Made In Macaíba

Made In Macaíba Miguel Nicolelis

Resenhas - MADE IN MACAÍBA

L.C 01/03/2023

A utopia das Macaíbas
Mande um Macaíba é uma exaltação a nossa cultura. Trás a reflexão do quanto sabermos a nossa origem como povo impacta na nossa sociedade, a importância de nós sentirmos pertencentes aquele lugar. Fala do quanto a educação é transformado e a importância do envolvimento de políticas públicas, empresas privadas e da comunidade científica contribuem para esse desenvolvimento.

Infelizmente também mostra a outra face, das dificuldades de se implantar um projeto com essa magnitude. Não só pela burocracia do Estado, mas também, pela má vontade de políticos, descrença de uma comunidade científica elitista e de empresários que não presam pelo investimento no próprio país.

E com todas as dificuldades a utopia de Macaíba vem conseguindo manter-se erguida.

Luis 01/08/2016

Para pensar sobre o futuro
Uma leitura obrigatória para quem quer trabalhar com STEM, inovação e Internet das Coisas. Por este livro dá para entender um pouco sobre o papel fundamental da ciência como alavanca de grandes economias
Alvaro.Castro 11/06/2019minha estante
Quais são os resultados efetivos do projeto?

Milena912 29/04/2022

Como fazer ciência no Brasil?
Esse livro foi extremamente tocante. Apesar das arrogâncias do autor, foi impressionante ler como Miguel Nicolelis, em sua busca para descentralizar a ciência, conseguiu formar tantos alunos e mudar milhares de vidas em uma cidadezinha rural chamada Macaíba, que fica no Rio Grande do Norte na região metropolitana de Natal.
Como foi deprimente ler sobre o passado triste e situação social deplorável de Macaíba, além de tomar conhecimento de todos os obstáculos sem sentido em criar um projeto de desenvolvimento, pesquisa e tecnologia em uma área desprivilegiada no Brasil. Precisamos de mais pessoas como Miguel Nicolelis, que não desistam de transformar o país em um lugar melhor.
Citando a frase final do livro que me encheu de lágrimas: "uma utopia, finalmente, triunfou!"

Sofia 15/07/2023

Foi pra faculdade
Eu gostei da narração do autor, achei bonita e poética em partes. Ótima leitura para se ler na faculdade! Pulei 60 páginas do meio, porque tinha que acabar urgentemente pra prova (não contava com o fato de que não iria cair questão sobre o livro OBRIGATÓRIO ?). Mas peguei o conceito geral!

Marcos 14/10/2016

Miguel Nicolelis é um neurocientista brasileiro, conhecido pelo seu trabalho com neuroengenharia, principalmente pelo aspecto da interface cérebro-máquina, que objetiva devolver o movimento a pacientes com problemas de locomoção. Foi eleito pela Scientific American um dos 25 cientistas mais importantes do mundo. Além disso, Miguel é um cientista apaixonado pelo conhecimento e ciente de algo que pouco vem sido explorado no Brasil e que continua com um potencial altíssimo de desempenho: a função social da ciência.

Pensando sob essa égide, o professor decidiu criar o projeto de um instituto de pesquisa no estado do Rio Grande do Norte, onde objetivava fazer a alfabetização científica de crianças num local onde a educação fosse precária. Neste livro ele contará como foi o passo a passo do projeto desde suas primeiras ideias, até a atual situação deste, com prospecções sobre o futuro da alfabetização científica no Brasil.

Eu já conhecia Nicolelis desde o lançamento do livro Muito Além do Nosso Eu. Sempre fui apaixonado por neurociência e o acompanhava através das notícias que saiam sobre os seus projetos científicos. Já tive a honra de o conhecer pessoalmente e autografar um exemplar de seu livro numa Bienal daqui de Pernambuco. Quando soube do que se tratava seu livro novo, fiquei muito interessado em ler.

Vale destacar a magnitude que um projeto como esse tem no Brasil atual. Como citei anteriormente, a ciência tem um papel transformador muito forte e que é pouco explorada por aqui: o de transformação social através da alfabetização científica de crianças e jovens. Sempre pensei que faltava algo visionário aqui no Brasil, até que li Made in Macaíba.

