenas mais uma espécie nesse planeta, e que apesar das nossas capacidades cognitivas e tecnológicas, estamos sujeitos à natureza como qualquer outro ser vivo. Nossa própria concepção de indivíduo, ou ser único, é desafiada pelo número de outros seres vivos que compartilham e influenciam o funcionamento de nosso corpo.

É uma leitura rápida e leve, com muitas analogias e exemplos. A escritora sabe simplificar bem a parte científica, usa linguagem bem acessível e escreve de uma maneira que atrai a atenção do leitor. Particularmente fiquei positivamente surpreso ao tomar consciência de que temos um verdadeiro universo de seres vivos dentro de nós. O livro mudou muitos dos meus conceitos.

Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma. Um livro imperdível.

Giulipédia 20/06/2020

Conhecimento necessário a todos os seres humanos!!
Esse livro fala sobre como a microbiota intestinal é desconhecida e deixada de lado, e mostra como a saúde da nossa microbiota é essencial para nos manter saudáveis tanto física quanto mentalmente.
Ele trás relatos de como disbiose afeta não apenas distúrbio físicos (como obesidade) mas também pode causar transtornos mentais (autismo, toc entre outros).
A biologia Allana Collen trás a própria experiência como exemplo ao sofrer de uma doença perigosa e ter de usar tratamentos a base de antibióticos, onde o problema da doença atual é curada, mas novos problemas, novas doenças surgem após seu uso, tanto doenças físicas, como problemas de pele, até desenvolvimento de transtornos como comportamentos obsessivos-compulsivos, associados por exemplo ao toc, pode ser causados pela desregulação da flora da microbiota intestinal. Ela faz uma comparação com as doenças infecciosas vencidas, que são uma grande vitória da humanidade, mas também se questiona do porque novas doenças, conhecidas como doenças do séc. XXI, como as novas alergias, a obesidade, transtornos mentais e várias outras doenças autoimune surgiram, e qual sua relação com os microorganismos presentes no nosso corpo, particularmente no intestino.
É um livro essencial, não sou conhecedora da área de biologia ou medicina, digo isso porque a didática do livro permitem leigos como eu, entender como a nossa microbiota é um fator importante para a saúde do nosso corpo, e já digo que depois disso, passarei a cuidar com muito carinho da minha colônia particular, afinal, eles precisam de mim tanto como eu preciso deles para viver!

Pedróviz 06/02/2022

10% Humano
10% Humano, de Alanna Collen, resume o estado da arte da Ciência referente à interação entre o microbioma do intestino e a saúde física e mental. É relatada a influência da microbiota do intestino grosso sobre diversos problemas metabólicos, a influência da alimentação sobre o equilíbrio entre bactérias boas e más, a influência dos antibióticos e até mesmo da importância do aleitamento materno e do parto natural quando possível. E outros temas que podem chocar, como o transplante de microbiota, que tem salvado vidas. Enfim, uma obra abrangente e de suma importância, pois amplia nosso entendimento sobre nosso próprio corpo que, juntamente com os microorganismos que vivem em simbiose com ele, forma um superorganismo com apenas 10% de células humanas.

