10% Humano

Resenhas - 10% Humano

1 | 2 | 3 | 4

ttofbooks 19/04/2024

Incrível!!
Esse livro tá dentro dos meus tops "leituras obrigatórias". Tomei um facínio por micro-organismos, e a autora explica de forma bem clara e dinâmica todos os assuntos abordados no livro.

Mesmo defendendo com bastante conjectura sua tese, deixa sempre muito bem claro as escolhas concientes que (deveríamos) "devemos" tomar.

Foi uma leitura um pouco mais demorada, mas que valeu cada segundo! Tô simplesmente apaixonada!! ??

Vanderson15 02/03/2024

Nós somos aquilo que eles comem
Fantástico, nos trás a importância de escolher bem aquilo que começamos para "alimentar nossos bichinhos", o impacto em nossa vida é demais.
Gostei muito do assunto.
Achei o final um pouco arrastado e repetitivo. Mas é um ótimo livro.

guimoreschic 25/02/2024

Fenomenal
Primeiro contato com o assunto e com certeza vale a leitura. Através desse livro tive acesso a informações antes não conhecidas e me gerou curiosidade para estudar mais sobre o assunto da nossa microbiota.

Tatiane432 10/02/2024

Antibióticos? Talvez não
Foi aquele livro de expandir a mente, vários debates internos e desejos de mudanças de hábitos nutricionais. Baseado em evidências, a autora trouxe muito conhecimento atualizado e um apanhado geral sobre nutrição, doenças modernas e temas sociais.

bia 07/02/2024

Interessante!!!
O livro traz dados e histórias interessantes e importantes que acho que só daremos o devido valor com o maior avançar da ciência. Achei meio prolixo em umas partes, acabava repetindo algumas informações para adicionar outras, que dariam pra terem sido feitas antes.

milena.hernandes 14/01/2024

Para a eu do futuro
Amei o livro, principalmente pela autora ser realmente uma pesquisadora na área de doenças relacionadas ao intestino e à microbiota intestinal.
Acho uma ótima porta de entrada para profissionais que desejam começar a estudar sobre intestino, uma leitura maravilhosa para aqueles que já estudam sobre o assunto (porque é fluida e conhecimento nunca é demais, até as mesmas ideias repetidas são válidas) e até uma leitura válida para o público geral, para pessoas que se interessam sobre o assunto (saúde, intestino, microbiota...) ou até para aqueles que sofrem com alguma condição intestinal, autoimune ou de alergias e sensibilidades alimentares.
A linguagem é fácil e a autora traz algumas estatísticas interessantes, e o que mais gostei foi que ela abre muitos espaços para reflexões e deixa bem claro o que é um fato e o que é apenas uma hipótese (e precisa ser confirmada). Então muito provavelmente não vai induzir uma informação falsa ou sensacionalista sobre o assunto (provavelmente, porque o ser humano é capaz de tudo).
É uma grande perspectiva do que tem sido estuda nos últimos tempos e “coincidências” curiosas em relação à nossa população de bactérias, nosso estilo de vida e o surgimento de algumas condições de saúde. É claro que muitas outras informações foram descobertas desde então (o livro é de 2016), mas a estrutura do nosso sistema gastrointestinal e o histórico de doenças continuam os mesmos.

Bruna 03/01/2024

Bom livro
É um bom livro. A leitura é fluida e o assunto é interessante, não gosto muito do tom de deixar no ar duvidas sobre os benefícios da imunização isso pra mim é indiscutível e por isso dou 3 estrelas.

Wan Waligura 16/10/2023

Um dos melhores livros sobre microbiota!
Os primeiros capítulos podem parecer muito científicos e maçante, mas senti que do 4º capítulo em diante se tornou mais fácil de continuar a leitura. Esse livro nos leva a atenção em uma parte do nosso organismo que não ouvimos muito falar, ou entendemos muito superficialmente, o intestino e suas bactérias. Mostra o quanto isso é benéfico para nós e o quanto o nosso estilo de vida pode levar a darmos um pontapé para nossas bactérias boas ou para as ruins

Kellen.Pianetti 16/10/2023

O segredo está nos seus micro-organismos
Nossa será de bactérias e protozoários controlam como
Nós
Comportamos, nossos ciclos sociais, as pessoas ao nosso redor e nossos pensamematos. Excelente leitura !

Frasson 13/10/2023

100% incrível
Leitura fluida, devorei o livro capítulo por capítulo, tema interessantíssimo, muito bem pautado em ciência e com reflexões e questionamentos importantes para nosso estilo de vida atual.

Eduardo Augusto Monteiro 01/10/2023

Um olhar diferente sobre o que a medicina atual prega
Importante ponto de vista em relação a relevância dos micro-organismos que temos em nosso sistema digestivo. Principalmente as bactérias, que possuem um papel importantíssimo na nossa existência e evolução! Vale demais a leitura para fins de uma vida mais saudável e rica em nutrientes

04/09/2023

Perfeito
Leitura científica, mas com uma escrita muito fácil de seguir. Incrível como o intestino e nosso segundo cérebro e que muitas coisas que nem imaginamos, começa nele.

André Ricardo 08/07/2023

Impressionante
Impressionante o conhecimento acerca do que nos move, não somente hormônios, proteínas ou neurotransmissores, mas a gama de outros tb.

Raphael 07/05/2023

Somos menos humanos que achamos ser
A autora traz uma visão inovadora em relação ao fato de sermos constituídos por 10% de células humanas e levarmos conosco 90% de células de microorganismos em nosso corpo.

A narrativa esclarece o que esse domínio microbiano reflete em nossa fisiologia, humor, mentalidade e comportamento.

Alana também discorre comparando o modo de vida de civilizações antigas com atuais, o uso desenfreado de antibióticos e até sobre a relação que a microbiota tem na hora do parto.

Recomendo essa leitura muito fluida e esclarecedora a você que pretende entender mais sobre suas bactérias amigas e como favorecer seu desenvolvimento para atingirmos uma melhor saúde.

Jardelsouzaa 01/05/2023

Com certeza um dos melhores que li sobre o gênero
Que livro cativante. A autora mescla histórias reais aos estudos científicos e vai nos mostrando a trajetória de como lhe damos com os microrganismos. Muitas descobertas em relação aos nossos pequenos amigos e não inimigos que me deixaram surpreso. "Alanna Collen nos mostra como esse novo conhecimento pode nos ajudar a estabelecer um relacionamento saudável e equilibrado com nossa população bacteriana. Repleto de histórias fascinantes e descobertas científicas curiosas, este livro traz uma visão revolucionária sobre o nosso corpo, comentando as implicações práticas para o futuro da medicina e o que deve ser feito para prevenir doenças que nos afligem."

1 | 2 | 3 | 4