Milagre na Rua 34

Milagre na Rua 34 VALENTINE DAVIS

Resenhas - Milagre na Rua 34

Carol 18/08/2021

Você acredita em Papai Noel?
Eu troquei este livro aqui no Skoob, pois estava querendo há muito tempo. Já sou fã do filme, que leva o mesmo nome, de 1994 que têm a Mara Wilson (a garotinha que fez Matilda) como uma das protagonistas.

O livro conta a história do Kris Kringle, um senhor que está passando por uns problemas no lugar onde vive. As pessoas acham que ele é louco pois ele afirma ser o verdadeiro Papai Noel.

Mesmo passando por exames de insanidade, e sempre sendo aprovado, ele não consegue credibilidade e acaba saindo do seu lar e é obrigado a morar no zoológico com um amigo. Neste meio tempo ele consegue um emprego, por acaso, em uma loja de departamentos no setor de brinquedos, a Macy, claro que como Papai Noel, e isso irá ajudar nas despesas.

Porém a pessoa que o contratou, Dóris, é uma pessoa cética que não acredita em nada dessas fantasias natalinas, e ela faz com que sua filha de 6 anos, Susan, também não acredite. Natal é apenas um negócio e nada mais.

Mas Dóris possui um vizinho, e admirador, Fred que se recusa a acreditar que uma mãe pode fazer uma criança não acreditar nesses sonhos que são bons para a imaginação. E ele acaba interferindo, ou pelo menos tentando, na educação da garotinha. E claro que quando Kris Kringle fica sabendo dessa descrença da menina, ele quer provar a todo custo que sonhar é bom e que sim, ele é o Papai Noel. O melhor é que ele não quer provar apenas para a pequena Susan, mas sim para a cidade de Nova York inteira.

Como eu disse, já adorava o filme, e o livro não me decepcionou em momento algum. Infelizmente não tem para vender em nenhuma livraria, mas ainda dá para achar em sebos, ou trocar com alguém por aqui.

A minha edição é bem antiga, mas está em ótimas condições. Foi um achado e tanto! Mas, se vocês não conseguirem o livro, acho válido pelo menos assistir o filme que é um amorzinho.

Carolina 11/02/2021

É um livro muito doce, mas sem grandes problemas ou questões. Não desenvolve uma história muito detalhada, pois trata-se de um livro infantil de poucas páginas.
Apesar de não ter superado as expectativas, o livro me levou pra um lugar delicioso, uma NY que só existe nos contos.

A versão cinematográfica me encantou mais, principalmente, pelo desenvolvimento dos personagens.

Sofia 17/12/2020

2020 pede um livro assim
Doris Walker e sua filha, Susan, vivem uma coração de Nova York e sempre da maneira mais cética possível até que, perto das festas de final de ano, conhecem Kris Kringle, um senhor gentil que acredita ser o Papai Noel. Sem muita explicação, a vida delas e das pessoas próximas se transforma para sempre com a chegada do bom velhinho

O livro foi escrito por Valentine Davies em 1947 por conta do roteiro que ele fez antes para o filme homônimo e que chegou a ganhar o Oscar de Melhor História (categoria que existiu até 1956 e depois deu lugar aos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Roteiro Adaptado)

É um livro antigo e por isso muitas coisas, especialmente na tradução, são diferentes e por isso às vezes causa um pouco de estranhamento, mas nada demais. É um livro muito fofo e com aquela nostalgia de quando os canais de tv passavam filmes com mensagens de esperança e amor nesta época do ano.

Se tornou meu livro favorito de Natal. É uma leitura curta e simples, tranquila para ler em um dia. A única coisa chata é que há MUITOS anos este livro não é editado no Brasil, então não é muito fácil de encontra-lo.

Ana Carolina Wagner 28/12/2018

A Verdadeira Magia do Natal
" O Natal não é apenas um data. É um estado de espírito."

Quem nasceu nos anos 90 com certeza já assistiu milhares de vezes ao clássico natalino de 1994 (refilmagem de 1947), Milagre na Rua 34, um filme que sempre me fez acreditar em toda a magia que envolve esta época do ano. No entanto, acredito que poucos saibam da existência do livro. Eu mesma só descobri agora em Novembro, quando fui procurar por livros com temática de Natal para me preparar para as leituras de fim de ano. Na realidade o livro foi baseado no roteiro do filme escrito também por Valentine Davies, lançado em 1947, mesmo ano do filme original.