Bruno.Rafael 18/03/2021

Excelente livro de divulgação científica sobre a relação humano/microrganismos
Livro que fala da relação entre nós e os microrganismos que habitam nosso corpo, principalmente aqueles que estão no nosso sistema digestivo. A autora escreve de uma maneira que atrai a atenção de especialistas e de leigos, usando uma linguagem acessível, sem ser muito simplista nas partes que são mais ligadas ao mundo acadêmico. Os temas são pertinentes e estão diretamente ligados a todas as pessoas, pois os microrganismos fazem parte e evoluíram conosco nos fornecendo muitas vantagens, só que nas últimas décadas nós estamos vendo várias doenças, que ela cita como as doenças do século XXI, sendo ocasionadas pelo uso inadequado de antibióticos, pela má alimentação, pela mudança do parto normal para a cesariana, entre outros fatores, dentre uns que não imaginamos nem de longe que estão causando disbiose (desequilíbrio dos microrganismos intestinais) na comunidade microbiana do nosso corpo. São muitas as informações reveladoras que nos fazem explodir a nossa cabeça, como pesquisas que já apontaram que o autismo pode ser causado pelo fato de ocorrer uma disbiose na pessoa. Sendo que o uso inadequado e excessivo de antibióticos pode ser a causa, pois, além de matar as bactérias alvo, acabam matando também bactérias benéficas, e isso abre espaço para a colonização de bactérias invasoras que, em uma cascata de eventos, causam a doença. Quem diria que uma doença mental poderia ser influenciada pela ausência de bactérias protetoras e a presença de bactérias invasoras/nocivas ? Só esse tópico já valeria a leitura desse livro, mas tem muito mais revelações que estão longe de atingir a população. Revelações que estão sendo descobertas por cientistas de todo o mundo através de pesquisas envolvendo o microbioma humano. São trilhões de microrganismos vivendo em nosso corpo, muito mais do que a quantidade de nossas células, portanto, ainda temos muito a conhecer sobre esses seres minúsculos que possuem uma importância imensa em nossas vidas.

Jardelsouzaa 01/05/2023

Com certeza um dos melhores que li sobre o gênero
Que livro cativante. A autora mescla histórias reais aos estudos científicos e vai nos mostrando a trajetória de como lhe damos com os microrganismos. Muitas descobertas em relação aos nossos pequenos amigos e não inimigos que me deixaram surpreso. "Alanna Collen nos mostra como esse novo conhecimento pode nos ajudar a estabelecer um relacionamento saudável e equilibrado com nossa população bacteriana. Repleto de histórias fascinantes e descobertas científicas curiosas, este livro traz uma visão revolucionária sobre o nosso corpo, comentando as implicações práticas para o futuro da medicina e o que deve ser feito para prevenir doenças que nos afligem."

Vivi 16/12/2022

Já perceberam ao longo desses anos aqui no ig que sempre fui muito curiosa em relação à varios assuntos e um deles em principal é o que acontece com o corpo/ mente. Esse livro me foi indicado pelo meu osteopata ( não vou marcar pq não pedi autorização) e fiquei pasma com tudo que li aqui. Não imaginava tudo que aprendi.
Um livro de escrita clara e fácil de compreender. Mesmo não sendo da área de saúde é muito fácil e acredito que muitos deveriam ler.
O saber nunca é demais.

A conexão dos micróbios com a multiplicidade de doenças autoimunes que recentemente dominaram nossa sociedade é no mínimo surpreendente.
Este livro vai muito além, examinando não apenas nossos micróbios, mas todas as doenças do século XXI que parecem estar ligadas à nossa saúde microbiana. Doenças autoimunes como diabetes tipo 1, alergias e esclerose múltipla, mas também condições de saúde mental como autismo e obesidade e, é muito bem pesquisado com muitas estatísticas recentes neste campo emergente da ciência. A evidência é realmente bastante alarmante, e este livro realmente faz você pensar sobre os impactos de nosso modo de vida moderno e como isso está nos deixando doentes com doenças crônicas. Sei que ler isso mudou minha perspectiva de dieta, em parte pela necessidade de comer muito mais fibras e alimentos prebióticos.
?Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato.
Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia ? um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.
Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos ? e é impossível ser saudável sem eles.

Vinícius 17/01/2021

A Microbiota da Vida
Nosso corpo é constituído de 10 vezes mais micróbios que células. E esses desempenham um papel fundamental na nossa vida. Uma simbiose contante que vez ou outra é desregulada pela necessidade de tratamentos com antibióticos. Hoje, estudos nos revelam que muitas doenças com autismo, obesidade, doenças auto-imunes tem relação importante com a presença ou ausência de alguns patógenos que habitam nossos intestinos. O livro nos revela este fantástico mundo da relação humana com as bactérias, nos deixando uma mensagem que uma dieta saudável com fibras, legumes, verduras associada a uso racional dos antibióticos, faz com que vivamos de forma mais plena e saudável.

juju 11/02/2022

os micróbios
"A microbiota é um órgão - o órgão esquecido e oculto do corpo humano e contribul para nossa saúde e felicidade como qualquer outro. [...] Você não pode escolher seus genes, mas com certeza pode escolher seus micróbios."

