O Senhor Valéry

O Senhor Valéry Gonçalo M. Tavares

Resenhas - O Senhor Valéry

Marcos Bassini 21/03/2009

O Bairro
Dizem que nunca voltamos iguais de uma viagem. A prova disso é que uma simples visita ao bairro (moram nele também os senhores Brecht, Calvino, Henri e muios outros) destes personagens criados por Gonçalo M. Tavares, a maior revelação da lingua portuguesa, na minha opinião (e na de Saramago, que o elogiou em seu blog), um rápido passeio, apenas, e nos vemos transformados para sempre.
Carlos Patricio 08/09/2016minha estante
quais os 3 melhores livros do Bairro, em sua opinião?

Fer 18/02/2023

O livro "O senhor Valéry" faz parte da série dO Bairro, que nos traz autores ilustres como inspiração para as personagens de Gonçalo M. Tavares. Nesse, Paul Valéry.
O senhor Valéry de Gonçalo é uma personagem baixinha que está sempre se esforçando para ser lógica. Com seus desenhos e reflexões, Valéry se mostra cheio de manias que, no fim, não mudam o fato de que ele é sozinho.

A escrita, como sempre, é impressionante. Não é a toa que Gonçalo é considerado por muitos o grande nome da literatura portuguesa contemporânea. É um livro que flui, que te faz entrar na história e imaginar Valéry e o bairro todo. Além disso, por ter poucas páginas e alguns desenhos, dá para se ler em menos de 1h.

Dans.Castelhano 20/02/2023

É sempre gostoso ler Gonçalo e tua variedade e brincadeiras com as palavras.

Não conheço muito sobre Valéry, mas ao abrir a primeira página, já estava familiarizado. Em menos de dez minutos, parecia que o reconhecia como aquele que sempre morou ao lado de casa!

Gostei bastante!

Tito 17/02/2012

O simpático Senhor Valéry, um "quadrado dividido em muitos bocadinhos".

Ocelo.Moreira 02/02/2013

“O SENHOR VALÉRY E A LÓGICA”
Esse é o primeiro livro que compõe “O Bairro” que eu li, a princípio eu o estranhei um pouco comparando a tetralogia O Reino, mas após ler os primeiros minicontos do livro logo eu me acostumei. Esse livro O senhor Valéry é uma homenagem ao poeta francês Paul Valéry (1871-1945) serviram de inspiração para os 25 minicontos que compõem mais um livro da coleção O Bairro. Valéry é considerado um dos mais importantes poetas franceses do século XX. O senhor Valéry, que mora no bairro imaginário de Gonçalo Tavares, é um homem de baixa estatura que tenta se adaptar ao mundo imponente que o cerca. O livro é mais conciso do que os da tetralogia O Reino, mais cômico, filosófico e alegórico. Ele pode ser lido em apenas 2 horas e meia. O livro também traz desenhos feitos pelo personagem Valéry, que sempre tenta explicar e convencer aos ouvintes sobre suas teorias e lógicas.

sonia 21/09/2014

divirta-se com a metalógica
Do homem que só caminhava por cinco ruas, usando um sapato para cada rua, e que vivia de vender o exterior das coisas, aprendemos que só existe justiça se todos partirem de condições iguais. E nos divertimos com os desenhos que ele faz para ilustrar sua filosofia de vida um tanto peculiar:
'Devemos nos juntar ao que não gostamos de ser, para assim conseguirmos nos transformar no que pretendemos.'

site: http://escritoraporvocacao.blogspot.com.br/

digdigie 08/04/2022

perdido
eu criei uma apreciação muito grande por esse apesar de nao ter entendido o conceito dele, fiquei perdido, mas no bom sentido eu acho

vitcabral 15/04/2024

A competição
? - Só existe justiça numa competição se todos partirem de condições iguais. Mas tal situação não existe, já se sabe. E se todos fossem iguais como poderiam ficar um à frente do outro? Numa competição as pessoas acabam sempre como começaram - concluía o senhor Valéry. ?
Senhor Valéry muito lúcido nesse comentário e em vários outros também. Seus desenhos pra tudo me encantaram!