Trata-se de um livro inspirador, que conta a história de uma garotinha que foi criada para não acreditar em coisas julgadas serem irreais, muito menos em milagres. Mas quando aparece em sua cidade um velhinho bondoso que afirma ser o verdadeiro Papai Noel, seu ponto de vista se transforma completamente.

A leitura é tão leve, gostosa e envolvente, que rapidinho dá para devorar as suas 117 páginas. Mas engana-se quem acha que a leitura é simples demais. Trata-se de um livro inspirador que nos leva a refletir o verdadeiro significado do Natal e sobre a nossa capacidade em acreditar.

" Ter fé é acreditar nas coisas (e nas pessoas) até contra a evidência."

"Se você não tiver fé, nunca conseguirá o que realmente deseja… Qualquer pessoa pode ter fé quando as coisas vão correndo bem. Porém, a verdadeira fé significa acreditar, que as coisas vão bem ou mal."

Sabe toda a agitação que ficamos antes do Natal? Shoppings cheios, longas filas, pessoas sem nenhuma educação … um verdadeiro caos. O que será que o Papai Noel pensaria sobre tal comercialização? Foi com esses questionamentos, enquanto estava numa longa fila de uma loja de departamento, que Valentine Davies teve a ideia do roteiro do filme. É curioso refletir que algo que foi pensado na década de 40 já abordava as preocupações que temos hoje. O comércio desde sempre ditando uma data que deveria ser comemorada de outra forma.

" - A senhora sabe, Sra. Walker. Durante os últimos 50 anos, mais ou menos, tenho me preocupado cada vez mais com o Natal. Parece que estamos todos tão ocupados tentando vencer os outros e fazer as coisas andarem mais depressa e brilhar mais e custar menos, que o Natal e eu parecemos estar perdidos no tumulto."

Terminamos a leitura com o coração repleto de esperança e boa vontade. É a melhor história sobre Papai Noel que conheço!

Infelizmente esse livro está indisponível em português, mas pode ser encontrado em inglês ou em sebos. Se quiser, vale um procurada no Skoob para trocar com alguém. Apesar de bem antiga, minha edição está em ótimas condições. Foi um grande achado!

site: https://www.instagram.com/tagarelicesdacarol/

Marta Skoober 04/12/2016

O Natal é um estado de espírito
Sou do tempo em que nos finais de ano os canais de TV nos brindavam com filmes esperançosos e reconfortantes e isto em praticamente todo o mês de dezembro. Havia no ar um quê de magia, alegria e esperança que era maravilhoso. Visitávamos nossos amigos e eramos visitados por eles e todos ficavam contentes com estas visitas e manifestações de bem querer. Se havia problemas? Claro que havia. Mas no Natal todos acreditávamos: no futuro, no ser humano, na vida. É estou ficando "véia", começo a dizer: "bons tempos aqueles".

E foi o saudosismo que me levou a ver pela primeira vez o filme Milagre na rua 34, e depois disso eu o vi um sem número de vezes. Um filme que sempre me fez acreditar na magia do Natal. E qual não foi a minha surpresa ao dar com o livro no Skoob, e logo pensei em comprar. Mas aí descobri que o livro era de 1947, sinal de problemas, livro de mais de cinquenta anos combina com tudo menos com rinite. Por diversas vezes eu o coloquei no carrinho de compras da Estante Virtual, para depois sair de mãos abanando com medo de topar com um livro velho, mofado e impossível de ler. Até que um dia não resisti e comprei o bendito. É sim um livro usado, com todos os sinais de manuseio, mas não está mofado, estragado ou coisa que o valha, e de modo algum foi publicado na década de 1940, talvez na de 70 ou 80. Não faço ideia de porque ele é sempre cadastrado como editado em 47. Vai entender...

Comprei-o no ano passado, quando chegou já estávamos em janeiro 2016, e apesar da curiosidade reservei para as leituras natalinas. Pois é, sou das que leem livros de Natal no Natal. E que leitura saborosa foi essa que acabo de fazer. Uma história simples e singela que me leva refletir sobre o que é o Natal e sobre a minha capacidade de acreditar. Infelizmente não creio que muitos queiram se aventurar em histórias assim, vivemos num tempo em que para ser boa a história deve ter dor, quanto mais melhor, muito sofrimento e angústia, e se derramar um tanto de sangue é então o supra sumo. Indo contracorrente ando sempre à procura de livros que me alegrem o coração e aqueçam a alma. E se aqui e ali me fizer rir, melhor ainda. Os dramas têm seu mérito, mas não em todas as horas. Vivo num tempo já muito dramático, então...