Livro com tantos fatos científicos, a autora traz tantas informações úteis e essências de forma fluída e até humorística na maioria das vezes, uma leitura super informativa sobre os micróbios e como eles estão atados a absolutamente tudo na vida e justamente a nós também.
Recomendo a todos!
Apenas 10% humana.

João 14/02/2020

Essencial
Um livro que se preocupa com a ciência e vem mostrar a importância dos microorganismos que nos habitam e seus impactos na qualidade de vida desde nosso nascimento até nossa velhice. O livro aborda uma possível relação entre as doenças modernas como alergias, doenças autoimunes, obesidade e até autismo e a diversidade de nossa microbiota intestinal, assim como o impacto que antibióticos têm nessa diversidade e os possíveis males que isso causa. A autora tem uma preocupação considerável em passar as informações de forma clara para um público leigo, relembrando nomes específicos e termos técnicos ao longo do livro, o que torna a leitura fácil e fluída.
O conteúdo do livro é de extrema importância para a nossa vida e respaldado por constatações científicas, então recomendo muito a leitura à todos.

Moa 13/10/2020

Muito bom mesmo
10% Humano é um livro que fala muito sobre como somos muito mais do que pensamos. Especificamente, sobre como os micro-organismos têm importante papel nas nossas vidas.
Este livro abriu portas para uma nova área de aprendizado que antes não me interessava muito, mas depois da leitura me chamou muita atenção.

Recomendo a todos que se importam com a saúde das pessoas e como pequenas mudanças, como ingerir mais fibras, pode evitar grandes problemas.

Frasson 13/10/2023

100% incrível
Leitura fluida, devorei o livro capítulo por capítulo, tema interessantíssimo, muito bem pautado em ciência e com reflexões e questionamentos importantes para nosso estilo de vida atual.

Raphael 07/05/2023

Somos menos humanos que achamos ser
A autora traz uma visão inovadora em relação ao fato de sermos constituídos por 10% de células humanas e levarmos conosco 90% de células de microorganismos em nosso corpo.

A narrativa esclarece o que esse domínio microbiano reflete em nossa fisiologia, humor, mentalidade e comportamento.

Alana também discorre comparando o modo de vida de civilizações antigas com atuais, o uso desenfreado de antibióticos e até sobre a relação que a microbiota tem na hora do parto.

Recomendo essa leitura muito fluida e esclarecedora a você que pretende entender mais sobre suas bactérias amigas e como favorecer seu desenvolvimento para atingirmos uma melhor saúde.

Johcherry 07/05/2020

Somos apenas 10% humanos
Acho que deveria ser um livro de leitura obrigatória para todos, fala sobre a importância da microbiota, tema pouco abordado infelizmente mas que tem tanta importância em nossa saúde.

Sofista 04/10/2022

Cara sem palavras, esse livro praticamente n tem aquelas partes meio chatas de ler sabe ,ele conseguiu ficar cada vez ainda mais interessante.
A autora conseguiu provar com dados e argumentos que você é literalmente o que você come. Maravilhoso.

Bruna 07/06/2022

Leitura maravilha
Livro maravilhoso pra quem quer entender mais sobre microbiota e a importância dos micróbios na evolução.
Leitura bastante didática!
Alice Aras 07/06/2022minha estante
Tá na minha lista. Estou ansiosa pra ler esse!

Bruna 07/06/2022minha estante
Você vai adorar! Achei a leitura bem tranquila e tem vários exemplos também

1 | 2 | 3 | 4