Can

Can't Buy Me Love Jonathan Gould

Resenhas - Can't Buy Me Love

Arsenio Meira 28/11/2013

MUITO MAIS QUE RELATO BIOGRÁFICO

Esse faz parte de uma leva que li e esqueci de cadastrar. Em 2010, assim que foi lançado, plantei-me à porta da livraria para comprar o meu exemplar. E não me arrependi.

Livraço.

O Cant Buy me love é excelente. E é abrangente. É um livro amplo: é biográfico, histórico e musical. Li com sofreguidão.

A história é sobre os Beatles; perde-se a individualização do ácido John, do boa-praça Paul, do bonachão Ringo ou do sensível George. mas, ao mesmo tempo em que desafia a individualização dos quatro, direciona os comentários e entrevistas mais para as qualidades que os aproximavam do que para as características que os distinguiam.

O subtítulo do livro refere-se às relações anglo-americanas depois da Segunda Guerra Mundial, o que explica a negação do britanismo dos Beatles. A primeira banda de superstars se identificou, logicamente, com a nação capitalista símbolo de liberdade, os EUA, e não com as demandas tradicionais da Rainha.

A obra já teria seu valor se parasse por aí, mas o que é mais tocante é a capacidade de Gould de analisar as músicas e ele, incansavelmente e com dedicação platônica, faz isso faixa a faixa, álbum a álbum.
Renata CCS 29/11/2013minha estante
Mais um para a minha lista... ai meu Deus!!! (rs)

Arsenio Meira 29/11/2013minha estante
rsrsr, esse vale a pena, Renata. Comentando com o Daniel, ele lembrou desse livro e eu também. Quando fui ver, não tinha marcado e cadastrado aqui. Como sou fã dos Beatles, andava meio cansado de ler as mesmas coisas. Quando foi lançado, em 2010, não teve jeito: comprei no ato. Esse livro vai além, muito além, e não cansa jamais. Vale cada centavo! Abraços

Renata CCS 30/01/2014minha estante
Comprei!! E a culpa é sua! (rs)

Arsenio Meira 30/01/2014minha estante
KKKK,
Você vai gostar! Faço fé.
E, depois, vai nos presentear com uma resenha supimpa, como diria o nosso saudoso Nelson Rodrigues.
Abraços

Renata CCS 30/04/2014

Beatles Here, There and Everywhere

“Sem a música, a vida seria um erro”. (Friedrich Nietzsche)

Qualquer publicação que traga na capa o nome The Beatles, seja uma biografia ou simples curiosidades sobre a banda, é garantia de sucesso certo, pois a legião de beatlemaníacos só aumenta à medida que o tempo passa. Mas um livro com a categoria de CAN’T BUY ME LOVE não é uma publicação que encontramos todos os dias. O autor, Jonathan Gould nos presenteou com uma mistura agradável de história cultural, biografia e análise crítica. Fruto de 20 anos de pesquisa, não é um livro de leitura fácil: são 750 páginas que não se detém a histórias pessoais dos músicos, mas passa a limpo uma parte da história da música popular dos Estados Unidos e da Inglaterra, do período imediatamente após o fim da Segunda Guerra até os anos 60. E a história é enriquecida também em outros campos que não só a música, como a literatura, as artes, a família, a formação escolar, as relações sociais das classes trabalhadoras, e especialmente o advento do rock.

E para quem gosta de saber detalhes das letras, inspirações e motivações que geraram as 208 músicas compostas pela banda o livro também é um prato cheio! Músico experiente, Gould vai a fundo nos detalhes de produção e técnicas, detalhando a criação de cada música com a paixão de um grande fã, mostrando que os fabfour eram capazes de gerar um sem número de sequências novas e originais, uma vastidão de frases ou de melodias distintas e de como estavam sempre em busca de uma nova sonoridade e maneiras diferentes de finalizar suas músicas, e que, além das inovações estruturais nas canções, eles também foram pioneiros em várias técnicas de composição, gravação e produção. E estas são apenas algumas das contribuições da banda mais pioneira do mundo para a cultura, o mercado e a música como conhecemos hoje em dia.

Gould também nos apresenta uma banda com uma carreira vertiginosa de glórias, brigas e transgressões que durou menos de dez anos, mas que vai ser para sempre a trilha sonora do nosso tempo.

É uma história fascinante, como fascinante é tudo o que envolve os Beatles!
Arsenio Meira 30/04/2014minha estante
Graças a Deus, você gostou, rsrsrs!
Os Beatles são... Os Beatles, ora pois!
bjos do amigo
Arsenio

Renata CCS 04/05/2014minha estante
Beatles! Como não gostar? Ainda mais sendo uma indicação sua, tinha certeza que iria curtir muito!
Abraços.

dionisocastro 26/07/2022

Como a maior banda se tornou a maior banda
O último livro que eu comecei em 2021 e o primeiro que eu terminei em 2022. Para começar o ano muito bem, leio a biografia de uma das minhas bandas favoritas que, por sua vez, é também a maior banda de todos os tempos.

Eu já comecei o livro com uma animação enorme gerada pelo lançamento depois de 50 anos do documentário "The Beatles: Get Back", que revelava alguns detalhes sobre o dia a dia dos garotos de Liverpool nas gravações que seriam prenúncio para o fim da banda.