E o bom dos desafios é descobrir novas possibilidades. Quando pensei em ler Milagre na rua 34, pensei apenas em meu projeto pessoal de leituras de final de ano. Mas aí vi que podia encaixá-lo na Maratona Vamos Baixar a Pilha, que me pede para ler livro em que o enredo que se passe no Natal e ler um livro que tenha as cores do Natal na capa (Vermelho e/ou Verde). Bem esse aí serve para os dois. Mas ele também serve para o Desafio Literário do Skoob que tem como meta de dezembro ler um livro com nome de lugar no título.

site: http://historicodeleitura.blogspot.com.br/2016/12/milagre-na-rua-34.html
Carol 04/12/2016minha estante
Também sou dessas que lê livros natalinos no Natal. E até hoje faço maratona de filmes natalinos e ouço as músicas do Bing Crosby. Aquece o coração.

Marta Skoober 04/12/2016minha estante
Bem vinda ao clube! Bom saber que não estou sozinha.

Marta Skoober 04/12/2016minha estante
Ah! gosto Bing Crosby.

Keila Cavalcante 20/12/2016minha estante
Todos os anos faço maratona de filmes natalinos, "Milagre na rua 34" é um dos meus preferidos, só perde mesmo para o meu queridinho "It´s a wonderful life" em português" A felicidade não se compra", esses dois já assisti perto de uma dezena de vezes, e não tem jeito, assisto todos os anos. Já maratona de leituras natalinas nunca fiz, mas me senti inspirada por sua resenha, vou aproveitar e começar hoje "Um conto de natal" do Dickens, que já está na minha lista faz tempo. Acredito nesta época, especialmente, como uma possibilidade de cultivar sentimentos bons. Bjs

Rafa 30/12/2014

Creio que a geração anos 90 já deva ter visto essa adaptação para o cinema, porém, creio que poucos conhecem o livro. Eu só o conheci pesquisando leituras natalinas.

Um livro escrito nos anos 40 que já trazia as preocupações que temos hoje, como pode-se ver no parágrafo abaixo:

O Natal cada vez mais comercializado e menos familiar. Por vezes parece até que brigamos mais nessa época do ano, ficamos mais estressados e esse livro tenta mostrar o lado lúdico do Natal, a bondade e a magia.

Kris Kringle é um velhinho (que não fala sua idade) que está sendo expulso do abrigo onde mora porque acredita ser o papai noel, logo, tem problemas mentais e não pode ficar lá. Com isso, acaba indo passear na Macy's, loja famosa dos Estados Unidos e arruma um emprego de Papai Noel,

Mesmo empregado pela loja, informa às mães que levam os filhos para ber o bom velhinho onde podem encontrar ofertas de brinquedos melhores que a da loja. Numa atitude natalina que acaba, aos poucos, tomando conta da cidade. Ajudar os clientes a encontrarem as melhores ofertas, acaba se tornando uma estratégia excelente de marketing.

Como foi expulso de seu abrigo, acaba indo parar por uma noite com sua nova chefa. E lá, conhece sua filhinha, Susan, que não acredita no Natal e tem uma visão muito cética do mundo com seus míseros 6 aninhos de idade. Assim se inicia uma busca pela volta da magia do Natal.

É um livro sonoro, a medida que ia lendo, pude ver como seria uma excelente leitura para se fazer para crianças, nessa época natalina. Um livrinho curto, mas fofo.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Cinthia Emerich 24/12/2014

Um livro perfeito para todos os momentos!
São poucos os livros que considero que realmente deveriam ser leitura obrigatória para todas as pessoas e este é um deles.

Pensem em um livro fofo, mas tão gostoso de ler, que te faz rir e lacrimejar de felicidade ao mesmo tempo... É o Milagre na Rua 34.

A leitura é leve, fluida, gostosa e rápida, em menos de 2 horas consegue-se concluir as 117 páginas tranquilamente. Apesar de ter o Natal como tema específico, o livro vai muito além, ele aborda as fantasias, a gentileza, bondade, amor... Todos os sentimentos positivos que possamos imaginar e, o melhor de tudo, o que acontece com o ser humano quando eles são aplicados entre as pessoas.

Obviamente que, apesar de toda a positividade, o livro também aborda a descrença, egoísmo, maldade e mostra como tudo isso não leva a nada, além das pessoas prejudicarem umas às outras.

Você vai passar momentos de pura felicidade com este livrinho tão pequeno e simples e certamente será contagiado com a vontade de agir de maneira mais agradável e gentil com todos à sua volta.

Um favorito para toda a vida!