Vemos o tempo todo vários campos do conhecimento serem abordados na função de modificar a vida das pessoas socialmente. Temos nisso a arte, o esporte, o aprendizado, mas porque não a ciência? Sabemos (uma vez que também sou cientista e vivo no meio do conhecimento diariamente) de vidas de muitas pessoas que conseguiram sair de suas realidades periféricas ao sistema usando do caminho da pesquisa e do conhecimento. Mas isso não é amplamente divulgado. Acredito que agora possamos ter aberto um nicho que se amplie no país, de modo a fazer com que a ciência se aproxime mais e mais do dia a dia das pessoas.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/08/resenha-made-in-macaiba-de-miguel.html
Rogéria 30/12/2016minha estante
Livro que reúne ciência, história, política, literatura, humor, criticidade e questões sociais: super-recomendo!

Julia.Dani 08/01/2023

Made in Macaíba
Em um tom descontraído e quase bibliográfico, o professor Nicolelis conta sobre a história de um dos maiores, se não o maior, projeto científico educacional na área de neurociencia do mundo. Em meio a muitos casos divertidos como a perseguição pela Inquisição, o encontro com Lula e os percalços por trás da construção desse grande projeto que é o Campus do Cérebro é muito fácil se emocionar com o vislumbre de um Brasil melhor.

Neyrian 18/02/2017

A concretização de uma utopia.
“Made in Macaíba” relata a experiência da implantação do Campus do Cérebro na região metropolitana de Natal, mas não se limita apenas a isso. Miguel Nicolelis, um dos maiores neurociêntistas do mundo, faz um passeio na história política para expor as raízes das desigualdades sociais que perduram até a atualidade, mostrando como a ciência pode ser direcionada para o desenvolvimento social e econômico de uma comunidade de excluídos que praticamente vivem às margens do sistema político-econômico vigente.

Em linhas gerais, o projeto entrelaça pesquisa científica de ponta com saúde e educação de qualidade para comunidades da periferia. Dando oportunidade a essas pessoas desde o pré-natal até o pós-doutorado.

Um dos pontos relevantes do livro foram as dificuldades enfrentadas pelo cientista para executar um projeto social numa sociedade dominada por oligarquias truculentas e empresários oportunistas. Outro ponto foi a nomeação de Nicolelis para a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. A indicação foi seguida de uma campanha massiva contrária, liderada por extremistas religiosos e conservadores brasileiros, alegando que ele era ateu, a favor da união homoafetiva e da descriminalização do aborto. Tanto barulho teve repercussões mundiais e fez o vaticano voltar atrás na nomeação, mas o cientista não assinou a carta de renúncia utilizando argumentos que confirmaram sua genialidade.

O livro é uma reflexão sobre a realidade brasileira, sobre como a pesquisa científica pode transformar a sociedade e mostra que as utopias podem nos levar a um mundo melhor.

João Victor 16/12/2018

A proposta de levar ciência e educação para um município entre os mais carentes do país já é por si só suficiente para te convencer a ler o livro. Sendo realizado por um dos cientistas mais respeitados do mundo e da história do país, é motivo para te obrigar a lê-lo.

Nicolelis descreve toda a obstinação por trás do sonho de se estimular a ciência no país, levando-a para fora do eixo Rio-São Paulo, sem esquecer de citar aqueles que participaram da empreitada.

Um livro para te deixar orgulhoso e com esperança por dias melhores para a educação e ciência do país.

Thay 03/06/2021

Experiência inigualável
Li esse livro pra minha faculdade e da maneira mais surpreendente possível me peguei gostando muito, todos deveriam ler para termos um pouco mais de fé no nosso país e nas nossas pessoas. Simplesmente inesquecível e inspirador

Stuart.bookster 28/01/2022

Made in Macaíba, de Miguel Nicolelis
Miguel Nicolelis é um dos maiores neurocientistas do mundo, além de ser um dos pouquíssimos brasileiros com tanto destaque, no mundo acadêmico, no exterior. O livro aborda a implantação de um dos maiores sonhos de Miguel na comunidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte, o Instituto Cérebro, um centro de estudos e ensino que ofereceria formação técnica especializada na área tecnológica. O livro retrata toda a trajetória de Nicolelis desde a liberação para implantação da ideia no Brasil, com a liberação e investimento do Governo Federal, com apoio de Lula, até a real integração e funcionamento do local. É interessante notar a luta travada entre Nicolelis e diversos obstáculos, incluíndo uma tentativa de derrubada da escola, dentro da sociedade, sobretudo pela falta de incentivo verdadeiro para a escola. O livro retrata alé disso, temas como metodologia educacional, a problemática educacional como símbolo da desigualdade, o atraso causado pelas elites, a burocracia excessiva e falha. Temas como esses que nos fazem refletir qual o verdadeiro compromisso da classe política para com a sociedade e a redução das desigualdades. Recomendo muito esse livro!