Por eu amar biografias e amar a banda, eu leria facilmente mais 700 páginas desse livro. Talvez seu maior defeito para mim seja realmente ser muito curto. A escrita é incrível e toca em pontos interessantíssimos, pois, como o livro se vende, não é só mais uma biografia dos Beatles. É um enorme estudo sociológico e político de todos os movimentos da época que influenciaram os Beatles e que possibilitaram que eles fossem revolucionários e se tornassem a maior banda.

Adoro lembrar da forma como eu ouvi cada um dos álbuns deles conforme eu ia chegando nas partes do livro. Os capítulos que falam sobre álbuns, tratando individualmente sobre cada uma das faixas foram os meus favoritos. Mas minha maior diversão durante a leitura residia em escolher trechos de minhas músicas favoritas para colocar em meu histórico de leitura conforme ia avançando com a história. Claro que faltaram muitas músicas para representar os momentos.

Resumindo, o livro é incrível e muito bem escrito. Me lembrou em muitos momentos uma tese ou um estudo, o que o torna ainda mais interessante. Recomento muito não só para quem gosta da banda, mas também para quem se interessa sobre história da música europeia e estadunidense nos anos 1950 e 1960.

Eu não ligo muito pro dinheiro, dinheiro não pode me comprar amor
QUEIJO460 26/07/2022minha estante
Bom gosto meu Chapa

dionisocastro 26/07/2022minha estante
agradeço ;']

Andre.Silva 21/08/2020

Por dentro da banda
Um mergulho no dia a dia da maior banda da história durante as sessões de gravação de seus discos. Detalhes nas gravações que passam despercebidos pela gente ao ouvir suas músicas.
Riquíssimo em detalhes!

Ana 03/11/2013

Can't Buy Me Love - Novembro 2013
Este foi o livro mais demorado que já li. Durou por volta de um ano. Tudo bem que no meio dele li outros dois menores, que levava na bolsa, em viagens, já que o livro é pesado demais. Mas, ainda assim, é tempo demais para um livro. Mas por que demorei tanto a lê-lo? Bom, o livro é composto de três conteúdos que se completam pela proposta do autor, ao longo das 730 páginas: biografia dos Beatles, história dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, e discografia dos Beatles, música a música, ao longo dos 10 álbuns e vários compactos, descritos sob a ótica e conhecimento de músicos. Como tinha lido pouco no detalhe sobre a vida dos Beatles, me deliciei com a parte biográfica. História sempre foi minha praia, então o pano de fundo sobre Estados Unidos e Grã-Bretanha também me agradava. Já a parte musical me cansou. É claro que adorei acompanhar a evolução da discografia, ler sobre as críticas da época a cada LP e saber a história das músicas que adoro (que, inclusive, acompanhei junto com outro livro só sobre as músicas que comprei - A História Por Trás das Canções). Porém, a descrição é detalhadíssima sobre cada música e eu, como não estudei música, não consegui acompanhar. E olha que gosto muito do assunto e já li alguns livros que trataram a mesma questão, e adorei - Como a autobiografia de Eric Clapton e os livros sobre Milton Nascimento e o Clube da Esquina (Os Sonhos Não Envelhecem), Tom Jobim e a bossa nova (Ruy Castro) e Noites Tropicais (Nelson Motta). O livro descreve trechos como "Enquanto George toca um arpejo estendido que ascende duas oitavas na escala, os cantores acrescentam uma cortina final de ahhs conforme a harmonia vai de dó para ré, para mi bemol, para fá." Too much para uma leiga em música como eu. E como é assim em quase toda música descrita, ao longo de toda a carreira dos Beatles, cansa acompanhar. Ou melhor, não acompanhar. Por isso, uma simples biografia dos Beatles atenderia melhor minha necessidade. Mas é claro que valeu demais a leitura por adorar o grupo e ter sido minha primeira biografia deles. Que venham outras. Quem sabe a de John Lennon, para entender um pouco mais a loucura que se passava na cabeça deste gênio que nos deixou tão cedo? Apesar da minha predileção ser por Paul, passo na livraria e fico folheando, namorando a biografia de John. Enfim, apesar de ter atribuído 3 estrelas ao livro pela crítica acima, de acordo com meu perfil de leitora, tenho que admitir que Jonathan Gould escreveu uma obra inteligente, completa e curiosa, que traz um olhar novo sobre um assunto já muito lido no mundo inteiro.
Daniel 28/11/2013minha estante
O que eu gostei muito deste livro foi a contextualização história, situando o leitor como estava a Inglaterra e o mundo quando os Beatles surgiram. Muito interessante também é a fase pré fama dos quatro, quando tocaram na Alemanha, etc.
Eu li rápido, apesar da quantidade de páginas achei que a leitura flui bem...

Jaja Junior 13/12/2014

IMPERDÍVEL!!!
Amigos Beatlemaníacos. Descobri depois de muitos livros lidos sobre aquele, que posso sem medo, considerar o melhor livro sobre Beatles!
E olhem que eu já li foi coisa sobre eles.
É um livro onde não centra na fofoca. Narra os fatos e faz uma análise musical séria além de situar o leitor em detalhes sobre o que estava acontecendo sob o ponto de vista social na Inglaterra e nos Estados Unidos. Capa dura, caro, mas vale cada centavo gasto! IMPERDÍVEL!